Dispositivos para improvisaÃÃo da imagem em movimento: aproximaÃÃes aos processos e redes criativas de cinemas ao vivo no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17800 |
Resumo: | Este texto apresenta caminhos e resultados alcanÃados em uma investigaÃÃo sobre processos e redes criativas do Cinema ao Vivo no Brasil. Tomando como ponto de partida uma apresentaÃÃo de sinais da emergÃncia de um campo cultural constituÃdo por artistas, curadores, crÃticos e festivais de Imagens em Movimento ao Vivo, o autor discute o conceito de dispositivo e afirma que desde suas origens o dispositivo cinema foi multiforme e continua a ser na contemporaneidade. Assim, o termo Cinema ao Vivo à discutido dentro de uma abordagem investigativa dessas novas prÃticas de criaÃÃo e exibiÃÃo do ponto de vista da histÃria do cinema. Relacionando, entremeando dados sobre insatisfaÃÃes e soluÃÃes dos artistas, Estado da arte do desenvolvimento digital, cenÃrio de convergÃncia nas artes e na tecnologia, contextos culturais e sociais procura-se analisar a emergÃncia dos ambientes e condiÃÃes que permitem o desenvolvimento do Cinema ao Vivo. Analisando um tÃpico software de ediÃÃo de imagens ao vivo e apresentando-o como um sistema de criaÃÃo individual permeado por disposiÃÃes sociais, o texto parte para a descriÃÃo de processos e embiÃncias criativas caracterÃsticas subsidiando e realizando reflexÃes sobre as espeficidades jà perceptÃveis da linguagem do cinema e dos dispositivos do Cinema ao Vivo. |
id |
UFC_0ce5081de069e1f541fa753135fad05d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:6521 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDispositivos para improvisaÃÃo da imagem em movimento: aproximaÃÃes aos processos e redes criativas de cinemas ao vivo no BrasilDispositivos para improvisaciÃn de la imagen en movimiento: acercamientos a los procesos y redes creativas del cine en vivo en Brasil. 2012-08-01Sylvia Beatriz Bezerra Furtado12012572391http://lattes.cnpq.br/4063502391331604Daniel Ribeiro Cardoso28442261320Christine Pires Nelson de Mello1343544580723052694391http://lattes.cnpq.br/1490982525131031JÃlio CÃsar Fernandes LiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRCrÃtica de processo arte e tecnologia cinema ao vivo novas mÃdias anÃlise de softwareCritica de processo arte y tecnologia cine en vivo nuevas midias anÃlisis de softwareCINEMAEste texto apresenta caminhos e resultados alcanÃados em uma investigaÃÃo sobre processos e redes criativas do Cinema ao Vivo no Brasil. Tomando como ponto de partida uma apresentaÃÃo de sinais da emergÃncia de um campo cultural constituÃdo por artistas, curadores, crÃticos e festivais de Imagens em Movimento ao Vivo, o autor discute o conceito de dispositivo e afirma que desde suas origens o dispositivo cinema foi multiforme e continua a ser na contemporaneidade. Assim, o termo Cinema ao Vivo à discutido dentro de uma abordagem investigativa dessas novas prÃticas de criaÃÃo e exibiÃÃo do ponto de vista da histÃria do cinema. Relacionando, entremeando dados sobre insatisfaÃÃes e soluÃÃes dos artistas, Estado da arte do desenvolvimento digital, cenÃrio de convergÃncia nas artes e na tecnologia, contextos culturais e sociais procura-se analisar a emergÃncia dos ambientes e condiÃÃes que permitem o desenvolvimento do Cinema ao Vivo. Analisando um tÃpico software de ediÃÃo de imagens ao vivo e apresentando-o como um sistema de criaÃÃo individual permeado por disposiÃÃes sociais, o texto parte para a descriÃÃo de processos e embiÃncias criativas caracterÃsticas subsidiando e realizando reflexÃes sobre as espeficidades jà perceptÃveis da linguagem do cinema e dos dispositivos do Cinema ao Vivo.Este texto presenta caminos y resultados alcanzados en una investigaciÃn sobre procesos y redes creativas del Cine en vivo en Brasil. Tomando como punto de partida una presentaciÃn de seÃales de la emergencia de un campo cultural compuesto por artistas, curadores, crÃticos y festivales de ImÃgenes en Movimiento en vivo, el autor discute el concepto de dispositivo y afirma que desde sus orÃgenes el dispositivo cine fue multiforme y continÃa a