Ao tecer somos tecidos: (re) significando a docÃncia na constituiÃÃo do habitus em estudantes de mÃsica â licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Goretti Herculano Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19404
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAo tecer somos tecidos: (re) significando a docÃncia na constituiÃÃo do habitus em estudantes de mÃsica â licenciaturaWhen we are woven: (re) meaning teaching in habitus constitution in music students - bachelor2016-12-19Luiz Botelho Albuquerque00200220187Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Henrique SÃrgio BeltrÃo de Castro35537256304http://lattes.cnpq.br/5535501344314304 Elzanir dos Santos36227579300http://lattes.cnpq.br/630874128836458322006591304http://lattes.cnpq.br/2585682942496969Maria Goretti Herculano SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRDocÃncia MÃsica-Licenciatura Narrativas TrajetÃria Habitus CampoTeaching Music-Graduation Narratives Trajectory Habitus FieldEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgiconÃo hÃO objeto deste ensaio à a tessitura do habitus docente de estudantes do Curso de MÃsica da UFCA, com origem em suas histÃrias de vida. Insere-se nas pesquisas que buscam pÃr em evidÃncia aspectos macro e microssociais da constituiÃÃo do ser professor (de MÃsica). PropÃs-se, com efeito, designar uma concepÃÃo de como a docÃncia à estabelecida em professores de MÃsica. Parte do seguinte questionamento: como nos tornamos professores? Nessa direÃÃo, definiu-se, como objetivo geral desta pesquisa, Analisar as narrativas de estudantes do Curso de MÃsica-Licenciatura da UFCA, buscando compreender como à constituÃda a docÃncia (habitus docente) nesses sujeitos. Como objetivos especÃficos: delinear a trajetÃria e o encontro com o objeto de estudo; elucidar as relaÃÃes entre a abordagem (auto) biogrÃfica como modelo de formaÃÃo e o Modelo teÃrico Praxiologia, de Pierre Bourdieu, ressaltando as contribuiÃÃes desses dois modelos para desvelar o habitus docente; descrever e interpretar as experiÃncias que marcaram as trajetÃrias dos estudantes, do ponto de vista da composiÃÃo de sentidos e significados que convergem para a constituiÃÃo de um habitus (docente); discutir a afluÃncia da trajetÃria dos sujeitos para um mesmo espaÃo que compÃe o campo pedagÃgico musical da UFCA e os projetos que passam a ser articulados. âAo tecer, somos tecidosâ configura, entÃo, a ideia de um processo que ajusta os fios individuais da trama, ao fazer coletivo da urdidura. A trama referida à a trajetÃria dos indivÃduos que perpassa a urdidura das estruturas sociais que sÃo componentes do tear (o campo) da docÃncia em MÃsica. Nesse caso, a constituiÃÃo do ser professor de MÃsica à o tecido que serà gerado nesse processo. De tal modo, o estudo mantÃm em seu escopo o seguinte enunciado: As experiÃncias de socializaÃÃo de um grupo de estudantes de MÃsica- Licenciatura estabelecidas em suas trajetÃrias, ao serem associadas à sua inserÃÃo no campo da docÃncia em MÃsica, demonstram a constituiÃÃo de um habitus docente. Afirma-se, portanto, que a docÃncia em estudantes/professores de MÃsica-Licenciatura da UFCA à tecida nas trajetÃrias formativas expressas, em suas narrativas (auto) biogrÃficas, na modalidade de habitus. A discussÃo empreendida neste estudo està ancorada no aporte teÃrico da Praxiologia de Pierre Bourdieu (BOURDIEU, 1983, 1998, 2003, 2005, 2007) e na abordagem das histÃrias de vida e formaÃÃo (JOSSO, DOMINICÃ, PINEAU, DELORY MOMBERGER, GORRIZ, CUNHA). As histÃrias de vida, na categoria Atelià (auto) biogrÃfico compuseram o aporte metodolÃgico da pesquisa, utilizando-se das narrativas de cinco estudantes/professores de MÃsica. O resultado de relacionar as experiÃncias demonstrou aspectos que se aproximam em similaridades e que se distanciam em diferenÃas. SÃo, no entanto, dois processos de formaÃÃo que, neste estudo, dialogam. E o que resulta desse dialogo à obter-se a compreensÃo do que à esse habitus docente, esse conjunto de disposiÃÃes que constituÃram o ser professor e que se entende ocorrerem ao longo da vida e nÃo apenas em uma destas etapas.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19404application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:56Zmail@mail.com -
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