A educaÃÃo pelas antenas da TV: a narrativa histÃrica da implantaÃÃo do telensino no Cearà (1973-1979)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberta LÃcia Santos de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13087
Resumo: Este estudo tem como objeto o Sistema Telensino no Estado do CearÃ, no perÃodo compreendido entre 1973 a 1979. Ou seja, desde o ano de sua implantaÃÃo atà o final da dÃcada de 1970. O primeiro pressuposto justificador dessa pesquisa foi o interesse pessoal. Outro pressuposto importante foi a viabilidade da pesquisa, pois a relevÃncia do tema possibilitava a existÃncia fontes para a realizaÃÃo da pesquisa. Podemos elencar como outra justificaÃÃo a importÃncia social e educacional desse trabalho, pois contribuirà para preservaÃÃo da histÃria e da memÃria da educaÃÃo cearense no perÃodo citado. Este estudo teve como objetivos construir uma narrativa histÃrica do Sistema Telensino no Estado do CearÃ, colaborando para a preservaÃÃo da memÃria da educaÃÃo; destacar os caminhos pedagÃgicos e os embates polÃticos na implantaÃÃo de tal Sistema, na dÃcada de 1970; identificar o cenÃrio polÃtico, econÃmico, social e educacional do Estado do CearÃ, na dÃcada de 1970, para refletir a implantaÃÃo do Telensino; destacar as caracterÃsticas pedagÃgicas do sistema Telensino à luz dos sujeitos sociais imbricados no processo. A pesquisa foi de natureza historiogrÃfica e contemplou, tambÃm, relatos orais. Utilizamos, alÃm de fontes documentais, as falas dos sujeitos sociais imbricados no processo pedagÃgico de implantaÃÃo do Telensino no CearÃ, na referida dÃcada. Esta dissertaÃÃo està dividida em trÃs capÃtulos: 1) O Cearà na dÃcada de 1970: contexto socioeconÃmico, polÃtico e educacional; 2) O Telensino como caminho para a educaÃÃo no CearÃ; e 3) O Telensino à luz dos sujeitos que viveram a experiÃncia. Os sujeitos foram escolhidos em razÃo de seus envolvimentos com a temÃtica e o perÃodo da pesquisa. Para tanto, usamos as tÃcnicas de entrevistas semiestruturada. A pesquisa foi desenvolvida em quatro partes, divididas da seguinte maneira: DiÃlogo HistoriogrÃfico, Pesquisa de Campo, transcriÃÃo das entrevistas e escrita da dissertaÃÃo. Diante da anÃlise dos documentos e entrevistas, pode ser notado que o Telensino alcanÃou um pÃblico muito maior do se propÃs inicialmente que era levar educaÃÃo aos municÃpios cearenses mais distantes e localidades de difÃcil acesso, para suprir a carÃncia de professores habilitados, pois nÃo sà levou o ensino de Primeiro Grau a essas localidades, como tambÃm auxiliou na expansÃo da graduaÃÃo, a partir do momento que as disciplinas do Ciclo BÃsico fossem ministradas pela televisÃo. Destacamos, tambÃm, que o nÃmero de sujeitos atendidos pelo sistema cresceu durante todo o perÃodo pesquisado.
id UFC_c9e4c37f765a3f1fbee9b804cda9af4a
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8543
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA educaÃÃo pelas antenas da TV: a narrativa histÃrica da implantaÃÃo do telensino no Cearà (1973-1979)Education by TV antennas: the historical narrative of telensino deployment in Cearà (1973-1979)2014-09-24Francisco Ari de Andrade16576381387Rui Martinho Rodrigues03733360397Elione Maria Nogueira Diogenes32280688387http://lattes.cnpq.br/235256786664138839143139353http://lattes.cnpq.br/2134360559112136Roberta LÃcia Santos de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo HistÃria da EducaÃÃo TelensinoEducation History of Education TelensinoEDUCACAOEste estudo tem como objeto o Sistema Telensino no Estado do CearÃ, no perÃodo compreendido entre 1973 a 1979. Ou seja, desde o ano de sua implantaÃÃo atà o final da dÃcada de 1970. O primeiro pressuposto justificador dessa pesquisa foi o interesse pessoal. Outro pressuposto importante foi a viabilidade da pesquisa, pois a relevÃncia do tema possibilitava a existÃncia fontes para a realizaÃÃo da pesquisa. Podemos elencar como outra justificaÃÃo a importÃncia social e educacional desse trabalho, pois contribuirà para preservaÃÃo da histÃria e da memÃria da educaÃÃo cearense no perÃodo citado. Este estudo teve como objetivos construir uma narrativa histÃrica do Sistema Telensino no Estado do CearÃ, colaborando para a preservaÃÃo da memÃria da educaÃÃo; destacar os caminhos pedagÃgicos e os embates polÃticos na implantaÃÃo de tal Sistema, na dÃcada de 1970; identificar o cenÃrio polÃtico, econÃmico, social e educacional do Estado do CearÃ, na dÃcada de 1970, para refletir a implantaÃÃo do Telensino; destacar as caracterÃsticas pedagÃgicas do sistema Telensino à luz dos sujeitos sociais imbricados no processo. A pesquisa foi de natureza historiogrÃfica e contemplou, tambÃm, relatos orais. Utilizamos, alÃm de fontes