O diÃlogo entre ator e personagem no teatro espÃrita: a experiÃncia espiritual e artÃstica dos atores e atrizes do Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reginauro Sousa Nascimento
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11532
Resumo: A compreensÃo da arte enquanto proposta pedagÃgica, que permite ao artista transmitir idÃias, conceitos e emoÃÃes de forma a gerar reflexÃes e apontar caminhos para o desenvolvimento da sociedade dentro de uma perspectiva Ãtica e espiritualizada à o caminho que nos torna possÃvel articular arte e espiritualidade numa discussÃo dialÃgica e formadora para o devir do humano na sua constante busca por ser mais. O Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado no ofereceu as condiÃÃes necessÃrias para tornar essa pesquisa possÃvel, haja vista a especificidade do teatro com que trabalham e os objetivos atribuÃdos à sua prÃxis teatral: divulgar a mensagem espÃrita, como forma de dar sentido espiritual ao seu pÃblico e trabalhar a auto-transcendÃncia. Partimos, portanto, de alguns questionamentos iniciais que favoreceram o aprofundamento dessas discussÃes: existe um diÃlogo entre o ator e o personagem no teatro espÃrita? O personagem que se interpreta traz para o ator/atriz reflexÃes à sua prÃpria existÃncia? A partir dessas reflexÃes possibilitadas pelos cÃrculos de cultura freireano dentro do universo do prÃprio grupo, surgiu uma nova pergunta para a discussÃo: o Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado à tambÃm um espaÃo de formaÃÃo humana e social? Diante desses elementos jà postos, foi possÃvel verificar as articulaÃÃes entre sujeito e personagem, sujeito e texto, entre os prÃprios sujeitos, na formaÃÃo de si. No percurso da pesquisa, percebemos que para alÃm do teatro espÃrita, que tem um funÃÃo por si formadora, o prÃprio grupo, como ambiente de convivÃncia e partilha, exerce tambÃm uma funÃÃo importante no processo de formaÃÃo desses sujeitos. A metodologia eleita para responder as questÃes propostas foi a Pesquisa-aÃÃo por nos possibilitar uma relaÃÃo de maior envolvimento, onde transitei entre a condiÃÃo de pesquisador e sujeito da prÃpria pesquisa realizada. Foi utilizada ainda a metodologia de EvangelizaÃÃo de EspÃritos, que permitiu articular os cÃrculos de cultura freireanos com os princÃpios espÃritas. Os autores que fundamentam essa pesquisa sÃo: Barbier(2007); Josso (2004); Freire (1967, 1996, 1997, 2005) e Amui (2005, 2009, 2011, 2012). Trazemos ainda alguns autores que nos permitiram uma aproximaÃÃo entre conhecimento espÃrita e auto transcendÃncia, teatro e formaÃÃo humana, educaÃÃo e espiritualidade, destacamos dentre eles: Koudela ( 1992); Kardec ( 1997, 2002, 2003, 2008); DENIS (1997, 2008); FRANKL (1989) e BURNIER (2009).
id UFC_16d57046427c97c650fed3b1f2afd9da
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7876
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO diÃlogo entre ator e personagem no teatro espÃrita: a experiÃncia espiritual e artÃstica dos atores e atrizes do Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado.Dialogue between actor and character at spiritist theatre: the experience spiritual and artistic actors and actresses of Theatre Group Spiritist Leopoldo Machado 2014-12-06Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Lidia Valesca Bonfim Pimentel Rodrigues40989089304http://lattes.cnpq.br/3475629358113340 50648527387http://lattes.cnpq.br/5007494299474525Reginauro Sousa NascimentoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAtor Teatro EspÃrita Espiritualidade AutotranscendÃncia GrupoActor Theater Spiritualist Spirituality Transcendence GroupEDUCACAOA compreensÃo da arte enquanto proposta pedagÃgica, que permite ao artista transmitir idÃias, conceitos e emoÃÃes de forma a gerar reflexÃes e apontar caminhos para o desenvolvimento da sociedade dentro de uma perspectiva Ãtica e espiritualizada à o caminho que nos torna possÃvel articular arte e espiritualidade numa discussÃo dialÃgica e formadora para o devir do humano na sua constante busca por ser mais. O Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado no ofereceu as condiÃÃes necessÃrias para tornar essa pesquisa possÃvel, haja vista a especificidade do teatro com que trabalham e os objetivos atribuÃdos à sua prÃxis teatral: divulgar a mensagem espÃrita, como forma de dar sentido espiritual ao seu pÃblico e trabalhar a auto-transcendÃncia. Partimos, portanto, de alguns questionamentos iniciais que favoreceram o aprofundamento dessas discussÃes: existe um diÃlogo entre o ator e o personagem no teatro espÃrita? O personagem que se interpreta traz para o ator/atriz reflexÃes à sua prÃpria existÃncia? A partir dessas reflexÃes possibilitadas pelos