Casa Caiada: process human and musical practices in collaborative percussive

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catherine Furtado dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9747
Resumo: Esta pesquisa tem como tema central o processo contÃnuo de formaÃÃo humana e musical dos integrantes do Grupo de MÃsica Percussiva AcadÃmicos da Casa Caiada (GMPACC) da Universidade Federal do Cearà (UFC). O interesse por esse aspecto veio da minha prÃpria experiÃncia com atividades de percussÃo dentro da Universidade Federal do Cearà - UFC, em organizaÃÃes nÃo governamentais (ONGs) e em grupos de maracatus, na cidade de Fortaleza. Pude observar que a partir de 2006 houve um aumento significativo do surgimento de grupos percussivos voltados para atividades no perÃodo carnavalesco e tambÃm a grande procura de pessoas em participar destes agrupamentos na cidade. Na UFC, criou-se em 2008 um projeto de extensÃo do curso de licenciatura em mÃsica da UFC denominado pela sigla GMPACC, tendo a coordenaÃÃo do Prof. Dr. Erwin Schrader e sob minha regÃncia a partir de 2009. O grupo possui como proposta oferecer uma formaÃÃo humana e musical atravÃs das prÃticas percussivas em contexto colaborativo, principalmente, para jovens das escolas pÃblicas do bairro de Messejana. Desde o ano de 2009 atà 2012, certifiquei que alguns integrantes fazem parte do projeto desde o inÃcio das atividades e vale reforÃar que o grupo nÃo à voltado apenas para atividades carnavalescas como se apresenta, normalmente, no cenÃrio percussivo em Fortaleza. A partir dessa permanÃncia dos ritmistas no grupo pude indagar sobre o que caracteriza e como acontece o processo contÃnuo de formaÃÃo humana e musical dos integrantes permanentes no GMPACC (UFC) sob uma perspectiva de EducaÃÃo Musical no perÃodo dos anos de 2009 a 2012. Para realizaÃÃo desta pesquisa tÃm-se como suporte teÃrico autores como Ribeiro (1996) e Miranda (2009) sobre a temÃtica dos contextos percussivos no Brasil; Prass (2004) e Schrader (2011), com pesquisas sobre percussÃo e educaÃÃo musical; e Matos (2008) e Freire (1996), trazendo uma perspectiva sobre processos formativos e prÃticas colabortivas. A metodologia serà de abordagem qualitativa e com o delineamento de estudo de caso. Os instrumentos de coleta dos dados serÃo o levantamento bibliogrÃfico, acesso a documentos e aplicaÃÃo de entrevistas, tendo como mÃtodo de anÃlise as fundamentaÃÃes teÃricas iluminando os dados levantados a partir das entrevistas. Assim, esta pesquisa teve por objetivo analisar o processo contÃnuo de formaÃÃo humana e musical dos integrantes permanentes no GMPACC (UFC) sob uma perspectiva de EducaÃÃo Musical no perÃodo dos anos de 2009 a 2012, esperando contribuir para uma melhor compreensÃo do espaÃo formativo educacional atravÃs da percussÃo na UFC, os aspectos formativos na educaÃÃo e o fazer musical criativo que a prÃtica percussiva em contexto colaborativo poderà propiciar ao campo da EducaÃÃo Musical.
