O discurso da crise: anÃlise semiÃtica de estratÃgias persuasivas em capas de jornais publicadas durante o governo Dilma Rousseff

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Jefferson Pereira Barreto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20479
Resumo: Pautado na anÃlise de capas de trÃs dos maiores jornais em circulaÃÃo no Brasil, este trabalho tem como objetivo analisar a mobilizaÃÃo de estratÃgias persuasivas na emergÃncia do discurso da crise econÃmica durante o governo Dilma Rousseff. Isso porque, apÃs as eleiÃÃes de 2014, o cenÃrio polÃtico-econÃmico no paÃs se intensificou devido à polarizaÃÃo polÃtica e à recessÃo econÃmica, oficializadas em agosto de 2015 com o anÃncio do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Assim, parte-se do princÃpio de que a maneira como esse cenÃrio à apreendido pela mÃdia reflete na percepÃÃo que se tem do paÃs nesse momento e, claro, no modo como a isotopia da crise foi arquitetada por cada jornal discursivamente, com vistas a determinados efeitos de sentido. O desafio, entretanto, à desvelar os mecanismos de que se vale o discurso nesses textos para garantir sua eficÃcia e â persuasivamente â direcionar a significaÃÃo rumo a determinados simulacros de interpretaÃÃo. Para isso, toma-se como arcabouÃo teÃrico-metodolÃgico a SemiÃtica Discursiva, na medida em que ela nos permite entender tanto o processo de geraÃÃo do sentido, quanto o modo como os discursos sÃo estruturados enunciativamente, em funÃÃo de estratÃgias variadas. à na esteira dessas estratÃgias que podem ser pensados os conceitos de persuasÃo (GREIMAS, 1975; 2014; GREIMAS; COURTÃS, 1979; MENDES, 2009; LANDOWSKI, 2014); discurso em ato (GREIMAS, 1979, 1975, 2014; FIORIN, 1998; SARAIVA, 2012, FONTANILLE, 2008); e, por forÃa do prÃprio objeto com o qual trabalhamos, sincretismo (FLOCH, 1987; TEIXEIRA et al., 2009; BEIVIDAS, 2012; CORTINA et al., 2014). Sà assim à possÃvel perspectivar o encadeamento dos percursos temÃticos da economia e da polÃtica no jogo sincrÃtico de cada capa, onde a noÃÃo de crise se apresenta como recorte de uma realidade incontestÃvel para o pÃblico. E o verdadeiro poder do carÃter persuasivo mobilizado nesses textos està justamente na axiologia inegÃvel que o discurso constrÃi. à possÃvel questionar o tamanho da crise, mas nÃo a sua existÃncia e o fato de que ela à tambÃm de cunho polÃtico, o que revela posicionamentos ideolÃgicos de cada jornal ao abordar tais questÃes.
id UFC_8757f82065fcf28b06e54667110b9270
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12869
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO discurso da crise: anÃlise semiÃtica de estratÃgias persuasivas em capas de jornais publicadas durante o governo Dilma Rousseff2018-09-00Josà AmÃrico Bezerra Saraiva2456734534http://lattes.cnpq.br/073728540043543178945636985Paulo Jefferson Pereira Barreto Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBR Discurso EstratÃgias persuasivas SemiÃtica Discursiva Capas de jornalSpeech Persuasive strategies Discursive Semiotics Newspaper coversLINGUISTICAPautado na anÃlise de capas de trÃs dos maiores jornais em circulaÃÃo no Brasil, este trabalho tem como objetivo analisar a mobilizaÃÃo de estratÃgias persuasivas na emergÃncia do discurso da crise econÃmica durante o governo Dilma Rousseff. Isso porque, apÃs as eleiÃÃes de 2014, o cenÃrio polÃtico-econÃmico no paÃs se intensificou devido à polarizaÃÃo polÃtica e à recessÃo econÃmica, oficializadas em agosto de 2015 com o anÃncio do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Assim, parte-se do princÃpio de que a maneira como esse cenÃrio à apreendido pela mÃdia reflete na percepÃÃo que se tem do paÃs nesse momento e, claro, no modo como a isotopia da crise foi arquitetada por cada jornal discursivamente, com vistas a determinados efeitos de sentido. O desafio, entretanto, à desvelar os mecanismos de que se vale o discurso nesses textos para garantir sua eficÃcia e â persuasivamente â direcionar a significaÃÃo rumo a determinados simulacros de interpretaÃÃo. Para isso, toma-se como arcabouÃo teÃrico-metodolÃgico a SemiÃtica Discursiva, na medida em que ela nos permite