AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem na formaÃÃo docente do tutor a distÃncia nos cursos de graduaÃÃo em educaÃÃo a distÃncia semipresenciais na Universidade Federal do CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naiola Paiva de Miranda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8104
Resumo: A tutoria à uma das atividades docentes que acompanha, media e orienta o aluno na EducaÃÃo a DistÃncia (EaD) semipresencial. Este estudo busca, de modo geral, avaliar a atuaÃÃo do tutor a distÃncia. Especificamente, visa conhecer os saberes que sÃo necessÃrios na formaÃÃo docente para uma atuaÃÃo eficaz; analisar a aplicaÃÃo desses saberes e avaliÃ-los na atuaÃÃo do tutor a distÃncia nos cursos de graduaÃÃo em EaD semipresenciais da Universidade Federal do Cearà (UFC). Realizou-se, para esses propÃsitos, uma revisÃo de literatura contextualizando a EducaÃÃo em trÃs dimensÃes: EducaÃÃo Superior e EducaÃÃo a DistÃncia; formaÃÃo docente: tutoria e elementos formadores com a discussÃo dos saberes nas dimensÃes atitudinais, conceituais e procedimentais conforme as perspectivas pedagÃgica, didÃtica e tecnolÃgica; e a AvaliaÃÃo Educacional, no que diz respeito à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem e à avaliaÃÃo formativa. A natureza da investigaÃÃo caracterizou o estudo como exploratÃrio, transversal e quantitativo, realizado no Instituto Universidade Virtual. A amostra foi aplicada em 175 tutores e 1.957 alunos matriculados em 7 cursos de graduaÃÃo oferecidos no semestre letivo 2011.1, na modalidade EaD semipresencial. Os dados foram obtidos atravÃs de uma escala de avaliaÃÃo do tipo likert com 16 itens e analisados atravÃs do software SPSS versÃo 15.0. O instrumento aplicado apresentou precisÃo de sensibilidade alta e erro padrÃo da medida inferior a 10% da amplitude da escala. A validade de conteÃdo atravÃs da anÃlise fatorial indicou que a escala à unifatorial. A distribuiÃÃo do escore total na escala de avaliaÃÃo foi transformado para a escala de notas [0;10]; apresentou, na amostra, mÃdia 7,7, mediana 8,4 e coeficiente de variaÃÃo 28,2, com a mÃdia populacional variando no intervalo [7,6;7,8] para uma confianÃa de 95%. A distribuiÃÃo das notas à nÃo-normal, conforme teste de normalidade de Kolmorogov-Smirnov, com as notas se concentrando em valores superiores à mÃdia (mediana 8,4). Na anÃlise de regressÃo linear mÃltipla dos saberes, os coeficientes padronizados indicaram que a dimensÃo conceitual apresentou maior peso na composiÃÃo da nota de avaliaÃÃo. A dimensÃo atitudinal ficou em segundo lugar e a dimensÃo procedimental apresentou menor peso. Essa dimensÃo merece ser objeto de estudo e ser investigada com maior profundidade, pois trata do saber didÃtico, do saber-fazer na atuaÃÃo do tutor a distÃncia. A anÃlise dos resultados indicou que os alunos avaliaram a atuaÃÃo dos tutores classificando-a nos nÃveis de regular a bom.
