CompreensÃo de Textos Narrativos e Argumentativos DialÃgicos por Leitores do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonia Valdelice de Sousa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3068
Resumo: O presente trabalho intitulado CompreensÃo de Textos Narrativos e Argumentativos DialÃgicos por Leitores do Ensino Fundamental examina a compreensÃo desses tipos textuais a partir da anÃlise de material produzido pela reescritura de tais textos por vinte sujeitos que participaram como voluntÃrios na pesquisa Estudantes de ensino fundamental na faixa etÃria de 13 a 15 anos leram dois tipos de textos argumentativos (narrativo â TNA e argumentativo dialÃgico-TAD) e foram solicitados a produzir reescrituras de cada um desses textos As reescrituras obtidas foram analisadas de acordo com vÃrios aspectos (explicitude das macrorregras de sumarizaÃÃo qualidade das estratÃgias coerÃncia macro e superestrutural) de modo a verificar diferenÃas de compreensÃo relacionadas à recuperaÃÃo da macro e superestrutura textual e à organizaÃÃo global de cada texto reescrito Trabalhamos com a hipÃtese bÃsica de que leitores proficientes ao realizarem uma tarefa de reescritura apresentariam melhor desempenho quanto à recuperaÃÃo da macroestrutura textual e quanto ao reconhecimento da organizaÃÃo global do texto TNA do que do TAD tendo em vista a maior explicitude da organizaÃÃo interna deste primeiro tipo de texto As hipÃteses secundÃrias procuraram testar primeiramente se o conhecimento mÃnimo do esquema canÃnico dos textos (TNA/TAD) seria fator determinante para uma melhor compreensÃo das formas de estruturaÃÃo dessas tipologias se existe um esquema textual para cada tipologia que deveria ser atingido para que leitores independentes pudessem empregar as estratÃgias de leitura e (re) construir a macroestrutura e por Ãltimo se a diferenÃa entre o desempenho leitor do aluno e o tipo de texto (TNA/TAD) deveria ser demonstrada claramente a partir de estratÃgias cognitivas utilizadas no processamento Nas vÃrias anÃlises procedidas foram encontradas evidÃncias quanto ao melhor desempenho para o TNA em relaÃÃo ao TAD Quanto ao conhecimento do esquema canÃnico os leitores recuperaram respectivamente 40% total 20% parcial e 40% (ausÃncia) para o TNA a 30% 10% e 60% para o TAD A anÃlise das estratÃgias de reescritura evidenciou que os leitores utilizaram estratÃgias mais sofisticadas (produÃÃo de inferÃncias integraÃÃo de informaÃÃes) para o TNA em relaÃÃo ao TAD A anÃlise de (re) construÃÃo macroestrutural demonstrou que os leitores das reescrituras TNAs revelaram menos problemas de continuidade sequencial e progressÃo semÃntica em relaÃÃo aos textos TADs
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CompreensÃo de Textos Narrativos e Argumentativos DialÃgicos por Leitores do Ensino Fundamental examina a compreensÃo desses tipos textuais a partir da anÃlise de material produzido pela reescritura de tais textos por vinte sujeitos que participaram como voluntÃrios na pesquisa Estudantes de ensino fundamental na faixa etÃria de 13 a 15 anos leram dois tipos de textos argumentativos (narrativo â TNA e argumentativo dialÃgico-TAD) e foram solicitados a produzir reescrituras de cada um desses textos As reescrituras obtidas foram analisadas de acordo com vÃrios aspectos (explicitude das macrorregras de sumarizaÃÃo qualidade das estratÃgias coerÃncia macro e superestrutural) de modo a verificar diferenÃas de compreensÃo relacionadas à recuperaÃÃo da macro e superestrutura textual e à organizaÃÃo global de cada texto reescrito Trabalhamos com a hipÃtese bÃsica de que leitores proficientes ao realizarem uma tarefa de reescritura apresentariam melhor desempenho quanto à recuperaÃÃo da 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summarization macro-rules strategies quality and macro and super-structural coherence) in order to verify differences in comprehension related to the recuperation of the texts macro and super-structures and the overall organization of each summarized text Our basic hypothesis is that due to the higher degree of explicitude and internal organization of TNA proficient readers would show better performance on macro-structure recovery of this type of text in comparison to TAD A secondary hypothesis sought to verify first if the minimum knowledge of the scheme of canonical texts (TNA / TAD) would be a determining factor for a better understanding of ways to structure these text types second if a textual schema for each type should be reached for independent readers to apply reading strategies and (re)construct the macrostructure and third if the difference between the performance of the student reader and the type of text (TNA / TAD) should be clearly demonstrated from strategies used in cognitive processing The analyses revealed evidence of better performance to TNA compared to TAD As regards the canonical scheme readers recovered respectively 40% total 20% partial and 40% (absence) for the TNA as compared to 30% 10% and 60% for the TAD The analysis of summarization strategies showed that readers used more sophisticated strategies (production of inferences integration of information) for the TNA than for TAD As for the (re)construction of TNAs summaries the macroestructural aspects of this type of text revealed fewer problems of continuity sequence and semantic progression than the TADsCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3068application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:08Zmail@mail.com -
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