O ensino de energia e o livro didÃtico de fÃsica: um olhar atravÃs do construtivismo humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Douglas Pereira Gomes da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9244
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a abordagem do conteÃdo energia em livros didÃticos de ensino mÃdio selecionados pelo Governo Federal para uso em escolas pÃblicas no Guia Nacional do Livro DidÃtico PNLD 2012, à luz da teoria do Construtivismo Humano. A metodologia utilizada para a efetivaÃÃo desse inquÃrito envolveu uma pesquisa bibliogrÃfica acerca dos conceitos ensino de FÃsica, livro didÃtico, Construtivismo Humano, Aprendizagem Significativa e energia. O estudo dos livros didÃticos selecionados constituiu uma pesquisa de natureza descritiva, em relaÃÃo à exposiÃÃo do conteÃdo energia nesses manuais. A abordagem adotada foi qualitativa, a partir dos fundamentos epistemolÃgicos da teoria do Construtivismo Humano e da concepÃÃo cientÃfica de energia de Duit e Heausller (1994). Assim, analisaram-se os livros segundo categorias: concepÃÃes alternativas de energia (ou seja, concepÃÃes baseadas no senso comum, em desacordo com as concepÃÃes cientÃficas), concepÃÃes equÃvocas de energia (referentes ao uso equivocado das concepÃÃes alternativas como cientÃficas), quatro aspectos do conceito energia (conservaÃÃo, transformaÃÃo, transporte e degradaÃÃo), concepÃÃes dos conceitos correlatos a energia (tais como calor, trabalho e entropia) e organizaÃÃo da exposiÃÃo. Em geral, observou-se que as coleÃÃes de livros didÃticos analisadas apresentavam poucas consideraÃÃes acerca das concepÃÃes alternativas de energia, na introduÃÃo dos capÃtulos. Por outro lado, verificou-se que expÃem equivocadamente como cientÃficas algumas concepÃÃes alternativas. AlÃm disso, na maioria das coleÃÃes, observou-se que sÃo abordados todos os aspectos que caracterizam a energia, contudo, de forma fragmentada, em volumes diferentes. Quanto à hierarquia conceitual, verificou-se comumente uma breve introduÃÃo acerca do conteÃdo energia antes da abordagem de trabalho mecÃnico, apesar de nÃo se considerar o conceito de sistema fÃsico como mais geral do que o conceito de energia. Portanto, pode-se afirmar que os livros apresentam falhas conceituais e de abordagem, quando referenciados pelo Construtivismo Humano.
id UFC_7481ff19615d8c03e29f4029797f8486
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6379
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ensino de energia e o livro didÃtico de fÃsica: um olhar atravÃs do construtivismo humanoThe energy teaching and the textbook of physics: a sight through the human constructivism2012-12-19Isaias Batista de Lima38087049349http://lattes.cnpq.br/4625217174686713Ivoneide Pinheiro de Lima36301698304http://lattes.cnpq.br/4783483818809180Francisco Sales Ãvila Cavalcante23952949792http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4728772D364511901368http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4492927Y7Douglas Pereira Gomes da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRlivro didÃtico construtivismo humano aprendizagem significativa fÃsicatextbooks human constructivism meaningful learning physicsOUTROSEste trabalho teve como objetivo analisar a abordagem do conteÃdo energia em livros didÃticos de ensino mÃdio selecionados pelo Governo Federal para uso em escolas pÃblicas no Guia Nacional do Livro DidÃtico PNLD 2012, à luz da teoria do Construtivismo Humano. A metodologia utilizada para a efetivaÃÃo desse inquÃrito envolveu uma pesquisa bibliogrÃfica acerca dos conceitos ensino de FÃsica, livro didÃtico, Construtivismo Humano, Aprendizagem Significativa e energia. O estudo dos livros didÃticos selecionados constituiu uma pesquisa de natureza descritiva, em relaÃÃo à exposiÃÃo do conteÃdo energia nesses manuais. A abordagem adotada foi qualitativa, a partir dos fundamentos epistemolÃgicos da teoria do Construtivismo Humano e da concepÃÃo cientÃfica de energia de Duit e Heausller (1994). Assim, analisaram-se os livros segundo categorias: concepÃÃes alternativas de energia (ou seja, concepÃÃes baseadas no senso comum, em desacordo com as concepÃÃes cientÃficas), concepÃÃes equÃvocas de energia (referentes ao uso equivocado das concepÃÃes alternativas como cientÃficas), quatro aspectos do conceito energia (conservaÃÃo, transformaÃÃo, transporte e degradaÃÃo), concepÃÃes dos conceitos correlatos a energia (tais como calor, trabalho e entropia) e organizaÃÃo da exposiÃÃo. Em geral, observou-se que as coleÃÃes de livros didÃticos analisadas apresentavam poucas consideraÃÃes acerca das concepÃÃes alternativas de energia, na introduÃÃo dos capÃtulos. Por outro lado, verificou-se que expÃem equivocadamente como cientÃficas algumas concepÃÃes alternativas. AlÃm disso, na maioria das coleÃÃes, observou-se que sÃo abordados todos os aspectos que caracterizam a energia, contudo, de forma fragmentada, em volumes diferentes. Quanto à hierarquia conceitual, verificou-se comumente uma breve introduÃÃo acerca do conteÃdo energia antes da abordagem de trabalho mecÃnico, apesar de nÃo se considerar o conceito de sistema fÃsico como mais geral do que o conceito de energia. Portanto, pode-se afirmar que os livros apresentam falhas conceituais e de abordagem, quando referenciados pelo Construtivismo Humano.This study has the objective of analyzing the approach of the energy content in school textbooks selected by the Federal Government