Dispositivos para improvisaÃÃo da imagem em movimento: aproximaÃÃes aos processos e redes criativas de cinemas ao vivo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JÃlio CÃsar Fernandes Lira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17800
Resumo: Este texto apresenta caminhos e resultados alcanÃados em uma investigaÃÃo sobre processos e redes criativas do Cinema ao Vivo no Brasil. Tomando como ponto de partida uma apresentaÃÃo de sinais da emergÃncia de um campo cultural constituÃdo por artistas, curadores, crÃticos e festivais de Imagens em Movimento ao Vivo, o autor discute o conceito de dispositivo e afirma que desde suas origens o dispositivo cinema foi multiforme e continua a ser na contemporaneidade. Assim, o termo Cinema ao Vivo à discutido dentro de uma abordagem investigativa dessas novas prÃticas de criaÃÃo e exibiÃÃo do ponto de vista da histÃria do cinema. Relacionando, entremeando dados sobre insatisfaÃÃes e soluÃÃes dos artistas, Estado da arte do desenvolvimento digital, cenÃrio de convergÃncia nas artes e na tecnologia, contextos culturais e sociais procura-se analisar a emergÃncia dos ambientes e condiÃÃes que permitem o desenvolvimento do Cinema ao Vivo. Analisando um tÃpico software de ediÃÃo de imagens ao vivo e apresentando-o como um sistema de criaÃÃo individual permeado por disposiÃÃes sociais, o texto parte para a descriÃÃo de processos e embiÃncias criativas caracterÃsticas subsidiando e realizando reflexÃes sobre as espeficidades jà perceptÃveis da linguagem do cinema e dos dispositivos do Cinema ao Vivo.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDispositivos para improvisaÃÃo da imagem em movimento: aproximaÃÃes aos processos e redes criativas de cinemas ao vivo no BrasilDispositivos para improvisaciÃn de la imagen en movimiento: acercamientos a los procesos y redes creativas del cine en vivo en Brasil. 2012-08-01Sylvia Beatriz Bezerra Furtado12012572391http://lattes.cnpq.br/4063502391331604Daniel Ribeiro Cardoso28442261320Christine Pires Nelson de Mello1343544580723052694391http://lattes.cnpq.br/1490982525131031JÃlio CÃsar Fernandes LiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRCrÃtica de processo arte e tecnologia cinema ao vivo novas mÃdias anÃlise de softwareCritica de processo arte y tecnologia cine en vivo nuevas midias anÃlisis de softwareCINEMAEste texto apresenta caminhos e resultados alcanÃados em uma investigaÃÃo sobre processos e redes criativas do Cinema ao Vivo no Brasil. Tomando como ponto de partida uma apresentaÃÃo de sinais da emergÃncia de um campo cultural constituÃdo por artistas, curadores, crÃticos e festivais de Imagens em Movimento ao Vivo, o autor discute o conceito de dispositivo e afirma que desde suas origens o dispositivo cinema foi multiforme e continua a ser na contemporaneidade. Assim, o termo Cinema ao Vivo à discutido dentro de uma abordagem investigativa dessas novas prÃticas de criaÃÃo e exibiÃÃo do ponto de vista da histÃria do cinema. Relacionando, entremeando dados sobre insatisfaÃÃes e soluÃÃes dos artistas, Estado da arte do desenvolvimento digital, cenÃrio de convergÃncia nas artes e na tecnologia, contextos culturais e sociais procura-se analisar a emergÃncia dos ambientes e condiÃÃes que permitem o desenvolvimento do Cinema ao Vivo. Analisando um tÃpico software de ediÃÃo de imagens ao vivo e apresentando-o como um sistema de criaÃÃo individual permeado por disposiÃÃes sociais, o texto parte para a descriÃÃo de processos e embiÃncias criativas caracterÃsticas subsidiando e realizando reflexÃes sobre as espeficidades jà perceptÃveis da linguagem do cinema e dos dispositivos do Cinema ao Vivo.Este texto presenta caminos y resultados alcanzados en una investigaciÃn sobre procesos y redes creativas del Cine en vivo en Brasil. Tomando como punto de partida una presentaciÃn de seÃales de la emergencia de un campo cultural compuesto por artistas, curadores, crÃticos y festivales de ImÃgenes en Movimiento en vivo, el autor discute el concepto de dispositivo y afirma que desde sus orÃgenes el dispositivo cine fue multiforme y continÃa a ser en la contemporaneidad. AsÃ, el tÃrmino Cine en vivo es discutido dentro de un abordaje investigativo de esas nuevas prÃcticas de creaciÃn y exhibiciÃn del punto de vista de la historia del cine. Relacionando, mezclando datos sobre insatisfacciones y soluciones de los artistas, Estado del arte del desarrollo digital, escenario de convergencia en las artes y en la tecnologÃa, contextos culturales y sociales, se busca analizar la emergencia de los ambientes y condiciones que permiten el desarrollo del Cine en vivo. Analizando un tÃpico software de ediciÃn de imÃgenes en vivo y presentÃndolo como un sistema de creaciÃn individual permeado por disposiciones sociales, el texto parte para la descripciÃn de procesos y ambientes creativos caracterÃsticos apoyando y realizando reflexiones sobre las especificidades ya perceptivas del lenguaje del cine y de los dispositivos del Cine en vivo.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17800application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:00Zmail@mail.com -
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