id UFC_211fe39cf1f3a02bf3a859315bb012f0
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4990
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem na formaÃÃo docente do tutor a distÃncia nos cursos de graduaÃÃo em educaÃÃo a distÃncia semipresenciais na Universidade Federal do CearÃEvaluation of teaching and learning in teacher education tutor distance in undergraduate courses in distance education semipresential at the Federal University of CearÃ2012-01-30Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Robson Carlos Loureiro37379819013http://lattes.cnpq.br/0813145478267268 Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320Gilvandenys Leite Sales0390218383707343892304http://lattes.cnpq.br/1439072240326320Naiola Paiva de MirandaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR Tutoria SaberesAvaliaÃÃoEducational Assessment Knowledges TutoringAVALIACAO DA APRENDIZAGEMA tutoria à uma das atividades docentes que acompanha, media e orienta o aluno na EducaÃÃo a DistÃncia (EaD) semipresencial. Este estudo busca, de modo geral, avaliar a atuaÃÃo do tutor a distÃncia. Especificamente, visa conhecer os saberes que sÃo necessÃrios na formaÃÃo docente para uma atuaÃÃo eficaz; analisar a aplicaÃÃo desses saberes e avaliÃ-los na atuaÃÃo do tutor a distÃncia nos cursos de graduaÃÃo em EaD semipresenciais da Universidade Federal do Cearà (UFC). Realizou-se, para esses propÃsitos, uma revisÃo de literatura contextualizando a EducaÃÃo em trÃs dimensÃes: EducaÃÃo Superior e EducaÃÃo a DistÃncia; formaÃÃo docente: tutoria e elementos formadores com a discussÃo dos saberes nas dimensÃes atitudinais, conceituais e procedimentais conforme as perspectivas pedagÃgica, didÃtica e tecnolÃgica; e a AvaliaÃÃo Educacional, no que diz respeito à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem e à avaliaÃÃo formativa. A natureza da investigaÃÃo caracterizou o estudo como exploratÃrio, transversal e quantitativo, realizado no Instituto Universidade Virtual. A amostra foi aplicada em 175 tutores e 1.957 alunos matriculados em 7 cursos de graduaÃÃo oferecidos no semestre letivo 2011.1, na modalidade EaD semipresencial. Os dados foram obtidos atravÃs de uma escala de avaliaÃÃo do tipo likert com 16 itens e analisados atravÃs do software SPSS versÃo 15.0. O instrumento aplicado apresentou precisÃo de sensibilidade alta e erro padrÃo da medida inferior a 10% da amplitude da escala. A validade de conteÃdo atravÃs da anÃlise fatorial indicou que a escala à unifatorial. A distribuiÃÃo do escore total na escala de avaliaÃÃo foi transformado para a escala de notas [0;10]; apresentou, na amostra, mÃdia 7,7, mediana 8,4 e coeficiente de variaÃÃo 28,2, com a mÃdia populacional variando no intervalo [7,6;7,8] para uma confianÃa de 95%. A distribuiÃÃo das notas à nÃo-normal, conforme teste de normalidade de Kolmorogov-Smirnov, com as notas se concentrando em valores superiores à mÃdia (mediana 8,4). Na anÃlise de regressÃo linear mÃltipla dos saberes, os coeficientes padronizados indicaram que a dimensÃo conceitual apresentou maior peso na composiÃÃo da nota de avaliaÃÃo. A dimensÃo atitudinal ficou em segundo lugar e a dimensÃo procedimental apresentou menor peso. Essa dimensÃo merece ser objeto de estudo e ser investigada com maior profundidade, pois trata do saber didÃtico, do saber-fazer na atuaÃÃo do tutor a distÃncia. A anÃlise dos resultados indicou que os alunos avaliaram a atuaÃÃo dos tutores classificando-a nos nÃveis de regular a bom.Tutoring is one of the educational act ivities that accompanies, mediates and guides the student at the semipresential Distance Education (D.Ed.). This study intends, in general, to evaluate the performance of the tutor. Specifically, this study intends to know the necessary knowledges in teaching formation for an effective performance; to analyze the application of those knowledges and evaluate them in the performance of the tutor of semipresential courses of D.Ed. in Universidade Federal do Cearà (UFC). Thus, it was accomplished a literature revew about Education in three dimensions: Higher Education and D. Ed.; teaching formation: tutoring and formation with a discussion of the knowledges in its attitudinal, conceptual and procedural dimensions, under pedagogical, didact and technological perspectives; and Educational Assessment concerning to learning evaluation and formative evaluation. The nature of this investigation characterized the study as an exploratory, traverse and quantitative one, achieved in Instituto Universidade Virtual. The sample was applied in 175 tutors and 1.957 students enrolled in 7 undergraduate courses at the first semester of 2011, in the modality of D. Ed. The data were obtained through a likert scale with 16 items and analyzed by the software SPSS version 15.0. The applied scale presented a precision of high sensibility and standard error lower than 