Modernidade e educaÃÃo: (des)caminhos histÃricos e crÃticas a educaÃÃo no governo Nogueira Accioly (1896-1912)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabrielle Bessa Pereira Maia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7917
Resumo: A Modernidade à comumente identificada como um perÃodo de profundas mudanÃas que incidiram sobremaneira na lÃgica do mundo ocidental, especialmente entre os sÃculos XIX e o XX. TransformaÃÃes na malha urbana de grandes capitais, conceitos que emergiam sob os acordes uma nova lÃgica das disciplinas doravante cientÃficas, regimes de governo em trÃnsito, mudanÃa nos padrÃes comportamentais e subjetivos, anunciavam novos tempos e grandes desafios para aqueles que estivessem à frente das polÃticas pÃblicas nos mais variados setores das sociedades daquele momento. E, respirando os ares desse novo contexto, encontramos o governo de Nogueira Accioly, identificado pela historiografia, em nosso Estado, como um perÃodo de prÃticas oligÃrquicas, patrimonialistas, despotistas e nepotistas reforÃadas pelas mudanÃas decorrentes da transiÃÃo do regime monarquista para o republicano, em nosso paÃs. Tais identificaÃÃes nÃo foram significativas o bastante para que nÃo nos interrogÃssemos sobre o que o referido governo fez no campo da EducaÃÃo do nosso Estado. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar as realizaÃÃes em EducaÃÃo do governo de AntÃnio Pinto Nogueira Accioly, entre os anos 1896 e 1912, perÃodo em que este foi presidente do Estado do CearÃ. Para tanto, focamos nossa anÃlise na sua administraÃÃo da InstituiÃÃo de Ensino SecundÃrio Liceu do CearÃ, jà existente à Ãpoca da sua ascensÃo à presidÃncia do Estado cearense, na fundaÃÃo da primeira instituiÃÃo de ensino superior de nossa terra, a Faculdade Livre de Direito e, na construÃÃo do Theatro Josà de Alencar. Realizou-se uma pesquisa bibliogrÃfica e documental em que as fontes de pesquisa foram: livros, mensagens e relatÃrios oficiais de presidente do Estado, periÃdicos, obras literÃrias e imagens de personagens histÃricos e da cidade de Fortaleza em fins do sÃculo XIX e inÃcio do sÃculo XX. ConcluÃu-se que, em meio ao desafiante trÃnsito por um perÃodo de tamanhas mudanÃas no Ocidente, falar e fazer tornavam-se desafios dos mais complexos. Liceu do CearÃ, Faculdade Livre de Direito e Theatro Josà de Alencar, sÃo instituiÃÃes que, em si, demonstram a falta de modificaÃÃes significativas na EducaÃÃo cearense no Ãmbito das realizaÃÃes do governo acciolino nesse setor. O calor dos acontecimentos, as falas desencontradas, denÃncias e represÃlias, atestam que, enquanto a Modernidade forÃa o homem a rever-se enquanto sujeito no contexto de suas novidades e ecletismo, transformaÃÃes mais profundas, que confirmassem a realidade dos termos tÃo bem ajustados em notÃcias e mensagens endereÃadas à populaÃÃo, foram escassas ou inexistentes. Mas, importa ainda que realcemos a presenÃa do povo nesse contexto, muitas vezes ovacionando prÃticas tÃo somente discursivas, vazias de realizaÃÃes mais significativas, atestando que, de fato, nem sempre, a voz do povo à a voz de Deus.
