MÃtodo educativo para prÃtica do teste do reflexo vermelho no cuidado ao recÃm-nascido
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1275 |
Resumo: | No Brasil, o teste do reflexo vermelho (TRV), aplicado ao recÃm-nascido (RN), tem auxiliado a prevenÃÃo da cegueira infantil com participaÃÃo multiprofissional, inclusive do enfermeiro(a). No CearÃ, constitui objeto de estudo, ensino e prÃtica no cuidado de enfermagem, e busca-se a participaÃÃo deste Ãltimo(a) na Ãrea da saÃde ocular da crianÃa. Acreditando-se na criaÃÃo e aplicaÃÃo de uma tecnologia educativa voltada à prÃtica do TRV no cuidado ao RN e que o conhecimento dos aspectos inerentes ao TRV em crianÃas permite a formaÃÃo de competÃncias tÃcnico-cientÃficas, buscou-se avaliar um mÃtodo educativo para a prÃtica no cuidado de enfermagem e, especificamente, testÃ-lo para a capacitaÃÃo de enfermeiros, alÃm de verificar as facilidades e dificuldades para sua realizaÃÃo, na Ãtica do profissional. Estudo avaliativo, quantitativo, desenvolvido em uma maternidade de referÃncia situada em Fortaleza, Cearà com enfermeiras assistenciais, nos setores de internaÃÃo neonatal e no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Cearà de julho/2006 a marÃo/2007, subdividido em trÃs fases preparatÃria, operacional e avaliativa, valendo-se de instrumentos e materiais especÃficos para cada uma. Para o TRV, utilizou-se uma lanterna, um oftalmoscÃpio direto e um gradiente de cores. Os dados foram apresentados em tabelas, quadros e grÃficos atravÃs de estatÃstica descritiva e inferencial. Foram utilizados mÃdia, teste do qui-quadrado, teste Phi para a concordÃncia, coeficiente de correlaÃÃo de Pearson e o teste de mÃxima verossimilhanÃa e, fixou-se o nÃvel de significÃncia de 5%. Participaram 16 enfermeiras. Quinze com formaÃÃo eminente de instituiÃÃes pÃblicas de ensino. Oito entre 1 e 5 anos de tempo de serviÃo em neonatologia. Doze desconheciam problemas oculares em RN, 11 nÃo tinham acesso Ãs publicaÃÃes sobre o tema e 14 apresentaram interesse sobre o TRV. Foram realizadas 240 avaliaÃÃes, cada uma composta de 12 itens, avaliados como âadequadoâ ou âinadequadoâ. Quanto Ãqueles classificados como âadequadoâ o somatÃrio mÃnimo foi de 134 (69,7%) e mÃximo de 192 (100%). Quanto ao valor absoluto de itens executados adequadamente, nenhuma avaliaÃÃo foi composta de menos de 6 itens. A partir da 13Â. avaliaÃÃo, as enfermeiras realizavam de modo adequado 100% dos itens. O resultado do TRV foi considerado normal em todas as avaliaÃÃes e constatou-se a predominÃncia do aspecto laranja (cor do reflexo) em 164 (62,2%) delas. Em relaÃÃo ao gradiente identificado verificou-se um coeficiente de concordÃncia entre examinadores de Phi= 4,47 e p = 0,0001, ao se comparar os grupos de resultados de modo geral. Semelhante dado, tambÃm foi encontrado ao se buscar a correlaÃÃo entre pesquisadora e enfermeiras no decorrer das avaliaÃÃes. Nove enfermeiras apontaram como maior facilidade a abordagem teÃrica e dificuldade (12) a nÃo visualizaÃÃo de leucocoria. Os dados confirmam a tese e julga-se pertinente à reproduÃÃo e viabilidade do mÃtodo proposto, a ser desenvolvido em outros cenÃrios da saÃde da crianÃa, vislumbrando a ampliaÃÃo do nÃmero de enfermeiros nesta prÃtica e, conseqÃentemente, inserÃÃo na prevenÃÃo da cegueira na infÃncia. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMÃtodo educativo para prÃtica do teste do reflexo vermelho no cuidado ao recÃm-nascidoEducative method for the practice of the red reflex test in newborn care2008-04-03Maria Vera LÃcia Moreira LeitÃo Cardoso37746111300Ana FÃtima Carvalho Fernandes22068554372http://lattes.cnpq.br/1121528839527110 Lorita Marlena Freitag Pagliuca53504070820http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4780255H1Paulo CÃsar de Almeida04161610300Paulo CÃsar de AlmeidaJoselany Afio Caetano44215924391http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4795635H0Thereza Maria MagalhÃes Moreira00000000002http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4796750Y580619282304http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4762859D1Ingrid Martins Leite LÃcioUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRRecÃm-nascido Enfermagem PediÃtrica SaÃde Ocular EducaÃÃo em Enfermagem CegueiraNewborn Pediatric Nursing Ocular Health Education in Nursing BlindnessENFERMAGEMNo Brasil, o teste do reflexo vermelho (TRV), aplicado ao recÃm-nascido (RN), tem auxiliado a prevenÃÃo da cegueira infantil com participaÃÃo multiprofissional, inclusive do enfermeiro(a). No CearÃ, constitui objeto de estudo, ensino e prÃtica no cuidado de enfermagem, e busca-se a participaÃÃo deste Ãltimo(a) na Ãrea da saÃde ocular da crianÃa. Acreditando-se na criaÃÃo e aplicaÃÃo de uma tecnologia educativa voltada à prÃtica do TRV no cuidado ao RN e que o conhecimento dos aspectos inerentes ao TRV em crianÃas permite a formaÃÃo de competÃncias tÃcnico-cientÃficas, buscou-se avaliar um mÃtodo educativo para a prÃtica no cuidado de enfermagem e, especificamente, testÃ-lo para a capacitaÃÃo de enfermeiros, alÃm de verificar as facilidades e dificuldades para sua realizaÃÃo, na Ãtica do profissional. Estudo avaliativo, quantitativo, desenvolvido em uma maternidade de referÃncia situada em Fortaleza, Cearà com enfermeiras assistenciais, nos setores de internaÃÃo neonatal e no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Cearà de julho/2006 a marÃo/2007, subdividido em trÃs fases preparatÃria, operacional e avaliativa, valendo-se de instrumentos e materiais especÃficos para cada uma. Para o TRV, utilizou-se uma lanterna, um oftalmoscÃpio direto e um gradiente de cores. Os dados foram apresentados em tabelas, quadros e grÃficos atravÃs de estatÃstica descritiva e inferencial. Foram utilizados mÃdia, teste do qui-quadrado, teste Phi para a concordÃncia, coeficiente de correlaÃÃo de Pearson e o teste de mÃxima verossimilhanÃa e, fixou-se o nÃvel de significÃncia de 5%. Participaram 16 enfermeiras. Quinze com formaÃÃo eminente de instituiÃÃes pÃblicas de ensino. Oito entre 1 e 5 anos de tempo de serviÃo em neonatologia. Doze desconheciam problemas oculares em RN, 11 nÃo tinham acesso Ãs publicaÃÃes sobre o tema e 14 apresentaram interesse sobre o TRV. Foram realizadas 240 avaliaÃÃes, cada uma composta de 12 itens, avaliados como âadequadoâ ou âinadequadoâ. Quanto Ãqueles classificados como âadequadoâ o somatÃrio mÃnimo foi de 134 (69,7%) e mÃximo de 192 (100%). Quanto ao valor absoluto de itens executados adequadamente, nenhuma avaliaÃÃo foi composta de menos de 6 itens. A partir da 13Â. avaliaÃÃo, as enfermeiras realizavam de modo adequado 100% dos itens. O resultado do TRV foi considerado normal em todas as avaliaÃÃes e constatou-se a predominÃncia do aspecto laranja (cor do reflexo) em 164 (62,2%) delas. Em relaÃÃo ao gradiente identificado verificou-se um coeficiente de concordÃncia entre examinadores de Phi= 4,47 e p = 0,0001, ao se comparar os grupos de resultados de modo geral. Semelhante dado, tambÃm foi encontrado ao se buscar a correlaÃÃo entre pesquisadora e enfermeiras no decorrer das avaliaÃÃes. Nove enfermeiras apontaram como maior facilidade a abordagem teÃrica e dificuldade (12) a nÃo visualizaÃÃo de leucocoria. Os dados confirmam a tese e julga-se pertinente à reproduÃÃo e viabilidade do mÃtodo proposto, a ser desenvolvido em outros cenÃrios da saÃde da crianÃa, vislumbrando a ampliaÃÃo do nÃmero de enfermeiros nesta