ColaboraÃÃo interprofissional entre docente de ensino superior e profissionais de saÃde da estratÃgia de saÃde da famÃlia em Juazeiro do Norte: estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10733 |
Resumo: | Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, do tipo exploratÃrio. O referencial teÃrico que orientou a criaÃÃo, o desenho e o processo de coleta dos dados, a criaÃÃo dos instrumentos de pesquisa e a posterior anÃlise do corpus de dados integralizado no trabalho de campo foi o conceito de colaboraÃÃo interprofissional e a Tipologia da ColaboraÃÃo Interprofissional de DâAMOUR et al.(2008). O estudo ocorreu no municÃpio de Juazeiro do Norte ondefoi investigado o processo de colaboraÃÃo de gestores e docentes de trÃs IES privadas que adotam a EstratÃgia SaÃde da FamÃlia (ESF) como campo de estÃgio curricular para os seus discentes, e gestores e profissionais das equipes da ESF. A coleta de dados ocorreu durante o mÃs de agosto de 2011 e em outubro de 2012, tendo-seutilizadoas seguintes tÃcnicas: diÃrio de campo, entrevista aberta e revisÃo e anÃlise de documentos comregistro de acordos e parcerias entre a Secretaria Municipal de SaÃde e as IES. Analisou-se cada instituiÃÃo separadamente, discutindo o processo de colaboraÃÃo interprofissional entre docentes e profissionais de saÃde, considerando quatro dimensÃes: governanÃa, objetivos e visÃo compartilhadas, formalizaÃÃo e internalizaÃÃo, e dez indicadores do modelo, reproduzido de forma esquemÃtica no grÃfico de Kiviat. Para a construÃÃo do grÃfico de cada IES, analisou-se as falas dos entrevistados, buscando promover a transversalidade das entrevistas dos profissionais do sistema municipal de saÃde, o que permitiu visualizar o nÃvel de colaboraÃÃo entre as organizaÃÃes. O estudo foi submetido ao Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraà (UVA), protocolo n 911. Desta forma, considerando a questÃo proposta, as inferÃncias quanto à colaboraÃÃo interprofissional entre as IES investigadas e a ESF contribuem de forma bastante incipiente para a qualidade da formaÃÃo de graduandos e a educaÃÃo permanente dos profissionais da ESF, apresenta muitas fragilidades. O espaÃo de trabalho das unidades de saÃde parece nÃo ser visto como campo comum para professores, estudantes e profissionais de saÃde e isso resulta provavelmente da falta de lideranÃas que induzam a integraÃÃo, objetivando o fortalecimento de prÃticas qualificadas de saÃde à comunidade. Ademais a investigaÃÃo revelou a importÃncia da articulaÃÃo interinstitucional e interprofissional para a promoÃÃo de atividades, como as de educaÃÃo em saÃde, que acabam sendo deixadas em segundo plano pela burocratizaÃÃo dos processos de trabalho e pela demanda imediata que precisa ser atendida nas unidades da ESF. Seria fundamental uma aproximaÃÃo dos profissionais de saÃde à literatura que trata da integraÃÃo ensino-serviÃo para que haja clareza do que significa e do que propÃe. Apesar das limitaÃÃes da pesquisa, que nÃo avaliou, por exemplo, os resultados deste processo na formaÃÃo profissional, esta pode contribuir para despertar nos gestores de IES e de sistemas e serviÃos de saÃde a necessidade de estreitar laÃos para contribuir com o fortalecimento da qualidade da atenÃÃo, da promoÃÃo e da educaÃÃo permanente em saÃde. |
id |
UFC_27e6dc1230299bc220fc640d2fcc2611 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7280 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisColaboraÃÃo interprofissional entre docente de ensino superior e profissionais de saÃde da estratÃgia de saÃde da famÃlia em Juazeiro do Norte: estudo de caso.Lecturer in Interprofessional Collaboration between Higher Education and Professional Health Family Health Strategy in Juazeiro: Case Study.2013-03-27Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto45145091400http://lattes.cnpq.br/0926082188345417 Ana Ester Maria Melo Moreira80958362300http://lattes.cnpq.br/1372212092261448Maria Socorro de AraÃjo Dias41433564300http://lattes.cnpq.br/9251743262592177Eliana Goldfarb Cyrino 05396367890http://lattes.cnpq.br/717272449590772300885071301http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4282994A0Francisca Alanny AraÃjo Rocha Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SaÃde da FamÃlia (Campus da UFC em Sobral-CE) UFCBRColaboraÃÃo Interprofissional EducaÃÃo Permanente em SaÃde SaÃde da FamÃliaInterprofessional collaboration Continuing Education in Health Family HealthSAUDE PUBLICATrata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, do tipo exploratÃrio. O referencial teÃrico que orientou a criaÃÃo, o desenho e o processo de coleta dos dados, a criaÃÃo dos instrumentos de pesquisa e a posterior anÃlise do corpus de dados integralizado no trabalho de campo foi o conceito de colaboraÃÃo interprofissional e a Tipologia da ColaboraÃÃo Interprofissional de DâAMOUR et al.