entender tanto o processo de geraÃÃo do sentido, quanto o modo como os discursos sÃo estruturados enunciativamente, em funÃÃo de estratÃgias variadas. à na esteira dessas estratÃgias que podem ser pensados os conceitos de persuasÃo (GREIMAS, 1975; 2014; GREIMAS; COURTÃS, 1979; MENDES, 2009; LANDOWSKI, 2014); discurso em ato (GREIMAS, 1979, 1975, 2014; FIORIN, 1998; SARAIVA, 2012, FONTANILLE, 2008); e, por forÃa do prÃprio objeto com o qual trabalhamos, sincretismo (FLOCH, 1987; TEIXEIRA et al., 2009; BEIVIDAS, 2012; CORTINA et al., 2014). Sà assim à possÃvel perspectivar o encadeamento dos percursos temÃticos da economia e da polÃtica no jogo sincrÃtico de cada capa, onde a noÃÃo de crise se apresenta como recorte de uma realidade incontestÃvel para o pÃblico. E o verdadeiro poder do carÃter persuasivo mobilizado nesses textos està justamente na axiologia inegÃvel que o discurso constrÃi. à possÃvel questionar o tamanho da crise, mas nÃo a sua existÃncia e o fato de que ela à tambÃm de cunho polÃtico, o que revela posicionamentos ideolÃgicos de cada jornal ao abordar tais questÃes.Based on the cover analysis of three of the most prominent newspapers in Brazil, this paper aims to analyze the mobilization of persuasive strategies in the emergence of the speech attached to the economic crisis during Dilma Rousseff administration. After the 2014 elections, the political-economic scenario in the country intensified due to political polarization and economic recession, made official in August, 2015, with the announcement of the national Gross Domestic Product (GDP). Thus, it is assumed that the way this scenario is comprehended by the media reflects in the perception of the country at that moment and, of course, in the way in which the isotopy of the crisis was architected by each newspaper discursively, with a view to certain effects of meaning. The challenge, however, is to unveil the mechanisms of discourse in these texts to guarantee their efficacy and - persuasively - to direct signification towards certain interpretation simulacra. To achieve this, we take as a theoretical-methodological framework the Discursive Semiotics, as it allows us to understand both the process of generation of meaning and the way in which the speeches are structured enunciatively, in function of the varied strategies. It is in the wake of these strategies that the concepts of persuasion can be thought of (GREIMAS, 1975; 2014; GREIMAS; COURTÃS, 1979; MENDES, 2009; LANDOWSKI, 2014); discourse in act (GREIMAS, 1979, 1975, 2014; FIORIN, 1998; SARAIVA, 2012, FONTANILLE, 2008); and, by virtue of the very object of this research, syncretism (FLOCH, 1987; TEIXEIRA et al., 2009; BEIVIDAS, 2012; CORTINA et al., 2014). Only then, it is possible to envisage the linking of the thematic routes of the economy and politics in the syncretic game of each cover, where the notion of crisis presents itself as a piece of an incontestable reality for the public. In addition, the true power of the persuasive character mobilized in these texts lies precisely in the undeniable axiology that the discourse constructs. It is possible, then, to question the size of the crisis, but not its existence and the fact that it is also political, which reveals ideological positions of each newspaper in addressing such issues.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20479application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:58Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O discurso da crise: anÃlise semiÃtica de estratÃgias persuasivas em capas de jornais publicadas durante o governo Dilma Rousseff
title O discurso da crise: anÃlise semiÃtica de estratÃgias persuasivas em capas de jornais publicadas durante o governo Dilma Rousseff
spellingShingle O discurso da crise: anÃlise semiÃtica de estratÃgias persuasivas em capas de jornais publicadas durante o governo Dilma Rousseff
Paulo Jefferson Pereira Barreto
Discurso
EstratÃgias persuasivas
SemiÃtica Discursiva
Capas de jornal
Speech
Persuasive strategies
Discursive Semiotics
Newspaper covers
LINGUISTICA
title_short O discurso da crise: anÃlise semiÃtica de estratÃgias persuasivas em capas de jornais publicadas durante o governo Dilma Rousseff