for use in public schools in the Guide National Textbook PNLD 2012, on the light of the theory of Human Constructivism. The methodology used for the accomplishment of this investigation involved literature review on the concepts of Physics Teaching, Textbook, Human Constructivism, Meaningful Learning and Energy. The study of selected textbooks was a descriptive research, in relation to the exhibition energy content of these manuals. A qualitative approach was adopted, from the epistemological foundations of the theory of Human Constructivism and the scientific conception of energy by Duit and Heausller (1994). Thus, we analyzed the books according to these categories: alternative energy concepts (concepts based on common sense, at odds with scientific conceptions), energy misconceptions (for the use of misconceptions as scientific conceptions), four aspects of the energy concept (conservation, transformation, transport and degradation), conceptions of concepts related to energy (like heat, work and entropy) and organization of the presentation. In general, it was observed that the collections of textbooks analyzed had few considerations concerning alternative conceptions of energy in the introduction of chapters. On the other hand, it was found that they expose some misconceptions on scientific concepts. Furthermore, in most collections, we observed that all aspects are discussed characterizing the energy, however, it is fragmented in different volumes. Considering the conceptual hierarchy, it is commonly a brief introduction on the energy content before the approach of mechanical work, although not considering the concept of the physical system to be more general than the energy concept. So, it can be said that the books had failures on the conceptual approach, when referred to Human Constructivism.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9244application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:23Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O ensino de energia e o livro didÃtico de fÃsica: um olhar atravÃs do construtivismo humano
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The energy teaching and the textbook of physics: a sight through the human constructivism
title O ensino de energia e o livro didÃtico de fÃsica: um olhar atravÃs do construtivismo humano
spellingShingle O ensino de energia e o livro didÃtico de fÃsica: um olhar atravÃs do construtivismo humano
Douglas Pereira Gomes da Silva
livro didÃtico
construtivismo humano
aprendizagem significativa
fÃsica
textbooks
human constructivism
meaningful learning
physics
OUTROS
title_short O ensino de energia e o livro didÃtico de fÃsica: um olhar atravÃs do construtivismo humano
title_full O ensino de energia e o livro didÃtico de fÃsica: um olhar atravÃs do construtivismo humano
title_fullStr O ensino de energia e o livro didÃtico de fÃsica: um olhar atravÃs do construtivismo humano
title_full_unstemmed O ensino de energia e o livro didÃtico de fÃsica: um olhar atravÃs do construtivismo humano
title_sort O ensino de energia e o livro didÃtico de fÃsica: um olhar atravÃs do construtivismo humano
author Douglas Pereira Gomes da Silva
author_facet Douglas Pereira Gomes da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isaias Batista de Lima
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38087049349
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4625217174686713
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ivoneide Pinheiro de Lima
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 36301698304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4783483818809180
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco Sales Ãvila Cavalcante
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 23952949792
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4728772D3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 64511901368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4492927Y7
dc.contributor.author.fl_str_mv Douglas Pereira Gomes da Silva
contributor_str_mv Isaias Batista de Lima
Ivoneide Pinheiro de Lima
Francisco Sales Ãvila Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv livro didÃtico
construtivismo humano
aprendizagem significativa
fÃsica
topic livro didÃtico
construtivismo humano
aprendizagem significativa
fÃsica
textbooks
human constructivism
meaningful learning
physics
OUTROS
dc.subject.eng.fl_str_mv textbooks
human constructivism
meaningful learning
physics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv OUTROS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho teve como objetivo analisar a abordagem do conteÃdo energia em livros didÃticos de ensino mÃdio selecionados pelo Governo Federal para uso em escolas pÃblicas no Guia Nacional do Livro DidÃtico PNLD 2012, à luz da teoria do Construtivismo Humano. A metodologia utilizada para a efetivaÃÃo desse inquÃrito envolveu uma pesquisa bibliogrÃfica acerca dos conceitos ensino de FÃsica, livro didÃtico, Construtivismo Humano, Aprendizagem Significativa e energia. O estudo dos livros didÃticos selecionados constituiu uma pesquisa de natureza descritiva, em relaÃÃo à exposiÃÃo do conteÃdo energia nesses manuais. A abordagem adotada foi qualitativa, a partir dos fundamentos epistemolÃgicos da teoria do Construtivismo Humano e da concepÃÃo cientÃfica de energia de Duit e Heausller (1994). Assim, analisaram-se os livros segundo categorias: concepÃÃes alternativas de energia (ou seja, concepÃÃes