(2008). O estudo ocorreu no municÃpio de Juazeiro do Norte ondefoi investigado o processo de colaboraÃÃo de gestores e docentes de trÃs IES privadas que adotam a EstratÃgia SaÃde da FamÃlia (ESF) como campo de estÃgio curricular para os seus discentes, e gestores e profissionais das equipes da ESF. A coleta de dados ocorreu durante o mÃs de agosto de 2011 e em outubro de 2012, tendo-seutilizadoas seguintes tÃcnicas: diÃrio de campo, entrevista aberta e revisÃo e anÃlise de documentos comregistro de acordos e parcerias entre a Secretaria Municipal de SaÃde e as IES. Analisou-se cada instituiÃÃo separadamente, discutindo o processo de colaboraÃÃo interprofissional entre docentes e profissionais de saÃde, considerando quatro dimensÃes: governanÃa, objetivos e visÃo compartilhadas, formalizaÃÃo e internalizaÃÃo, e dez indicadores do modelo, reproduzido de forma esquemÃtica no grÃfico de Kiviat. Para a construÃÃo do grÃfico de cada IES, analisou-se as falas dos entrevistados, buscando promover a transversalidade das entrevistas dos profissionais do sistema municipal de saÃde, o que permitiu visualizar o nÃvel de colaboraÃÃo entre as organizaÃÃes. O estudo foi submetido ao Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraà (UVA), protocolo n 911. Desta forma, considerando a questÃo proposta, as inferÃncias quanto à colaboraÃÃo interprofissional entre as IES investigadas e a ESF contribuem de forma bastante incipiente para a qualidade da formaÃÃo de graduandos e a educaÃÃo permanente dos profissionais da ESF, apresenta muitas fragilidades. O espaÃo de trabalho das unidades de saÃde parece nÃo ser visto como campo comum para professores, estudantes e profissionais de saÃde e isso resulta provavelmente da falta de lideranÃas que induzam a integraÃÃo, objetivando o fortalecimento de prÃticas qualificadas de saÃde à comunidade. Ademais a investigaÃÃo revelou a importÃncia da articulaÃÃo interinstitucional e interprofissional para a promoÃÃo de atividades, como as de educaÃÃo em saÃde, que acabam sendo deixadas em segundo plano pela burocratizaÃÃo dos processos de trabalho e pela demanda imediata que precisa ser atendida nas unidades da ESF. Seria fundamental uma aproximaÃÃo dos profissionais de saÃde à literatura que trata da integraÃÃo ensino-serviÃo para que haja clareza do que significa e do que propÃe. Apesar das limitaÃÃes da pesquisa, que nÃo avaliou, por exemplo, os resultados deste processo na formaÃÃo profissional, esta pode contribuir para despertar nos gestores de IES e de sistemas e serviÃos de saÃde a necessidade de estreitar laÃos para contribuir com o fortalecimento da qualidade da atenÃÃo, da promoÃÃo e da educaÃÃo permanente em saÃde.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10733application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:57Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ColaboraÃÃo interprofissional entre docente de ensino superior e profissionais de saÃde da estratÃgia de saÃde da famÃlia em Juazeiro do Norte: estudo de caso. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Lecturer in Interprofessional Collaboration between Higher Education and Professional Health Family Health Strategy in Juazeiro: Case Study. |
title |
ColaboraÃÃo interprofissional entre docente de ensino superior e profissionais de saÃde da estratÃgia de saÃde da famÃlia em Juazeiro do Norte: estudo de caso. |
spellingShingle |
ColaboraÃÃo interprofissional entre docente de ensino superior e profissionais de saÃde da estratÃgia de saÃde da famÃlia em Juazeiro do Norte: estudo de caso. Francisca Alanny AraÃjo Rocha ColaboraÃÃo Interprofissional EducaÃÃo Permanente em SaÃde SaÃde da FamÃlia Interprofessional collaboration Continuing Education in Health Family Health SAUDE PUBLICA |
title_short |
ColaboraÃÃo interprofissional entre docente de ensino superior e profissionais de saÃde da estratÃgia de saÃde da famÃlia em Juazeiro do Norte: estudo de caso. |
title_full |
