Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12230 |
Resumo: | Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
id |
UFC_dabe7fc34ba9505ed4d722979e711b3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8058 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisJuventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985)Youth and gender relationships in teaching mixed confessional: salesian pedagogy in Juazeiro do Norte-CE (1970-1985)2014-05-28Maria Juraci Maia Cavalcante11590033353Patricia Helena Carvalho Holanda15574911353http://lattes.cnpq.br/0578752312396260Zuleide Fernandes de Queiroz2324808439102953452338http://lattes.cnpq.br/5893214914798763CÃcero Edinaldo dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRJuventude GÃnero EducaÃÃo CatÃlicaYouth Genre Catholic Education.Catholic Education School Institution History of Comparative EducationEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoEsta dissertaÃÃo dialoga com os domÃnios epistemolÃgicos da EducaÃÃo Comparada e HistÃria da EducaÃÃo. Trata da TransiÃÃo para e ConsolidaÃÃo do ensino misto confessional no ColÃgio Salesiano de Juazeiro do Norte â CearÃ, destacando o perÃodo de 1970 a 1985. Parte da anÃlise dos fluxos discursivos entre Dom Bosco â fundador do Sistema Preventivo na ItÃlia â e Padre CÃcero â primeiro interessado pela implantaÃÃo da Pedagogia Salesiana em Juazeiro do Norte. Enfatiza a operacionalizaÃÃo das prÃticas pedagÃgicas dos Salesianos imigrantes, nos primeiros anos de atuaÃÃo no referido municÃpio. Em seguida, toma como foco a transiÃÃo do ensino confessional masculino para o ensino misto confessional. Para isso, destaca o processo de feminizaÃÃo do magistÃrio, a atuaÃÃo dos padres-professores e a ideia de uma âpedagogia da igualdadeâ direcionada e executada por distintos sexos/gÃneros. Ressalta os dilemas da educaÃÃo catÃlica, no contexto investigado e a aÃÃo pedagÃgica dos Salesianos, demonstrando a existÃncia de performatividades (des) generificadas no cotidiano escolar. A fim de entender como o Sistema Preventivo buscou reproduzir sujeitos para alÃm dos muros institucionais, discorre sobre o Regime Militar e a Pastoral da Juventude, vendo-os como pontos basilares para a consolidaÃÃo do ensino misto confessional na realidade do municÃpio. Antes de finalizar, dialoga com as noÃÃes de vigilÃncia preventiva e a urgÃncia da coeducaÃÃo salesiana, deixando questionamentos em aberto. Evidencia que, para a conduÃÃo desta investigaÃÃo, foi de suma importÃncia à abordagem interdisciplinar, a leitura da historiografia consultada, alÃm das crÃnicas da casa, regulamentos, relatÃrios anuais, circulares e subsÃdios preservados no arquivo escolar salesiano, bem como quatro entrevistas com ex-alunos e ex-alunas (atuais funcionÃrias) da referida instituiÃÃo. Como resultado, apresenta um conjunto de evidÃncias de que o projeto educacional do Padre CÃcero, isto Ã, a atuaÃÃo dos Salesianos em Juazeiro do Norte, foi aceito pela populaÃÃo local, a qual via na educaÃÃo escolar um caminho para o progresso e civilidade do municÃpio. Na transiÃÃo para o ensino misto confessional, o processo foi amistoso, embora tenha despertado uma sÃrie de ressignificaÃÃes de sentidos no cotidiano pedagÃgico. A condiÃÃo juvenil e as performatividades de gÃnero foram mantidas. O sexo visto como natural e ligado à anatomia fÃsica. A juventude, dependendo da situaÃÃo, discursada com enunciados positivos ou negativos. Em busca da desnaturalizaÃÃo da vida, dos sexos, gÃneros e idades, esta dissertaÃÃo encerra com alguns questionamentos sobre a coeducaÃÃo nas instituiÃÃes ligadas à Igreja CatÃlica, buscando despertar reflexÃes e futuros estudos. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12230application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:23Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Youth and gender relationships in teaching mixed confessional: salesian pedagogy in Juazeiro do Norte-CE (1970-1985) |
title |
Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985) |
spellingShingle |
Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985) CÃcero Edinaldo dos Santos Juventude GÃnero EducaÃÃo CatÃlica Youth Genre Catholic Education. Catholic Education School Institution History of Comparative Education EDUCACAO |
title_short |
Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985) |
title_full |
Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985) |