id UFC_23fe9efd521fb4e255c92193ba72a62a
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6644
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCasa Caiada: process human and musical practices in collaborative percussiveCasa caiada: FormaÃÃo humana e musical em prÃticas percussivas colaborativas 2013-05-13Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Luiz Botelho Albuquerque00200220187Elvis de Azevedo Matos32208677315http://lattes.cnpq.br/9261280061942293Magali Oliveira Kleber65561538934http://lattes.cnpq.br/463113547303717700397855303http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213295Y7Catherine Furtado dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR PercussÃo Processo de FormaÃÃo Music Education Percussion Formation ProcessEDUCACAOEsta pesquisa tem como tema central o processo contÃnuo de formaÃÃo humana e musical dos integrantes do Grupo de MÃsica Percussiva AcadÃmicos da Casa Caiada (GMPACC) da Universidade Federal do Cearà (UFC). O interesse por esse aspecto veio da minha prÃpria experiÃncia com atividades de percussÃo dentro da Universidade Federal do Cearà - UFC, em organizaÃÃes nÃo governamentais (ONGs) e em grupos de maracatus, na cidade de Fortaleza. Pude observar que a partir de 2006 houve um aumento significativo do surgimento de grupos percussivos voltados para atividades no perÃodo carnavalesco e tambÃm a grande procura de pessoas em participar destes agrupamentos na cidade. Na UFC, criou-se em 2008 um projeto de extensÃo do curso de licenciatura em mÃsica da UFC denominado pela sigla GMPACC, tendo a coordenaÃÃo do Prof. Dr. Erwin Schrader e sob minha regÃncia a partir de 2009. O grupo possui como proposta oferecer uma formaÃÃo humana e musical atravÃs das prÃticas percussivas em contexto colaborativo, principalmente, para jovens das escolas pÃblicas do bairro de Messejana. Desde o ano de 2009 atà 2012, certifiquei que alguns integrantes fazem parte do projeto desde o inÃcio das atividades e vale reforÃar que o grupo nÃo à voltado apenas para atividades carnavalescas como se apresenta, normalmente, no cenÃrio percussivo em Fortaleza. A partir dessa permanÃncia dos ritmistas no grupo pude indagar sobre o que caracteriza e como acontece o processo contÃnuo de formaÃÃo humana e musical dos integrantes permanentes no GMPACC (UFC) sob uma perspectiva de EducaÃÃo Musical no perÃodo dos anos de 2009 a 2012. Para realizaÃÃo desta pesquisa tÃm-se como suporte teÃrico autores como Ribeiro (1996) e Miranda (2009) sobre a temÃtica dos contextos percussivos no Brasil; Prass (2004) e Schrader (2011), com pesquisas sobre percussÃo e educaÃÃo musical; e Matos (2008) e Freire (1996), trazendo uma perspectiva sobre processos formativos e prÃticas colabortivas. A metodologia serà de abordagem qualitativa e com o delineamento de estudo de caso. Os instrumentos de coleta dos dados serÃo o levantamento bibliogrÃfico, acesso a documentos e aplicaÃÃo de entrevistas, tendo como mÃtodo de anÃlise as fundamentaÃÃes teÃricas iluminando os dados levantados a partir das entrevistas. Assim, esta pesquisa teve por objetivo analisar o processo contÃnuo de formaÃÃo humana e musical dos integrantes permanentes no GMPACC (UFC) sob uma perspectiva de EducaÃÃo Musical no perÃodo dos anos de 2009 a 2012, esperando contribuir para uma melhor compreensÃo do espaÃo formativo educacional atravÃs da percussÃo na UFC, os aspectos formativos na educaÃÃo e o fazer musical criativo que a prÃtica percussiva em contexto colaborativo poderà propiciar ao campo da EducaÃÃo Musical.This research has as its central theme the continuous process of the human and musical education of the members of âGrupo de MÃsica Percussiva AcadÃmicos da Casa Caiada (GMPACC)â {Academics of the Whitewashed House Percussion Music Group [AWHPMG]}. The interest in this aspect arose from my own experience with percussion activities at the university, in non-goverment organisations (NGOs) and âMaracatuâ groups, in the city of Fortaleza. I was able to observe that from 2006 there has been a significant increase in the appearance of percussion groups focussed upon activities in the carnival period as well as a great demand for people to participate in these groups in the city. At CFU (Cearà Federal University) an extension project was created in 2008 to the CFU\'s Music HND Course known by the initials AWHPMG, under the co-ordenation of Prof. Dr. Erwin Schrader and conducted by me since 2009. The group has as its objective to offer a human, musical and artistic education through percussion activities in a collaborative context, especially for young people of the state schools of the Messejana neighbourhood. Since 2009 and until 2012, I confirmed that some members have been part of the project since it began its activities and it is fitting to stress that the group in not focused only upon carnival