FormaÃÃo do tutor: um estudo sobre os aspectos teÃricos e prÃticos do curso de formaÃÃo de tutores a distÃncia do IFCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HÃlvia Moreira Mineiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5873
Resumo: FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
id UFC_027e34bfaa0f3dbb09da37d005cb58f6
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4207
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFormaÃÃo do tutor: um estudo sobre os aspectos teÃricos e prÃticos do curso de formaÃÃo de tutores a distÃncia do IFCETutor training: a study of the theoretical and practical aspects of the training course for distance tutors of IFCE 2011-04-27Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva10656731249http://lattes.cnpq.br/2308920362072312 Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Herminio Borges Neto01362062391Suzana Maria Capelo Borges2625384433491686920300http://lattes.cnpq.br/4226399669158264HÃlvia Moreira MineiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo a DistÃncia IFCE FormaÃÃo do TutorDistance Education IFCE Tutor TrainingEDUCACAOFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃEste estudo tem o objetivo de investigar a formaÃÃo do tutor atravÃs do Curso de FormaÃÃo de Tutores a DistÃncia do IFCE. Esse profissional carece de formaÃÃo que contenha elementos norteadores para sua prÃtica tutoria, haja vista que à considerado de fundamental importÃncia para o processo de ensino e aprendizagem na modalidade à distÃncia. Indaga-se entÃo, como o curso de formaÃÃo para tutor oferece ferramentas e conhecimento necessÃrio para desempenhar a funÃÃo de tutoria na EaD? A pesquisa consiste numa abordagem qualitativa, cujos objetivos foram exploratÃrios e descritivos. Em decorrÃncia da necessidade de investigar detalhadamente a formaÃÃo do tutor atravÃs do curso de formaÃÃo e as particularidades da temÃtica que fundamentou a escolha da referida abordagem. Os resultados e discussÃes desenvolvidos na pesquisa, concluÃ-se que a formaÃÃo do tutor à algo essencial a sua pratica enquanto profissional da EaD, sendo de grande importÃncia que a instituiÃÃo fomentadora ao projetar o curso de formaÃÃo atente-se a elementos que aliem a teoria e a simulaÃÃo da pratica atrelado a teoria durante o curso e, tambÃm apÃs a conclusÃo do mesmo esse aluno (futuro tutor) seja acompanhado na sua pratica. Com isso tÃm-se profissionais mais seguros de sua atuaÃÃo. Os alunos questionados contribuÃram de maneira valorosa ao pontuar itens carentes de mudanÃa e adequaÃÃo. Portanto, a formaÃÃo do tutor descortina a educaÃÃo a distÃncia e todas as suas caracterÃsticas. Uma vez que o tutor à considerado professor numa perspectiva em que as Tecnologias Digitais da InformaÃÃo oferecem ferramentas para concretizaÃÃo do processo de ensino e aprendizagem. AlÃm disso, à notÃria a necessidade de trabalhar conteÃdos/conceitos essenciais a sua formaÃÃo, tais como: funÃÃes, saberes, papÃis, atribuiÃÃes, competÃncias a serem desempenhadas. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5873application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:57Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv FormaÃÃo do tutor: um estudo sobre os aspectos teÃricos e prÃticos do curso de formaÃÃo de tutores a distÃncia do IFCE
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Tutor training: a study of the theoretical and practical aspects of the training course for distance tutors of IFCE
title FormaÃÃo do tutor: um estudo sobre os aspectos teÃricos e prÃticos do curso de formaÃÃo de tutores a distÃncia do IFCE
spellingShingle FormaÃÃo do tutor: um estudo sobre os aspectos teÃricos e prÃticos do curso de formaÃÃo de tutores a distÃncia do IFCE
HÃlvia Moreira Mineiro
EducaÃÃo a DistÃncia
IFCE
FormaÃÃo do Tutor
Distance Education
IFCE
Tutor Training
EDUCACAO
title_short FormaÃÃo do tutor: um estudo sobre os aspectos teÃricos e prÃticos do curso de formaÃÃo de tutores a distÃncia do IFCE
title_full FormaÃÃo do tutor: um estudo sobre os aspectos teÃricos e prÃticos do curso de formaÃÃo de tutores a distÃncia do IFCE
title_fullStr FormaÃÃo do tutor: um estudo sobre os aspectos teÃricos e prÃticos do curso de formaÃÃo de tutores a distÃncia do IFCE
title_full_unstemmed FormaÃÃo do tutor: um estudo sobre os aspectos teÃricos e prÃticos do curso de formaÃÃo de tutores a distÃncia do IFCE
title_sort FormaÃÃo do tutor: um estudo sobre os aspectos teÃricos e prÃticos do curso de formaÃÃo de tutores a distÃncia do IFCE
author HÃlvia Moreira Mineiro
author_facet HÃlvia Moreira Mineiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 10656731249
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2308920362072312
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alcides Fernando Gussi
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 05728385818
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7306722117822350
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Herminio Borges Neto
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 01362062391
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Suzana Maria Capelo Borges
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 26253844334
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 91686920300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4226399669158264
dc.contributor.author.fl_str_mv HÃlvia Moreira Mineiro
contributor_str_mv Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva
Alcides Fernando Gussi
Herminio Borges Neto
Suzana Maria Capelo Borges
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo a DistÃncia
IFCE
FormaÃÃo do Tutor
topic EducaÃÃo a DistÃncia
IFCE
FormaÃÃo do Tutor
Distance Education
IFCE
Tutor Training
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance Education
IFCE
Tutor Training
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo tem o objetivo de investigar a formaÃÃo do tutor atravÃs do Curso de FormaÃÃo de Tutores a DistÃncia do IFCE. Esse profissional carece de formaÃÃo que contenha elementos norteadores para sua prÃtica tutoria, haja vista que à considerado de fundamental importÃncia para o processo de ensino e aprendizagem na modalidade à distÃncia. Indaga-se entÃo, como o curso de formaÃÃo para tutor oferece ferramentas e conhecimento necessÃrio para desempenhar a funÃÃo de tutoria na EaD? A pesquisa consiste numa abordagem qualitativa, cujos objetivos foram exploratÃrios e descritivos. Em decorrÃncia da necessidade de investigar detalhadamente a formaÃÃo do tutor atravÃs do curso de formaÃÃo e as particularidades da temÃtica que fundamentou a escolha da referida abordagem. Os resultados e discussÃes desenvolvidos na pesquisa, concluÃ-se que a formaÃÃo do tutor à algo essencial a sua pratica enquanto profissional da EaD, sendo de grande importÃncia que a instituiÃÃo fomentadora ao projetar o curso de formaÃÃo atente-se a elementos que aliem a teoria e a simulaÃÃo da pratica atrelado a teoria durante o curso e, tambÃm apÃs a conclusÃo do mesmo esse aluno (futuro tutor) seja acompanhado na sua pratica. Com isso tÃm-se profissionais mais seguros de sua atuaÃÃo. Os alunos questionados contribuÃram de maneira valorosa ao pontuar itens carentes de mudanÃa e adequaÃÃo. Portanto, a formaÃÃo do tutor descortina a educaÃÃo a distÃncia e todas as suas caracterÃsticas. Uma vez que o tutor à considerado professor numa perspectiva em que as Tecnologias Digitais da InformaÃÃo oferecem ferramentas para concretizaÃÃo do processo de ensino e aprendizagem. AlÃm disso, à notÃria a necessidade de trabalhar conteÃdos/conceitos essenciais a sua formaÃÃo, tais como: funÃÃes, saberes, papÃis, atribuiÃÃes, competÃncias a serem desempenhadas.
description FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5873
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295147635507200