A aprendizagem musical compartilhada e a didÃtica do violÃo: uma pesquisa-aÃÃo na licenciatura em mÃsica da UFC em Sobral (CearÃ)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19975 |
Resumo: | Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
id |
UFC_1c86ef5a2db812af42996455731bd059 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12555 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA aprendizagem musical compartilhada e a didÃtica do violÃo: uma pesquisa-aÃÃo na licenciatura em mÃsica da UFC em Sobral (CearÃ)The shared musical learning and didactics of the guitar: an action research in the degree in music of the UFC in Sobral (CearÃ)2017-08-04Elvis de Azevedo Matos32208677315http://lattes.cnpq.br/9261280061942293Marcus Vinicius Medeiros Pereira05597345656 http://lattes.cnpq.br/2498204826579831Luiz Botelho Albuquerque00200220187Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Gerardo Silveira Viana Junior39217493368http://lattes.cnpq.br/3713032970984293Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 02677608332http://lattes.cnpq.br/3080668733854405Marcelo Mateus de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR Aprendizagem Compartilhada EducaÃÃo DialÃgica DidÃtica do ViolÃoShared Learning Dialogic Education Guitar Teaching EDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgiconÃo hÃO presente trabalho teve como objetivo compreender os pressupostos da Aprendizagem Musical Compartilhada e sua contribuiÃÃo para a DidÃtica do ViolÃo. ConstruÃmos uma contextualizaÃÃo do Projeto de EducaÃÃo Musical da UFC, destacando alguns elementos que denotam uma superaÃÃo do habitus conservatorial presente nas Licenciaturas em MÃsica no Brasil. Realizamos uma revisÃo de literatura sobre Aprendizagem Colaborativa, Aprendizagem Cooperativa e Aprendizagem Compartilhada, destacando suas similaridades e diferenÃas. Apresentamos o cenÃrio da pesquisa sobre DidÃtica do ViolÃo no Brasil e nos referenciamos no Pensamento PedagÃgico de Paulo Freire para caracterizar os PrincÃpios da Aprendizagem Compartilhada. Realizamos uma pesquisa de carÃter qualitativo do tipo Pesquisa-aÃÃo, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas coletivas, questionÃrios e avaliaÃÃes da disciplina. Os sujeitos participantes da pesquisa constituÃram as turmas de PrÃtica Instrumental - ViolÃo II e IV no semestre 2016.2 no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal no Campus de Sobral. ConcluÃmos caracterizando os princÃpios da Aprendizagem Musical Compartilhada, a saber: (1) Construir conjuntamente o Acordo Educativo; (2) Respeitar a histÃria de formaÃÃo dos participantes; (3) Democratizar o processo educativo; (4) Estimular a mobilizaÃÃo para aprender em regime de compartilha de saberes; (5) Utilizar a criaÃÃo musical como meio de desenvolvimento do discurso musical; (6) Considerar a diversidade e riqueza de possibilidades a partir da interaÃÃo propositiva; e (7) Conceber o professor como orientador do estudo ativo do estudante. As implicaÃÃes da Aprendizagem Musical Compartilhada na DidÃtica do ViolÃo incidem, especialmente, na diminuiÃÃo da predominÃncia do aspecto tÃcnico para uma valorizaÃÃo do aspecto criativo, buscando a partir de atividades de criaÃÃo musical (no sentido mais amplo do termo) estabelecer Ãmbitos de compartilha de saberes, no intuito http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19975application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:17Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A aprendizagem musical compartilhada e a didÃtica do violÃo: uma pesquisa-aÃÃo na licenciatura em mÃsica da UFC em Sobral (CearÃ) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The shared musical learning and didactics of the guitar: an action research in the degree in music of the UFC in Sobral (CearÃ) |
title |
A aprendizagem musical compartilhada e a didÃtica do violÃo: uma pesquisa-aÃÃo na licenciatura em mÃsica da UFC em Sobral (CearÃ) |
spellingShingle |
A aprendizagem musical compartilhada e a didÃtica do violÃo: uma pesquisa-aÃÃo na licenciatura em mÃsica da UFC em Sobral (CearÃ) Marcelo Mateus de Oliveira Aprendizagem Compartilhada EducaÃÃo DialÃgica DidÃtica do ViolÃo Shared Learning Dialogic Education Guitar Teaching EDUCACAO |
title_short |
A aprendizagem musical compartilhada e a didÃtica do violÃo: uma pesquisa-aÃÃo na licenciatura em mÃsica da UFC em Sobral (CearÃ) |
title_full |