10% of the amplitude of the scale. The content validity was accomplished through factorial analysis that indicated that the scale is unifatorial. The distribution of total scale scores was converted into a scale of grades [0;10]; it presented, in the sample, average 7,7, median 8,4 and coefficient of variation 28,2, with the population average varying in the interval [7,6;7,8] for a confidence interval of 95%. The distribution of the grades is nonstandard, according to test of normality of Kolmorogov-Smirnov, with the concentration of the grades in values above the average (median 8,4). In the linear regression analysis of the knowledges, the standard coefficients indicated that the conceptual dimension was stronger in the composition of the grade. The attitudinal dimension came in second place and the procedural presented was weaker. Therefore, this dimension deserves to be more studied and investigated, because is related to didact knowledge, to doing knowledge in the performance of the tutor in D. Ed. The analysis of the results indicated that the students evaluated the performance of the tutors classifying it in levels from regular to good. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8104application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:10Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem na formaÃÃo docente do tutor a distÃncia nos cursos de graduaÃÃo em educaÃÃo a distÃncia semipresenciais na Universidade Federal do CearÃ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of teaching and learning in teacher education tutor distance in undergraduate courses in distance education semipresential at the Federal University of CearÃ
title AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem na formaÃÃo docente do tutor a distÃncia nos cursos de graduaÃÃo em educaÃÃo a distÃncia semipresenciais na Universidade Federal do CearÃ
spellingShingle AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem na formaÃÃo docente do tutor a distÃncia nos cursos de graduaÃÃo em educaÃÃo a distÃncia semipresenciais na Universidade Federal do CearÃ
Naiola Paiva de Miranda
Tutoria
Saberes
AvaliaÃÃo
Educational Assessment
Knowledges
Tutoring
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
title_short AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem na formaÃÃo docente do tutor a distÃncia nos cursos de graduaÃÃo em educaÃÃo a distÃncia semipresenciais na Universidade Federal do CearÃ
title_full AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem na formaÃÃo docente do tutor a distÃncia nos cursos de graduaÃÃo em educaÃÃo a distÃncia semipresenciais na Universidade Federal do CearÃ
title_fullStr AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem na formaÃÃo docente do tutor a distÃncia nos cursos de graduaÃÃo em educaÃÃo a distÃncia semipresenciais na Universidade Federal do CearÃ
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem na formaÃÃo docente do tutor a distÃncia nos cursos de graduaÃÃo em educaÃÃo a distÃncia semipresenciais na Universidade Federal do CearÃ
title_sort AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem na formaÃÃo docente do tutor a distÃncia nos cursos de graduaÃÃo em educaÃÃo a distÃncia semipresenciais na Universidade Federal do CearÃ
author Naiola Paiva de Miranda
author_facet Naiola Paiva de Miranda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolino Trompieri Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 04698673704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2275828437667452
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Robson Carlos Loureiro
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 37379819013
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0813145478267268
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 25904612320
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gilvandenys Leite Sales
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 03902183837
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07343892304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1439072240326320
dc.contributor.author.fl_str_mv Naiola Paiva de Miranda
contributor_str_mv Nicolino Trompieri Filho
Robson Carlos Loureiro
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
Gilvandenys Leite Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Saberes
AvaliaÃÃo
topic Tutoria
Saberes
AvaliaÃÃo
Educational Assessment
Knowledges
Tutoring
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational Assessment
Knowledges
Tutoring
