Evaluation of a measure for construct degree of maturity of companies as to technology management: an application of the model in the case of gradual scale SIMAP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11599 |
Resumo: | Com a atual competitividade e exigÃncia do mercado, as empresas buscam, cada vez mais, um elevado grau de qualidade, garantindo, assim, sua permanÃncia no mercado. Para isso procuram uma constante atualizaÃÃo de tecnologias, modelos de organizaÃÃo e gestÃo, dentre outros. A cada dia surgem novos modelos e mÃtodos de implantaÃÃo de sistemas de gestÃo, onde a qualidade à um elemento nÃo mais distintivo, mas absolutamente essencial. Neste enfoque, a logÃstica se tornou ferramenta fundamental para reduÃÃo de custos e melhoria da qualidade. Para o bom desempenho das atividades logÃsticas de uma organizaÃÃo à preciso avaliar o desempenho da mesma no mercado e uma das possibilidades de avaliaÃÃo de desempenho logÃstico à o benchmarking. O presente estudo tem como objetivo aplicar a Teoria de Resposta ao Item, em particular, o Modelo de Escala Gradual, para analisar o grau de maturidade em relaÃÃo Ãs tecnologias de gestÃo, com base no construto do Sistema de Monitoramento de Arranjos Produtivos (SIMAP), que tem como finalidade atual o benchmarking competitivo. Os dados utilizados no trabalho sÃo de natureza secundÃria, provenientes de 39 itens avaliados em 109 empresas cadastradas no SIMAP. Os resultados revelados no estudo apresentaram indicativo de que as tecnologias âMÃtodo de anÃlise de investimentoâ, âEstudos de capabilidadeâ, âProgramas participativosâ, âCusteio ABCâ, âFilosofias e Ferramentas JITâ, âTempo de setupâ, âISO 14001â e âSA8000â oferecem uma maior contribuiÃÃo para medir o grau de maturidade das empresas quanto Ãs ferramentas de gestÃo. A empresa com maior grau de maturidade, 71,99 (na escala de (Â=50, σ=10)), à uma empresa de grande porte, pertence à cadeia produtiva de alimentos e bebidas, no elo dos fabricantes de laticÃnios, cevada, Ãgua e refrigerantes, que atua no mercado regional, com produÃÃo voltada para o abastecimento da regiÃo nordeste. O menor grau de maturidade, 31,63, foi encontrado em uma empresa de pequeno porte, pertencente à cadeia produtiva da construÃÃo civil, no elo da cerÃmica vermelha como varejista, tambÃm atuando no mercado regional. |
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Para isso procuram uma constante atualizaÃÃo de tecnologias, modelos de organizaÃÃo e gestÃo, dentre outros. A cada dia surgem novos modelos e mÃtodos de implantaÃÃo de sistemas de gestÃo, onde a qualidade à um elemento nÃo mais distintivo, mas absolutamente essencial. Neste enfoque, a logÃstica se tornou ferramenta fundamental para reduÃÃo de custos e melhoria da qualidade. Para o bom desempenho das atividades logÃsticas de uma organizaÃÃo à preciso avaliar o desempenho da mesma no mercado e uma das possibilidades de avaliaÃÃo de desempenho logÃstico à o benchmarking. O presente estudo tem como objetivo aplicar a Teoria de Resposta ao Item, em particular, o Modelo de Escala Gradual, para analisar o grau de maturidade em relaÃÃo Ãs tecnologias de gestÃo, com base no construto do Sistema de Monitoramento de Arranjos Produtivos (SIMAP), que tem como finalidade atual o benchmarking competitivo. Os dados utilizados no trabalho sÃo de natureza secundÃria, provenientes de 39 itens avaliados em 109 empresas cadastradas no SIMAP. Os resultados revelados no estudo apresentaram indicativo de que as tecnologias âMÃtodo de anÃlise de investimentoâ, âEstudos de capabilidadeâ, âProgramas participativosâ, âCusteio ABCâ, âFilosofias e Ferramentas JITâ, âTempo de setupâ, âISO 14001â e âSA8000â oferecem uma maior contribuiÃÃo para medir o grau de maturidade das empresas quanto Ãs ferramentas de gestÃo. A empresa com maior grau de maturidade, 71,99 (na escala de (Â=50, σ=10)), à uma empresa de grande porte, pertence à cadeia produtiva de alimentos e bebidas, no elo dos fabricantes de laticÃnios, cevada, Ãgua e refrigerantes, que atua no mercado regional, com produÃÃo voltada para o abastecimento da regiÃo nordeste. O menor grau de maturidade, 31,63, foi encontrado em uma empresa de pequeno porte, pertencente à cadeia produtiva da