CompreensÃo da situaÃÃo-problema, do enunciado e das opÃÃes de resposta nas questÃes do ENEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4850 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou avaliar a compreensÃo leitora das situaÃÃes-problema do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), que contÃm em sua estrutura questÃes contextualizadas,creditando ao aspecto leitor o cerne de sua resoluÃÃo. Nossa base teÃrica fundamentou-se nos estudos de Alliende e Condemarin (2005), Brown (1980), Haberlandt (1988), Kintsch (1994),Van Dijk e Kintsch (1978), Rumelhart (1985), Silva (2005), Singer (1988), Smith (1989, 1999), Solà (1998), Spiro (1980), Van Dijk (1996), Kato (2004), Koch (2006a, 2006b) e Marcuschi (2008). A pesquisa foi realizada em duas etapas assim definidas: simulado e prova subjetiva. Para o simulado foram escolhidas dez questÃes das provas do ENEM entre 1998,ano de implantaÃÃo do exame, e 2007, que abordavam o conteÃdo de LÃngua Portuguesa e apresentavam como situaÃÃes-problema textos de gÃneros variados. A finalidade do simulado foi selecionar questÃes de nÃveis de dificuldade variados. Os resultados obtidos no simulado possibilitaram a elaboraÃÃo da prova subjetiva composta por quatro questÃes, assim discriminadas: 1 (uma) questÃo com o maior percentual de acertos no simulado, 1 (uma)questÃo com o menor percentual de acerto no Simulado e 2 (duas) questÃes com percentual de acerto mÃdio. Na prova subjetiva elaboramos perguntas com a finalidade de identificarmos a correlaÃÃo entre a compreensÃo leitora das situaÃÃes problemas e a resoluÃÃo das questÃes de LÃngua Portuguesa no ENEM, a partir da produÃÃo de inferÃncias e da identificaÃÃo do propÃsito dos enunciados das questÃes de LÃngua Portuguesa do ENEM. A anÃlise dos resultados obtidos na prova subjetiva evidenciou que nem sempre a compreensÃo da situaÃÃoproblema â o texto â que se apresenta na questÃo assegurou a identificaÃÃo do que està sendo inquirido no enunciado, apesar de os alunos terem produzido inferÃncias necessÃrias à compreensÃo leitora. TambÃm foi constatado que, por vezes, os alunos nÃo conseguiram estabelecer uma relaÃÃo lÃgica de sentido entre o texto (situaÃÃo-problema), o enunciado e as opÃÃes. A este fato, destacamos a maneira como a questÃo à apresentada e o enfoque que se faz do texto (situaÃÃo-problema) para a relaÃÃo de coerÃncia com o enunciado, o tipo de abordagem e as opÃÃes de resposta, ou seja, a prÃpria estrutura da questÃo. |
id |
UFC_2752cd8761454ac01bdf598d1cc9ed97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:2895 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCompreensÃo da situaÃÃo-problema, do enunciado e das opÃÃes de resposta nas questÃes do ENEMUnderstanding of the situation-problem, the statement and options in response issues of ENEM2009-09-03VlÃdia Maria Cabral Borges12068012391AntÃnio Luciano Pontes04316029304http://lattes.cnpq.br/9023168049202916 Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo12814326104http://lattes.cnpq.br/7075430199627895 44193220397http://lattes.cnpq.br/5376756569821710 SÃrgina AraÃjo de AlencarUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRCompreensÃo Leitora InferÃncias SituaÃÃo-Problema ENEMReading comprehension Inferences Contextualized questions National High School Exam (ENEM)LINGUISTICA APLICADAEsta pesquisa objetivou avaliar a compreensÃo leitora das situaÃÃes-problema do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), que contÃm em sua estrutura questÃes contextualizadas,creditando ao aspecto leitor o cerne de sua resoluÃÃo. Nossa base teÃrica fundamentou-se nos estudos de Alliende e Condemarin (2005), Brown (1980), Haberlandt (1988), Kintsch (1994),Van Dijk e Kintsch (1978), Rumelhart (1985), Silva (2005), Singer (1988), Smith (1989, 1999), Solà (1998), Spiro (1980), Van Dijk (1996), Kato (2004), Koch (2006a, 2006b) e Marcuschi (2008). A pesquisa foi realizada em duas etapas assim definidas: simulado e prova subjetiva. Para o simulado foram escolhidas dez questÃes das provas do ENEM entre 1998,ano de implantaÃÃo do exame, e 2007, que abordavam o conteÃdo de LÃngua Portuguesa e apresentavam como situaÃÃes-problema textos de gÃneros variados. A finalidade do simulado foi selecionar questÃes de nÃveis de dificuldade variados. Os resultados obtidos no simulado possibilitaram a elaboraÃÃo da prova subjetiva composta por quatro questÃes, assim discriminadas: 1 (uma) questÃo com o maior percentual de acertos no simulado, 1 (uma)questÃo com o menor percentual de acerto no Simulado e 2 (duas) questÃes com percentual de acerto mÃdio. Na prova subjetiva elaboramos perguntas com a finalidade de identificarmos a correlaÃÃo entre a compreensÃo leitora das situaÃÃes problemas e a resoluÃÃo das questÃes de LÃngua Portuguesa no ENEM, a partir da produÃÃo de inferÃncias e da identificaÃÃo do propÃsito dos enunciados das questÃes de LÃngua Portuguesa do ENEM. A anÃlise dos resultados obtidos na prova subjetiva evidenciou que nem sempre a compreensÃo da situaÃÃoproblema â o texto â que se apresenta na questÃo assegurou a identificaÃÃo do que està sendo inquirido no enunciado, apesar de os alunos terem produzido inferÃncias necessÃrias à compreensÃo leitora. TambÃm foi constatado que, por vezes, os alunos nÃo conseguiram estabelecer uma relaÃÃo lÃgica de sentido entre o texto (situaÃÃo-problema), o enunciado e as opÃÃes. A este fato, destacamos a maneira como a questÃo à apresentada e o enfoque que se faz do texto (situaÃÃo-problema) para a relaÃÃo de coerÃncia com o enunciado, o tipo de abordagem e as opÃÃes de resposta, ou seja, a prÃpria estrutura da questÃo. The main purpose of this study was to evaluate the comprehension of texts which contextualize questions on the âNational High School Examâ (Exame Nacional do Ensino MÃdio â ENEM). The answers to the questions in this exam are, therefore, highly dependent on studentsâ reading skills. The study is theoretically grounded on the works of: de Alliende e Condemarin (2005), Brown (1980), Haberlandt (1988), Kintsch (1994), Van Dijk e Kintsch (1978), Rumelhart (1985), Silva (2005), Singer (1988), Smith (1989, 1999), Solà (1998), Spiro (1980), Van Dijk (1996), Kato (2004), Koch (2006a, 2006b) e Marcuschi (2008). The research was conducted in two parts: Practice Test and Open-Ended Questions. Ten multiplechoice questions from previous tests of the National Exam (from 1998 to 2005) were chosen for the Practice Test. The choice of the questions was based on two criteria: questions which dealt with Portuguese content and which used texts of different genres for contextualization. The goal of the Practice Test was to select questions of different difficulty levels to use for the Open-ended Questions. Based on the results of the Practice Test four questions were chosen for the Open-ended Questions: 01 (one) question with the highest scores in the Practice Test, 01 (one) question with the lowest scores, and 02 (two) questions with medium percentage of scores. The Open-ended questions were elaborated so as to allow for the identification of the correlation between the Reading comprehension; Inferences; Contextualized questions; National High School Exam (ENEM).based on the inferences made and on the identification of the purpose of the questions. The analysis of the results obtained for the Open-ended Questions demonstrated that the comprehension of the contextualizing texts is not always enough to guarantee the understanding of what is being asked in the question or the answering of the question, even when students make appropriate inferences and are able to establish logical relationships between the texts and the questions. Other factors such as the form and structure of questions and the degree of coherence among the text, the instructions to the question and the question itself also affect question responses.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4850application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:57Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
CompreensÃo da situaÃÃo-problema, do enunciado e das opÃÃes de resposta nas questÃes do ENEM |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Understanding of the situation-problem, the statement and options in response issues of ENEM |
title |
CompreensÃo da situaÃÃo-problema, do enunciado e das opÃÃes de resposta nas questÃes do ENEM |
spellingShingle |
CompreensÃo da situaÃÃo-problema, do enunciado e das opÃÃes de resposta nas questÃes do ENEM SÃrgina AraÃjo de Alencar CompreensÃo Leitora InferÃncias SituaÃÃo-Problema ENEM Reading comprehension Inferences Contextualized questions National High School Exam (ENEM) LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
CompreensÃo da situaÃÃo-problema, do enunciado e das opÃÃes de resposta nas questÃes do ENEM |
title_full |
