Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17385 |
Resumo: | Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
id |
UFC_244f1cd123a08e55db958140cca5f98d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:10425 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo? Foundation of Educational Evaluation: Alienated Labor and Creative Work2015-12-18Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Roberto Kennedy Gomes Franco72383615315http://lattes.cnpq.br/9731559583032992Clarice Zientarski46636803053http://lattes.cnpq.br/467355394111178900601501730http://lattes.cnpq.br/0536859150013312Bianka de JesusUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo Educacional EducaÃÃo Paradigma Trabalho Alienado Trabalho CriativoEducational Evaluation Education Alienated Labor Creative workAVALIACAO DA APRENDIZAGEMConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoA dissertaÃÃo Fundamentos da AvaliaÃÃo Educacional: Trabalho Alienado ou Trabalho Criativo? tem por finalidade investigar o paradigma dominante da teoria conceitual da AvaliaÃÃo do Ensino-Aprendizagem no Brasil. Seu objetivo à pesquisar atà que ponto este paradigma dominante à crÃvel para diagnosticar e orientar esta disciplina educacional no paÃs e ao mesmo tempo estabelecer a relaÃÃo comparativa entre a formulaÃÃo teÃrica do paradigma de avaliaÃÃo e a concepÃÃo presente nas instituiÃÃes internacionais, nacionais e locais e entorno, a partir de um estudo exploratÃrio realizado com os licenciandos da Universidade Federal do Cearà (UFC) e da Universidade Estadual do Cearà (UECE). O mÃtodo aplicado à pesquisa à a dialÃtica materialista de Marx, auxiliada pela epistemologia e anÃlise comparativa, alÃm da estatÃstica e pesquisa quantitativa por amostragem. A dissertaÃÃo parte da hipÃtese que o paradigma dominante da teoria da avaliaÃÃo à o mesmo da teoria da educaÃÃo, que tem sido apontado pela literatura especializada como o da educaÃÃo para o trabalho ou produtivista ou ainda do capital humano. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17385application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:47Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Foundation of Educational Evaluation: Alienated Labor and Creative Work |
title |
Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo? |
spellingShingle |
Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo? Bianka de Jesus AvaliaÃÃo Educacional EducaÃÃo Paradigma Trabalho Alienado Trabalho Criativo Educational Evaluation Education Alienated Labor Creative work AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
title_short |
Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo? |
title_full |
Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo? |
title_fullStr |
Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo? |
title_full_unstemmed |
Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo? |
title_sort |
Fundamentos da avaliaÃÃo educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo? |
author |
Bianka de Jesus |
author_facet |
Bianka de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nicolino Trompieri Filho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
04698673704 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2275828437667452 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Roberto Kennedy Gomes Franco |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
72383615315 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9731559583032992 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Clarice Zientarski |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
46636803053 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4673553941111789 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00601501730 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0536859150013312 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianka de Jesus |
contributor_str_mv |
Nicolino Trompieri Filho Roberto Kennedy Gomes Franco Clarice Zientarski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo Educacional EducaÃÃo Paradigma Trabalho Alienado Trabalho Criativo |
topic |
AvaliaÃÃo Educacional EducaÃÃo Paradigma Trabalho Alienado Trabalho Criativo Educational Evaluation Education Alienated Labor Creative work AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational Evaluation Education Alienated Labor Creative work |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A dissertaÃÃo Fundamentos da AvaliaÃÃo Educacional: Trabalho Alienado ou Trabalho Criativo? tem por finalidade investigar o paradigma dominante da teoria conceitual da AvaliaÃÃo do Ensino-Aprendizagem no Brasil. Seu objetivo à pesquisar atà que ponto este paradigma dominante à crÃvel para diagnosticar e orientar esta disciplina educacional no paÃs e ao mesmo tempo estabelecer a relaÃÃo comparativa entre a formulaÃÃo teÃrica do paradigma de avaliaÃÃo e a concepÃÃo presente nas instituiÃÃes internacionais, nacionais e locais e entorno, a partir de um estudo exploratÃrio realizado com os licenciandos da Universidade Federal do Cearà (UFC) e da Universidade Estadual do Cearà (UECE). O mÃtodo aplicado à pesquisa à a dialÃtica materialista de Marx, auxiliada pela epistemologia e anÃlise comparativa, alÃm da estatÃstica e pesquisa quantitativa por amostragem. A dissertaÃÃo parte da hipÃtese que o paradigma dominante da teoria da avaliaÃÃo à o mesmo da teoria da educaÃÃo, que tem sido apontado pela literatura especializada como o da educaÃÃo para o trabalho ou produtivista ou ainda do capital humano. |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17385 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295224324161536 |