HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11276 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_0b4840052cf55c9cfa29d28e50b05d25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7402 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativasHistory and philosophy of science in science education: perceptions and formative influences2013-11-26Claudia Christina Bravo e Sà Carneiro06100961334http://lattes.cnpq.br/3700510328454477Raquel Crosara Maia Leite65409761636http://lattes.cnpq.br/7669765409761636 Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Francisco Ari de Andrade1657638138728489845387http://lattes.cnpq.br/8978953373603584Maria Elba SoaresUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRHistÃria e Filosofia da CiÃncia FormaÃÃo do professor ConcepÃÃo de CiÃnciasHistory and Philosophy of Science Teacher educationScience ConceptionEDUCACAOnÃo hÃEsta dissertaÃÃo à uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve como objetivo caracterizar e analisar a utilizaÃÃo, por professores do Ensino Fundamental, da HistÃria e Filosofia da CiÃncia, HFC, para a contextualizaÃÃo das discussÃes sobre o conhecimento cientÃfico e como estratÃgia didÃtica no ensino e aprendizagem das CiÃncias Naturais. Teve-se, entÃo, a intenÃÃo de investigar as visÃes de professores de disciplinas cientÃficas acerca da utilizaÃÃo da HistÃria e Filosofia da CiÃncia em salas de aulas do Ensino Fundamental como facilitadora para a compreensÃo de conceitos, dos modelos e das teorias cientÃficas. A pesquisa foi realizada em uma escola privada, com professores da 6 à 9 sÃrie do Ensino Fundamental. A metodologia escolhida foi o estudo de caso e as tÃcnicas utilizadas foram o grupo focal com seis professores de CiÃncias e Biologia, com experiÃncia de no mÃnimo dois anos na docÃncia do Ensino de CiÃncias; a entrevista semiestruturada, realizada com duas professoras participantes do grupo focal e a anÃlise documental, que investigou o Projeto PolÃtico PedagÃgico e o Regimento Escolar. No estudo foram abordados autores como Matthews, 1994; Reis, 2011; Oliveira, 2000; Martins, 2007; Carvalho, Cachapuz, Gil-PÃrez, 2012; Schnezler (2002); Delizoicov (2012), dentre outros. Os resultados mostram que a HFC nÃo està inserida no Ensino de CiÃncias, nem como contextualizaÃÃo do conteÃdo e nem como estratÃgia didÃtica no Ensino Fundamental; mostra tambÃm que os professores compreendem conceitualmente o valor e a importÃncia de trabalhar com a HFC para um ensino contextualizado, embora nÃo a utilizem. Mostram, ainda, que hà convergÃncia sobre a importÃncia dos cursos de formaÃÃo em preparar os professores para trabalharem nesta abordagem. Considera-se que o conhecimento do professor sobre a HFC e a sua preparaÃÃo para usÃ-la, poderà favorecer a sua inclusÃo no Ensino de CiÃncias. Por fim, neste trabalho considera-se importante que a formaÃÃo inicial e a formaÃÃo continuada tenham um compromisso polÃtico de preparar o professor de ciÃncias para atuar usando a HFC, com uma base de conhecimentos que integrem o conhecimento cientÃfico ao pedagÃgico, considerando a complexidade da aÃÃo educativa.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11276application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:23Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
History and philosophy of science in science education: perceptions and formative influences |
title |
HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas |
spellingShingle |
HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas Maria Elba Soares HistÃria e Filosofia da CiÃncia FormaÃÃo do professor ConcepÃÃo de CiÃncias History and Philosophy of Science Teacher education Science Conception EDUCACAO |
title_short |
HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas |
title_full |
HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas |
title_fullStr |
HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas |
title_full_unstemmed |
HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas |
title_sort |
HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas |
author |
Maria Elba Soares |
author_facet |
Maria Elba Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Claudia Christina Bravo e SÃ Carneiro |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
06100961334 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3700510328454477 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Raquel Crosara Maia Leite |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
65409761636 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7669765409761636 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Josà Albio Moreira de Sales |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
11408588315 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5175762444724772 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Francisco Ari de Andrade |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
16576381387 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
28489845387 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8978953373603584 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Elba Soares |
contributor_str_mv |
Claudia Christina Bravo e Sà Carneiro Raquel Crosara Maia Leite Josà Albio Moreira de Sales Francisco Ari de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HistÃria e Filosofia da CiÃncia FormaÃÃo do professor ConcepÃÃo de CiÃncias |
topic |
HistÃria e Filosofia da CiÃncia FormaÃÃo do professor ConcepÃÃo de CiÃncias History and Philosophy of Science Teacher education Science Conception EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History and Philosophy of Science Teacher education Science Conception |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta dissertaÃÃo à uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve como objetivo caracterizar e analisar a utilizaÃÃo, por professores do Ensino Fundamental, da HistÃria e Filosofia da CiÃncia, HFC, para a contextualizaÃÃo das discussÃes sobre o conhecimento cientÃfico e como estratÃgia didÃtica no ensino e aprendizagem das CiÃncias Naturais. Teve-se, entÃo, a intenÃÃo de investigar as visÃes de professores de disciplinas cientÃficas acerca da utilizaÃÃo da HistÃria e Filosofia da CiÃncia em salas de aulas do Ensino Fundamental como facilitadora para a compreensÃo de conceitos, dos modelos e das teorias cientÃficas. A pesquisa foi realizada em uma escola privada, com professores da 6 à 9 sÃrie do Ensino Fundamental. A metodologia escolhida foi o estudo de caso e as tÃcnicas utilizadas foram o grupo focal com seis professores de CiÃncias e Biologia, com experiÃncia de no mÃnimo dois anos na docÃncia do Ensino de CiÃncias; a entrevista semiestruturada, realizada com duas professoras participantes do grupo focal e a anÃlise documental, que investigou o Projeto PolÃtico PedagÃgico e o Regimento Escolar. No estudo foram abordados autores como Matthews, 1994; Reis, 2011; Oliveira, 2000; Martins, 2007; Carvalho, Cachapuz, Gil-PÃrez, 2012; Schnezler (2002); Delizoicov (2012), dentre outros. Os resultados mostram que a HFC nÃo està inserida no Ensino de CiÃncias, nem como contextualizaÃÃo do conteÃdo e nem como estratÃgia didÃtica no Ensino Fundamental; mostra tambÃm que os professores compreendem conceitualmente o valor e a importÃncia de trabalhar com a HFC para um ensino contextualizado, embora nÃo a utilizem. Mostram, ainda, que hà convergÃncia sobre a importÃncia dos cursos de formaÃÃo em preparar os professores para trabalharem nesta abordagem. Considera-se que o conhecimento do professor sobre a HFC e a sua preparaÃÃo para usÃ-la, poderà favorecer a sua inclusÃo no Ensino de CiÃncias. Por fim, neste trabalho considera-se importante que a formaÃÃo inicial e a formaÃÃo continuada tenham um compromisso polÃtico de preparar o professor de ciÃncias para atuar usando a HFC, com uma base de conhecimentos que integrem o conhecimento cientÃfico ao pedagÃgico, considerando a complexidade da aÃÃo educativa. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11276 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295190191964160 |