documentais, as falas dos sujeitos sociais imbricados no processo pedagÃgico de implantaÃÃo do Telensino no CearÃ, na referida dÃcada. Esta dissertaÃÃo està dividida em trÃs capÃtulos: 1) O Cearà na dÃcada de 1970: contexto socioeconÃmico, polÃtico e educacional; 2) O Telensino como caminho para a educaÃÃo no CearÃ; e 3) O Telensino à luz dos sujeitos que viveram a experiÃncia. Os sujeitos foram escolhidos em razÃo de seus envolvimentos com a temÃtica e o perÃodo da pesquisa. Para tanto, usamos as tÃcnicas de entrevistas semiestruturada. A pesquisa foi desenvolvida em quatro partes, divididas da seguinte maneira: DiÃlogo HistoriogrÃfico, Pesquisa de Campo, transcriÃÃo das entrevistas e escrita da dissertaÃÃo. Diante da anÃlise dos documentos e entrevistas, pode ser notado que o Telensino alcanÃou um pÃblico muito maior do se propÃs inicialmente que era levar educaÃÃo aos municÃpios cearenses mais distantes e localidades de difÃcil acesso, para suprir a carÃncia de professores habilitados, pois nÃo sà levou o ensino de Primeiro Grau a essas localidades, como tambÃm auxiliou na expansÃo da graduaÃÃo, a partir do momento que as disciplinas do Ciclo BÃsico fossem ministradas pela televisÃo. Destacamos, tambÃm, que o nÃmero de sujeitos atendidos pelo sistema cresceu durante todo o perÃodo pesquisado.This study has as its object the Telensino System in the State of CearÃ, in the period between 1973 to 1979. In other words, since the year of its implementation by the end of the 1970s. The first assumption of this research was the personal interest. Another important assumption was the viability of the research, because the relevance of the subject enabled the existence of sources for the research. We can list as another justification for the social and educational importance of this study, so it will contribute to preserving the history and memory of Cearà education, in the 1970s. This study aimed to construct a historical narrative of Telensino System in the State of CearÃ, collaborating to preserving the memory of education; to contrast the educational ways and political clashes in deploying such a system, in the 1970s; to identify the political, economic, social and educational scenery of the state of CearÃ, in the 1970s, to reflect the implementation of Telensino; to contrast the pedagogical features Telensino system in the light of social subjects intertwined in the process. The research was historiographical nature and also included oral reports. We used in addition to documentary sources, the speeches of interwoven social subjects in the educational process of implementation of Telensino in CearÃ, in the 1970s. This dissertation is divided into three chapters: 1) Cearà in the 1970s: socio-economic, political and educational context ; 2) The Telensino as a way to education in CearÃ; and 3) The Telensino the light of the subjects who lived the experience. The subjects were chosen because of their involvement with the topic and the research period. For this reason, we used the techniques of semi-structured interviews. The research was conducted in four parts, divided as follows: Historiographical Dialogue, Search Field, transcription of the interviews and the writing of the dissertation. Based on the analysis of documents and interviews, can be noticed that the Telensino reached a much larger audience than it was initially proposed that it was to take education to the farthest municipalities of Cearà and places of difficult access, to supply the lack of qualified teachers, because they not only took teaching of First Grade at these locations, as well as they assisted in the expansion of undergraduate, from the moment on that the disciplines of Basic Course were taught by television. We emphasize, also that the number of individuals served by the system grew throughout the period surveyed.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13087application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:25Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A educaÃÃo pelas antenas da TV: a narrativa histÃrica da implantaÃÃo do telensino no Cearà (1973-1979)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education by TV antennas: the historical narrative of telensino deployment in Cearà (1973-1979)
title A educaÃÃo pelas antenas da TV: a narrativa histÃrica da implantaÃÃo do telensino no Cearà (1973-1979)
spellingShingle A educaÃÃo pelas antenas da TV: a narrativa histÃrica da implantaÃÃo do telensino no Cearà (1973-1979)
Roberta LÃcia Santos de Oliveira
EducaÃÃo
HistÃria da EducaÃÃo
Telensino
Education
History of Education
Telensino
EDUCACAO
title_short A educaÃÃo pelas antenas da TV: a narrativa histÃrica da implantaÃÃo do telensino no Cearà (1973-1979)
