Sexualidade e RelaÃÃes de GÃnero na Escola: uma cartografia dos saberes, prÃticas e discursos dos/das docentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimundo Augusto Martins Torres
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3596
Resumo: O presente trabalho se propÃs cartografar a sexualidade e as relaÃÃes de gÃnero na escola a partir dos dispositivos de enunciaÃÃo presentes nos saberes, prÃticas e discursos docentes. Optou-se pela pesquisa qualitativa com abordagem cartogrÃfica amparando-se na produÃÃo teÃrica de Michel Foucault e de outros/as autores/as provenientes da mesma matriz teÃrica. A pesquisa ocorreu numa escola pÃblica da rede estadual do municÃpio de Fortaleza-CearÃ. No trabalho de campo foram utilizados os instrumentos de coleta de dados, a observaÃÃo, o diÃrio de campo e entrevistas abertas junto aos professores/as no ano de 2007. Assim, os saberes autorizados foram: saber cientÃfico materializado atravÃs dos dispositivos pedagÃgicos de disciplinamento dos corpos e pela educaÃÃo sexista, o saber cultural que situa as relaÃÃes de gÃnero pelas oposiÃÃes, sendo a famÃlia o lugar onde essas oposiÃÃes se produzem pelo modelo patriarcal e o saber religioso que opera como tÃtica confessional. No entanto, as prÃticas cartografadas foram as pedagÃgicas, sendo aquelas que espacializam os sujeitos e modelam os corpos, atuam como estratÃgias confessionais, trabalham a estÃtica dos sujeitos e a modulaÃÃo do silÃncio. Os discursos, contudo, foram nomeados pelas amarras culturais com forte influÃncia da educaÃÃo patriarcal. Indicaram que a homossexualidade masculina assusta, mas ao mesmo tempo à a mais visÃvel na escola, embora essa rostizaÃÃo seja uma tÃtica discursiva no intuito de capturÃ-la pelos agenciamentos disciplinares. E outras identidades sexuais e de gÃnero foram apontadas como menos visÃveis e negadas, como exemplo a homossexualidade feminina e as travestis. ConcluÃmos, portanto, que o estudo possibilitou a compreensÃo dos engendramentos produzidos nos dispositivos de enunciaÃÃo dos/as professores/as sobre a sexualidade e as relaÃÃes de gÃnero, ao identificar como os saberes privilegiam o disciplinamento do corpo e seu funcionamento. E ao levantar que prÃticas sÃo exercidas sobre os corpos, a sexualidade e as relaÃÃes de gÃnero, bem como de investigar as formaÃÃes discursivas que nomeiam os sujeitos atravÃs de agenciamentos que delineiam como eles/elas devem e podem ser, agir e viver na escola.
id UFC_140d0d2f0768c8f3643b8ceb8918a9d3
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2282
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSexualidade e RelaÃÃes de GÃnero na Escola: uma cartografia dos saberes, prÃticas e discursos dos/das docentes. Sexuality and Gender Relations in School: a cartography of knowledge, practices and speeches of the teachers. 2009-02-03Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 Maria Nobre Damasceno39475263853Antonio Cristian Saraiva Paiva38817799300http://lattes.cnpq.br/2635234979088002 Lia Carneiro Silveira47727764353http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4708062T4Eliany Nazarà Oliveira9846224575351282526391http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4772975D1Raimundo Augusto Martins TorresUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSexualidade GÃnero EscolaSexuality Gender School.EDUCACAO O presente trabalho se propÃs cartografar a sexualidade e as relaÃÃes de gÃnero na escola a partir dos dispositivos de enunciaÃÃo presentes nos saberes, prÃticas e discursos docentes. Optou-se pela pesquisa qualitativa com abordagem cartogrÃfica amparando-se na produÃÃo teÃrica de Michel Foucault e de outros/as autores/as provenientes da mesma matriz teÃrica. A pesquisa ocorreu numa escola pÃblica da rede estadual do municÃpio de Fortaleza-CearÃ. No trabalho de campo foram utilizados os instrumentos de coleta de dados, a observaÃÃo, o diÃrio de campo e entrevistas abertas junto aos professores/as no ano de 2007. Assim, os saberes autorizados foram: saber cientÃfico materializado atravÃs dos dispositivos pedagÃgicos de disciplinamento dos corpos e pela educaÃÃo sexista, o saber cultural que situa as relaÃÃes de gÃnero pelas oposiÃÃes, sendo a famÃlia o lugar onde essas oposiÃÃes se produzem pelo modelo patriarcal e o saber religioso que