activities as it is usually presented in Fortaleza\'s percussion scene. From this constancy of group\'s rhythm section I was able to ascertain what characterises the continuous process of human and musical education and how it occurs with the permanent members of the AWHPMG (CFU) through the perspective of Musical Education in the period of the years 2009 to 2012. In order to carry out this research there were in the role of technical support authors such as Ribeiro (1996) and Miranda (2009) with regard to the theme of percussive contexts in Brazil; Prass (2004) and Schrader (2011), with research on percussion and musical education; and Matos(2008) and Freire (1996), bringing together a perspective of formative and educational processes. The methodology will be by way of a qualitative approach and with the guidelines of case studies. The instruments of data collection will be a bibliographical survey, access to documentation and the application of interviews, having as analytical method the theoretical fundaments linked to the discourse of the interviewees. Thus, the objective of the research aims analyse the continuous process of the human and musical education of the âpermanent membersâ of the AWHPMG (CFU) under a perspective of Musical Education in the period between 2009 and 2012, aiming to contribute towards a better understanding of the formative educational environment through percussion at CFU, of the formative aspects of education and creative musical practice which percussion activities in a collaborative context may provide the the field of Musical Education.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9747application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:03Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Casa Caiada: process human and musical practices in collaborative percussive
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Casa caiada: FormaÃÃo humana e musical em prÃticas percussivas colaborativas
title Casa Caiada: process human and musical practices in collaborative percussive
spellingShingle Casa Caiada: process human and musical practices in collaborative percussive
Catherine Furtado dos Santos
PercussÃo
Processo de FormaÃÃo
Music Education
Percussion
Formation Process
EDUCACAO
title_short Casa Caiada: process human and musical practices in collaborative percussive
title_full Casa Caiada: process human and musical practices in collaborative percussive
title_fullStr Casa Caiada: process human and musical practices in collaborative percussive
title_full_unstemmed Casa Caiada: process human and musical practices in collaborative percussive
title_sort Casa Caiada: process human and musical practices in collaborative percussive
author Catherine Furtado dos Santos
author_facet Catherine Furtado dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedro RogÃrio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 30146771320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3061250583032505
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elvis de Azevedo Matos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 32208677315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9261280061942293
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Magali Oliveira Kleber
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 65561538934
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4631135473037177
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00397855303
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213295Y7
dc.contributor.author.fl_str_mv Catherine Furtado dos Santos
contributor_str_mv Pedro RogÃrio
Luiz Botelho Albuquerque
Elvis de Azevedo Matos
Magali Oliveira Kleber
dc.subject.por.fl_str_mv PercussÃo
Processo de FormaÃÃo
topic PercussÃo
Processo de FormaÃÃo
Music Education
Percussion
Formation Process
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Music Education
Percussion
Formation Process
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa tem como tema central o processo contÃnuo de formaÃÃo humana e musical dos integrantes do Grupo de MÃsica Percussiva AcadÃmicos da Casa Caiada (GMPACC) da Universidade Federal do Cearà (UFC). O interesse por esse aspecto veio da minha prÃpria experiÃncia com atividades de percussÃo dentro da Universidade Federal do Cearà - UFC, em organizaÃÃes nÃo governamentais (ONGs) e em grupos de maracatus, na cidade de Fortaleza. Pude observar que a partir de 2006 houve um aumento significativo do surgimento de grupos percussivos voltados para atividades no perÃodo carnavalesco e tambÃm a grande procura de pessoas em participar destes agrupamentos na cidade. Na UFC, criou-se em 2008 um projeto de extensÃo do curso de licenciatura em mÃsica da UFC denominado pela sigla GMPACC, tendo a coordenaÃÃo do Prof. Dr. Erwin Schrader e sob minha regÃncia a partir de 