construÃÃo civil, no elo da cerÃmica vermelha como varejista, tambÃm atuando no mercado regional.Com a atual competitividade e exigÃncia do mercado, as empresas buscam, cada vez mais, um elevado grau de qualidade, garantindo, assim, sua permanÃncia no mercado. Para isso procuram uma constante atualizaÃÃo de tecnologias, modelos de organizaÃÃo e gestÃo, dentre outros. A cada dia surgem novos modelos e mÃtodos de implantaÃÃo de sistemas de gestÃo, onde a qualidade à um elemento nÃo mais distintivo, mas absolutamente essencial. Neste enfoque, a logÃstica se tornou ferramenta fundamental para reduÃÃo de custos e melhoria da qualidade. Para o bom desempenho das atividades logÃsticas de uma organizaÃÃo à preciso avaliar o desempenho da mesma no mercado e uma das possibilidades de avaliaÃÃo de desempenho logÃstico à o benchmarking. O presente estudo tem como objetivo aplicar a Teoria de Resposta ao Item, em particular, o Modelo de Escala Gradual, para analisar o grau de maturidade em relaÃÃo Ãs tecnologias de gestÃo, com base no construto do Sistema de Monitoramento de Arranjos Produtivos (SIMAP), que tem como finalidade atual o benchmarking competitivo. Os dados utilizados no trabalho sÃo de natureza secundÃria, provenientes de 39 itens avaliados em 109 empresas cadastradas no SIMAP. Os resultados revelados no estudo apresentaram indicativo de que as tecnologias âMÃtodo de anÃlise de investimentoâ, âEstudos de capabilidadeâ, âProgramas participativosâ, âCusteio ABCâ, âFilosofias e Ferramentas JITâ, âTempo de setupâ, âISO 14001â e âSA8000â oferecem uma maior contribuiÃÃo para medir o grau de maturidade das empresas quanto Ãs ferramentas de gestÃo. A empresa com maior grau de maturidade, 71,99 (na escala de (Â=50, σ=10)), à uma empresa de grande porte, pertence à cadeia produtiva de alimentos e bebidas, no elo dos fabricantes de laticÃnios, cevada, Ãgua e refrigerantes, que atua no mercado regional, com produÃÃo voltada para o abastecimento da regiÃo nordeste. O menor grau de maturidade, 31,63, foi encontrado em uma empresa de pequeno porte, pertencente à cadeia produtiva da construÃÃo civil, no elo da cerÃmica vermelha como varejista, tambÃm atuando no mercado regional.The current competitive and demanding market make the companies look increasingly, a high degree of quality, thus ensuring their survival. To seek this constant updating of technologies, the companies need to update their organizational management models among other systems. Each day brings new models and methods of implementation of management systems, where quality is no longer a distinctive element, but absolutely essential. In this approach, logistics has become an essential tool for reducing costs and improving quality. For the good performance of the logistics activities of an organization it is necessary to evaluate its performance in the market and the possibilities of an assessment of logistics performance is benchmarking. The present study aims to apply the Item Response Theory, in particular, the Rating Scale Model, to analyze the degree of maturity in relation to management technologies, based on the construct of the Monitoring System Productive Arrangements (SIMAP), which aims to present the competitive benchmarking. The data used in this work are of secondary nature, from 39 items valued at 109 companies registered in SIMAP. The results revealed in the study had indicated that the technology âMethod of investment analysisâ, âCapability studiesâ, âParticipatory programsâ, âCosting ABCâ, âPhilosophies and Tools JITâ, âTime setupâ, âISO 14001â and âSA8000â provide a major contribution to measure the degree of maturity of the companies regarding to the management tools. The company with the highest degree of maturity, 71.99 (in the range of (μ = 50, σ = 10)), is a midsize company, which belongs to the productive chain of food and beverage manufacturers in the link of the dairy / barley / water and soft drinks, which operates in regional market, with production geared to supply the Northeast. The smaller degree of maturity, 31.63, was found in a small business, belonging to the productive chain of construction, linked to the red ceramic as a retailer, also serving the regional market.The current