opera como tÃtica confessional. No entanto, as prÃticas cartografadas foram as pedagÃgicas, sendo aquelas que espacializam os sujeitos e modelam os corpos, atuam como estratÃgias confessionais, trabalham a estÃtica dos sujeitos e a modulaÃÃo do silÃncio. Os discursos, contudo, foram nomeados pelas amarras culturais com forte influÃncia da educaÃÃo patriarcal. Indicaram que a homossexualidade masculina assusta, mas ao mesmo tempo à a mais visÃvel na escola, embora essa rostizaÃÃo seja uma tÃtica discursiva no intuito de capturÃ-la pelos agenciamentos disciplinares. E outras identidades sexuais e de gÃnero foram apontadas como menos visÃveis e negadas, como exemplo a homossexualidade feminina e as travestis. ConcluÃmos, portanto, que o estudo possibilitou a compreensÃo dos engendramentos produzidos nos dispositivos de enunciaÃÃo dos/as professores/as sobre a sexualidade e as relaÃÃes de gÃnero, ao identificar como os saberes privilegiam o disciplinamento do corpo e seu funcionamento. E ao levantar que prÃticas sÃo exercidas sobre os corpos, a sexualidade e as relaÃÃes de gÃnero, bem como de investigar as formaÃÃes discursivas que nomeiam os sujeitos atravÃs de agenciamentos que delineiam como eles/elas devem e podem ser, agir e viver na escola. This work proposed to map the sexuality and the gender relationships in school from enunciation mechanisms present in the knowledge, practices and speech of teachers. A qualitative research with a cartographic approach was chosen based on the theoretical production of Michel Foucault and other authors from the same theoretical matrix. The research took place at a state public school located in the city of Fortaleza-CearÃ. For the field work the instruments used was the collection of data, observation, field diary and open interviews with the teachers in the year 2007. Thus, the authorized knowledge was: scientific knowledge materilized through pedagogical mechanisms of the discipline of the bodies by the sexist education. The cultural knowledge, which points out the gender relationships based on oppositions, being the family the place where these oppositions are produced by the patriarchal model and the religious knowledge which operated as confessional tactics. The mapping was done considering pedagogical practices those which specialize the subjects and shape the bodies while relational practices are the ones which act as confessional strategies, work the esthetic of the subjects and the modulation of silence. The speechs, however, were named by the cultural roots with a strong influence from the patriarchal education. It has indicated that male homosexuality scares, nonetheless, at the same time, it is the most visible one in schools, although this personification is a tactic which aims to capture the disciplinary negociations. Other sexual and gender identities were pointed out as less visible and neglected, for instance the female homosexuality and the drag queens. We have reached the conclusion, thefore, that the work provided the comprehension of the articulations produced in the teachersâ enunciation mechanisms about sexuality and the gender relationships while identifying how the knowledge privileges the discipline of the body and its functioning. In addiction, the work mentioned that these practices are exerted on the bodies, the sexuality and the gender relationships. Moreover, it investigated the discursive formations which name the subjects through the negociations that guide how they should and can be, act and live in school.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3596application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:42Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Sexualidade e RelaÃÃes de GÃnero na Escola: uma cartografia dos saberes, prÃticas e discursos dos/das docentes.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sexuality and Gender Relations in School: a cartography of knowledge, practices and speeches of the teachers.
title Sexualidade e RelaÃÃes de GÃnero na Escola: uma cartografia dos saberes, prÃticas e discursos dos/das docentes.
spellingShingle Sexualidade e RelaÃÃes de GÃnero na Escola: uma cartografia dos saberes, prÃticas e discursos dos/das docentes.
Raimundo Augusto Martins Torres
Sexualidade
GÃnero
Escola
Sexuality
Gender
School.
