A categoria essência e aparência : uma análise de questões literárias do processo seletivo vestibular 2020 da Universidade Estadual de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruna Leal
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8798
Resumo: Resumo: Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, na Linha 2 - Docência: Saberes e Práticas e Núcleo 2 da Ação Docente Conforme os estudos da Teoria Histórico Cultural, a leitura literária se caracteriza como modalidade artística desenvolvedora das qualidades tipicamente humanasA partir desta percepção surgiu o questionamento acerca do modo como o vestibular da Universidade Estadual de Londrina aborda as obras literárias em suas questões, se há aprofundamento ou se ficam apenas na superficialidade da aparência Sendo assim, esta pesquisa possui o seguinte problema: O processo seletivo – o vestibular de 22 - da Universidade Estadual de Londrina possui questões literárias que possibilitam a análise da categoria dialética essência e aparência? Para responder a este problema, tem-se como objetivo geral analisar a presença (ou ausência) da categoria dialética essência e aparência nas questões do processo seletivo – vestibular de 22 - da Universidade Estadual de Londrina Buscou-se alcançar este objetivo por meio dos seguintes objetivos específicos: elucidar acerca da tríade trabalho, educação e sociedade na formação do homem; conceituar a categoria dialética essência e aparência; entender o processo de desenvolvimento humano por meio da Teoria Histórico Cultural; evidenciar o impacto da leitura literária no desenvolvimento das funções psíquicas superiores Esse trabalho se constitui como uma pesquisa documental, com aporte teórico de autores como: Marx (1978; 1983), Cheptulin (1982), Vigotski (1991; 2; 21), Leontiev (1978; 21; 217), Arena (21a; 21b), entre outros teóricos e estudiosos que abordam a perspectiva do Materialismo Histórico e Dialético e da Teoria Histórico Cultural e que auxiliam na realização da análise Essas teorias sócio-históricas oferecem os aparatos teóricos para compreender como o homem se constitui como um ser humano por meio do trabalho, e do processo de apropriação dos instrumentos culturais; a importância do desenvolvimento da linguagem, assim como a compreensão do ato de ler; e do entendimento da literatura como um instrumento artístico, e que suas obras possuem especificidades que podem impulsionar o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, qualidades consideradas tipicamente humanas Com isso, a partir da análise de questões literárias do vestibular do ano de 22 da Universidade Estadual de Londrina, levantam-se dois pontos: o primeiro consiste na dificuldade de sair da aparência, pois se trata de questões objetivas, a interpretação fica restrita àquilo sugerido pelas opções da questão, dificultando o alcance da essência da obra O outro ponto observado é a utilização das obras literárias para a realização de questões acerca de gramática, descaracterizando o texto literário de sua função social e utilizando as obras como pretextos
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Para responder a este problema, tem-se como objetivo geral analisar a presença (ou ausência) da categoria dialética essência e aparência nas questões do processo seletivo – vestibular de 22 - da Universidade Estadual de Londrina Buscou-se alcançar este objetivo por meio dos seguintes objetivos específicos: elucidar acerca da tríade trabalho, educação e sociedade na formação do homem; conceituar a categoria dialética essência e aparência; entender o processo de desenvolvimento humano por meio da Teoria Histórico Cultural; evidenciar o impacto da leitura literária no desenvolvimento das funções psíquicas superiores Esse trabalho se constitui como uma pesquisa documental, com aporte teórico de autores como: Marx (1978; 1983), Cheptulin (1982), Vigotski (1991; 2; 21), Leontiev (1978; 21; 217), Arena (21a; 21b), entre outros teóricos e estudiosos que abordam a perspectiva do Materialismo Histórico e Dialético e da Teoria Histórico Cultural e que auxiliam na realização da análise Essas teorias sócio-históricas oferecem os aparatos teóricos para compreender como o homem se constitui como um ser humano por meio do trabalho, e do processo de apropriação dos instrumentos culturais; a importância do desenvolvimento da linguagem, assim como a compreensão do ato de ler; e do entendimento da literatura como um instrumento artístico, e que suas obras possuem especificidades que podem impulsionar o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, qualidades consideradas tipicamente humanas Com isso, a partir da análise de questões literárias do vestibular do ano de 22 da Universidade Estadual de Londrina, levantam-se dois pontos: o primeiro consiste na dificuldade de sair da aparência, pois se trata de questões objetivas, a interpretação fica restrita àquilo sugerido pelas opções da questão, dificultando o alcance da essência da obra O outro ponto observado é a utilização das obras literárias para a realização de questões acerca de gramática, descaracterizando o texto literário de sua função social e utilizando as obras como pretextosDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research is part of the Graduating Program in Education at the State University of Londrina, in Line 2 – Teaching: Knowledge and Practices and Core 2 of Teaching Action According to the studies of Cultural Historical Theory, literary reading is characterized as an artistic modality that develops typically human qualities From this perception, the question arose about the way in which the entrance exam of the State University of Londrina approaches the literary works in their questions, if there is a deepening or if they are only in the superficiality of appearance Therefore, this research has the following problem: Does the selection process – the 22 entrance exam – of the State University of Londrina have literary questions that allow the analysis of the dialectical category essence and appearance? To answer this problem, the general objective is to analyze the presence (or absence) of the essence and appearance dialectical category in the selection process questions – entrance exam of 22 – from the State University of Londrina We sought to achieve this objective through the following specific objectives: to elucidate the triad work, education and society in the formation of man; conceptualize the dialectical category essence and appearance; Understanding the process of human development through Cultural Historical Theory; to highlight the impact of literary reading on the development of higher psychic functions This work constitutes itself as documentary research, with theoretical contribution from authors such as: Marx (1978; 1983), Cheptulin (1982), Vigotski (1991; 2; 21), Leontiev (1978; 21; 217), Arena (21a; 21b), among other theorists and scholars who approach the perspective of Historical and Dialectical Materialism and Historical Cultural Theory and that help in carrying out the analysis These socio-historical theories offer the theoretical apparatus to understand how man constitutes himself as a human being through work, and the process of appropriation of cultural instruments; the importance of language development, as well as understanding the act of reading, and the understanding of literature as an artistic instrument, and that his works have specificities that can boost the development of higher psychic functions, qualities considered typically human With this, from the analysis of literary questions of the entrance exam of the year 22 of the State of University of Londrina, two points are raised: the first is the difficulty of getting out of appearance, because these are objective questions, the interpretation is restricted to what is suggested by the options of the question, making it difficult to reach the essence of the work The other point observed is the use of literary works to ask questions about grammar, mischaracterizing the literary function and using the works as pretextsFranco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Rodrigues, Sílvia PilegiBarros, Marta Silene FerreiraSilva, Greice Ferreira daFran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Silva, Bruna Leal2024-05-01T11:40:26Z2024-05-01T11:40:26Z2022.0027.05.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8798porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8798Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:42Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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