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A tutoria à uma das atividades docentes que acompanha, media e orienta o aluno na EducaÃÃo a DistÃncia (EaD) semipresencial. Este estudo busca, de modo geral, avaliar a atuaÃÃo do tutor a distÃncia. Especificamente, visa conhecer os saberes que sÃo necessÃrios na formaÃÃo docente para uma atuaÃÃo eficaz; analisar a aplicaÃÃo desses saberes e avaliÃ-los na atuaÃÃo do tutor a distÃncia nos cursos de graduaÃÃo em EaD semipresenciais da Universidade Federal do Cearà (UFC). Realizou-se, para esses propÃsitos, uma revisÃo de literatura contextualizando a EducaÃÃo em trÃs dimensÃes: EducaÃÃo Superior e EducaÃÃo a DistÃncia; formaÃÃo docente: tutoria e elementos formadores com a discussÃo dos saberes nas dimensÃes atitudinais, conceituais e procedimentais conforme as perspectivas pedagÃgica, didÃtica e tecnolÃgica; e a AvaliaÃÃo Educacional, no que diz respeito à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem e à avaliaÃÃo formativa. A natureza da investigaÃÃo caracterizou o estudo como exploratÃrio, transversal e quantitativo, realizado no Instituto Universidade Virtual. A amostra foi aplicada em 175 tutores e 1.957 alunos matriculados em 7 cursos de graduaÃÃo oferecidos no semestre letivo 2011.1, na modalidade EaD semipresencial. Os dados foram obtidos atravÃs de uma escala de avaliaÃÃo do tipo likert com 16 itens e analisados atravÃs do software SPSS versÃo 15.0. O instrumento aplicado apresentou precisÃo de sensibilidade alta e erro padrÃo da medida inferior a 10% da amplitude da escala. A validade de conteÃdo atravÃs da anÃlise fatorial indicou que a escala à unifatorial. A distribuiÃÃo do escore total na escala de avaliaÃÃo foi transformado para a escala de notas [0;10]; apresentou, na amostra, mÃdia 7,7, mediana 8,4 e coeficiente de variaÃÃo 28,2, com a mÃdia populacional variando no intervalo [7,6;7,8] para uma confianÃa de 95%. A distribuiÃÃo das notas à nÃo-normal, conforme teste de normalidade de Kolmorogov-Smirnov, com as notas se concentrando em valores superiores à mÃdia (mediana 8,4). Na anÃlise de regressÃo linear mÃltipla dos saberes, os coeficientes padronizados indicaram que a dimensÃo conceitual apresentou maior peso na composiÃÃo da nota de avaliaÃÃo. A dimensÃo atitudinal ficou em segundo lugar e a dimensÃo procedimental apresentou menor peso. Essa dimensÃo merece ser objeto de estudo e ser investigada com maior profundidade, pois trata do saber didÃtico, do saber-fazer na atuaÃÃo do tutor a distÃncia. A anÃlise dos resultados indicou que os alunos avaliaram a atuaÃÃo dos tutores classificando-a nos nÃveis de regular a bom.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Tutoring is one of the educational act ivities that accompanies, mediates and guides the student at the semipresential Distance Education (D.Ed.). This study intends, in general, to evaluate the performance of the tutor. Specifically, this study intends to know the necessary knowledges in teaching formation for an effective performance; to analyze the application of those knowledges and evaluate them in the performance of the tutor of semipresential courses of D.Ed. in Universidade Federal do Cearà (UFC). Thus, it was accomplished a literature revew about Education in three dimensions: Higher Education and D. Ed.; teaching formation: tutoring and formation with a discussion of the knowledges in its attitudinal, conceptual and procedural dimensions, under pedagogical, didact and technological perspectives; and Educational Assessment concerning to learning evaluation and formative evaluation. The nature of this investigation characterized the study as an exploratory, traverse and quantitative one, achieved in Instituto Universidade Virtual. The sample was applied in 175 tutors and 1.957 students enrolled in 7 undergraduate courses at the first semester of 2011, in the modality of D. Ed. The data were obtained through a likert scale with 16 items and analyzed by the software SPSS version 15.0. The applied scale presented a precision of high sensibility and standard error lower than 10% of the amplitude of the scale. The content validity was accomplished through factorial analysis that indicated that the scale is unifatorial. The distribution of total scale scores was converted into a scale of grades [0;10]; it presented, in the sample, average 7,7, median 8,4 and coefficient of variation 28,2, with the population average varying in the interval [7,6;7,8] for a confidence interval of 95%. The distribution of the grades is nonstandard, according to test of normality of Kolmorogov-Smirnov, with the concentration of the grades in values above the average (median 8,4). In the linear regression analysis of the knowledges, the standard coefficients indicated that the conceptual dimension was stronger in the composition of the grade. The attitudinal dimension came in second place and the procedural presented was weaker. Therefore, this dimension deserves to be more studied and investigated, because is related to didact knowledge, to doing knowledge in the performance of the tutor in D. Ed. The analysis of the results indicated that the students evaluated the performance of the tutors classifying it in levels from regular to good.