2009. O grupo possui como proposta oferecer uma formaÃÃo humana e musical atravÃs das prÃticas percussivas em contexto colaborativo, principalmente, para jovens das escolas pÃblicas do bairro de Messejana. Desde o ano de 2009 atà 2012, certifiquei que alguns integrantes fazem parte do projeto desde o inÃcio das atividades e vale reforÃar que o grupo nÃo à voltado apenas para atividades carnavalescas como se apresenta, normalmente, no cenÃrio percussivo em Fortaleza. A partir dessa permanÃncia dos ritmistas no grupo pude indagar sobre o que caracteriza e como acontece o processo contÃnuo de formaÃÃo humana e musical dos integrantes permanentes no GMPACC (UFC) sob uma perspectiva de EducaÃÃo Musical no perÃodo dos anos de 2009 a 2012. Para realizaÃÃo desta pesquisa tÃm-se como suporte teÃrico autores como Ribeiro (1996) e Miranda (2009) sobre a temÃtica dos contextos percussivos no Brasil; Prass (2004) e Schrader (2011), com pesquisas sobre percussÃo e educaÃÃo musical; e Matos (2008) e Freire (1996), trazendo uma perspectiva sobre processos formativos e prÃticas colabortivas. A metodologia serà de abordagem qualitativa e com o delineamento de estudo de caso. Os instrumentos de coleta dos dados serÃo o levantamento bibliogrÃfico, acesso a documentos e aplicaÃÃo de entrevistas, tendo como mÃtodo de anÃlise as fundamentaÃÃes teÃricas iluminando os dados levantados a partir das entrevistas. Assim, esta pesquisa teve por objetivo analisar o processo contÃnuo de formaÃÃo humana e musical dos integrantes permanentes no GMPACC (UFC) sob uma perspectiva de EducaÃÃo Musical no perÃodo dos anos de 2009 a 2012, esperando contribuir para uma melhor compreensÃo do espaÃo formativo educacional atravÃs da percussÃo na UFC, os aspectos formativos na educaÃÃo e o fazer musical criativo que a prÃtica percussiva em contexto colaborativo poderà propiciar ao campo da EducaÃÃo Musical.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research has as its central theme the continuous process of the human and musical education of the members of âGrupo de MÃsica Percussiva AcadÃmicos da Casa Caiada (GMPACC)â {Academics of the Whitewashed House Percussion Music Group [AWHPMG]}. The interest in this aspect arose from my own experience with percussion activities at the university, in non-goverment organisations (NGOs) and âMaracatuâ groups, in the city of Fortaleza. I was able to observe that from 2006 there has been a significant increase in the appearance of percussion groups focussed upon activities in the carnival period as well as a great demand for people to participate in these groups in the city. At CFU (Cearà Federal University) an extension project was created in 2008 to the CFU\'s Music HND Course known by the initials AWHPMG, under the co-ordenation of Prof. Dr. Erwin Schrader and conducted by me since 2009. The group has as its objective to offer a human, musical and artistic education through percussion activities in a collaborative context, especially for young people of the state schools of the Messejana neighbourhood. Since 2009 and until 2012, I confirmed that some members have been part of the project since it began its activities and it is fitting to stress that the group in not focused only upon carnival activities as it is usually presented in Fortaleza\'s percussion scene. From this constancy of group\'s rhythm section I was able to ascertain what characterises the continuous process of human and musical education and how it occurs with the permanent members of the AWHPMG (CFU) through the perspective of Musical Education in the period of the years 2009 to 2012. In order to carry out this research there were in the role of technical support authors such as Ribeiro (1996) and Miranda (2009) with regard to the theme of percussive contexts in Brazil; Prass (2004) and Schrader (2011), with research on percussion and musical education; and Matos(2008) and Freire (1996), bringing together a perspective of formative and educational processes. The methodology will be by way of a qualitative approach and with the guidelines of case studies. The instruments of data collection will be a bibliographical survey, access to documentation and the application of interviews, having as analytical method the theoretical fundaments linked to the discourse of the interviewees. Thus, the objective of the research aims analyse the continuous process of the human and musical education of the âpermanent membersâ of the AWHPMG (CFU) under a perspective of Musical Education in the period between 2009 and 2012, aiming to contribute towards a better understanding of the formative educational environment through percussion at CFU, of the formative aspects of education and creative musical practice which percussion activities in a collaborative context may provide the the field of Musical Education.