title_full O discurso da crise: anÃlise semiÃtica de estratÃgias persuasivas em capas de jornais publicadas durante o governo Dilma Rousseff
title_fullStr O discurso da crise: anÃlise semiÃtica de estratÃgias persuasivas em capas de jornais publicadas durante o governo Dilma Rousseff
title_full_unstemmed O discurso da crise: anÃlise semiÃtica de estratÃgias persuasivas em capas de jornais publicadas durante o governo Dilma Rousseff
title_sort O discurso da crise: anÃlise semiÃtica de estratÃgias persuasivas em capas de jornais publicadas durante o governo Dilma Rousseff
author Paulo Jefferson Pereira Barreto
author_facet Paulo Jefferson Pereira Barreto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà AmÃrico Bezerra Saraiva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 2456734534
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0737285400435431
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 78945636985
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Jefferson Pereira Barreto
contributor_str_mv Josà AmÃrico Bezerra Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
EstratÃgias persuasivas
SemiÃtica Discursiva
Capas de jornal
topic Discurso
EstratÃgias persuasivas
SemiÃtica Discursiva
Capas de jornal
Speech
Persuasive strategies
Discursive Semiotics
Newspaper covers
LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Speech
Persuasive strategies
Discursive Semiotics
Newspaper covers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Pautado na anÃlise de capas de trÃs dos maiores jornais em circulaÃÃo no Brasil, este trabalho tem como objetivo analisar a mobilizaÃÃo de estratÃgias persuasivas na emergÃncia do discurso da crise econÃmica durante o governo Dilma Rousseff. Isso porque, apÃs as eleiÃÃes de 2014, o cenÃrio polÃtico-econÃmico no paÃs se intensificou devido à polarizaÃÃo polÃtica e à recessÃo econÃmica, oficializadas em agosto de 2015 com o anÃncio do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Assim, parte-se do princÃpio de que a maneira como esse cenÃrio à apreendido pela mÃdia reflete na percepÃÃo que se tem do paÃs nesse momento e, claro, no modo como a isotopia da crise foi arquitetada por cada jornal discursivamente, com vistas a determinados efeitos de sentido. O desafio, entretanto, à desvelar os mecanismos de que se vale o discurso nesses textos para garantir sua eficÃcia e â persuasivamente â direcionar a significaÃÃo rumo a determinados simulacros de interpretaÃÃo. Para isso, toma-se como arcabouÃo teÃrico-metodolÃgico a SemiÃtica Discursiva, na medida em que ela nos permite entender tanto o processo de geraÃÃo do sentido, quanto o modo como os discursos sÃo estruturados enunciativamente, em funÃÃo de estratÃgias variadas. à na esteira dessas estratÃgias que podem ser pensados os conceitos de persuasÃo (GREIMAS, 1975; 2014; GREIMAS; COURTÃS, 1979; MENDES, 2009; LANDOWSKI, 2014); discurso em ato (GREIMAS, 1979, 1975, 2014; FIORIN, 1998; SARAIVA, 2012, FONTANILLE, 2008); e, por forÃa do prÃprio objeto com o qual trabalhamos, sincretismo (FLOCH, 1987; TEIXEIRA et al., 2009; BEIVIDAS, 2012; CORTINA et al., 2014). Sà assim à possÃvel perspectivar o encadeamento dos percursos temÃticos da economia e da polÃtica no jogo sincrÃtico de cada capa, onde a noÃÃo de crise se apresenta como recorte de uma realidade incontestÃvel para o pÃblico. E o verdadeiro poder do carÃter persuasivo mobilizado nesses textos està justamente na axiologia inegÃvel que o discurso constrÃi. à possÃvel questionar o tamanho da crise, mas nÃo a sua existÃncia e o fato de que ela à tambÃm de cunho polÃtico, o que revela posicionamentos ideolÃgicos de cada jornal ao abordar tais questÃes.