ColaboraÃÃo interprofissional entre docente de ensino superior e profissionais de saÃde da estratÃgia de saÃde da famÃlia em Juazeiro do Norte: estudo de caso. |
title_fullStr |
ColaboraÃÃo interprofissional entre docente de ensino superior e profissionais de saÃde da estratÃgia de saÃde da famÃlia em Juazeiro do Norte: estudo de caso. |
title_full_unstemmed |
ColaboraÃÃo interprofissional entre docente de ensino superior e profissionais de saÃde da estratÃgia de saÃde da famÃlia em Juazeiro do Norte: estudo de caso. |
title_sort |
ColaboraÃÃo interprofissional entre docente de ensino superior e profissionais de saÃde da estratÃgia de saÃde da famÃlia em Juazeiro do Norte: estudo de caso. |
author |
Francisca Alanny AraÃjo Rocha |
author_facet |
Francisca Alanny AraÃjo Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
45145091400 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0926082188345417 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Ana Ester Maria Melo Moreira |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
80958362300 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1372212092261448 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Socorro de AraÃjo Dias |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
41433564300 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9251743262592177 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Eliana Goldfarb Cyrino |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
05396367890 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7172724495907723 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00885071301 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4282994A0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisca Alanny AraÃjo Rocha |
contributor_str_mv |
Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto Ana Ester Maria Melo Moreira Maria Socorro de AraÃjo Dias Eliana Goldfarb Cyrino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ColaboraÃÃo Interprofissional EducaÃÃo Permanente em SaÃde SaÃde da FamÃlia |
topic |
ColaboraÃÃo Interprofissional EducaÃÃo Permanente em SaÃde SaÃde da FamÃlia Interprofessional collaboration Continuing Education in Health Family Health SAUDE PUBLICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interprofessional collaboration Continuing Education in Health Family Health |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
SAUDE PUBLICA |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, do tipo exploratÃrio. O referencial teÃrico que orientou a criaÃÃo, o desenho e o processo de coleta dos dados, a criaÃÃo dos instrumentos de pesquisa e a posterior anÃlise do corpus de dados integralizado no trabalho de campo foi o conceito de colaboraÃÃo interprofissional e a Tipologia da ColaboraÃÃo Interprofissional de DâAMOUR et al.(2008). O estudo ocorreu no municÃpio de Juazeiro do Norte ondefoi investigado o processo de colaboraÃÃo de gestores e docentes de trÃs IES privadas que adotam a EstratÃgia SaÃde da FamÃlia (ESF) como campo de estÃgio curricular para os seus discentes, e gestores e profissionais das equipes da ESF. A coleta de dados ocorreu durante o mÃs de agosto de 2011 e em outubro de 2012, tendo-seutilizadoas seguintes tÃcnicas: diÃrio de campo, entrevista aberta e revisÃo e anÃlise de documentos comregistro de acordos e parcerias entre a Secretaria Municipal de SaÃde e as IES. Analisou-se cada instituiÃÃo separadamente, discutindo o processo de colaboraÃÃo interprofissional entre docentes e profissionais de saÃde, considerando quatro dimensÃes: governanÃa, objetivos e visÃo compartilhadas, formalizaÃÃo e internalizaÃÃo, e dez indicadores do modelo, reproduzido de forma esquemÃtica no grÃfico de Kiviat. Para a construÃÃo do grÃfico de cada IES, analisou-se as falas dos entrevistados, buscando promover a transversalidade das entrevistas dos profissionais do sistema municipal de saÃde, o que permitiu visualizar o nÃvel de colaboraÃÃo entre as organizaÃÃes. O estudo foi submetido ao Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraà (UVA), protocolo n 911. Desta forma, considerando a questÃo proposta, as inferÃncias quanto à colaboraÃÃo interprofissional entre as IES investigadas e a ESF contribuem de forma bastante incipiente para a qualidade da formaÃÃo de graduandos e a educaÃÃo permanente dos profissionais da ESF, apresenta muitas fragilidades. O espaÃo de trabalho das unidades de saÃde