A aprendizagem musical compartilhada e a didÃtica do violÃo: uma pesquisa-aÃÃo na licenciatura em mÃsica da UFC em Sobral (CearÃ) |
title_fullStr |
A aprendizagem musical compartilhada e a didÃtica do violÃo: uma pesquisa-aÃÃo na licenciatura em mÃsica da UFC em Sobral (CearÃ) |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem musical compartilhada e a didÃtica do violÃo: uma pesquisa-aÃÃo na licenciatura em mÃsica da UFC em Sobral (CearÃ) |
title_sort |
A aprendizagem musical compartilhada e a didÃtica do violÃo: uma pesquisa-aÃÃo na licenciatura em mÃsica da UFC em Sobral (CearÃ) |
author |
Marcelo Mateus de Oliveira |
author_facet |
Marcelo Mateus de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Elvis de Azevedo Matos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
32208677315 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9261280061942293 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcus Vinicius Medeiros Pereira |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
05597345656 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2498204826579831 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
00200220187 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Josà Albio Moreira de Sales |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
11408588315 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5175762444724772 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Gerardo Silveira Viana Junior |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
39217493368 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3713032970984293 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02677608332 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3080668733854405 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelo Mateus de Oliveira |
contributor_str_mv |
Elvis de Azevedo Matos Marcus Vinicius Medeiros Pereira Luiz Botelho Albuquerque Josà Albio Moreira de Sales Gerardo Silveira Viana Junior Ana Maria Iorio Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Compartilhada EducaÃÃo DialÃgica DidÃtica do ViolÃo |
topic |
Aprendizagem Compartilhada EducaÃÃo DialÃgica DidÃtica do ViolÃo Shared Learning Dialogic Education Guitar Teaching EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Shared Learning Dialogic Education Guitar Teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho teve como objetivo compreender os pressupostos da Aprendizagem Musical Compartilhada e sua contribuiÃÃo para a DidÃtica do ViolÃo. ConstruÃmos uma contextualizaÃÃo do Projeto de EducaÃÃo Musical da UFC, destacando alguns elementos que denotam uma superaÃÃo do habitus conservatorial presente nas Licenciaturas em MÃsica no Brasil. Realizamos uma revisÃo de literatura sobre Aprendizagem Colaborativa, Aprendizagem Cooperativa e Aprendizagem Compartilhada, destacando suas similaridades e diferenÃas. Apresentamos o cenÃrio da pesquisa sobre DidÃtica do ViolÃo no Brasil e nos referenciamos no Pensamento PedagÃgico de Paulo Freire para caracterizar os PrincÃpios da Aprendizagem Compartilhada. Realizamos uma pesquisa de carÃter qualitativo do tipo Pesquisa-aÃÃo, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas coletivas, questionÃrios e avaliaÃÃes da disciplina. Os sujeitos participantes da pesquisa constituÃram as turmas de PrÃtica Instrumental - ViolÃo II e IV no semestre 2016.2 no Curso de Licenciatura em MÃsica da Universidade Federal no Campus de Sobral. ConcluÃmos caracterizando os princÃpios da Aprendizagem Musical Compartilhada, a saber: (1) Construir conjuntamente o Acordo Educativo; (2) Respeitar a histÃria de formaÃÃo dos participantes; (3) Democratizar o processo educativo; (4) Estimular a mobilizaÃÃo para aprender em regime de compartilha de saberes; (5) Utilizar a criaÃÃo musical como meio de desenvolvimento do discurso musical; (6) Considerar a diversidade e riqueza de possibilidades a partir da interaÃÃo propositiva; e (7) Conceber o professor como orientador do estudo ativo do estudante. As implicaÃÃes da Aprendizagem Musical Compartilhada na DidÃtica do ViolÃo incidem, especialmente, na diminuiÃÃo da predominÃncia do aspecto tÃcnico para uma valorizaÃÃo do aspecto criativo, buscando a partir de atividades de criaÃÃo musical (no sentido mais amplo do termo) estabelecer Ãmbitos de compartilha de saberes, no intuito |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19975 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295235684433920 |