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Based on the cover analysis of three of the most prominent newspapers in Brazil, this paper aims to analyze the mobilization of persuasive strategies in the emergence of the speech attached to the economic crisis during Dilma Rousseff administration. After the 2014 elections, the political-economic scenario in the country intensified due to political polarization and economic recession, made official in August, 2015, with the announcement of the national Gross Domestic Product (GDP). Thus, it is assumed that the way this scenario is comprehended by the media reflects in the perception of the country at that moment and, of course, in the way in which the isotopy of the crisis was architected by each newspaper discursively, with a view to certain effects of meaning. The challenge, however, is to unveil the mechanisms of discourse in these texts to guarantee their efficacy and - persuasively - to direct signification towards certain interpretation simulacra. To achieve this, we take as a theoretical-methodological framework the Discursive Semiotics, as it allows us to understand both the process of generation of meaning and the way in which the speeches are structured enunciatively, in function of the varied strategies. It is in the wake of these strategies that the concepts of persuasion can be thought of (GREIMAS, 1975; 2014; GREIMAS; COURTÃS, 1979; MENDES, 2009; LANDOWSKI, 2014); discourse in act (GREIMAS, 1979, 1975, 2014; FIORIN, 1998; SARAIVA, 2012, FONTANILLE, 2008); and, by virtue of the very object of this research, syncretism (FLOCH, 1987; TEIXEIRA et al., 2009; BEIVIDAS, 2012; CORTINA et al., 2014). Only then, it is possible to envisage the linking of the thematic routes of the economy and politics in the syncretic game of each cover, where the notion of crisis presents itself as a piece of an incontestable reality for the public. In addition, the true power of the persuasive character mobilized in these texts lies precisely in the undeniable axiology that the discourse constructs. It is possible, then, to question the size of the crisis, but not its existence and the fact that it is also political, which reveals ideological positions of each newspaper in addressing such issues.
description Pautado na anÃlise de capas de trÃs dos maiores jornais em circulaÃÃo no Brasil, este trabalho tem como objetivo analisar a mobilizaÃÃo de estratÃgias persuasivas na emergÃncia do discurso da crise econÃmica durante o governo Dilma Rousseff. Isso porque, apÃs as eleiÃÃes de 2014, o cenÃrio polÃtico-econÃmico no paÃs se intensificou devido à polarizaÃÃo polÃtica e à recessÃo econÃmica, oficializadas em agosto de 2015 com o anÃncio do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Assim, parte-se do princÃpio de que a maneira como esse cenÃrio à apreendido pela mÃdia reflete na percepÃÃo que se tem do paÃs nesse momento e, claro, no modo como a isotopia da crise foi arquitetada por cada jornal discursivamente, com vistas a determinados efeitos de sentido. O desafio, entretanto, à desvelar os mecanismos de que se vale o discurso nesses textos para garantir sua eficÃcia e â persuasivamente â direcionar a significaÃÃo rumo a determinados simulacros de interpretaÃÃo. Para isso, toma-se como arcabouÃo teÃrico-metodolÃgico a SemiÃtica Discursiva, na medida em que ela nos permite entender tanto o processo de geraÃÃo do sentido, quanto o modo como os discursos sÃo estruturados enunciativamente, em funÃÃo de estratÃgias variadas. à na esteira dessas estratÃgias que podem ser pensados os conceitos de persuasÃo (GREIMAS, 1975; 2014; GREIMAS; COURTÃS, 1979; MENDES, 2009; LANDOWSKI, 2014); discurso em ato (GREIMAS, 1979, 1975, 2014; FIORIN, 1998; SARAIVA, 2012, FONTANILLE, 2008); e, por forÃa do prÃprio objeto com o qual trabalhamos, sincretismo (FLOCH, 1987; TEIXEIRA et al., 2009; BEIVIDAS, 2012; CORTINA et al., 2014). Sà assim à possÃvel perspectivar o encadeamento dos percursos temÃticos da economia e da polÃtica no jogo sincrÃtico de cada capa, onde a noÃÃo de crise se apresenta como recorte de uma realidade incontestÃvel para o pÃblico. E o verdadeiro poder do carÃter persuasivo mobilizado nesses textos està justamente na axiologia inegÃvel que o discurso constrÃi. à possÃvel questionar o tamanho da crise, mas nÃo a sua existÃncia e o fato de que ela à tambÃm de cunho polÃtico, o que revela posicionamentos ideolÃgicos de cada jornal ao abordar tais questÃes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20479
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295239671119872