parece nÃo ser visto como campo comum para professores, estudantes e profissionais de saÃde e isso resulta provavelmente da falta de lideranÃas que induzam a integraÃÃo, objetivando o fortalecimento de prÃticas qualificadas de saÃde à comunidade. Ademais a investigaÃÃo revelou a importÃncia da articulaÃÃo interinstitucional e interprofissional para a promoÃÃo de atividades, como as de educaÃÃo em saÃde, que acabam sendo deixadas em segundo plano pela burocratizaÃÃo dos processos de trabalho e pela demanda imediata que precisa ser atendida nas unidades da ESF. Seria fundamental uma aproximaÃÃo dos profissionais de saÃde à literatura que trata da integraÃÃo ensino-serviÃo para que haja clareza do que significa e do que propÃe. Apesar das limitaÃÃes da pesquisa, que nÃo avaliou, por exemplo, os resultados deste processo na formaÃÃo profissional, esta pode contribuir para despertar nos gestores de IES e de sistemas e serviÃos de saÃde a necessidade de estreitar laÃos para contribuir com o fortalecimento da qualidade da atenÃÃo, da promoÃÃo e da educaÃÃo permanente em saÃde. |
description |
Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, do tipo exploratÃrio. O referencial teÃrico que orientou a criaÃÃo, o desenho e o processo de coleta dos dados, a criaÃÃo dos instrumentos de pesquisa e a posterior anÃlise do corpus de dados integralizado no trabalho de campo foi o conceito de colaboraÃÃo interprofissional e a Tipologia da ColaboraÃÃo Interprofissional de DâAMOUR et al.(2008). O estudo ocorreu no municÃpio de Juazeiro do Norte ondefoi investigado o processo de colaboraÃÃo de gestores e docentes de trÃs IES privadas que adotam a EstratÃgia SaÃde da FamÃlia (ESF) como campo de estÃgio curricular para os seus discentes, e gestores e profissionais das equipes da ESF. A coleta de dados ocorreu durante o mÃs de agosto de 2011 e em outubro de 2012, tendo-seutilizadoas seguintes tÃcnicas: diÃrio de campo, entrevista aberta e revisÃo e anÃlise de documentos comregistro de acordos e parcerias entre a Secretaria Municipal de SaÃde e as IES. Analisou-se cada instituiÃÃo separadamente, discutindo o processo de colaboraÃÃo interprofissional entre docentes e profissionais de saÃde, considerando quatro dimensÃes: governanÃa, objetivos e visÃo compartilhadas, formalizaÃÃo e internalizaÃÃo, e dez indicadores do modelo, reproduzido de forma esquemÃtica no grÃfico de Kiviat. Para a construÃÃo do grÃfico de cada IES, analisou-se as falas dos entrevistados, buscando promover a transversalidade das entrevistas dos profissionais do sistema municipal de saÃde, o que permitiu visualizar o nÃvel de colaboraÃÃo entre as organizaÃÃes. O estudo foi submetido ao Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraà (UVA), protocolo n 911. Desta forma, considerando a questÃo proposta, as inferÃncias quanto à colaboraÃÃo interprofissional entre as IES investigadas e a ESF contribuem de forma bastante incipiente para a qualidade da formaÃÃo de graduandos e a educaÃÃo permanente dos profissionais da ESF, apresenta muitas fragilidades. O espaÃo de trabalho das unidades de saÃde parece nÃo ser visto como campo comum para professores, estudantes e profissionais de saÃde e isso resulta provavelmente da falta de lideranÃas que induzam a integraÃÃo, objetivando o fortalecimento de prÃticas qualificadas de saÃde à comunidade. Ademais a investigaÃÃo revelou a importÃncia da articulaÃÃo interinstitucional e interprofissional para a promoÃÃo de atividades, como as de educaÃÃo em saÃde, que acabam sendo deixadas em segundo plano pela burocratizaÃÃo dos processos de trabalho e pela demanda imediata que precisa ser atendida nas unidades da ESF. Seria fundamental uma aproximaÃÃo dos profissionais de saÃde à literatura que trata da integraÃÃo ensino-serviÃo para que haja clareza do que significa e do que propÃe. Apesar das limitaÃÃes da pesquisa, que nÃo avaliou, por exemplo, os resultados deste processo na formaÃÃo profissional, esta pode contribuir para despertar nos gestores de IES e de sistemas e serviÃos de saÃde a necessidade de estreitar laÃos para contribuir com o fortalecimento da qualidade da atenÃÃo, da promoÃÃo e da educaÃÃo permanente em saÃde. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10733 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em SaÃde da FamÃlia (Campus da UFC em Sobral-CE) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295180233637888 |