HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Elba Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11276
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_0b4840052cf55c9cfa29d28e50b05d25
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7402
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativasHistory and philosophy of science in science education: perceptions and formative influences2013-11-26Claudia Christina Bravo e Sà Carneiro06100961334http://lattes.cnpq.br/3700510328454477Raquel Crosara Maia Leite65409761636http://lattes.cnpq.br/7669765409761636 Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Francisco Ari de Andrade1657638138728489845387http://lattes.cnpq.br/8978953373603584Maria Elba SoaresUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRHistÃria e Filosofia da CiÃncia FormaÃÃo do professor ConcepÃÃo de CiÃnciasHistory and Philosophy of Science Teacher educationScience ConceptionEDUCACAOnÃo hÃEsta dissertaÃÃo à uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve como objetivo caracterizar e analisar a utilizaÃÃo, por professores do Ensino Fundamental, da HistÃria e Filosofia da CiÃncia, HFC, para a contextualizaÃÃo das discussÃes sobre o conhecimento cientÃfico e como estratÃgia didÃtica no ensino e aprendizagem das CiÃncias Naturais. Teve-se, entÃo, a intenÃÃo de investigar as visÃes de professores de disciplinas cientÃficas acerca da utilizaÃÃo da HistÃria e Filosofia da CiÃncia em salas de aulas do Ensino Fundamental como facilitadora para a compreensÃo de conceitos, dos modelos e das teorias cientÃficas. A pesquisa foi realizada em uma escola privada, com professores da 6 à 9 sÃrie do Ensino Fundamental. A metodologia escolhida foi o estudo de caso e as tÃcnicas utilizadas foram o grupo focal com seis professores de CiÃncias e Biologia, com experiÃncia de no mÃnimo dois anos na docÃncia do Ensino de CiÃncias; a entrevista semiestruturada, realizada com duas professoras participantes do grupo focal e a anÃlise documental, que investigou o Projeto PolÃtico PedagÃgico e o Regimento Escolar. No estudo foram abordados autores como Matthews, 1994; Reis, 2011; Oliveira, 2000; Martins, 2007; Carvalho, Cachapuz, Gil-PÃrez, 2012; Schnezler (2002); Delizoicov (2012), dentre outros. Os resultados mostram que a HFC nÃo està inserida no Ensino de CiÃncias, nem como contextualizaÃÃo do conteÃdo e nem como estratÃgia didÃtica no Ensino Fundamental; mostra tambÃm que os professores compreendem conceitualmente o valor e a importÃncia de trabalhar com a HFC para um ensino contextualizado, embora nÃo a utilizem. Mostram, ainda, que hà convergÃncia sobre a importÃncia dos cursos de formaÃÃo em preparar os professores para trabalharem nesta abordagem. Considera-se que o conhecimento do professor sobre a HFC e a sua preparaÃÃo para usÃ-la, poderà favorecer a sua inclusÃo no Ensino de CiÃncias. Por fim, neste trabalho considera-se importante que a formaÃÃo inicial e a formaÃÃo continuada tenham um compromisso polÃtico de preparar o professor de ciÃncias para atuar usando a HFC, com uma base de conhecimentos que integrem o conhecimento cientÃfico ao pedagÃgico, considerando a complexidade da aÃÃo educativa.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11276application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:23Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv History and philosophy of science in science education: perceptions and formative influences
title HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas
spellingShingle HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas
Maria Elba Soares
HistÃria e Filosofia da CiÃncia
FormaÃÃo do professor
ConcepÃÃo de CiÃncias
History and Philosophy of Science
Teacher education
Science Conception
EDUCACAO
title_short HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas
title_full HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas
title_fullStr HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas
title_full_unstemmed HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas
title_sort HistÃria e filosofia das ciÃncias na educaÃÃo cientÃfica: percepÃÃes e influÃncias formativas
author Maria Elba Soares
author_facet Maria Elba Soares
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Claudia Christina Bravo e SÃ Carneiro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 06100961334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3700510328454477
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Raquel Crosara Maia Leite
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 65409761636
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7669765409761636
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà Albio Moreira de Sales
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 11408588315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5175762444724772
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco Ari de Andrade
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 16576381387
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 28489845387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8978953373603584
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Elba Soares
contributor_str_mv Claudia Christina Bravo e SÃ Carneiro
Raquel Crosara Maia Leite
Josà Albio Moreira de Sales
Francisco Ari de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv HistÃria e Filosofia da CiÃncia
FormaÃÃo do professor
ConcepÃÃo de CiÃncias
topic HistÃria e Filosofia da CiÃncia
FormaÃÃo do professor
ConcepÃÃo de CiÃncias
History and Philosophy of Science
Teacher education
Science Conception
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv History and Philosophy of Science
Teacher education
Science Conception
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta dissertaÃÃo à uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve como objetivo caracterizar e analisar a utilizaÃÃo, por professores do Ensino Fundamental, da HistÃria e Filosofia da CiÃncia, HFC, para a contextualizaÃÃo das discussÃes sobre o conhecimento cientÃfico e como estratÃgia didÃtica no ensino e aprendizagem das CiÃncias Naturais. Teve-se, entÃo, a intenÃÃo de investigar as visÃes de professores de disciplinas cientÃficas acerca da utilizaÃÃo da HistÃria e Filosofia da CiÃncia em salas de aulas do Ensino Fundamental como facilitadora para a compreensÃo de conceitos, dos modelos e das teorias cientÃficas. A pesquisa foi realizada em uma escola privada, com professores da 6 à 9 sÃrie do Ensino Fundamental. A metodologia escolhida foi o estudo de caso e as tÃcnicas utilizadas foram o grupo focal com seis professores de CiÃncias e Biologia, com experiÃncia de no mÃnimo dois anos na docÃncia do Ensino de CiÃncias; a entrevista semiestruturada, realizada com duas professoras participantes do grupo focal e a anÃlise documental, que investigou o Projeto PolÃtico PedagÃgico e o Regimento Escolar. No estudo foram abordados autores como Matthews, 1994; Reis, 2011; Oliveira, 2000; Martins, 2007; Carvalho, Cachapuz, Gil-PÃrez, 2012; Schnezler (2002); Delizoicov (2012), dentre outros. Os resultados mostram que a HFC nÃo està inserida no Ensino de CiÃncias, nem como contextualizaÃÃo do conteÃdo e nem como estratÃgia didÃtica no Ensino Fundamental; mostra tambÃm que os professores compreendem conceitualmente o valor e a importÃncia de trabalhar com a HFC para um ensino contextualizado, embora nÃo a utilizem. Mostram, ainda, que hà convergÃncia sobre a importÃncia dos cursos de formaÃÃo em preparar os professores para trabalharem nesta abordagem. Considera-se que o conhecimento do professor sobre a HFC e a sua preparaÃÃo para usÃ-la, poderà favorecer a sua inclusÃo no Ensino de CiÃncias. Por fim, neste trabalho considera-se importante que a formaÃÃo inicial e a formaÃÃo continuada tenham um compromisso polÃtico de preparar o professor de ciÃncias para atuar usando a HFC, com uma base de conhecimentos que integrem o conhecimento cientÃfico ao pedagÃgico, considerando a complexidade da aÃÃo educativa.
description nÃo hÃ
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11276
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295190191964160