title_full A educaÃÃo pelas antenas da TV: a narrativa histÃrica da implantaÃÃo do telensino no Cearà (1973-1979)
title_fullStr A educaÃÃo pelas antenas da TV: a narrativa histÃrica da implantaÃÃo do telensino no Cearà (1973-1979)
title_full_unstemmed A educaÃÃo pelas antenas da TV: a narrativa histÃrica da implantaÃÃo do telensino no Cearà (1973-1979)
title_sort A educaÃÃo pelas antenas da TV: a narrativa histÃrica da implantaÃÃo do telensino no Cearà (1973-1979)
author Roberta LÃcia Santos de Oliveira
author_facet Roberta LÃcia Santos de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Ari de Andrade
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16576381387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rui Martinho Rodrigues
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 03733360397
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elione Maria Nogueira Diogenes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 32280688387
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2352567866641388
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 39143139353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2134360559112136
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberta LÃcia Santos de Oliveira
contributor_str_mv Francisco Ari de Andrade
Rui Martinho Rodrigues
Elione Maria Nogueira Diogenes
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo
HistÃria da EducaÃÃo
Telensino
topic EducaÃÃo
HistÃria da EducaÃÃo
Telensino
Education
History of Education
Telensino
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
History of Education
Telensino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo tem como objeto o Sistema Telensino no Estado do CearÃ, no perÃodo compreendido entre 1973 a 1979. Ou seja, desde o ano de sua implantaÃÃo atà o final da dÃcada de 1970. O primeiro pressuposto justificador dessa pesquisa foi o interesse pessoal. Outro pressuposto importante foi a viabilidade da pesquisa, pois a relevÃncia do tema possibilitava a existÃncia fontes para a realizaÃÃo da pesquisa. Podemos elencar como outra justificaÃÃo a importÃncia social e educacional desse trabalho, pois contribuirà para preservaÃÃo da histÃria e da memÃria da educaÃÃo cearense no perÃodo citado. Este estudo teve como objetivos construir uma narrativa histÃrica do Sistema Telensino no Estado do CearÃ, colaborando para a preservaÃÃo da memÃria da educaÃÃo; destacar os caminhos pedagÃgicos e os embates polÃticos na implantaÃÃo de tal Sistema, na dÃcada de 1970; identificar o cenÃrio polÃtico, econÃmico, social e educacional do Estado do CearÃ, na dÃcada de 1970, para refletir a implantaÃÃo do Telensino; destacar as caracterÃsticas pedagÃgicas do sistema Telensino à luz dos sujeitos sociais imbricados no processo. A pesquisa foi de natureza historiogrÃfica e contemplou, tambÃm, relatos orais. Utilizamos, alÃm de fontes documentais, as falas dos sujeitos sociais imbricados no processo pedagÃgico de implantaÃÃo do Telensino no CearÃ, na referida dÃcada. Esta dissertaÃÃo està dividida em trÃs capÃtulos: 1) O Cearà na dÃcada de 1970: contexto socioeconÃmico, polÃtico e educacional; 2) O Telensino como caminho para a educaÃÃo no CearÃ; e 3) O Telensino à luz dos sujeitos que viveram a experiÃncia. Os sujeitos foram escolhidos em razÃo de seus envolvimentos com a temÃtica e o perÃodo da pesquisa. Para tanto, usamos as tÃcnicas de entrevistas semiestruturada. A pesquisa foi desenvolvida em quatro partes, divididas da seguinte maneira: DiÃlogo HistoriogrÃfico, Pesquisa de Campo, transcriÃÃo das entrevistas e escrita da dissertaÃÃo. Diante da anÃlise dos documentos e entrevistas, pode ser notado que o Telensino alcanÃou um pÃblico muito maior do se propÃs inicialmente que era levar educaÃÃo aos municÃpios cearenses mais distantes e localidades de difÃcil acesso, para suprir a carÃncia de professores habilitados, pois nÃo sà levou o ensino de Primeiro Grau a essas localidades, como tambÃm auxiliou na expansÃo da graduaÃÃo, a partir do momento que as disciplinas do Ciclo BÃsico fossem ministradas pela televisÃo. Destacamos, tambÃm, que o nÃmero de sujeitos atendidos pelo sistema cresceu durante todo o perÃodo pesquisado.