prÃtica e, conseqÃentemente, inserÃÃo na prevenÃÃo da cegueira na infÃncia.In Brazil, the red reflex test used with newborns (NB) has helped prevent Child Blindness with multiprofessional participation, including the nurseâs. In CearÃ, teaching and practice in nursing care is object of study, and one aims to use this last one in the area of children ocular health. Believing in the creation and application of an educational technology focused on the practice of the red reflex test and in the care to the NB and that the knowledge of aspects inherent in the red reflex test in children allow the creation of technical-scientific skills, one aimed to evaluate an educational method for the practice of nursing care and, specifically, test it for the nurse development, besides verifying the facilities and difficulties to do it, in the professionalâs point of view. Itâs an evaluating, quantitative study, developed in a reference maternity situated in Fortaleza, Cearà with assistance nurses, in the neonatal area and in the Nursing Department of Federal University of Cearà from July/2006 through March/2007, subdivided in three phases: preparatory, operational and evaluation, using instruments and specific materials for each one of them. For the red reflex test one used a lantern, a direct ophthalmoscope and a color gradient. The data were presented in tables, charts and graphics through descriptive and inferential statistics. On used, average, qui-square test, Phi test for accordance, Pearson Correlation Coefficient and the test of maximum verosimilarity and, one established a significance level of 5%. 16 nurses participated. Fifteen nurses came from public teaching institutions. Eight had between 1 and 5 years of experience in neonatology. Twelve informed they did not know about ocular problems in NB, 11 did not have access to publications about the theme and 14 showed interests about the RRT. One conducted 240 evaluations, each one composed by 12 items, evaluated as âadequateâ or âinadequateâ. As to those classified as âadequateâ, the minimum sum was 134 (69.7%) and maximum of 192 (100%). As to the absolute value of items conducted properly, no evaluation was composed by less than 6 items. Starting from the 13rd evaluation, the nurses conducted properly 100% of the items. The results of RRT were considered as normal in all evaluations and one noticed the predominance of the orange aspect (the reflex color) in 164 (62.2%) of them. Concerning the gradient identified, one verified an accordance coefficient between the examiners of Phi=4.47 and p=0.0001, when comparing the groupsâ results in a general way. Similar data was also found when looking for the correlation between the researcher and the nurses during the evaluations. Nine nurses said the biggest facility is the theoretical approach and the difficulty (12) is the non visualization of leucocory. The data confirm the thesis presented and one judges pertinent to the reproduction the viability of the method proposed, to be developed in other sceneries of childâs health, aiming to increase the number of nurses in this practice and, consequently, their insertion in the prevention of blindness in childhood.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1275application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:12Zmail@mail.com - |
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MÃtodo educativo para prÃtica do teste do reflexo vermelho no cuidado ao recÃm-nascido Ingrid Martins Leite LÃcio RecÃm-nascido Enfermagem PediÃtrica SaÃde Ocular EducaÃÃo em Enfermagem Cegueira Newborn Pediatric Nursing Ocular Health Education in Nursing Blindness ENFERMAGEM |
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