cÃrculos de cultura freireano dentro do universo do prÃprio grupo, surgiu uma nova pergunta para a discussÃo: o Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado à tambÃm um espaÃo de formaÃÃo humana e social? Diante desses elementos jà postos, foi possÃvel verificar as articulaÃÃes entre sujeito e personagem, sujeito e texto, entre os prÃprios sujeitos, na formaÃÃo de si. No percurso da pesquisa, percebemos que para alÃm do teatro espÃrita, que tem um funÃÃo por si formadora, o prÃprio grupo, como ambiente de convivÃncia e partilha, exerce tambÃm uma funÃÃo importante no processo de formaÃÃo desses sujeitos. A metodologia eleita para responder as questÃes propostas foi a Pesquisa-aÃÃo por nos possibilitar uma relaÃÃo de maior envolvimento, onde transitei entre a condiÃÃo de pesquisador e sujeito da prÃpria pesquisa realizada. Foi utilizada ainda a metodologia de EvangelizaÃÃo de EspÃritos, que permitiu articular os cÃrculos de cultura freireanos com os princÃpios espÃritas. Os autores que fundamentam essa pesquisa sÃo: Barbier(2007); Josso (2004); Freire (1967, 1996, 1997, 2005) e Amui (2005, 2009, 2011, 2012). Trazemos ainda alguns autores que nos permitiram uma aproximaÃÃo entre conhecimento espÃrita e auto transcendÃncia, teatro e formaÃÃo humana, educaÃÃo e espiritualidade, destacamos dentre eles: Koudela ( 1992); Kardec ( 1997, 2002, 2003, 2008); DENIS (1997, 2008); FRANKL (1989) e BURNIER (2009). The understanding of art as a pedagogical proposal which permits to the artist transmitting ideas, concepts and emotions in order to generate reflections and pointing ways to the development of society inside of an ethical and spiritualized perspective is the path that makes to us possible articulate art and spirituality on a dialogical and forming discussion to the becoming of the human being in his constant search to be more. The theater spiritist group Leopoldo Machado has offered us the necessary conditions to make this research possible, considering the specificity of theater it deals with and the goals attributed to its theatrical praxis: broadcasting the spiritism message, as a way to give spiritual sense to its audience and to work the self-transcendence. Before such elements already posed, it should be verified in what level the articulation between theater and spirituality if the self-transformation was indeed done by the actors who work with this field of knowledge. So I started from some initial questions that favor the deepening of these discussions: is there a dialogue between the actor and the character in the spiritist theater? The role played brings to the actor/actress reasoning about his/her own existence? The theater is a manifestation of spirituality or simply a mean of transmission of the message? From these reflections that were possible by the Freire cultural circles inside of the group universe a new question was born to the discussion: the spiritist theater group Leopoldo Machado is also a field for social human formation? The methodology elected to answer those proposed questions was the action-research because it makes possible a relation of bigger involvement where I have walked between the condition of researcher and subject of the very research run. The fundamental authors to this research are: BARBIER(2007);JOSSO (2004); FREIRE (1967, 1996, 1997, 2005) E AMUI (2005, 2009, 2011, 2012). Before the specificity of the questions debated it was necessary raising a theoretical referencial to this dialogue that involves art, education, spirituality and human formation. We bring some authors that permitted to us the approximation of spiritist knowledge and self-transcendence, theater and human formation, education and spirituality, highlighting among them:: KOUDELA( 1992); KARDEC ( 1997, 2002, 2003, 2008); DENIS (1997, 2008); FRANKL (1989) e BURNIER (2009) nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11532application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:42Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O diÃlogo entre ator e personagem no teatro espÃrita: a experiÃncia espiritual e artÃstica dos atores e atrizes do Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Dialogue between actor and character at spiritist theatre: the experience spiritual and artistic actors and actresses of Theatre Group Spiritist Leopoldo Machado
title O diÃlogo entre ator e personagem no teatro espÃrita: a experiÃncia espiritual e artÃstica dos atores e atrizes do Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado.
spellingShingle O diÃlogo entre ator e personagem no teatro espÃrita: a experiÃncia espiritual e artÃstica dos atores e atrizes do Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado.
