Jornalismo, literatura e engajamento: direcionando o olhar para as estratÃgias discursivas praticadas pelo jornal Folha de S.Paulo, durante a cobertura da Campanha Diretas JÃ.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5824 |
Resumo: | Considerando Kovach e Rosenstiel (2004) para quem os jornalistas devem fornecer informaÃÃes por meio de uma escrita atraente e envolvente, esta pesquisa reflete sobre as estratÃgias discursivas aproximativas, usadas pelo jornal Folha de S. Paulo, durante a cobertura da Campanha pelas Diretas JÃ. Tendo como referÃncia metodolÃgica a anÃlise do discurso, da tradiÃÃo francesa, foram analisadas 88 reportagens da editoria de polÃtica da Folha de S. Paulo, publicadas entre 13/01/1984 e 26/04/1984. Com esta pesquisa, objetivou-se, especificamente: identificar as estratÃgias discursivas aproximativas utilizadas durante a cobertura; ver como essas estratÃgias ajudaram a despertar o interesse pela temÃtica, popularizando a Campanha e por fim, verificar como a escolha por essas estratÃgias ajudaram a estabelecer laÃos de cumplicidade entre o jornal e o seu leitor, durante as Diretas JÃ. Ao final da anÃlise, inferiu-se, dentre outros resultados, que: a Folha de S. Paulo priorizou as reportagens escritas sob uma perspectiva literÃria; a sentimentalidade foi enfatizada em praticamente todas as reportagens analisadas; a presenÃa explÃcita do repÃrter nos textos ajudou a construir um laÃo de cumplicidade entre os leitores e a Folha; e o destaque dado Ãs histÃrias de vida de pessoas comuns, na grande maioria moradores das periferias das grandes cidades, contribuiu para que o cidadÃo-comum se reconhecesse como participante-ativo da Campanha. Concluiu-se, tambÃm, que as estratÃgias discursivas utilizadas contribuÃram para estimular a participaÃÃo da sociedade brasileira contribuindo para que a mobilizaÃÃo fosse adotada como uma manifestaÃÃo popular e nÃo puramente polÃtica. |
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Considering Kovach and Rosenstiel (2004) for whom the journalists must supply information by an attractive and involving writing, this research reflects on the aproximant discursive strategies used for the periodical Folha de S. Paulo, during the covering of the Campaign for the Diretas JÃ. Having as metodological reference the analysis of the speech, of Freench tradition, 88 news articles of the editorial of politics of the Folha de S. Paulo, published between 13/01/1984 and 26/04/1984, was analized. With this research, it was objectified, specifically: to identify the use of the aproximant discursive strategies during the covering; to know how these strategies helped to arouse the interest for the thematic, popularizing the Campaign and finally, to verify as the choice for these strategies had helped to establish complicity ties between the periodical and its reader, during the Diretas JÃ. At the end of the analysis, it was inferred, amongst other results, that: Folha de S.Paulo prioritized the new articles written under a literary perpective; the sentimentality was emphasized in practically all the new articles analyzed; the explicit presence of the reporter in the texts helped to construct to a complicity ties between the readers and the Folha; and the prominence given to histories of life of common people, most of them living of the peripheries of the big cities, contributed so that the citizen-common recognized himself as an active participant in the Campaign. It was also concluded, also, that the use of the discursive strategies had contributed to stimulate the participation of the Brazilian society contributing to the mobilization was adopted as a popular manifestation and not politics only. |
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