EDUCACAO
title_short Sexualidade e RelaÃÃes de GÃnero na Escola: uma cartografia dos saberes, prÃticas e discursos dos/das docentes.
title_full Sexualidade e RelaÃÃes de GÃnero na Escola: uma cartografia dos saberes, prÃticas e discursos dos/das docentes.
title_fullStr Sexualidade e RelaÃÃes de GÃnero na Escola: uma cartografia dos saberes, prÃticas e discursos dos/das docentes.
title_full_unstemmed Sexualidade e RelaÃÃes de GÃnero na Escola: uma cartografia dos saberes, prÃticas e discursos dos/das docentes.
title_sort Sexualidade e RelaÃÃes de GÃnero na Escola: uma cartografia dos saberes, prÃticas e discursos dos/das docentes.
author Raimundo Augusto Martins Torres
author_facet Raimundo Augusto Martins Torres
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celecina de Maria Veras Sales
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 14863235372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4518176875892063
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Nobre Damasceno
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 39475263853
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antonio Cristian Saraiva Paiva
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 38817799300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2635234979088002
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lia Carneiro Silveira
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 47727764353
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4708062T4
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Eliany Nazarà Oliveira
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 98462245753
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 51282526391
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4772975D1
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimundo Augusto Martins Torres
contributor_str_mv Celecina de Maria Veras Sales
Maria Nobre Damasceno
Antonio Cristian Saraiva Paiva
Lia Carneiro Silveira
Eliany Nazarà Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade
GÃnero
Escola
topic Sexualidade
GÃnero
Escola
Sexuality
Gender
School.
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Sexuality
Gender
School.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho se propÃs cartografar a sexualidade e as relaÃÃes de gÃnero na escola a partir dos dispositivos de enunciaÃÃo presentes nos saberes, prÃticas e discursos docentes. Optou-se pela pesquisa qualitativa com abordagem cartogrÃfica amparando-se na produÃÃo teÃrica de Michel Foucault e de outros/as autores/as provenientes da mesma matriz teÃrica. A pesquisa ocorreu numa escola pÃblica da rede estadual do municÃpio de Fortaleza-CearÃ. No trabalho de campo foram utilizados os instrumentos de coleta de dados, a observaÃÃo, o diÃrio de campo e entrevistas abertas junto aos professores/as no ano de 2007. Assim, os saberes autorizados foram: saber cientÃfico materializado atravÃs dos dispositivos pedagÃgicos de disciplinamento dos corpos e pela educaÃÃo sexista, o saber cultural que situa as relaÃÃes de gÃnero pelas oposiÃÃes, sendo a famÃlia o lugar onde essas oposiÃÃes se produzem pelo modelo patriarcal e o saber religioso que opera como tÃtica confessional. No entanto, as prÃticas cartografadas foram as pedagÃgicas, sendo aquelas que espacializam os sujeitos e modelam os corpos, atuam como estratÃgias confessionais, trabalham a estÃtica dos sujeitos e a modulaÃÃo do silÃncio. Os discursos, contudo, foram nomeados pelas amarras culturais com forte influÃncia da educaÃÃo patriarcal. Indicaram que a homossexualidade masculina assusta, mas ao mesmo tempo à a mais visÃvel na escola, embora essa rostizaÃÃo seja uma tÃtica discursiva no intuito de capturÃ-la pelos agenciamentos disciplinares. E outras identidades sexuais e de gÃnero foram apontadas como menos visÃveis e negadas, como exemplo a homossexualidade feminina e as travestis. ConcluÃmos, portanto, que o estudo possibilitou a compreensÃo dos engendramentos produzidos nos dispositivos de enunciaÃÃo dos/as professores/as sobre a sexualidade e as relaÃÃes de gÃnero, ao identificar como os saberes privilegiam o disciplinamento do corpo e seu funcionamento. E ao levantar que prÃticas sÃo exercidas sobre os corpos, a sexualidade e as relaÃÃes de gÃnero, bem como de investigar as formaÃÃes discursivas que nomeiam os sujeitos atravÃs de agenciamentos que delineiam como eles/elas devem e podem ser, agir e viver na escola.