Reginauro Sousa Nascimento
Ator
Teatro
EspÃrita
Espiritualidade
AutotranscendÃncia
Grupo
Actor
Theater
Spiritualist
Spirituality
Transcendence
Group
EDUCACAO
title_short O diÃlogo entre ator e personagem no teatro espÃrita: a experiÃncia espiritual e artÃstica dos atores e atrizes do Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado.
title_full O diÃlogo entre ator e personagem no teatro espÃrita: a experiÃncia espiritual e artÃstica dos atores e atrizes do Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado.
title_fullStr O diÃlogo entre ator e personagem no teatro espÃrita: a experiÃncia espiritual e artÃstica dos atores e atrizes do Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado.
title_full_unstemmed O diÃlogo entre ator e personagem no teatro espÃrita: a experiÃncia espiritual e artÃstica dos atores e atrizes do Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado.
title_sort O diÃlogo entre ator e personagem no teatro espÃrita: a experiÃncia espiritual e artÃstica dos atores e atrizes do Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado.
author Reginauro Sousa Nascimento
author_facet Reginauro Sousa Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 13659154334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8381361724149467
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ErcÃlia Maria Braga de Olinda
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12146145315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3596726681015906
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lidia Valesca Bonfim Pimentel Rodrigues
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 40989089304
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3475629358113340
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 50648527387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5007494299474525
dc.contributor.author.fl_str_mv Reginauro Sousa Nascimento
contributor_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
ErcÃlia Maria Braga de Olinda
Lidia Valesca Bonfim Pimentel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ator
Teatro
EspÃrita
Espiritualidade
AutotranscendÃncia
Grupo
topic Ator
Teatro
EspÃrita
Espiritualidade
AutotranscendÃncia
Grupo
Actor
Theater
Spiritualist
Spirituality
Transcendence
Group
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Actor
Theater
Spiritualist
Spirituality
Transcendence
Group
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A compreensÃo da arte enquanto proposta pedagÃgica, que permite ao artista transmitir idÃias, conceitos e emoÃÃes de forma a gerar reflexÃes e apontar caminhos para o desenvolvimento da sociedade dentro de uma perspectiva Ãtica e espiritualizada à o caminho que nos torna possÃvel articular arte e espiritualidade numa discussÃo dialÃgica e formadora para o devir do humano na sua constante busca por ser mais. O Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado no ofereceu as condiÃÃes necessÃrias para tornar essa pesquisa possÃvel, haja vista a especificidade do teatro com que trabalham e os objetivos atribuÃdos à sua prÃxis teatral: divulgar a mensagem espÃrita, como forma de dar sentido espiritual ao seu pÃblico e trabalhar a auto-transcendÃncia. Partimos, portanto, de alguns questionamentos iniciais que favoreceram o aprofundamento dessas discussÃes: existe um diÃlogo entre o ator e o personagem no teatro espÃrita? O personagem que se interpreta traz para o ator/atriz reflexÃes à sua prÃpria existÃncia? A partir dessas reflexÃes possibilitadas pelos cÃrculos de cultura freireano dentro do universo do prÃprio grupo, surgiu uma nova pergunta para a discussÃo: o Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado à tambÃm um espaÃo de formaÃÃo humana e social? Diante desses elementos jà postos, foi possÃvel verificar as articulaÃÃes entre sujeito e personagem, sujeito e texto, entre os prÃprios sujeitos, na formaÃÃo de si. No percurso da pesquisa, percebemos que para alÃm do teatro espÃrita, que tem um funÃÃo por si formadora, o prÃprio grupo, como ambiente de convivÃncia e partilha, exerce tambÃm uma funÃÃo importante no processo de formaÃÃo desses sujeitos. A metodologia eleita para responder as questÃes propostas foi a Pesquisa-aÃÃo por nos possibilitar uma relaÃÃo de maior envolvimento, onde transitei entre a condiÃÃo de pesquisador e sujeito da prÃpria pesquisa realizada. Foi utilizada ainda a metodologia de EvangelizaÃÃo de EspÃritos, que permitiu articular os cÃrculos de cultura freireanos com os princÃpios espÃritas. Os autores que fundamentam essa pesquisa sÃo: Barbier(2007); Josso (2004); Freire (1967, 1996, 1997, 2005) e Amui (2005, 2009, 2011, 2012). Trazemos ainda alguns autores que nos permitiram uma aproximaÃÃo entre conhecimento espÃrita e auto transcendÃncia, teatro e formaÃÃo humana, educaÃÃo e espiritualidade, destacamos dentre eles: Koudela ( 1992); Kardec ( 1997, 2002, 2003, 2008); DENIS (1997, 2008); FRANKL (1989) e BURNIER (2009).