description A tutoria à uma das atividades docentes que acompanha, media e orienta o aluno na EducaÃÃo a DistÃncia (EaD) semipresencial. Este estudo busca, de modo geral, avaliar a atuaÃÃo do tutor a distÃncia. Especificamente, visa conhecer os saberes que sÃo necessÃrios na formaÃÃo docente para uma atuaÃÃo eficaz; analisar a aplicaÃÃo desses saberes e avaliÃ-los na atuaÃÃo do tutor a distÃncia nos cursos de graduaÃÃo em EaD semipresenciais da Universidade Federal do Cearà (UFC). Realizou-se, para esses propÃsitos, uma revisÃo de literatura contextualizando a EducaÃÃo em trÃs dimensÃes: EducaÃÃo Superior e EducaÃÃo a DistÃncia; formaÃÃo docente: tutoria e elementos formadores com a discussÃo dos saberes nas dimensÃes atitudinais, conceituais e procedimentais conforme as perspectivas pedagÃgica, didÃtica e tecnolÃgica; e a AvaliaÃÃo Educacional, no que diz respeito à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem e à avaliaÃÃo formativa. A natureza da investigaÃÃo caracterizou o estudo como exploratÃrio, transversal e quantitativo, realizado no Instituto Universidade Virtual. A amostra foi aplicada em 175 tutores e 1.957 alunos matriculados em 7 cursos de graduaÃÃo oferecidos no semestre letivo 2011.1, na modalidade EaD semipresencial. Os dados foram obtidos atravÃs de uma escala de avaliaÃÃo do tipo likert com 16 itens e analisados atravÃs do software SPSS versÃo 15.0. O instrumento aplicado apresentou precisÃo de sensibilidade alta e erro padrÃo da medida inferior a 10% da amplitude da escala. A validade de conteÃdo atravÃs da anÃlise fatorial indicou que a escala à unifatorial. A distribuiÃÃo do escore total na escala de avaliaÃÃo foi transformado para a escala de notas [0;10]; apresentou, na amostra, mÃdia 7,7, mediana 8,4 e coeficiente de variaÃÃo 28,2, com a mÃdia populacional variando no intervalo [7,6;7,8] para uma confianÃa de 95%. A distribuiÃÃo das notas à nÃo-normal, conforme teste de normalidade de Kolmorogov-Smirnov, com as notas se concentrando em valores superiores à mÃdia (mediana 8,4). Na anÃlise de regressÃo linear mÃltipla dos saberes, os coeficientes padronizados indicaram que a dimensÃo conceitual apresentou maior peso na composiÃÃo da nota de avaliaÃÃo. A dimensÃo atitudinal ficou em segundo lugar e a dimensÃo procedimental apresentou menor peso. Essa dimensÃo merece ser objeto de estudo e ser investigada com maior profundidade, pois trata do saber didÃtico, do saber-fazer na atuaÃÃo do tutor a distÃncia. A anÃlise dos resultados indicou que os alunos avaliaram a atuaÃÃo dos tutores classificando-a nos nÃveis de regular a bom.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8104
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295162227490816