ContribuiÃÃes à crÃtica da ciÃncia, da tecnologia e da educaÃÃo como panaceia para os males da humanidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20661 |
Resumo: | Articula-se ao conjunto de investigaÃÃes promovidas pela linha de pesquisa Marxismo, EducaÃÃo e Luta de Classes (E-luta), eixo Ontologia Marxiana e EducaÃÃo, integrantes do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo Brasileira vinculado à Faculdade de EducaÃÃo (FACED) da Universidade Federal do Cearà (UFC). A ciÃncia, a tecnologia e a educaÃÃo se encontram entre as panaceias privilegiadas na contemporaneidade, apresentando-se, por vezes, com uma pretensa autonomia em relaÃÃo aos demais complexos sociais, obstaculizando, assim, o desvelamento de sua gÃnese e desenvolvimento histÃrico, condiÃÃo sine qua non à compreensÃo de seu verdadeiro papel na reproduÃÃo do ser social. Neste sentido, objetivamos investigar criticamente o conteÃdo e a forma assumidos pela racionalidade tÃcnico-cientÃfica moderna, na medida em que se exprime como soluÃÃo para todos os males sociais e os consequentes rebatimentos na EducaÃÃo, mormente na formaÃÃo da classe trabalhadora. A pesquisa tem cunho bibliogrÃfico e documental, cujo referencial teÃrico se ancora no materialismo histÃrico marxiano, caracterizado, sobremodo, em sua CrÃtica da Economia PolÃtica â O Capital, devidamente perspectivado pela ontologia do ser social, recuperada por GyÃrgy LukÃcs no conjunto do legado de Karl Marx. No itinerÃrio da pesquisa, sÃo arroladas, ainda, as proposiÃÃes de Herbert Marcuse e de JÃrgen Habermas no tocante à racionalidade tÃcnica, à dominaÃÃo social, à aÃÃo comunicativa e Ãs tensÃes delas decorrentes que resultam em campo fÃrtil para o surgimento de propostas educacionais afeitas ao grande capital, a exemplo da tecnologia educacional socioeducacional Odebrecht (TESE) e congÃneres, as quais, sob distintas denominaÃÃes, introduzem o empreendedorismo como veÃculo ideolÃgico que opera junto aos intitulados projeto de vida dos estudantes, cujas alternativas sÃo estabelecidas dentro do limitado campo de manobra imposto pela sua classe social. O conjunto das anÃlises empreendidas resultou em evidÃncias que apontam a incompatibilidade dos pressupostos teÃrico-prÃticos requeridos para efetivaÃÃo de propostas educacionais que corroborem o desenvolvimento pleno das potencialidades humanas, na medida em que os limites estruturais inerentes ao sistema sociometabÃlico capitalista, caracterizado, entre outras, pela divisÃo social e hierarquizada do trabalho e pela divisÃo de classes sociais, sÃo opostos ao estabelecimento de um processo autÃntico de emancipaÃÃo humana. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisContribuiÃÃes à crÃtica da ciÃncia, da tecnologia e da educaÃÃo como panaceia para os males da humanidade2018-12-00Josefa Jackline Rabelo1942682832051202280382http://lattes.cnpq.br/2860366193873394CÃsar Lima CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCiÃncia Tecnologia EducaÃÃo Marxismo CiÃncia e Tecnologia Filosofia e EducaÃÃo Sociologia da EducaÃÃoEDUCACAO Articula-se ao conjunto de investigaÃÃes promovidas pela linha de pesquisa Marxismo, EducaÃÃo e Luta de Classes (E-luta), eixo Ontologia Marxiana e EducaÃÃo, integrantes do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo Brasileira vinculado à Faculdade de EducaÃÃo (FACED) da Universidade Federal do Cearà (UFC). A ciÃncia, a tecnologia e a educaÃÃo se encontram entre as panaceias privilegiadas na contemporaneidade, apresentando-se, por vezes, com uma pretensa autonomia em relaÃÃo aos demais complexos sociais, obstaculizando, assim, o desvelamento de sua gÃnese e desenvolvimento histÃrico, condiÃÃo sine qua non à compreensÃo de seu verdadeiro papel na reproduÃÃo do ser social. Neste sentido, objetivamos investigar criticamente o conteÃdo e a forma assumidos pela racionalidade tÃcnico-cientÃfica moderna, na medida em que se exprime como soluÃÃo para todos os males sociais e os consequentes rebatimentos na EducaÃÃo, mormente na formaÃÃo da classe trabalhadora. A pesquisa tem cunho bibliogrÃfico e documental, cujo referencial teÃrico se ancora no materialismo histÃrico