baseadas no senso comum, em desacordo com as concepÃÃes cientÃficas), concepÃÃes equÃvocas de energia (referentes ao uso equivocado das concepÃÃes alternativas como cientÃficas), quatro aspectos do conceito energia (conservaÃÃo, transformaÃÃo, transporte e degradaÃÃo), concepÃÃes dos conceitos correlatos a energia (tais como calor, trabalho e entropia) e organizaÃÃo da exposiÃÃo. Em geral, observou-se que as coleÃÃes de livros didÃticos analisadas apresentavam poucas consideraÃÃes acerca das concepÃÃes alternativas de energia, na introduÃÃo dos capÃtulos. Por outro lado, verificou-se que expÃem equivocadamente como cientÃficas algumas concepÃÃes alternativas. AlÃm disso, na maioria das coleÃÃes, observou-se que sÃo abordados todos os aspectos que caracterizam a energia, contudo, de forma fragmentada, em volumes diferentes. Quanto à hierarquia conceitual, verificou-se comumente uma breve introduÃÃo acerca do conteÃdo energia antes da abordagem de trabalho mecÃnico, apesar de nÃo se considerar o conceito de sistema fÃsico como mais geral do que o conceito de energia. Portanto, pode-se afirmar que os livros apresentam falhas conceituais e de abordagem, quando referenciados pelo Construtivismo Humano.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study has the objective of analyzing the approach of the energy content in school textbooks selected by the Federal Government for use in public schools in the Guide National Textbook PNLD 2012, on the light of the theory of Human Constructivism. The methodology used for the accomplishment of this investigation involved literature review on the concepts of Physics Teaching, Textbook, Human Constructivism, Meaningful Learning and Energy. The study of selected textbooks was a descriptive research, in relation to the exhibition energy content of these manuals. A qualitative approach was adopted, from the epistemological foundations of the theory of Human Constructivism and the scientific conception of energy by Duit and Heausller (1994). Thus, we analyzed the books according to these categories: alternative energy concepts (concepts based on common sense, at odds with scientific conceptions), energy misconceptions (for the use of misconceptions as scientific conceptions), four aspects of the energy concept (conservation, transformation, transport and degradation), conceptions of concepts related to energy (like heat, work and entropy) and organization of the presentation. In general, it was observed that the collections of textbooks analyzed had few considerations concerning alternative conceptions of energy in the introduction of chapters. On the other hand, it was found that they expose some misconceptions on scientific concepts. Furthermore, in most collections, we observed that all aspects are discussed characterizing the energy, however, it is fragmented in different volumes. Considering the conceptual hierarchy, it is commonly a brief introduction on the energy content before the approach of mechanical work, although not considering the concept of the physical system to be more general than the energy concept. So, it can be said that the books had failures on the conceptual approach, when referred to Human Constructivism.
description Este trabalho teve como objetivo analisar a abordagem do conteÃdo energia em livros didÃticos de ensino mÃdio selecionados pelo Governo Federal para uso em escolas pÃblicas no Guia Nacional do Livro DidÃtico PNLD 2012, à luz da teoria do Construtivismo Humano. A metodologia utilizada para a efetivaÃÃo desse inquÃrito envolveu uma pesquisa bibliogrÃfica acerca dos conceitos ensino de FÃsica, livro didÃtico, Construtivismo Humano, Aprendizagem Significativa e energia. O estudo dos livros didÃticos selecionados constituiu uma pesquisa de natureza descritiva, em relaÃÃo à exposiÃÃo do conteÃdo energia nesses manuais. A abordagem adotada foi qualitativa, a partir dos fundamentos epistemolÃgicos da teoria do Construtivismo Humano e da concepÃÃo cientÃfica de energia de Duit e Heausller (1994). Assim, analisaram-se os livros segundo categorias: concepÃÃes alternativas de energia (ou seja, concepÃÃes baseadas no senso comum, em desacordo com as concepÃÃes cientÃficas), concepÃÃes equÃvocas de energia (referentes ao uso equivocado das concepÃÃes alternativas como cientÃficas), quatro aspectos do conceito energia (conservaÃÃo, transformaÃÃo, transporte e degradaÃÃo), concepÃÃes dos conceitos correlatos a energia (tais como calor, trabalho e entropia) e organizaÃÃo da exposiÃÃo. Em geral, observou-se que as coleÃÃes de livros didÃticos analisadas apresentavam poucas consideraÃÃes acerca das concepÃÃes alternativas de energia, na introduÃÃo dos capÃtulos. Por outro lado, verificou-se que expÃem equivocadamente como cientÃficas algumas concepÃÃes alternativas. AlÃm disso, na maioria das coleÃÃes, observou-se que sÃo abordados todos os aspectos que caracterizam a energia, contudo, de forma fragmentada, em volumes diferentes. Quanto à hierarquia conceitual, verificou-se comumente uma breve introduÃÃo acerca do conteÃdo energia antes da abordagem de trabalho mecÃnico, apesar de nÃo se considerar o conceito de sistema fÃsico como mais geral do que o conceito de energia. Portanto, pode-se afirmar que os livros apresentam falhas conceituais e de abordagem, quando referenciados pelo Construtivismo Humano.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9244
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295170729345024