competitive and demanding market make the companies look increasingly, a high degree of quality, thus ensuring their survival. To seek this constant updating of technologies, the companies need to update their organizational management models among other systems. Each day brings new models and methods of implementation of management systems, where quality is no longer a distinctive element, but absolutely essential. In this approach, logistics has become an essential tool for reducing costs and improving quality. For the good performance of the logistics activities of an organization it is necessary to evaluate its performance in the market and the possibilities of an assessment of logistics performance is benchmarking. The present study aims to apply the Item Response Theory, in particular, the Rating Scale Model, to analyze the degree of maturity in relation to management technologies, based on the construct of the Monitoring System Productive Arrangements (SIMAP), which aims to present the competitive benchmarking. The data used in this work are of secondary nature, from 39 items valued at 109 companies registered in SIMAP. The results revealed in the study had indicated that the technology âMethod of investment analysisâ, âCapability studiesâ, âParticipatory programsâ, âCosting ABCâ, âPhilosophies and Tools JITâ, âTime setupâ, âISO 14001â and âSA8000â provide a major contribution to measure the degree of maturity of the companies regarding to the management tools. The company with the highest degree of maturity, 71.99 (in the range of (μ = 50, σ = 10)), is a midsize company, which belongs to the productive chain of food and beverage manufacturers in the link of the dairy / barley / water and soft drinks, which operates in regional market, with production geared to supply the Northeast. The smaller degree of maturity, 31.63, was found in a small business, belonging to the productive chain of construction, linked to the red ceramic as a retailer, also serving the regional market.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11599application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:51Zmail@mail.com - |
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The current competitive and demanding market make the companies look increasingly, a high degree of quality, thus ensuring their survival. To seek this constant updating of technologies, the companies need to update their organizational management models among other systems. Each day brings new models and methods of implementation of management systems, where quality is no longer a distinctive element, but absolutely essential. In this approach, logistics has become an essential tool for reducing costs and improving quality. For the good performance of the logistics activities of an organization it is necessary to evaluate its performance in the market and the possibilities of an assessment of logistics performance is benchmarking. The present study aims to apply the Item Response Theory, in particular, the Rating Scale Model, to analyze the degree of maturity in relation to management technologies, based on the construct of the Monitoring System Productive Arrangements (SIMAP), which aims to present the competitive benchmarking. The data used in this work are of secondary nature, from 39 items valued at 109 companies registered in SIMAP. The results revealed in the study had indicated that the technology âMethod of investment analysisâ, âCapability studiesâ, âParticipatory programsâ, âCosting ABCâ, âPhilosophies and Tools JITâ, âTime setupâ, âISO 14001â and âSA8000â provide a major contribution to measure the degree of maturity of the companies regarding to the management tools. The company with the highest degree of maturity, 71.99 (in the range of (μ = 50, σ = 10)), is a midsize company, which belongs to the productive chain of food and beverage manufacturers in the link of the dairy / barley / water and soft drinks, which operates in regional market, with production geared to supply the Northeast. The smaller degree of maturity, 31.63, was found in a small business, belonging to the productive chain of construction, linked to the red ceramic as a retailer, also serving the regional market. The