ColaboraÃÃo interprofissional entre docente de ensino superior e profissionais de saÃde da estratÃgia de saÃde da famÃlia em Juazeiro do Norte: estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisca Alanny AraÃjo Rocha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10733
Resumo: Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, do tipo exploratÃrio. O referencial teÃrico que orientou a criaÃÃo, o desenho e o processo de coleta dos dados, a criaÃÃo dos instrumentos de pesquisa e a posterior anÃlise do corpus de dados integralizado no trabalho de campo foi o conceito de colaboraÃÃo interprofissional e a Tipologia da ColaboraÃÃo Interprofissional de DâAMOUR et al.(2008). O estudo ocorreu no municÃpio de Juazeiro do Norte ondefoi investigado o processo de colaboraÃÃo de gestores e docentes de trÃs IES privadas que adotam a EstratÃgia SaÃde da FamÃlia (ESF) como campo de estÃgio curricular para os seus discentes, e gestores e profissionais das equipes da ESF. A coleta de dados ocorreu durante o mÃs de agosto de 2011 e em outubro de 2012, tendo-seutilizadoas seguintes tÃcnicas: diÃrio de campo, entrevista aberta e revisÃo e anÃlise de documentos comregistro de acordos e parcerias entre a Secretaria Municipal de SaÃde e as IES. Analisou-se cada instituiÃÃo separadamente, discutindo o processo de colaboraÃÃo interprofissional entre docentes e profissionais de saÃde, considerando quatro dimensÃes: governanÃa, objetivos e visÃo compartilhadas, formalizaÃÃo e internalizaÃÃo, e dez indicadores do modelo, reproduzido de forma esquemÃtica no grÃfico de Kiviat. Para a construÃÃo do grÃfico de cada IES, analisou-se as falas dos entrevistados, buscando promover a transversalidade das entrevistas dos profissionais do sistema municipal de saÃde, o que permitiu visualizar o nÃvel de colaboraÃÃo entre as organizaÃÃes. O estudo foi submetido ao Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraà (UVA), protocolo n 911. Desta forma, considerando a questÃo proposta, as inferÃncias quanto à colaboraÃÃo interprofissional entre as IES investigadas e a ESF contribuem de forma bastante incipiente para a qualidade da formaÃÃo de graduandos e a educaÃÃo permanente dos profissionais da ESF, apresenta muitas fragilidades. O espaÃo de trabalho das unidades de saÃde parece nÃo ser visto como campo comum para professores, estudantes e profissionais de saÃde e isso resulta provavelmente da falta de lideranÃas que induzam a integraÃÃo, objetivando o fortalecimento de prÃticas qualificadas de saÃde à comunidade. Ademais a investigaÃÃo revelou a importÃncia da articulaÃÃo interinstitucional e interprofissional para a promoÃÃo de atividades, como as de educaÃÃo em saÃde, que acabam sendo deixadas em segundo plano pela burocratizaÃÃo dos processos de trabalho e pela demanda imediata que precisa ser atendida nas unidades da ESF. Seria fundamental uma aproximaÃÃo dos profissionais de saÃde à literatura que trata da integraÃÃo ensino-serviÃo para que haja clareza do que significa e do que propÃe. Apesar das limitaÃÃes da pesquisa, que nÃo avaliou, por exemplo, os resultados deste processo na formaÃÃo profissional, esta pode contribuir para despertar nos gestores de IES e de sistemas e serviÃos de saÃde a necessidade de estreitar laÃos para contribuir com o fortalecimento da qualidade da atenÃÃo, da promoÃÃo e da educaÃÃo permanente em saÃde.
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description Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, do tipo exploratÃrio. O referencial teÃrico que orientou a criaÃÃo, o desenho e o processo de coleta dos dados, a criaÃÃo dos instrumentos de pesquisa e a posterior anÃlise do corpus de dados integralizado no trabalho de campo foi o conceito de colaboraÃÃo interprofissional e a Tipologia da ColaboraÃÃo Interprofissional de DâAMOUR et al.(2008). O estudo ocorreu no municÃpio de Juazeiro do Norte ondefoi investigado o processo de colaboraÃÃo de gestores e docentes de trÃs IES privadas que adotam a EstratÃgia SaÃde da FamÃlia (ESF) como campo de estÃgio curricular para os seus discentes, e gestores e profissionais das equipes da ESF. A coleta de dados ocorreu durante o mÃs de agosto de 2011 e em outubro de 2012, tendo-seutilizadoas seguintes tÃcnicas: diÃrio de campo, entrevista aberta e revisÃo e anÃlise de documentos comregistro de acordos e parcerias entre a Secretaria Municipal de SaÃde e as IES. Analisou-se cada instituiÃÃo separadamente, discutindo o processo de colaboraÃÃo interprofissional entre docentes e profissionais de saÃde, considerando quatro dimensÃes: governanÃa, objetivos e visÃo compartilhadas, formalizaÃÃo e internalizaÃÃo, e dez indicadores do modelo, reproduzido de forma esquemÃtica no grÃfico de Kiviat. Para a construÃÃo do grÃfico de cada IES, analisou-se as falas dos entrevistados, buscando promover a transversalidade das entrevistas dos profissionais do sistema municipal de saÃde, o que permitiu visualizar o nÃvel de colaboraÃÃo entre as organizaÃÃes. O estudo foi submetido ao Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraà (UVA), protocolo n 911. Desta forma, considerando a questÃo proposta, as inferÃncias quanto à colaboraÃÃo interprofissional entre as IES investigadas e a ESF contribuem de forma bastante incipiente para a qualidade da formaÃÃo de graduandos e a educaÃÃo permanente dos profissionais da ESF, apresenta muitas fragilidades. O espaÃo de trabalho das unidades de saÃde parece nÃo ser visto como campo comum para professores, estudantes e profissionais de saÃde e isso resulta provavelmente da falta de lideranÃas que induzam a integraÃÃo, objetivando o fortalecimento de prÃticas qualificadas de saÃde à comunidade. Ademais a investigaÃÃo revelou a importÃncia da articulaÃÃo interinstitucional e interprofissional para a promoÃÃo de atividades, como as de educaÃÃo em saÃde, que acabam sendo deixadas em segundo plano pela burocratizaÃÃo dos processos de trabalho e pela demanda imediata que precisa ser atendida nas unidades da ESF. Seria fundamental uma aproximaÃÃo dos profissionais de saÃde à literatura que trata da integraÃÃo ensino-serviÃo para que haja clareza do que significa e do que propÃe. Apesar das limitaÃÃes da pesquisa, que nÃo avaliou, por exemplo, os resultados deste processo na formaÃÃo profissional, esta pode contribuir para despertar nos gestores de IES e de sistemas e serviÃos de saÃde a necessidade de estreitar laÃos para contribuir com o fortalecimento da qualidade da atenÃÃo, da promoÃÃo e da educaÃÃo permanente em saÃde.
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