Superando o estigma da seca a partir de estratÃgias de convivÃncia com o semiÃrido: o modelo da comunidade de SussuÃ, QuixadÃ, CearÃ.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8695 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar as inÃmeras estratÃgias de convivÃncia com o semiÃrido, tendo como base a HistÃria Ambiental, a Permacultura, os princÃpios da Agroecologia e as prÃticas da EducaÃÃo Ambiental em um processo participativo de troca de saberes. O estudo de caso foi realizado na comunidade de SussuÃ, uma localidade do SertÃo Central do CearÃ, onde se desenvolve o Projeto de IntegraÃÃo ComunitÃria com o apoio do Instituto Nordeste Cidadania â INEC e parceria do NÃcleo de Estudos e PrÃticas Permaculturais do SemiÃrido - NEPPSA. A problemÃtica da seca à reavaliada neste estudo a partir de um novo olhar que busca conviver com as peculiaridades e potencialidades da regiÃo. O problema das secas nÃo comeÃa com a falta de Ãgua e nem termina com a chegada da estaÃÃo chuvosa. NÃo à oriundo simplesmente da perda da produÃÃo agrÃcola por escassez, ausÃncia ou irregularidade de chuvas. Fundamentalmente, a seca tem conotaÃÃo direta com crises periÃdicas que afetam a economia agropecuÃria por inadaptaÃÃo das lavouras produzidas com as condiÃÃes de potencialidades e de limitaÃÃes dos recursos naturais. AlÃm desses, outros fatores podem agravar como, as mudanÃas climÃticas e o manejo inadequado dos recursos naturais, contribuindo ao agravamento significativo das consequÃncias resultantes da seca. A permacultura, a agroecologia e a educaÃÃo ambiental trabalham dentro da perspectiva de convivÃncia com o semiÃrido, atravÃs de prÃticas e manejos alternativos que respeitam o meio ambiente e otimizam o uso dos recursos naturais alÃm de orientarem a populaÃÃo a desenvolver uma nova forma de lidar com as peculiaridades de uma regiÃo sujeita à irregularidade de chuvas. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSuperando o estigma da seca a partir de estratÃgias de convivÃncia com o semiÃrido: o modelo da comunidade de SussuÃ, QuixadÃ, CearÃ. Overcoming the stigma of drought from strategies The semiarid association with: the model of community sussuÃ, QuixadÃ, CearÃ.2011-08-19VlÃdia Pinto Vidal de Oliveira04997247391http://lattes.cnpq.br/5787834301134358JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/573865415300409896346124515http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713911Y1Renata Ribeiro TorquatoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Desenvolvimento e Meio AmbienteUFCBRSeca, convivÃncia, histÃria ambiental, permacultura, educaÃÃo ambiental.Drought, acquaintanceship, environmental history, permaculture, environmental educationOUTROSEste trabalho tem como objetivo investigar as inÃmeras estratÃgias de convivÃncia com o semiÃrido, tendo como base a HistÃria Ambiental, a Permacultura, os princÃpios da Agroecologia e as prÃticas da EducaÃÃo Ambiental em um processo participativo de troca de saberes. O estudo de caso foi realizado na comunidade de SussuÃ, uma localidade do SertÃo Central do CearÃ, onde se desenvolve o Projeto de IntegraÃÃo ComunitÃria com o apoio do Instituto Nordeste Cidadania â INEC e parceria do NÃcleo de Estudos e PrÃticas Permaculturais do SemiÃrido - NEPPSA. A problemÃtica da seca à reavaliada neste estudo a partir de um novo olhar que busca conviver com as peculiaridades e potencialidades da regiÃo. O problema das secas nÃo comeÃa com a falta de Ãgua e nem termina com a chegada da estaÃÃo chuvosa. NÃo à oriundo simplesmente da perda da produÃÃo agrÃcola por escassez, ausÃncia ou irregularidade de chuvas. Fundamentalmente, a seca tem conotaÃÃo direta com crises periÃdicas que afetam a economia agropecuÃria por inadaptaÃÃo das lavouras produzidas com as condiÃÃes de potencialidades e de limitaÃÃes dos recursos naturais. AlÃm desses, outros fatores podem agravar como, as mudanÃas climÃticas e o manejo inadequado dos recursos naturais, contribuindo ao agravamento significativo das consequÃncias resultantes da seca. A permacultura, a agroecologia e a educaÃÃo ambiental trabalham dentro da perspectiva de convivÃncia com o semiÃrido, atravÃs de prÃticas e manejos alternativos que respeitam o meio ambiente e otimizam o uso dos recursos naturais alÃm de orientarem a populaÃÃo a desenvolver uma nova forma de lidar com as peculiaridades de uma regiÃo sujeita à irregularidade de chuvas.This Work has as purpose investigate the numerous strategies known as practices of acquaintanceship with the semiarid, having has a base the environmental history, the permaculture, the principles of agroecology and practices of environmental education. The study was carried out