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The understanding of art as a pedagogical proposal which permits to the artist transmitting ideas, concepts and emotions in order to generate reflections and pointing ways to the development of society inside of an ethical and spiritualized perspective is the path that makes to us possible articulate art and spirituality on a dialogical and forming discussion to the becoming of the human being in his constant search to be more. The theater spiritist group Leopoldo Machado has offered us the necessary conditions to make this research possible, considering the specificity of theater it deals with and the goals attributed to its theatrical praxis: broadcasting the spiritism message, as a way to give spiritual sense to its audience and to work the self-transcendence. Before such elements already posed, it should be verified in what level the articulation between theater and spirituality if the self-transformation was indeed done by the actors who work with this field of knowledge. So I started from some initial questions that favor the deepening of these discussions: is there a dialogue between the actor and the character in the spiritist theater? The role played brings to the actor/actress reasoning about his/her own existence? The theater is a manifestation of spirituality or simply a mean of transmission of the message? From these reflections that were possible by the Freire cultural circles inside of the group universe a new question was born to the discussion: the spiritist theater group Leopoldo Machado is also a field for social human formation? The methodology elected to answer those proposed questions was the action-research because it makes possible a relation of bigger involvement where I have walked between the condition of researcher and subject of the very research run. The fundamental authors to this research are: BARBIER(2007);JOSSO (2004); FREIRE (1967, 1996, 1997, 2005) E AMUI (2005, 2009, 2011, 2012). Before the specificity of the questions debated it was necessary raising a theoretical referencial to this dialogue that involves art, education, spirituality and human formation. We bring some authors that permitted to us the approximation of spiritist knowledge and self-transcendence, theater and human formation, education and spirituality, highlighting among them:: KOUDELA( 1992); KARDEC ( 1997, 2002, 2003, 2008); DENIS (1997, 2008); FRANKL (1989) e BURNIER (2009)
description A compreensÃo da arte enquanto proposta pedagÃgica, que permite ao artista transmitir idÃias, conceitos e emoÃÃes de forma a gerar reflexÃes e apontar caminhos para o desenvolvimento da sociedade dentro de uma perspectiva Ãtica e espiritualizada à o caminho que nos torna possÃvel articular arte e espiritualidade numa discussÃo dialÃgica e formadora para o devir do humano na sua constante busca por ser mais. O Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado no ofereceu as condiÃÃes necessÃrias para tornar essa pesquisa possÃvel, haja vista a especificidade do teatro com que trabalham e os objetivos atribuÃdos à sua prÃxis teatral: divulgar a mensagem espÃrita, como forma de dar sentido espiritual ao seu pÃblico e trabalhar a auto-transcendÃncia. Partimos, portanto, de alguns questionamentos iniciais que favoreceram o aprofundamento dessas discussÃes: existe um diÃlogo entre o ator e o personagem no teatro espÃrita? O personagem que se interpreta traz para o ator/atriz reflexÃes à sua prÃpria existÃncia? A partir dessas reflexÃes possibilitadas pelos cÃrculos de cultura freireano dentro do universo do prÃprio grupo, surgiu uma nova pergunta para a discussÃo: o Grupo EspÃrita de Teatro Leopoldo Machado à tambÃm um espaÃo de formaÃÃo humana e social? Diante desses elementos jà postos, foi possÃvel verificar as articulaÃÃes entre sujeito e personagem, sujeito e texto, entre os prÃprios sujeitos, na formaÃÃo de si. No percurso da pesquisa, percebemos que para alÃm do teatro espÃrita, que tem um funÃÃo por si formadora, o prÃprio grupo, como ambiente de convivÃncia e partilha, exerce tambÃm uma funÃÃo importante no processo de formaÃÃo desses sujeitos. A metodologia eleita para responder as questÃes propostas foi a Pesquisa-aÃÃo por nos possibilitar uma relaÃÃo de maior envolvimento, onde transitei entre a condiÃÃo de pesquisador e sujeito da prÃpria pesquisa realizada. Foi utilizada ainda a metodologia de EvangelizaÃÃo de EspÃritos, que permitiu articular os cÃrculos de cultura freireanos com os princÃpios espÃritas. Os autores que fundamentam essa pesquisa sÃo: Barbier(2007); Josso (2004); Freire (1967, 1996, 1997, 2005) e Amui (2005, 2009, 2011, 2012). Trazemos ainda alguns autores que nos permitiram uma aproximaÃÃo entre conhecimento espÃrita e auto transcendÃncia, teatro e formaÃÃo humana, educaÃÃo e espiritualidade, destacamos dentre eles: Koudela ( 1992); Kardec ( 1997, 2002, 2003, 2008); DENIS (1997, 2008); FRANKL (1989) e BURNIER (2009).
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11532
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295186060574720