current competitive and demanding market make the companies look increasingly, a high degree of quality, thus ensuring their survival. To seek this constant updating of technologies, the companies need to update their organizational management models among other systems. Each day brings new models and methods of implementation of management systems, where quality is no longer a distinctive element, but absolutely essential. In this approach, logistics has become an essential tool for reducing costs and improving quality. For the good performance of the logistics activities of an organization it is necessary to evaluate its performance in the market and the possibilities of an assessment of logistics performance is benchmarking. The present study aims to apply the Item Response Theory, in particular, the Rating Scale Model, to analyze the degree of maturity in relation to management technologies, based on the construct of the Monitoring System Productive Arrangements (SIMAP), which aims to present the competitive benchmarking. The data used in this work are of secondary nature, from 39 items valued at 109 companies registered in SIMAP. The results revealed in the study had indicated that the technology âMethod of investment analysisâ, âCapability studiesâ, âParticipatory programsâ, âCosting ABCâ, âPhilosophies and Tools JITâ, âTime setupâ, âISO 14001â and âSA8000â provide a major contribution to measure the degree of maturity of the companies regarding to the management tools. The company with the highest degree of maturity, 71.99 (in the range of (μ = 50, σ = 10)), is a midsize company, which belongs to the productive chain of food and beverage manufacturers in the link of the dairy / barley / water and soft drinks, which operates in regional market, with production geared to supply the Northeast. The smaller degree of maturity, 31.63, was found in a small business, belonging to the productive chain of construction, linked to the red ceramic as a retailer, also serving the regional market. |
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Com a atual competitividade e exigÃncia do mercado, as empresas buscam, cada vez mais, um elevado grau de qualidade, garantindo, assim, sua permanÃncia no mercado. Para isso procuram uma constante atualizaÃÃo de tecnologias, modelos de organizaÃÃo e gestÃo, dentre outros. A cada dia surgem novos modelos e mÃtodos de implantaÃÃo de sistemas de gestÃo, onde a qualidade à um elemento nÃo mais distintivo, mas absolutamente essencial. Neste enfoque, a logÃstica se tornou ferramenta fundamental para reduÃÃo de custos e melhoria da qualidade. Para o bom desempenho das atividades logÃsticas de uma organizaÃÃo à preciso avaliar o desempenho da mesma no mercado e uma das possibilidades de avaliaÃÃo de desempenho logÃstico à o benchmarking. O presente estudo tem como objetivo aplicar a Teoria de Resposta ao Item, em particular, o Modelo de Escala Gradual, para analisar o grau de maturidade em relaÃÃo Ãs tecnologias de gestÃo, com base no construto do Sistema de Monitoramento de Arranjos Produtivos (SIMAP), que tem como finalidade atual o benchmarking competitivo. Os dados utilizados no trabalho sÃo de natureza secundÃria, provenientes de 39 itens avaliados em 109 empresas cadastradas no SIMAP. Os resultados revelados no estudo apresentaram indicativo de que as tecnologias âMÃtodo de anÃlise de investimentoâ, âEstudos de capabilidadeâ, âProgramas participativosâ, âCusteio ABCâ, âFilosofias e Ferramentas JITâ, âTempo de setupâ, âISO 14001â e âSA8000â oferecem uma maior contribuiÃÃo para medir o grau de maturidade das empresas quanto Ãs ferramentas de gestÃo. A empresa com maior grau de maturidade, 71,99 (na escala de (Â=50, σ=10)), à uma empresa de grande porte, pertence à cadeia produtiva de alimentos e bebidas, no elo dos fabricantes de laticÃnios, cevada, Ãgua e refrigerantes, que atua no mercado regional, com produÃÃo voltada para o abastecimento da regiÃo nordeste. O menor grau de maturidade, 31,63, foi encontrado em uma empresa de pequeno porte, pertencente à cadeia produtiva da construÃÃo civil, no elo da cerÃmica vermelha como varejista, tambÃm atuando no mercado regional. |
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