PrÃticas de leitura literÃria: uma anÃlise sobre a utilizaÃÃo da literatura infantil na promoÃÃo do letramento literÃrio e na formaÃÃo do aluno leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerluce LourenÃo da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15696
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_0f1c45ca6b3759ba2990f2240cc92825
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9970
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrÃticas de leitura literÃria: uma anÃlise sobre a utilizaÃÃo da literatura infantil na promoÃÃo do letramento literÃrio e na formaÃÃo do aluno leitor2015-07-29Adriana Leite Limaverde Gomes16927974334http://lattes.cnpq.br/3072347002192936Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Alessandra Cardozo de Freitas7039923947279829228304http://lattes.cnpq.br/4120826564358965Gerluce LourenÃo da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRLiteratura infantil PrÃticas pedagÃgicas Leitura literÃriaFormaÃÃo do leitor Pedagogical practices Literary reading Training of the readerEDUCACAOnÃo hÃO presente estudo objetivou analisar como professoras do 2 ano do Ensino Fundamental de duas escolas pÃblicas de Fortaleza utilizam a literatura infantil em suas prÃticas de leitura literÃria e formaÃÃo do aluno leitor. A pesquisa apoiou-se nos estudos de Vygotsky (2008, 2010) sobre a teoria sociointeracionista e os processos de mediaÃÃo, destacando o papel mediador do professor na formaÃÃo de leitores. Respaldou-se nas concepÃÃes de Ferreiro e Teberosky (2009) acerca da PsicogÃnese da LÃngua Escrita, compreendendo que a aquisiÃÃo da leitura e da escrita corresponde a um processo permeado por descobertas e experimentaÃÃes realizadas pelos educandos na construÃÃo das hipÃteses que os levam ao domÃnio do sistema notacional. As contribuiÃÃes de Braggio (1992), Kleiman (2001, 2013) e Solà (1998) embasam as concepÃÃes de leitura utilizadas pelas professoras, estabelecendo de que modo essas concepÃÃes intervÃm nas prÃticas de leitura desses sujeitos. Baseou-se, tambÃm, nos estudos de Paiva (2009, 2010), Colomer (2007), Zilberman (2003, 2008), Coelho (2000, 2010) e Cadermatori (2010), que destacam as contribuiÃÃes da literatura infantil para a promoÃÃo do letramento literÃrio e a importÃncia do estÃmulo da leitura como fruiÃÃo, descoberta, troca de experiÃncias, aventura e prazer. Os estudos de LibÃneo (1994) e Passos (2006) ressaltam a importÃncia do planejamento pedagÃgico como uma ferramenta que guia e embasa o trabalho pedagÃgico. Os resultados obtidos sugeriram duas concepÃÃes diferentes de leitura: a concepÃÃo mecanicista e a concepÃÃo interacionista. Para uma das professoras (P1), as prÃticas de leitura fomentam uma postura mecanicista do ato de ler, ou seja, a leitura està associada Ãs prÃticas de decodificaÃÃo do sistema de escrita com foco nas avaliaÃÃes externas. Para a outra professora (P2), a leitura apresenta uma concepÃÃo dinÃmica, dialÃgica e interativa entre o sujeito leitor, os livros e o sistema de escrita, conduzindo a prÃticas de leitura que fomentam o uso da lÃngua como interaÃÃo social entre os sujeitos. Verificamos, tambÃm, que havia um tempo destinado ao planejamento das professoras, alÃm de materiais disponÃveis para sua elaboraÃÃo, porÃm esse planejamento era realizado de modo assistemÃtico e nÃo contavam com o acompanhamento da coordenaÃÃo pedagÃgica. As prÃticas de leitura literÃria e formaÃÃo do aluno leitor eram pouco frequentes nas aulas de P1, limitando-se apenas ao cantinho da leitura. Jà P2 promovia mais interaÃÃes com as prÃticas de leitura literÃria por meio de aÃÃes, como a ciranda literÃria, a mostra literÃria, a dinamizaÃÃo do cantinho da leitura e as visitas à Biblioteca escolar. ConcluÃmos, com este estudo, que as estratÃgias que utilizam a literatura infantil por meio da leitura literÃria traz contribuiÃÃes significativas, uma vez que estimula o imaginÃrio e fomenta potencialidades na construÃÃo da linguagem, da oralidade, na produÃÃo de ideias e sentimentos que ajudam no crescimento pessoal do aluno, porÃm necessita-se que haja um planejamento sistemÃtico, desburocratizado e significativo das aÃÃes leitoras com vistas a promover o letramento e o prazer pela leitura.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15696application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:55Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PrÃticas de leitura literÃria: uma anÃlise sobre a utilizaÃÃo da literatura infantil na promoÃÃo do letramento literÃrio e na formaÃÃo do aluno leitor
title PrÃticas de leitura literÃria: uma anÃlise sobre a utilizaÃÃo da literatura infantil na promoÃÃo do letramento literÃrio e na formaÃÃo do aluno leitor
spellingShingle PrÃticas de leitura literÃria: uma anÃlise sobre a utilizaÃÃo da literatura infantil na promoÃÃo do letramento literÃrio e na formaÃÃo do aluno leitor
Gerluce LourenÃo da Silva
Literatura infantil
PrÃticas pedagÃgicas
Leitura literÃria
FormaÃÃo do leitor
Pedagogical practices
Literary reading
Training of the reader
EDUCACAO
title_short PrÃticas de leitura literÃria: uma anÃlise sobre a utilizaÃÃo da literatura infantil na promoÃÃo do letramento literÃrio e na formaÃÃo do aluno leitor