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TransformaÃÃes na malha urbana de grandes capitais, conceitos que emergiam sob os acordes uma nova lÃgica das disciplinas doravante cientÃficas, regimes de governo em trÃnsito, mudanÃa nos padrÃes comportamentais e subjetivos, anunciavam novos tempos e grandes desafios para aqueles que estivessem à frente das polÃticas pÃblicas nos mais variados setores das sociedades daquele momento. E, respirando os ares desse novo contexto, encontramos o governo de Nogueira Accioly, identificado pela historiografia, em nosso Estado, como um perÃodo de prÃticas oligÃrquicas, patrimonialistas, despotistas e nepotistas reforÃadas pelas mudanÃas decorrentes da transiÃÃo do regime monarquista para o republicano, em nosso paÃs. Tais identificaÃÃes nÃo foram significativas o bastante para que nÃo nos interrogÃssemos sobre o que o referido governo fez no campo da EducaÃÃo do nosso Estado. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar as realizaÃÃes em EducaÃÃo do governo de AntÃnio Pinto Nogueira Accioly, entre os anos 1896 e 1912, perÃodo em que este foi presidente do Estado do CearÃ. Para tanto, focamos nossa anÃlise na sua administraÃÃo da InstituiÃÃo de Ensino SecundÃrio Liceu do CearÃ, jà existente à Ãpoca da sua ascensÃo à presidÃncia do Estado cearense, na fundaÃÃo da primeira instituiÃÃo de ensino superior de nossa terra, a Faculdade Livre de Direito e, na construÃÃo do Theatro Josà de Alencar. Realizou-se uma pesquisa bibliogrÃfica e documental em que as fontes de pesquisa foram: livros, mensagens e relatÃrios oficiais de presidente do Estado, periÃdicos, obras literÃrias e imagens de personagens histÃricos e da cidade de Fortaleza em fins do sÃculo XIX e inÃcio do sÃculo XX. ConcluÃu-se que, em meio ao desafiante trÃnsito por um perÃodo de tamanhas mudanÃas no Ocidente, falar e fazer tornavam-se desafios dos mais complexos. Liceu do CearÃ, Faculdade Livre de Direito e Theatro Josà de Alencar, sÃo instituiÃÃes que, em si, demonstram a falta de modificaÃÃes significativas na EducaÃÃo cearense no Ãmbito das realizaÃÃes do governo acciolino nesse setor. O calor dos acontecimentos, as falas desencontradas, denÃncias e represÃlias, atestam que, enquanto a Modernidade forÃa o homem a rever-se enquanto sujeito no contexto de suas novidades e ecletismo, transformaÃÃes mais profundas, que confirmassem a realidade dos termos tÃo bem ajustados em notÃcias e mensagens endereÃadas à populaÃÃo, foram escassas ou inexistentes. Mas, importa ainda que realcemos a presenÃa do povo nesse contexto, muitas vezes ovacionando prÃticas tÃo somente discursivas, vazias de realizaÃÃes mais significativas, atestando que, de fato, nem sempre, a voz do povo à a voz de Deus.Modernity is commonly identified as a period of deep changes which excessively focused in the logic of the western world, especially between the 19th and 20th centuries. Urban area transformations in big capital cities, emerging concepts under new logic of scientific disciplines, undergoing governments regimes, changing in the behavioral and subjective patterns all announced new times and great challenges for those who were ahead of public politics in the most varied society sectors in that particular time. Breathing the airs of that new context, we meet Nogueira Acciolyâs government, identified in our state by historiography as a period of oligarchic, patrimonial, despotic and nepotistic practices reinforced by the changes caused by the transition from the monarchic to the republican regime in our country. Such identifications were not enough to inquire about what the aforementioned government had done for the Education field in our state. Therefore, this paper aims to analyze the Education accomplishments under AntÃnio Pinto Nogueira Acciolyâs government, between 1896 and 1912, period which he was president of Cearà State. Thus, the analysis was focused on his administration at Liceu do Cearà Secondary Teaching Institution, which already existed by the time of his ascension to the stateâs presidency, the foundation of the first superior education institution in our land, Livre de Direito University, and on Josà de Alencarâs Theater construction. A bibliographic and documental research was done in which the research sources were: books, messages and official reports from Stateâs president, periodicals, literature pieces, and historical characters and Fortaleza images in the late 19th and early 20th century. We conclude that to talk and to do had become more complicated challenges in the midst of Western challenging period of transformaion. Institutions such as Liceu do CearÃ, Livre de Direito University and Josà de Alencar Theater have demonstrated in this sector a lack of significant modifications within the accomplishments scope under âacciolinoâ government. The heat of the events, diverging opinions, accusations and retaliation testify that, while Modernity pushes mankind to reevaluate him in the context of its innovations and eclecticism, deeper transformations that could confirm the reality of well adjusted terms in the news or messages sent to the population were scarce or inexistent. However, it is important to emphasize the peopleâs presence under that context who many times acclaimed such discursive practices, empty of significant accomplishments testifying that, in fact, not always âThe voice of the people is the voice of Godâ.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7917application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:59Zmail@mail.com -
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