Análise bibliográfica para intervenções na educação com ênfase em educação ambiental e influências da permacultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Janete da Silveira Fraga
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235674
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.
id UFSC_22c1027bc05167a6d6254e717574518d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235674
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise bibliográfica para intervenções na educação com ênfase em educação ambiental e influências da permaculturaPermaculturaPermacultureEducação AmbientalEnvironmental educationPedagogia WaldorfWaldorf pedagogyTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.Para contribuir com a redução das desigualdades e dificuldades de aprendizagem é necessário repensar o modelo educacional atual, a educação deve incluir metodologias interdisciplinares, ser voltada para a construção de pertencimento sobre o território em que se vive, estimular as diferentes vocações e habilidades dos estudantes, refletir sobre as práticas que trazem uma reconexão com o natural, cuidando do planeta e das pessoas. Uma escola ecológica é baseada em três eixos: uma gestão democrática, espaço físico planejado e um currículo diferenciado. De encontro a isso, a permacultura sugere a pedagogia Waldorf como alternativa de ensino. Dessa forma o presente trabalho propõe uma organização pedagógica de ensino com influência da pedagogia Waldorf, que foi baseado no relato e vivência de uma família na educação básica na escola Anabá no município de Florianópolis. Assim, para educar de forma ecológica e para que os conhecimentos da permacultura sejam popularizados, a busca de informações é fundamental e a formação dos docentes precisa ser continuada.To contribute to the reduction of inequalities and learning difficulties, it is necessary to rethink the current educational model, education must include interdisciplinary methodologies, be focused on the construction of belonging to the territory where one lives, stimulate the different vocations and abilities of students, reflect on practices that bring a reconnection with the natural, caring for the planet and people. An ecological school is based on three axes: democratic management, planned physical space, and a differentiated curriculum. Thus, the present work proposes a teaching organization influenced by the Waldorf pedagogy, based on the report and experience of a family in basic education at ANABÁ school in the city of Florianópolis. Furthermore, to educate in an ecological way and for permaculture knowledge to be popularized, the search for information is fundamental and the training of teachers needs to be continued.FlorianópolisBlankensteyn, ArnoUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Janete da Silveira Fraga2022-06-20T19:47:51Z2022-06-20T19:47:51Z2022-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis32application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235674porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-20T19:47:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235674Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-20T19:47:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise bibliográfica para intervenções na educação com ênfase em educação ambiental e influências da permacultura
title Análise bibliográfica para intervenções na educação com ênfase em educação ambiental e influências da permacultura
spellingShingle Análise bibliográfica para intervenções na educação com ênfase em educação ambiental e influências da permacultura
Costa, Janete da Silveira Fraga
Permacultura
Permaculture
Educação Ambiental
Environmental education
Pedagogia Waldorf
Waldorf pedagogy
title_short Análise bibliográfica para intervenções na educação com ênfase em educação ambiental e influências da permacultura
title_full Análise bibliográfica para intervenções na educação com ênfase em educação ambiental e influências da permacultura
title_fullStr Análise bibliográfica para intervenções na educação com ênfase em educação ambiental e influências da permacultura
title_full_unstemmed Análise bibliográfica para intervenções na educação com ênfase em educação ambiental e influências da permacultura
title_sort Análise bibliográfica para intervenções na educação com ênfase em educação ambiental e influências da permacultura
author Costa, Janete da Silveira Fraga
author_facet Costa, Janete da Silveira Fraga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Blankensteyn, Arno
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Janete da Silveira Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Permacultura
Permaculture
Educação Ambiental
Environmental education
Pedagogia Waldorf
Waldorf pedagogy
topic Permacultura
Permaculture
Educação Ambiental
Environmental education
Pedagogia Waldorf
Waldorf pedagogy
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-20T19:47:51Z
2022-06-20T19:47:51Z
2022-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235674
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652413707485184