title_full PrÃticas de leitura literÃria: uma anÃlise sobre a utilizaÃÃo da literatura infantil na promoÃÃo do letramento literÃrio e na formaÃÃo do aluno leitor
title_fullStr PrÃticas de leitura literÃria: uma anÃlise sobre a utilizaÃÃo da literatura infantil na promoÃÃo do letramento literÃrio e na formaÃÃo do aluno leitor
title_full_unstemmed PrÃticas de leitura literÃria: uma anÃlise sobre a utilizaÃÃo da literatura infantil na promoÃÃo do letramento literÃrio e na formaÃÃo do aluno leitor
title_sort PrÃticas de leitura literÃria: uma anÃlise sobre a utilizaÃÃo da literatura infantil na promoÃÃo do letramento literÃrio e na formaÃÃo do aluno leitor
author Gerluce LourenÃo da Silva
author_facet Gerluce LourenÃo da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriana Leite Limaverde Gomes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16927974334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3072347002192936
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alessandra Cardozo de Freitas
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 70399239472
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 79829228304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4120826564358965
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerluce LourenÃo da Silva
contributor_str_mv Adriana Leite Limaverde Gomes
Ana Maria Iorio Dias
Alessandra Cardozo de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
PrÃticas pedagÃgicas
Leitura literÃria
FormaÃÃo do leitor
topic Literatura infantil
PrÃticas pedagÃgicas
Leitura literÃria
FormaÃÃo do leitor
Pedagogical practices
Literary reading
Training of the reader
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical practices
Literary reading
Training of the reader
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo objetivou analisar como professoras do 2 ano do Ensino Fundamental de duas escolas pÃblicas de Fortaleza utilizam a literatura infantil em suas prÃticas de leitura literÃria e formaÃÃo do aluno leitor. A pesquisa apoiou-se nos estudos de Vygotsky (2008, 2010) sobre a teoria sociointeracionista e os processos de mediaÃÃo, destacando o papel mediador do professor na formaÃÃo de leitores. Respaldou-se nas concepÃÃes de Ferreiro e Teberosky (2009) acerca da PsicogÃnese da LÃngua Escrita, compreendendo que a aquisiÃÃo da leitura e da escrita corresponde a um processo permeado por descobertas e experimentaÃÃes realizadas pelos educandos na construÃÃo das hipÃteses que os levam ao domÃnio do sistema notacional. As contribuiÃÃes de Braggio (1992), Kleiman (2001, 2013) e Solà (1998) embasam as concepÃÃes de leitura utilizadas pelas professoras, estabelecendo de que modo essas concepÃÃes intervÃm nas prÃticas de leitura desses sujeitos. Baseou-se, tambÃm, nos estudos de Paiva (2009, 2010), Colomer (2007), Zilberman (2003, 2008), Coelho (2000, 2010) e Cadermatori (2010), que destacam as contribuiÃÃes da literatura infantil para a promoÃÃo do letramento literÃrio e a importÃncia do estÃmulo da leitura como fruiÃÃo, descoberta, troca de experiÃncias, aventura e prazer. Os estudos de LibÃneo (1994) e Passos (2006) ressaltam a importÃncia do planejamento pedagÃgico como uma ferramenta que guia e embasa o trabalho pedagÃgico. Os resultados obtidos sugeriram duas concepÃÃes diferentes de leitura: a concepÃÃo mecanicista e a concepÃÃo interacionista. Para uma das professoras (P1), as prÃticas de leitura fomentam uma postura mecanicista do ato de ler, ou seja, a leitura està associada Ãs prÃticas de decodificaÃÃo do sistema de escrita com foco nas avaliaÃÃes externas. Para a outra professora (P2), a leitura apresenta uma concepÃÃo dinÃmica, dialÃgica e interativa entre o sujeito leitor, os livros e o sistema de escrita, conduzindo a prÃticas de leitura que fomentam o uso da lÃngua como interaÃÃo social entre os sujeitos. Verificamos, tambÃm, que havia um tempo destinado ao planejamento das professoras, alÃm de materiais disponÃveis para sua elaboraÃÃo, porÃm esse planejamento era realizado de modo assistemÃtico e nÃo contavam com o acompanhamento da coordenaÃÃo pedagÃgica. As prÃticas de leitura literÃria e formaÃÃo do aluno leitor eram pouco frequentes nas aulas de P1, limitando-se apenas ao cantinho da leitura. Jà P2 promovia mais interaÃÃes com as prÃticas de leitura literÃria por meio de aÃÃes, como a ciranda literÃria, a mostra literÃria, a dinamizaÃÃo do cantinho da leitura e as visitas à Biblioteca escolar. ConcluÃmos, com este estudo, que as estratÃgias que utilizam a literatura infantil por meio da leitura literÃria traz contribuiÃÃes significativas, uma vez que estimula o imaginÃrio e fomenta potencialidades na construÃÃo da linguagem, da oralidade, na produÃÃo de ideias e sentimentos que ajudam no crescimento pessoal do aluno, porÃm necessita-se que haja um planejamento sistemÃtico, desburocratizado e significativo das aÃÃes leitoras com vistas a promover o letramento e o prazer pela leitura.
description nÃo hÃ
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15696
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295212847497216