Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianka de Jesus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17385
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_244f1cd123a08e55db958140cca5f98d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10425
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo? Foundation of Educational Evaluation: Alienated Labor and Creative Work2015-12-18Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Roberto Kennedy Gomes Franco72383615315http://lattes.cnpq.br/9731559583032992Clarice Zientarski46636803053http://lattes.cnpq.br/467355394111178900601501730http://lattes.cnpq.br/0536859150013312Bianka de JesusUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo Educacional EducaÃÃo Paradigma Trabalho Alienado Trabalho CriativoEducational Evaluation Education Alienated Labor Creative workAVALIACAO DA APRENDIZAGEMConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoA dissertaÃÃo Fundamentos da AvaliaÃÃo Educacional: Trabalho Alienado ou Trabalho Criativo? tem por finalidade investigar o paradigma dominante da teoria conceitual da AvaliaÃÃo do Ensino-Aprendizagem no Brasil. Seu objetivo à pesquisar atà que ponto este paradigma dominante à crÃvel para diagnosticar e orientar esta disciplina educacional no paÃs e ao mesmo tempo estabelecer a relaÃÃo comparativa entre a formulaÃÃo teÃrica do paradigma de avaliaÃÃo e a concepÃÃo presente nas instituiÃÃes internacionais, nacionais e locais e entorno, a partir de um estudo exploratÃrio realizado com os licenciandos da Universidade Federal do Cearà (UFC) e da Universidade Estadual do Cearà (UECE). O mÃtodo aplicado à pesquisa à a dialÃtica materialista de Marx, auxiliada pela epistemologia e anÃlise comparativa, alÃm da estatÃstica e pesquisa quantitativa por amostragem. A dissertaÃÃo parte da hipÃtese que o paradigma dominante da teoria da avaliaÃÃo à o mesmo da teoria da educaÃÃo, que tem sido apontado pela literatura especializada como o da educaÃÃo para o trabalho ou produtivista ou ainda do capital humano. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17385application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:47Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Foundation of Educational Evaluation: Alienated Labor and Creative Work
title Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo?
spellingShingle Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo?
Bianka de Jesus
AvaliaÃÃo Educacional
EducaÃÃo
Paradigma
Trabalho Alienado
Trabalho Criativo
Educational Evaluation
Education
Alienated Labor
Creative work
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
title_short Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo?
title_full Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo?
title_fullStr Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo?
title_full_unstemmed Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo?
title_sort Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo?
author Bianka de Jesus
author_facet Bianka de Jesus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolino Trompieri Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 04698673704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2275828437667452
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Roberto Kennedy Gomes Franco
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 72383615315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9731559583032992
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Clarice Zientarski
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 46636803053
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4673553941111789
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00601501730
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0536859150013312
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianka de Jesus
contributor_str_mv Nicolino Trompieri Filho
Roberto Kennedy Gomes Franco
Clarice Zientarski
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo Educacional
EducaÃÃo
Paradigma
Trabalho Alienado
Trabalho Criativo
topic AvaliaÃÃo Educacional
EducaÃÃo
Paradigma
Trabalho Alienado
Trabalho Criativo
Educational Evaluation
Education
Alienated Labor
Creative work
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational Evaluation
Education
Alienated Labor
Creative work
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A dissertaÃÃo Fundamentos da AvaliaÃÃo Educacional: Trabalho Alienado ou Trabalho Criativo? tem por finalidade investigar o paradigma dominante da teoria conceitual da AvaliaÃÃo do Ensino-Aprendizagem no Brasil. Seu objetivo à pesquisar atà que ponto este paradigma dominante à crÃvel para diagnosticar e orientar esta disciplina educacional no paÃs e ao mesmo tempo estabelecer a relaÃÃo comparativa entre a formulaÃÃo teÃrica do paradigma de avaliaÃÃo e a concepÃÃo presente nas instituiÃÃes internacionais, nacionais e locais e entorno, a partir de um estudo exploratÃrio realizado com os licenciandos da Universidade Federal do Cearà (UFC) e da Universidade Estadual do Cearà (UECE). O mÃtodo aplicado à pesquisa à a dialÃtica materialista de Marx, auxiliada pela epistemologia e anÃlise comparativa, alÃm da estatÃstica e pesquisa quantitativa por amostragem. A dissertaÃÃo parte da hipÃtese que o paradigma dominante da teoria da avaliaÃÃo à o mesmo da teoria da educaÃÃo, que tem sido apontado pela literatura especializada como o da educaÃÃo para o trabalho ou produtivista ou ainda do capital humano.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17385
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295224324161536