AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alex Samyr Mesquita Barbosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11862
Resumo: Os documentos oficiais e diversos trabalhos divulgados na Ãrea de ensino de FÃsica direcionam para a necessidade de mudanÃas nas prÃticas pedagÃgicas a partir da implantaÃÃo da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo). Neste trabalho buscamos analisar como està o ensino de FÃsica em uma escola pÃblica. O trabalho tem quatro objetivos: i) expor, do ponto de vista dos alunos, o que promove o interesse ou o desinteresse pela FÃsica; ii) verificar se os alunos que estÃo saindo do ensino mÃdio estÃo aprendendo FÃsica de acordo com a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel; iii) apresentar recursos didÃticos, sugeridos pelos alunos, que possam despertar o interesse deles pelas aulas de FÃsica; iv) produzir um material potencialmente significativo que sirva de suporte didÃtico para os professores baseado nas sugestÃes dos alunos. O resultado da pesquisa mostra que muitos alunos continuam sem gostar da disciplina e que estÃo saindo do EM (ensino mÃdio) com muitas dificuldades em relacionar as teorias fÃsicas vistas em sala de aula com o seu cotidiano.
id UFC_08bb54ab1c1aef583ad527b5d8516b65
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8107
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de casoAnalysis of physics teaching in high school: a case study2013-04-17Carlos Alberto Santos de Almeida14241749372http://lattes.cnpq.br/4841596242259728 AfrÃnio de AraÃjo Coelho26674149349http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784416A8Luciana AngÃlica da Silva Nunes8387682039191306906334http://lattes.cnpq.br/2892561116559402Alex Samyr Mesquita BarbosaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRensino de fÃsica aprendizagem significativa objetos de aprendizagemphysics teaching meaningful learning learning objectsFISICAOs documentos oficiais e diversos trabalhos divulgados na Ãrea de ensino de FÃsica direcionam para a necessidade de mudanÃas nas prÃticas pedagÃgicas a partir da implantaÃÃo da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo). Neste trabalho buscamos analisar como està o ensino de FÃsica em uma escola pÃblica. O trabalho tem quatro objetivos: i) expor, do ponto de vista dos alunos, o que promove o interesse ou o desinteresse pela FÃsica; ii) verificar se os alunos que estÃo saindo do ensino mÃdio estÃo aprendendo FÃsica de acordo com a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel; iii) apresentar recursos didÃticos, sugeridos pelos alunos, que possam despertar o interesse deles pelas aulas de FÃsica; iv) produzir um material potencialmente significativo que sirva de suporte didÃtico para os professores baseado nas sugestÃes dos alunos. O resultado da pesquisa mostra que muitos alunos continuam sem gostar da disciplina e que estÃo saindo do EM (ensino mÃdio) com muitas dificuldades em relacionar as teorias fÃsicas vistas em sala de aula com o seu cotidiano.The official documents and several published papers in the area of Teaching Physics drive the need for changes in teaching practices from the implementation of the LDB. In this work we analyse how is the teaching of physics in a public school. The study has four objectives: i) to expose the point of view of students, which promotes interest or disinterest in physics; ii) verify that students coming out of high school are learning physics according to Learning Theory significant Ausubel; iii) provide educational resources, suggested by the students, which may arouse their interest for physics classes; iv) produce a material that serves as a potentially significant instructional support for teachers based on student suggestions. The result of research shows that many students still do not like the discipline and they are coming out of Average Education with many difficulties in relating physical theories seen in living-class with their daily lives.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11862application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:01Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of physics teaching in high school: a case study
title AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso
spellingShingle AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso
Alex Samyr Mesquita Barbosa
ensino de fÃsica
aprendizagem significativa
objetos de aprendizagem
physics teaching
meaningful learning
learning objects
FISICA
title_short AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso
title_full AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso
title_fullStr AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso
title_full_unstemmed AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso
title_sort AnÃlise do ensino de fÃsica no ensino mÃdio: um estudo de caso
author Alex Samyr Mesquita Barbosa
author_facet Alex Samyr Mesquita Barbosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Alberto Santos de Almeida
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 14241749372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4841596242259728
dc.contributor.referee1.fl_str_mv AfrÃnio de AraÃjo Coelho
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 26674149349
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784416A8
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luciana AngÃlica da Silva Nunes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 83876820391
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 91306906334
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2892561116559402
dc.contributor.author.fl_str_mv Alex Samyr Mesquita Barbosa
contributor_str_mv Carlos Alberto Santos de Almeida
AfrÃnio de AraÃjo Coelho
Luciana AngÃlica da Silva Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de fÃsica
aprendizagem significativa
objetos de aprendizagem
topic ensino de fÃsica
aprendizagem significativa
objetos de aprendizagem
physics teaching
meaningful learning
learning objects
FISICA
dc.subject.eng.fl_str_mv physics teaching
meaningful learning
learning objects
dc.subject.cnpq.fl_str_mv FISICA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Os documentos oficiais e diversos trabalhos divulgados na Ãrea de ensino de FÃsica direcionam para a necessidade de mudanÃas nas prÃticas pedagÃgicas a partir da implantaÃÃo da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo). Neste trabalho buscamos analisar como està o ensino de FÃsica em uma escola pÃblica. O trabalho tem quatro objetivos: i) expor, do ponto de vista dos alunos, o que promove o interesse ou o desinteresse pela FÃsica; ii) verificar se os alunos que estÃo saindo do ensino mÃdio estÃo aprendendo FÃsica de acordo com a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel; iii) apresentar recursos didÃticos, sugeridos pelos alunos, que possam despertar o interesse deles pelas aulas de FÃsica; iv) produzir um material potencialmente significativo que sirva de suporte didÃtico para os professores baseado nas sugestÃes dos alunos. O resultado da pesquisa mostra que muitos alunos continuam sem gostar da disciplina e que estÃo saindo do EM (ensino mÃdio) com muitas dificuldades em relacionar as teorias fÃsicas vistas em sala de aula com o seu cotidiano.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The official documents and several published papers in the area of Teaching Physics drive the need for changes in teaching practices from the implementation of the LDB. In this work we analyse how is the teaching of physics in a public school. The study has four objectives: i) to expose the point of view of students, which promotes interest or disinterest in physics; ii) verify that students coming out of high school are learning physics according to Learning Theory significant Ausubel; iii) provide educational resources, suggested by the students, which may arouse their interest for physics classes; iv) produce a material that serves as a potentially significant instructional support for teachers based on student suggestions. The result of research shows that many students still do not like the discipline and they are coming out of Average Education with many difficulties in relating physical theories seen in living-class with their daily lives.
description Os documentos oficiais e diversos trabalhos divulgados na Ãrea de ensino de FÃsica direcionam para a necessidade de mudanÃas nas prÃticas pedagÃgicas a partir da implantaÃÃo da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo). Neste trabalho buscamos analisar como està o ensino de FÃsica em uma escola pÃblica. O trabalho tem quatro objetivos: i) expor, do ponto de vista dos alunos, o que promove o interesse ou o desinteresse pela FÃsica; ii) verificar se os alunos que estÃo saindo do ensino mÃdio estÃo aprendendo FÃsica de acordo com a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel; iii) apresentar recursos didÃticos, sugeridos pelos alunos, que possam despertar o interesse deles pelas aulas de FÃsica; iv) produzir um material potencialmente significativo que sirva de suporte didÃtico para os professores baseado nas sugestÃes dos alunos. O resultado da pesquisa mostra que muitos alunos continuam sem gostar da disciplina e que estÃo saindo do EM (ensino mÃdio) com muitas dificuldades em relacionar as teorias fÃsicas vistas em sala de aula com o seu cotidiano.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11862
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295187851542528