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study has as its object the Telensino System in the State of CearÃ, in the period between 1973 to 1979. In other words, since the year of its implementation by the end of the 1970s. The first assumption of this research was the personal interest. Another important assumption was the viability of the research, because the relevance of the subject enabled the existence of sources for the research. We can list as another justification for the social and educational importance of this study, so it will contribute to preserving the history and memory of Cearà education, in the 1970s. This study aimed to construct a historical narrative of Telensino System in the State of CearÃ, collaborating to preserving the memory of education; to contrast the educational ways and political clashes in deploying such a system, in the 1970s; to identify the political, economic, social and educational scenery of the state of CearÃ, in the 1970s, to reflect the implementation of Telensino; to contrast the pedagogical features Telensino system in the light of social subjects intertwined in the process. The research was historiographical nature and also included oral reports. We used in addition to documentary sources, the speeches of interwoven social subjects in the educational process of implementation of Telensino in CearÃ, in the 1970s. This dissertation is divided into three chapters: 1) Cearà in the 1970s: socio-economic, political and educational context ; 2) The Telensino as a way to education in CearÃ; and 3) The Telensino the light of the subjects who lived the experience. The subjects were chosen because of their involvement with the topic and the research period. For this reason, we used the techniques of semi-structured interviews. The research was conducted in four parts, divided as follows: Historiographical Dialogue, Search Field, transcription of the interviews and the writing of the dissertation. Based on the analysis of documents and interviews, can be noticed that the Telensino reached a much larger audience than it was initially proposed that it was to take education to the farthest municipalities of Cearà and places of difficult access, to supply the lack of qualified teachers, because they not only took teaching of First Grade at these locations, as well as they assisted in the expansion of undergraduate, from the moment on that the disciplines of Basic Course were taught by television. We emphasize, also that the number of individuals served by the system grew throughout the period surveyed.
description Este estudo tem como objeto o Sistema Telensino no Estado do CearÃ, no perÃodo compreendido entre 1973 a 1979. Ou seja, desde o ano de sua implantaÃÃo atà o final da dÃcada de 1970. O primeiro pressuposto justificador dessa pesquisa foi o interesse pessoal. Outro pressuposto importante foi a viabilidade da pesquisa, pois a relevÃncia do tema possibilitava a existÃncia fontes para a realizaÃÃo da pesquisa. Podemos elencar como outra justificaÃÃo a importÃncia social e educacional desse trabalho, pois contribuirà para preservaÃÃo da histÃria e da memÃria da educaÃÃo cearense no perÃodo citado. Este estudo teve como objetivos construir uma narrativa histÃrica do Sistema Telensino no Estado do CearÃ, colaborando para a preservaÃÃo da memÃria da educaÃÃo; destacar os caminhos pedagÃgicos e os embates polÃticos na implantaÃÃo de tal Sistema, na dÃcada de 1970; identificar o cenÃrio polÃtico, econÃmico, social e educacional do Estado do CearÃ, na dÃcada de 1970, para refletir a implantaÃÃo do Telensino; destacar as caracterÃsticas pedagÃgicas do sistema Telensino à luz dos sujeitos sociais imbricados no processo. A pesquisa foi de natureza historiogrÃfica e contemplou, tambÃm, relatos orais. Utilizamos, alÃm de fontes documentais, as falas dos sujeitos sociais imbricados no processo pedagÃgico de implantaÃÃo do Telensino no CearÃ, na referida dÃcada. Esta dissertaÃÃo està dividida em trÃs capÃtulos: 1) O Cearà na dÃcada de 1970: contexto socioeconÃmico, polÃtico e educacional; 2) O Telensino como caminho para a educaÃÃo no CearÃ; e 3) O Telensino à luz dos sujeitos que viveram a experiÃncia. Os sujeitos foram escolhidos em razÃo de seus envolvimentos com a temÃtica e o perÃodo da pesquisa. Para tanto, usamos as tÃcnicas de entrevistas semiestruturada. A pesquisa foi desenvolvida em quatro partes, divididas da seguinte maneira: DiÃlogo HistoriogrÃfico, Pesquisa de Campo, transcriÃÃo das entrevistas e escrita da dissertaÃÃo. Diante da anÃlise dos documentos e entrevistas, pode ser notado que o Telensino alcanÃou um pÃblico muito maior do se propÃs inicialmente que era levar educaÃÃo aos municÃpios cearenses mais distantes e localidades de difÃcil acesso, para suprir a carÃncia de professores habilitados, pois nÃo sà levou o ensino de Primeiro Grau a essas localidades, como tambÃm auxiliou na expansÃo da graduaÃÃo, a partir do momento que as disciplinas do Ciclo BÃsico fossem ministradas pela televisÃo. Destacamos, tambÃm, que o nÃmero de sujeitos atendidos pelo sistema cresceu durante todo o perÃodo pesquisado.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13087
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295197457547264