marxiano, caracterizado, sobremodo, em sua CrÃtica da Economia PolÃtica â O Capital, devidamente perspectivado pela ontologia do ser social, recuperada por GyÃrgy LukÃcs no conjunto do legado de Karl Marx. No itinerÃrio da pesquisa, sÃo arroladas, ainda, as proposiÃÃes de Herbert Marcuse e de JÃrgen Habermas no tocante à racionalidade tÃcnica, à dominaÃÃo social, à aÃÃo comunicativa e Ãs tensÃes delas decorrentes que resultam em campo fÃrtil para o surgimento de propostas educacionais afeitas ao grande capital, a exemplo da tecnologia educacional socioeducacional Odebrecht (TESE) e congÃneres, as quais, sob distintas denominaÃÃes, introduzem o empreendedorismo como veÃculo ideolÃgico que opera junto aos intitulados projeto de vida dos estudantes, cujas alternativas sÃo estabelecidas dentro do limitado campo de manobra imposto pela sua classe social. O conjunto das anÃlises empreendidas resultou em evidÃncias que apontam a incompatibilidade dos pressupostos teÃrico-prÃticos requeridos para efetivaÃÃo de propostas educacionais que corroborem o desenvolvimento pleno das potencialidades humanas, na medida em que os limites estruturais inerentes ao sistema sociometabÃlico capitalista, caracterizado, entre outras, pela divisÃo social e hierarquizada do trabalho e pela divisÃo de classes sociais, sÃo opostos ao estabelecimento de um processo autÃntico de emancipaÃÃo humana.Se articula al conjunto de investigaciones promovidas por la lÃnea de investigaciÃn Marxismo, EducaciÃn y Lucha de Clases (E-lucha), eje OntologÃa Marxiana y EducaciÃn, integrantes del Programa de Postgrado en EducaciÃn BrasileÃa vinculado a la Facultad de EducaciÃn (FACED) Universidad Federal de Cearà (UFC). La ciencia, la tecnologÃa y la educaciÃn se encuentran entre las panaceas privilegiadas en la contemporaneidad, presentÃndose a veces con una pretendida autonomÃa en relaciÃn con los demÃs complejos sociales, obstaculizando asà el desvelamiento de su gÃnesis y desarrollo histÃrico, condiciÃn sine qua non a la comprensiÃn de su verdadero papel en la reproducciÃn del ser social. En este sentido, objetivamos investigar crÃticamente el contenido y la forma asumidos por la racionalidad tÃcnico-cientÃfica moderna, en la medida en que se expresa como soluciÃn para todos los males sociales y los consecuentes rebotes en la EducaciÃn, principalmente en la formaciÃn de la clase trabajadora. La investigaciÃn tiene cuÃo bibliogrÃfico y documental, cuyo referencial teÃrico se ancla en el materialismo histÃrico marxiano, caracterizado, sobre todo, en su CrÃtica de la EconomÃa PolÃtica - El Capital, debidamente perspectivado por la ontologÃa del ser social, recuperada por GyÃrgy LukÃcs en el conjunto del legado de Karl Marx. En el itinerario de la investigaciÃn se arrolan las proposiciones de Herbert Marcuse y de JÃrgen Habermas en lo tocante a la racionalidad tÃcnica, a la dominaciÃn social, a la acciÃn comunicativa ya las tensiones de ellas derivadas que resultan en campo fÃrtil para el surgimiento de propuestas educativas afectadas el capitalismo, a ejemplo de la tecnologÃa educativa socioeducativa Odebrecht (TESE) y congÃneres, las cuales, bajo distintas denominaciones, introducen el emprendedorismo como vehÃculo ideolÃgico que opera junto a los intitulados proyecto de vida de los estudiantes, cuyas alternativas se establecen dentro del limitado campo de maniobra impuesto por su clase social. El conjunto de los anÃlisis emprendidos resultà en evidencias que apunta a la incompatibilidad de los presupuestos teÃrico-prÃcticos requeridos para la efectividad de propuestas educativas que corroboran el desarrollo pleno de las potencialidades humanas, en la medida en que los lÃmites estructurales inherentes al sistema sociometabÃlico capitalista, caracterizado, entre otras, por la divisiÃn social y jerarquizada del trabajo y por la divisiÃn de clases sociales, son opuestos al establecimiento de un proceso autÃntico de emancipaciÃn humana.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20661application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-03-02T10:34:27Zmail@mail.com - |
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