in the community of SussuÃ, QuixadÃ, Cearà Central Hinterland, place where develops the Project of Community Integration with aid of Instituto Nordeste Cidadania â INEC. The dryâs problem is reassessed from a new perspective that seeks to live with the peculiarities and potentialities of the region. The droughtâs problem doesnât begin with lack of water and doesnât end with arrival of rain station. There simply comes from the loss of agricultural production shortage, absence or rainâs irregularities. Fundamentally, the drought has direct connotations with periodic crises that affect the agricultural economy by unsuitability of crops produced with the conditions of potential and limitations of natural resources. In addition, others factors can aggravate like this, weathers change and the inappropriate manipulation of the natural resources. The Permaculture, the agroecology and the education work within the perspective of acquaintanceship with the semiarid, through of practices and alternatives handles that respect the environment ant optimizes the use of nature resource as well as guiding people to develop a new way of dealing with the peculiarities of a region subject to irregular rainfall.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8695application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:45Zmail@mail.com - |
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This Work has as purpose investigate the numerous strategies known as practices of acquaintanceship with the semiarid, having has a base the environmental history, the permaculture, the principles of agroecology and practices of environmental education. The study was carried out in the community of SussuÃ, QuixadÃ, Cearà Central Hinterland, place where develops the Project of Community Integration with aid of Instituto Nordeste Cidadania â INEC. The dryâs problem is reassessed from a new perspective that seeks to live with the peculiarities and potentialities of the region. The droughtâs problem doesnât begin with lack of water and doesnât end with arrival of rain station. There simply comes from the loss of agricultural production shortage, absence or rainâs irregularities. Fundamentally, the drought has direct connotations with periodic crises that affect the agricultural economy by unsuitability of crops produced with the conditions of potential and limitations of natural resources. In addition, others factors can aggravate like this, weathers change and the inappropriate manipulation of the natural resources. The Permaculture, the agroecology and the education work within the perspective of acquaintanceship with the semiarid, through of practices and alternatives handles that respect the environment ant optimizes the use of nature resource as well as guiding people to develop a new way of dealing with the peculiarities of a region subject to irregular rainfall. |
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Este trabalho tem como objetivo investigar as inÃmeras estratÃgias de convivÃncia com o semiÃrido, tendo como base a HistÃria Ambiental, a Permacultura, os princÃpios da Agroecologia e as prÃticas da EducaÃÃo Ambiental em um processo participativo de troca de saberes. O estudo de caso foi realizado na comunidade de SussuÃ, uma localidade do SertÃo Central do CearÃ, onde se desenvolve o Projeto de IntegraÃÃo ComunitÃria com o apoio do Instituto Nordeste Cidadania â INEC e parceria do NÃcleo de Estudos e PrÃticas Permaculturais do SemiÃrido - NEPPSA. A problemÃtica da seca à reavaliada neste estudo a partir de um novo olhar que busca conviver com as peculiaridades e potencialidades da regiÃo. O problema das secas nÃo comeÃa com a falta de Ãgua e nem termina com a chegada da estaÃÃo chuvosa. NÃo à oriundo simplesmente da perda da produÃÃo agrÃcola por escassez, ausÃncia ou irregularidade de chuvas. Fundamentalmente, a seca tem conotaÃÃo direta com crises periÃdicas que afetam a economia agropecuÃria por inadaptaÃÃo das lavouras produzidas com as condiÃÃes de potencialidades e de limitaÃÃes dos recursos naturais. AlÃm desses, outros fatores podem agravar como, as mudanÃas climÃticas e o manejo inadequado dos recursos naturais, contribuindo ao agravamento significativo das consequÃncias resultantes da seca. A permacultura, a agroecologia e a educaÃÃo ambiental trabalham dentro da perspectiva de convivÃncia com o semiÃrido, atravÃs de prÃticas e manejos alternativos que respeitam o meio ambiente e otimizam o uso dos recursos naturais alÃm de orientarem a populaÃÃo a desenvolver uma nova forma de lidar com as peculiaridades de uma regiÃo sujeita à irregularidade de chuvas. |
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