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work proposed to map the sexuality and the gender relationships in school from enunciation mechanisms present in the knowledge, practices and speech of teachers. A qualitative research with a cartographic approach was chosen based on the theoretical production of Michel Foucault and other authors from the same theoretical matrix. The research took place at a state public school located in the city of Fortaleza-CearÃ. For the field work the instruments used was the collection of data, observation, field diary and open interviews with the teachers in the year 2007. Thus, the authorized knowledge was: scientific knowledge materilized through pedagogical mechanisms of the discipline of the bodies by the sexist education. The cultural knowledge, which points out the gender relationships based on oppositions, being the family the place where these oppositions are produced by the patriarchal model and the religious knowledge which operated as confessional tactics. The mapping was done considering pedagogical practices those which specialize the subjects and shape the bodies while relational practices are the ones which act as confessional strategies, work the esthetic of the subjects and the modulation of silence. The speechs, however, were named by the cultural roots with a strong influence from the patriarchal education. It has indicated that male homosexuality scares, nonetheless, at the same time, it is the most visible one in schools, although this personification is a tactic which aims to capture the disciplinary negociations. Other sexual and gender identities were pointed out as less visible and neglected, for instance the female homosexuality and the drag queens. We have reached the conclusion, thefore, that the work provided the comprehension of the articulations produced in the teachersâ enunciation mechanisms about sexuality and the gender relationships while identifying how the knowledge privileges the discipline of the body and its functioning. In addiction, the work mentioned that these practices are exerted on the bodies, the sexuality and the gender relationships. Moreover, it investigated the discursive formations which name the subjects through the negociations that guide how they should and can be, act and live in school.
description O presente trabalho se propÃs cartografar a sexualidade e as relaÃÃes de gÃnero na escola a partir dos dispositivos de enunciaÃÃo presentes nos saberes, prÃticas e discursos docentes. Optou-se pela pesquisa qualitativa com abordagem cartogrÃfica amparando-se na produÃÃo teÃrica de Michel Foucault e de outros/as autores/as provenientes da mesma matriz teÃrica. A pesquisa ocorreu numa escola pÃblica da rede estadual do municÃpio de Fortaleza-CearÃ. No trabalho de campo foram utilizados os instrumentos de coleta de dados, a observaÃÃo, o diÃrio de campo e entrevistas abertas junto aos professores/as no ano de 2007. Assim, os saberes autorizados foram: saber cientÃfico materializado atravÃs dos dispositivos pedagÃgicos de disciplinamento dos corpos e pela educaÃÃo sexista, o saber cultural que situa as relaÃÃes de gÃnero pelas oposiÃÃes, sendo a famÃlia o lugar onde essas oposiÃÃes se produzem pelo modelo patriarcal e o saber religioso que opera como tÃtica confessional. No entanto, as prÃticas cartografadas foram as pedagÃgicas, sendo aquelas que espacializam os sujeitos e modelam os corpos, atuam como estratÃgias confessionais, trabalham a estÃtica dos sujeitos e a modulaÃÃo do silÃncio. Os discursos, contudo, foram nomeados pelas amarras culturais com forte influÃncia da educaÃÃo patriarcal. Indicaram que a homossexualidade masculina assusta, mas ao mesmo tempo à a mais visÃvel na escola, embora essa rostizaÃÃo seja uma tÃtica discursiva no intuito de capturÃ-la pelos agenciamentos disciplinares. E outras identidades sexuais e de gÃnero foram apontadas como menos visÃveis e negadas, como exemplo a homossexualidade feminina e as travestis. ConcluÃmos, portanto, que o estudo possibilitou a compreensÃo dos engendramentos produzidos nos dispositivos de enunciaÃÃo dos/as professores/as sobre a sexualidade e as relaÃÃes de gÃnero, ao identificar como os saberes privilegiam o disciplinamento do corpo e seu funcionamento. E ao levantar que prÃticas sÃo exercidas sobre os corpos, a sexualidade e as relaÃÃes de gÃnero, bem como de investigar as formaÃÃes discursivas que nomeiam os sujeitos atravÃs de agenciamentos que delineiam como eles/elas devem e podem ser, agir e viver na escola.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3596
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295132961734656