ser en la contemporaneidad. AsÃ, el tÃrmino Cine en vivo es discutido dentro de un abordaje investigativo de esas nuevas prÃcticas de creaciÃn y exhibiciÃn del punto de vista de la historia del cine. Relacionando, mezclando datos sobre insatisfacciones y soluciones de los artistas, Estado del arte del desarrollo digital, escenario de convergencia en las artes y en la tecnologÃa, contextos culturales y sociales, se busca analizar la emergencia de los ambientes y condiciones que permiten el desarrollo del Cine en vivo. Analizando un tÃpico software de ediciÃn de imÃgenes en vivo y presentÃndolo como un sistema de creaciÃn individual permeado por disposiciones sociales, el texto parte para la descripciÃn de procesos y ambientes creativos caracterÃsticos apoyando y realizando reflexiones sobre las especificidades ya perceptivas del lenguaje del cine y de los dispositivos del Cine en vivo.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17800application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:00Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Dispositivos para improvisaÃÃo da imagem em movimento: aproximaÃÃes aos processos e redes criativas de cinemas ao vivo no Brasil |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Dispositivos para improvisaciÃn de la imagen en movimiento: acercamientos a los procesos y redes creativas del cine en vivo en Brasil. |
title |
Dispositivos para improvisaÃÃo da imagem em movimento: aproximaÃÃes aos processos e redes criativas de cinemas ao vivo no Brasil |
spellingShingle |
Dispositivos para improvisaÃÃo da imagem em movimento: aproximaÃÃes aos processos e redes criativas de cinemas ao vivo no Brasil JÃlio CÃsar Fernandes Lira CrÃtica de processo arte e tecnologia cinema ao vivo novas mÃdias anÃlise de software Critica de processo arte y tecnologia cine en vivo nuevas midias anÃlisis de software CINEMA |
title_short |
Dispositivos para improvisaÃÃo da imagem em movimento: aproximaÃÃes aos processos e redes criativas de cinemas ao vivo no Brasil |
title_full |
Dispositivos para improvisaÃÃo da imagem em movimento: aproximaÃÃes aos processos e redes criativas de cinemas ao vivo no Brasil |
title_fullStr |
Dispositivos para improvisaÃÃo da imagem em movimento: aproximaÃÃes aos processos e redes criativas de cinemas ao vivo no Brasil |
title_full_unstemmed |
Dispositivos para improvisaÃÃo da imagem em movimento: aproximaÃÃes aos processos e redes criativas de cinemas ao vivo no Brasil |
title_sort |
Dispositivos para improvisaÃÃo da imagem em movimento: aproximaÃÃes aos processos e redes criativas de cinemas ao vivo no Brasil |
author |
JÃlio CÃsar Fernandes Lira |
author_facet |
JÃlio CÃsar Fernandes Lira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sylvia Beatriz Bezerra Furtado |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
12012572391 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4063502391331604 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Daniel Ribeiro Cardoso |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
28442261320 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Christine Pires Nelson de Mello |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
13435445807 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
23052694391 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1490982525131031 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JÃlio CÃsar Fernandes Lira |
contributor_str_mv |
Sylvia Beatriz Bezerra Furtado Daniel Ribeiro Cardoso Christine Pires Nelson de Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CrÃtica de processo arte e tecnologia cinema ao vivo novas mÃdias anÃlise de software |
topic |
