AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11862 |
Resumo: | Os documentos oficiais e diversos trabalhos divulgados na Ãrea de ensino de FÃsica direcionam para a necessidade de mudanÃas nas prÃticas pedagÃgicas a partir da implantaÃÃo da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo). Neste trabalho buscamos analisar como està o ensino de FÃsica em uma escola pÃblica. O trabalho tem quatro objetivos: i) expor, do ponto de vista dos alunos, o que promove o interesse ou o desinteresse pela FÃsica; ii) verificar se os alunos que estÃo saindo do ensino mÃdio estÃo aprendendo FÃsica de acordo com a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel; iii) apresentar recursos didÃticos, sugeridos pelos alunos, que possam despertar o interesse deles pelas aulas de FÃsica; iv) produzir um material potencialmente significativo que sirva de suporte didÃtico para os professores baseado nas sugestÃes dos alunos. O resultado da pesquisa mostra que muitos alunos continuam sem gostar da disciplina e que estÃo saindo do EM (ensino mÃdio) com muitas dificuldades em relacionar as teorias fÃsicas vistas em sala de aula com o seu cotidiano. |
id |
UFC_08bb54ab1c1aef583ad527b5d8516b65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8107 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de casoAnalysis of physics teaching in high school: a case study2013-04-17Carlos Alberto Santos de Almeida14241749372http://lattes.cnpq.br/4841596242259728 AfrÃnio de AraÃjo Coelho26674149349http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784416A8Luciana AngÃlica da Silva Nunes8387682039191306906334http://lattes.cnpq.br/2892561116559402Alex Samyr Mesquita BarbosaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRensino de fÃsica aprendizagem significativa objetos de aprendizagemphysics teaching meaningful learning learning objectsFISICAOs documentos oficiais e diversos trabalhos divulgados na Ãrea de ensino de FÃsica direcionam para a necessidade de mudanÃas nas prÃticas pedagÃgicas a partir da implantaÃÃo da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo). Neste trabalho buscamos analisar como està o ensino de FÃsica em uma escola pÃblica. O trabalho tem quatro objetivos: i) expor, do ponto de vista dos alunos, o que promove o interesse ou o desinteresse pela FÃsica; ii) verificar se os alunos que estÃo saindo do ensino mÃdio estÃo aprendendo FÃsica de acordo com a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel; iii) apresentar recursos didÃticos, sugeridos pelos alunos, que possam despertar o interesse deles pelas aulas de FÃsica; iv) produzir um material potencialmente significativo que sirva de suporte didÃtico para os professores baseado nas sugestÃes dos alunos. O resultado da pesquisa mostra que muitos alunos continuam sem gostar da disciplina e que estÃo saindo do EM (ensino mÃdio) com muitas dificuldades em relacionar as teorias fÃsicas vistas em sala de aula com o seu cotidiano.The official documents and several published papers in the area of Teaching Physics drive the need for changes in teaching practices from the implementation of the LDB. In this work we analyse how is the teaching of physics in a public school. The study has four objectives: i) to expose the point of view of students, which promotes interest or disinterest in physics; ii) verify that students coming out of high school are learning physics according to Learning Theory significant Ausubel; iii) provide educational resources, suggested by the students, which may arouse their interest for physics classes; iv) produce a material that serves as a potentially significant instructional support for teachers based on student suggestions. The result of research shows that many students still do not like the discipline and they are coming out of Average Education with many difficulties in relating physical theories seen in living-class with their daily lives.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11862application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:01Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Analysis of physics teaching in high school: a case study |
title |
AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso |
spellingShingle |
AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso Alex Samyr Mesquita Barbosa ensino de fÃsica aprendizagem significativa objetos de aprendizagem physics teaching meaningful learning learning objects FISICA |
title_short |
AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso |
title_full |
AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso |
title_fullStr |
AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso |
title_sort |
AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso |
author |
Alex Samyr Mesquita Barbosa |
author_facet |
Alex Samyr Mesquita Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlos Alberto Santos de Almeida |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
14241749372 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4841596242259728 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
AfrÃnio de AraÃjo Coelho |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
26674149349 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784416A8 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luciana AngÃlica da Silva Nunes |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
83876820391 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
91306906334 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2892561116559402 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alex Samyr Mesquita Barbosa |
contributor_str_mv |
Carlos Alberto Santos de Almeida AfrÃnio de AraÃjo Coelho Luciana AngÃlica da Silva Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de fÃsica aprendizagem significativa objetos de aprendizagem |
topic |
ensino de fÃsica aprendizagem significativa objetos de aprendizagem physics teaching meaningful learning learning objects FISICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
physics teaching meaningful learning learning objects |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
FISICA |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Os documentos oficiais e diversos trabalhos divulgados na Ãrea de ensino de FÃsica direcionam para a necessidade de mudanÃas nas prÃticas pedagÃgicas a partir da implantaÃÃo da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo). Neste trabalho buscamos analisar como està o ensino de FÃsica em uma escola pÃblica. O trabalho tem quatro objetivos: i) expor, do ponto de vista dos alunos, o que promove o interesse ou o desinteresse pela FÃsica; ii) verificar se os alunos que estÃo saindo do ensino mÃdio estÃo aprendendo FÃsica de acordo com a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel; iii) apresentar recursos didÃticos, sugeridos pelos alunos, que possam despertar o interesse deles pelas aulas de FÃsica; iv) produzir um material potencialmente significativo que sirva de suporte didÃtico para os professores baseado nas sugestÃes dos alunos. O resultado da pesquisa mostra que muitos alunos continuam sem gostar da disciplina e que estÃo saindo do EM (ensino mÃdio) com muitas dificuldades em relacionar as teorias fÃsicas vistas em sala de aula com o seu cotidiano. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The official documents and several published papers in the area of Teaching Physics drive the need for changes in teaching practices from the implementation of the LDB. In this work we analyse how is the teaching of physics in a public school. The study has four objectives: i) to expose the point of view of students, which promotes interest or disinterest in physics; ii) verify that students coming out of high school are learning physics according to Learning Theory significant Ausubel; iii) provide educational resources, suggested by the students, which may arouse their interest for physics classes; iv) produce a material that serves as a potentially significant instructional support for teachers based on student suggestions. The result of research shows that many students still do not like the discipline and they are coming out of Average Education with many difficulties in relating physical theories seen in living-class with their daily lives. |
description |
Os documentos oficiais e diversos trabalhos divulgados na Ãrea de ensino de FÃsica direcionam para a necessidade de mudanÃas nas prÃticas pedagÃgicas a partir da implantaÃÃo da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo). Neste trabalho buscamos analisar como està o ensino de FÃsica em uma escola pÃblica. O trabalho tem quatro objetivos: i) expor, do ponto de vista dos alunos, o que promove o interesse ou o desinteresse pela FÃsica; ii) verificar se os alunos que estÃo saindo do ensino mÃdio estÃo aprendendo FÃsica de acordo com a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel; iii) apresentar recursos didÃticos, sugeridos pelos alunos, que possam despertar o interesse deles pelas aulas de FÃsica; iv) produzir um material potencialmente significativo que sirva de suporte didÃtico para os professores baseado nas sugestÃes dos alunos. O resultado da pesquisa mostra que muitos alunos continuam sem gostar da disciplina e que estÃo saindo do EM (ensino mÃdio) com muitas dificuldades em relacionar as teorias fÃsicas vistas em sala de aula com o seu cotidiano. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11862 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295187851542528 |