CompreensÃo da situaÃÃo-problema, do enunciado e das opÃÃes de resposta nas questÃes do ENEM |
title_fullStr |
CompreensÃo da situaÃÃo-problema, do enunciado e das opÃÃes de resposta nas questÃes do ENEM |
title_full_unstemmed |
CompreensÃo da situaÃÃo-problema, do enunciado e das opÃÃes de resposta nas questÃes do ENEM |
title_sort |
CompreensÃo da situaÃÃo-problema, do enunciado e das opÃÃes de resposta nas questÃes do ENEM |
author |
SÃrgina AraÃjo de Alencar |
author_facet |
SÃrgina AraÃjo de Alencar |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
VlÃdia Maria Cabral Borges |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
12068012391 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
AntÃnio Luciano Pontes |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
04316029304 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9023168049202916 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
12814326104 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7075430199627895 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
44193220397 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5376756569821710 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SÃrgina AraÃjo de Alencar |
contributor_str_mv |
VlÃdia Maria Cabral Borges AntÃnio Luciano Pontes Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CompreensÃo Leitora InferÃncias SituaÃÃo-Problema ENEM |
topic |
CompreensÃo Leitora InferÃncias SituaÃÃo-Problema ENEM Reading comprehension Inferences Contextualized questions National High School Exam (ENEM) LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading comprehension Inferences Contextualized questions National High School Exam (ENEM) |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA APLICADA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa objetivou avaliar a compreensÃo leitora das situaÃÃes-problema do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), que contÃm em sua estrutura questÃes contextualizadas,creditando ao aspecto leitor o cerne de sua resoluÃÃo. Nossa base teÃrica fundamentou-se nos estudos de Alliende e Condemarin (2005), Brown (1980), Haberlandt (1988), Kintsch (1994),Van Dijk e Kintsch (1978), Rumelhart (1985), Silva (2005), Singer (1988), Smith (1989, 1999), Solà (1998), Spiro (1980), Van Dijk (1996), Kato (2004), Koch (2006a, 2006b) e Marcuschi (2008). A pesquisa foi realizada em duas etapas assim definidas: simulado e prova subjetiva. Para o simulado foram escolhidas dez questÃes das provas do ENEM entre 1998,ano de implantaÃÃo do exame, e 2007, que abordavam o conteÃdo de LÃngua Portuguesa e apresentavam como situaÃÃes-problema textos de gÃneros variados. A finalidade do simulado foi selecionar questÃes de nÃveis de dificuldade variados. Os resultados obtidos no simulado possibilitaram a elaboraÃÃo da prova subjetiva composta por quatro questÃes, assim discriminadas: 1 (uma) questÃo com o maior percentual de acertos no simulado, 1 (uma)questÃo com o menor percentual de acerto no Simulado e 2 (duas) questÃes com percentual de acerto mÃdio. Na prova subjetiva elaboramos perguntas com a finalidade de identificarmos a correlaÃÃo entre a compreensÃo leitora das situaÃÃes problemas e a resoluÃÃo das questÃes de LÃngua Portuguesa no ENEM, a partir da produÃÃo de inferÃncias e da identificaÃÃo do propÃsito dos enunciados das questÃes de LÃngua Portuguesa do ENEM. A anÃlise dos resultados obtidos na prova subjetiva evidenciou que nem sempre a compreensÃo da situaÃÃoproblema â o texto â que se apresenta na questÃo assegurou a identificaÃÃo do que està sendo inquirido no enunciado, apesar de os alunos terem produzido inferÃncias necessÃrias à compreensÃo leitora. TambÃm foi constatado que, por vezes, os alunos nÃo conseguiram estabelecer uma relaÃÃo lÃgica de sentido entre o texto (situaÃÃo-problema), o enunciado e as opÃÃes. A este fato, destacamos a maneira como a questÃo à apresentada e o enfoque que se faz do texto (situaÃÃo-problema) para a relaÃÃo de coerÃncia com o enunciado, o tipo de abordagem e as opÃÃes de resposta, ou seja, a prÃpria estrutura da questÃo. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The main purpose of this study was to evaluate the comprehension of texts which contextualize questions on the âNational High School Examâ (Exame Nacional do Ensino MÃdio â ENEM). The answers to the questions in this exam are, therefore, highly dependent on studentsâ reading skills. The study is theoretically grounded on the works of: de Alliende e Condemarin (2005), Brown (1980), Haberlandt (1988), Kintsch (1994), Van Dijk e Kintsch (1978), Rumelhart (1985), Silva (2005), Singer (1988), Smith (1989, 1999), Solà (1998), Spiro (1980), Van Dijk (1996), Kato (2004), Koch (2006a, 2006b) e Marcuschi (2008). The research was conducted in two parts: Practice Test and Open-Ended Questions. Ten multiplechoice questions from previous tests of the National Exam (from 1998 to 2005) were chosen for the Practice Test. The choice of the questions was based on two criteria: questions which dealt with Portuguese content and which used texts of different genres for contextualization. The goal of the Practice Test was to select questions of different difficulty levels to use for the Open-ended Questions. Based on the results of the Practice Test four questions were chosen for the Open-ended Questions: 01 (one) question with the highest scores in the Practice Test, 01 (one) question with the lowest scores, and 02 (two) questions with medium percentage of scores. The Open-ended questions were elaborated so as to allow for the identification of the correlation between the Reading comprehension; Inferences; Contextualized questions; National High School Exam (ENEM).based on the inferences made and on the identification of the purpose of the questions. The analysis of the results obtained for the Open-ended Questions demonstrated that the comprehension of the contextualizing texts is not always enough to guarantee the understanding of what is being asked in the question or the answering of the question, even when students make appropriate inferences and are able to establish logical relationships between the texts and the questions. Other factors such as the form and structure of questions and the degree of coherence among the text, the instructions to the question and the question itself also affect question responses. |
description |
Esta pesquisa objetivou avaliar a compreensÃo leitora das situaÃÃes-problema do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), que contÃm em sua estrutura questÃes contextualizadas,creditando ao aspecto leitor o cerne de sua resoluÃÃo. Nossa base teÃrica fundamentou-se nos estudos de Alliende e Condemarin (2005), Brown (1980), Haberlandt (1988), Kintsch (1994),Van Dijk e Kintsch (1978), Rumelhart (1985), Silva (2005), Singer (1988), Smith (1989, 1999), Solà (1998), Spiro (1980), Van Dijk (1996), Kato (2004), Koch (2006a, 2006b) e Marcuschi (2008). A pesquisa foi realizada em duas etapas assim definidas: simulado e prova subjetiva. Para o simulado foram escolhidas dez questÃes das provas do ENEM entre 1998,ano de implantaÃÃo do exame, e 2007, que abordavam o conteÃdo de LÃngua Portuguesa e apresentavam como situaÃÃes-problema textos de gÃneros variados. A finalidade do simulado foi selecionar questÃes de nÃveis de dificuldade variados. Os resultados obtidos no simulado possibilitaram a elaboraÃÃo da prova subjetiva composta por quatro questÃes, assim discriminadas: 1 (uma) questÃo com o maior percentual de acertos no simulado, 1 (uma)questÃo com o menor percentual de acerto no Simulado e 2 (duas) questÃes com percentual de acerto mÃdio. Na prova subjetiva elaboramos perguntas com a finalidade de identificarmos a correlaÃÃo entre a compreensÃo leitora das situaÃÃes problemas e a resoluÃÃo das questÃes de LÃngua Portuguesa no ENEM, a partir da produÃÃo de inferÃncias e da identificaÃÃo do propÃsito dos enunciados das questÃes de LÃngua Portuguesa do ENEM. A anÃlise dos resultados obtidos na prova subjetiva evidenciou que nem sempre a compreensÃo da situaÃÃoproblema â o texto â que se apresenta na questÃo assegurou a identificaÃÃo do que està sendo inquirido no enunciado, apesar de os alunos terem produzido inferÃncias necessÃrias à compreensÃo leitora. TambÃm foi constatado que, por vezes, os alunos nÃo conseguiram estabelecer uma relaÃÃo lÃgica de sentido entre o texto (situaÃÃo-problema), o enunciado e as opÃÃes. A este fato, destacamos a maneira como a questÃo à apresentada e o enfoque que se faz do texto (situaÃÃo-problema) para a relaÃÃo de coerÃncia com o enunciado, o tipo de abordagem e as opÃÃes de resposta, ou seja, a prÃpria estrutura da questÃo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-09-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4850 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295141345099776 |