description Esta pesquisa tem como tema central o processo contÃnuo de formaÃÃo humana e musical dos integrantes do Grupo de MÃsica Percussiva AcadÃmicos da Casa Caiada (GMPACC) da Universidade Federal do Cearà (UFC). O interesse por esse aspecto veio da minha prÃpria experiÃncia com atividades de percussÃo dentro da Universidade Federal do Cearà - UFC, em organizaÃÃes nÃo governamentais (ONGs) e em grupos de maracatus, na cidade de Fortaleza. Pude observar que a partir de 2006 houve um aumento significativo do surgimento de grupos percussivos voltados para atividades no perÃodo carnavalesco e tambÃm a grande procura de pessoas em participar destes agrupamentos na cidade. Na UFC, criou-se em 2008 um projeto de extensÃo do curso de licenciatura em mÃsica da UFC denominado pela sigla GMPACC, tendo a coordenaÃÃo do Prof. Dr. Erwin Schrader e sob minha regÃncia a partir de 2009. O grupo possui como proposta oferecer uma formaÃÃo humana e musical atravÃs das prÃticas percussivas em contexto colaborativo, principalmente, para jovens das escolas pÃblicas do bairro de Messejana. Desde o ano de 2009 atà 2012, certifiquei que alguns integrantes fazem parte do projeto desde o inÃcio das atividades e vale reforÃar que o grupo nÃo à voltado apenas para atividades carnavalescas como se apresenta, normalmente, no cenÃrio percussivo em Fortaleza. A partir dessa permanÃncia dos ritmistas no grupo pude indagar sobre o que caracteriza e como acontece o processo contÃnuo de formaÃÃo humana e musical dos integrantes permanentes no GMPACC (UFC) sob uma perspectiva de EducaÃÃo Musical no perÃodo dos anos de 2009 a 2012. Para realizaÃÃo desta pesquisa tÃm-se como suporte teÃrico autores como Ribeiro (1996) e Miranda (2009) sobre a temÃtica dos contextos percussivos no Brasil; Prass (2004) e Schrader (2011), com pesquisas sobre percussÃo e educaÃÃo musical; e Matos (2008) e Freire (1996), trazendo uma perspectiva sobre processos formativos e prÃticas colabortivas. A metodologia serà de abordagem qualitativa e com o delineamento de estudo de caso. Os instrumentos de coleta dos dados serÃo o levantamento bibliogrÃfico, acesso a documentos e aplicaÃÃo de entrevistas, tendo como mÃtodo de anÃlise as fundamentaÃÃes teÃricas iluminando os dados levantados a partir das entrevistas. Assim, esta pesquisa teve por objetivo analisar o processo contÃnuo de formaÃÃo humana e musical dos integrantes permanentes no GMPACC (UFC) sob uma perspectiva de EducaÃÃo Musical no perÃodo dos anos de 2009 a 2012, esperando contribuir para uma melhor compreensÃo do espaÃo formativo educacional atravÃs da percussÃo na UFC, os aspectos formativos na educaÃÃo e o fazer musical criativo que a prÃtica percussiva em contexto colaborativo poderà propiciar ao campo da EducaÃÃo Musical.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9747
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295174048088064