title_fullStr |
Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985) |
title_full_unstemmed |
Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985) |
title_sort |
Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985) |
author |
CÃcero Edinaldo dos Santos |
author_facet |
CÃcero Edinaldo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Juraci Maia Cavalcante |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
11590033353 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Patricia Helena Carvalho Holanda |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
15574911353 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0578752312396260 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Zuleide Fernandes de Queiroz |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
23248084391 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02953452338 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5893214914798763 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CÃcero Edinaldo dos Santos |
contributor_str_mv |
Maria Juraci Maia Cavalcante Patricia Helena Carvalho Holanda Zuleide Fernandes de Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude GÃnero EducaÃÃo CatÃlica Youth Genre Catholic Education. |
topic |
Juventude GÃnero EducaÃÃo CatÃlica Youth Genre Catholic Education. Catholic Education School Institution History of Comparative Education EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Catholic Education School Institution History of Comparative Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta dissertaÃÃo dialoga com os domÃnios epistemolÃgicos da EducaÃÃo Comparada e HistÃria da EducaÃÃo. Trata da TransiÃÃo para e ConsolidaÃÃo do ensino misto confessional no ColÃgio Salesiano de Juazeiro do Norte â CearÃ, destacando o perÃodo de 1970 a 1985. Parte da anÃlise dos fluxos discursivos entre Dom Bosco â fundador do Sistema Preventivo na ItÃlia â e Padre CÃcero â primeiro interessado pela implantaÃÃo da Pedagogia Salesiana em Juazeiro do Norte. Enfatiza a operacionalizaÃÃo das prÃticas pedagÃgicas dos Salesianos imigrantes, nos primeiros anos de atuaÃÃo no referido municÃpio. Em seguida, toma como foco a transiÃÃo do ensino confessional masculino para o ensino misto confessional. Para isso, destaca o processo de feminizaÃÃo do magistÃrio, a atuaÃÃo dos padres-professores e a ideia de uma âpedagogia da igualdadeâ direcionada e executada por distintos sexos/gÃneros. Ressalta os dilemas da educaÃÃo catÃlica, no contexto investigado e a aÃÃo pedagÃgica dos Salesianos, demonstrando a existÃncia de performatividades (des) generificadas no cotidiano escolar. A fim de entender como o Sistema Preventivo buscou reproduzir sujeitos para alÃm dos muros institucionais, discorre sobre o Regime Militar e a Pastoral da Juventude, vendo-os como pontos basilares para a consolidaÃÃo do ensino misto confessional na realidade do municÃpio. Antes de finalizar, dialoga com as noÃÃes de vigilÃncia preventiva e a urgÃncia da coeducaÃÃo salesiana, deixando questionamentos em aberto. Evidencia que, para a conduÃÃo desta investigaÃÃo, foi de suma importÃncia à abordagem interdisciplinar, a leitura da historiografia consultada, alÃm das crÃnicas da casa, regulamentos, relatÃrios anuais, circulares e subsÃdios preservados no arquivo escolar salesiano, bem como quatro entrevistas com ex-alunos e ex-alunas (atuais funcionÃrias) da referida instituiÃÃo. Como resultado, apresenta um conjunto de evidÃncias de que o projeto educacional do Padre CÃcero, isto Ã, a atuaÃÃo dos Salesianos em Juazeiro do Norte, foi aceito pela populaÃÃo local, a qual via na educaÃÃo escolar um caminho para o progresso e civilidade do municÃpio. Na transiÃÃo para o ensino misto confessional, o processo foi amistoso, embora tenha despertado uma sÃrie de ressignificaÃÃes de sentidos no cotidiano pedagÃgico. A condiÃÃo juvenil e as performatividades de gÃnero foram mantidas. O sexo visto como natural e ligado à anatomia fÃsica. A juventude, dependendo da situaÃÃo, discursada com enunciados positivos ou negativos. Em busca da desnaturalizaÃÃo da vida, dos sexos, gÃneros e idades, esta dissertaÃÃo encerra com alguns questionamentos sobre a coeducaÃÃo nas instituiÃÃes ligadas à Igreja CatÃlica, buscando despertar reflexÃes e futuros estudos. |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12230 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295190265364480 |