CrÃtica de processo arte e tecnologia cinema ao vivo novas mÃdias anÃlise de software Critica de processo arte y tecnologia cine en vivo nuevas midias anÃlisis de software CINEMA |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Critica de processo arte y tecnologia cine en vivo nuevas midias anÃlisis de software |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CINEMA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este texto apresenta caminhos e resultados alcanÃados em uma investigaÃÃo sobre processos e redes criativas do Cinema ao Vivo no Brasil. Tomando como ponto de partida uma apresentaÃÃo de sinais da emergÃncia de um campo cultural constituÃdo por artistas, curadores, crÃticos e festivais de Imagens em Movimento ao Vivo, o autor discute o conceito de dispositivo e afirma que desde suas origens o dispositivo cinema foi multiforme e continua a ser na contemporaneidade. Assim, o termo Cinema ao Vivo à discutido dentro de uma abordagem investigativa dessas novas prÃticas de criaÃÃo e exibiÃÃo do ponto de vista da histÃria do cinema. Relacionando, entremeando dados sobre insatisfaÃÃes e soluÃÃes dos artistas, Estado da arte do desenvolvimento digital, cenÃrio de convergÃncia nas artes e na tecnologia, contextos culturais e sociais procura-se analisar a emergÃncia dos ambientes e condiÃÃes que permitem o desenvolvimento do Cinema ao Vivo. Analisando um tÃpico software de ediÃÃo de imagens ao vivo e apresentando-o como um sistema de criaÃÃo individual permeado por disposiÃÃes sociais, o texto parte para a descriÃÃo de processos e embiÃncias criativas caracterÃsticas subsidiando e realizando reflexÃes sobre as espeficidades jà perceptÃveis da linguagem do cinema e dos dispositivos do Cinema ao Vivo. |
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv |
Este texto presenta caminos y resultados alcanzados en una investigaciÃn sobre procesos y redes creativas del Cine en vivo en Brasil. Tomando como punto de partida una presentaciÃn de seÃales de la emergencia de un campo cultural compuesto por artistas, curadores, crÃticos y festivales de ImÃgenes en Movimiento en vivo, el autor discute el concepto de dispositivo y afirma que desde sus orÃgenes el dispositivo cine fue multiforme y continÃa a ser en la contemporaneidad. AsÃ, el tÃrmino Cine en vivo es discutido dentro de un abordaje investigativo de esas nuevas prÃcticas de creaciÃn y exhibiciÃn del punto de vista de la historia del cine. Relacionando, mezclando datos sobre insatisfacciones y soluciones de los artistas, Estado del arte del desarrollo digital, escenario de convergencia en las artes y en la tecnologÃa, contextos culturales y sociales, se busca analizar la emergencia de los ambientes y condiciones que permiten el desarrollo del Cine en vivo. Analizando un tÃpico software de ediciÃn de imÃgenes en vivo y presentÃndolo como un sistema de creaciÃn individual permeado por disposiciones sociales, el texto parte para la descripciÃn de procesos y ambientes creativos caracterÃsticos apoyando y realizando reflexiones sobre las especificidades ya perceptivas del lenguaje del cine y de los dispositivos del Cine en vivo. |
description |
Este texto apresenta caminhos e resultados alcanÃados em uma investigaÃÃo sobre processos e redes criativas do Cinema ao Vivo no Brasil. Tomando como ponto de partida uma apresentaÃÃo de sinais da emergÃncia de um campo cultural constituÃdo por artistas, curadores, crÃticos e festivais de Imagens em Movimento ao Vivo, o autor discute o conceito de dispositivo e afirma que desde suas origens o dispositivo cinema foi multiforme e continua a ser na contemporaneidade. Assim, o termo Cinema ao Vivo à discutido dentro de uma abordagem investigativa dessas novas prÃticas de criaÃÃo e exibiÃÃo do ponto de vista da histÃria do cinema. Relacionando, entremeando dados sobre insatisfaÃÃes e soluÃÃes dos artistas, Estado da arte do desenvolvimento digital, cenÃrio de convergÃncia nas artes e na tecnologia, contextos culturais e sociais procura-se analisar a emergÃncia dos ambientes e condiÃÃes que permitem o desenvolvimento do Cinema ao Vivo. Analisando um tÃpico software de ediÃÃo de imagens ao vivo e apresentando-o como um sistema de criaÃÃo individual permeado por disposiÃÃes sociais, o texto parte para a descriÃÃo de processos e embiÃncias criativas caracterÃsticas subsidiando e realizando reflexÃes sobre as espeficidades jà perceptÃveis da linguagem do cinema e dos dispositivos do Cinema ao Vivo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17800 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295227372371968 |