Habitus docente no ensino de mÃsica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19672 |
Resumo: | Essa pesquisa objetiva explicitar o habitus docente no ensino de mÃsica, analisando os aspectos cognitivos, corporais e Ãticos-polÃticos revelados nos projetos de intervenÃÃo pedagÃgica, de autoria prÃpria, no ensino de mÃsica na EducaÃÃo BÃsica, realizados de 2000 a 2014, sendo eles: âVivenciando e Compreendendo MÃsicaâ; âEnsino de MÃsica: uma experiÃncia com movimento e ritmoâ; âLeitura e ComunicaÃÃo: redimensionando o ato de lerâ e âNossa comunidade em texto, imagem e somâ. Visa distinguir interaÃÃes,contextualizar materiais e tempos de ensino-aprendizagem e identificar atitudes do percurso formativo. Utiliza o mÃtodo de histÃrias de vida e formaÃÃo, adotando um carÃter autobiogrÃfico, delimitada pela exploraÃÃo dos territÃrios do âeu educadorâ, analisando o percurso narrativo com Ãnfase na constituiÃÃo de um habitus musical docente. Toma-se como referÃncia basilar Bourdieu (1983) com o conceito de habitus, e SchÃn (1983) com conceito de professor reflexivo. Dessa pesquisa, espera-se que desvele conhecimentos e saberes,prÃticas e teorias mobilizadas no ensino de mÃsica. |
id |
UFC_86bdd3507f246526b823984502539e52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:11509 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHabitus docente no ensino de mÃsicateaching habitus in music education2016-07-15Marco TÃlio Ferreira da Costa24342106353http://lattes.cnpq.br/0686507058305636Luiz Botelho Albuquerque00200220187Joandre Rodrigues Dias de Camargo57027471191 http://lattes.cnpq.br/0981771678725798JoÃo Emanoel Ancelmo Benvenuto00368878384http://lattes.cnpq.br/934073996802450302747868427 http://lattes.cnpq.br/6760779867230048Jassira Braz da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESCUFCBRHabitus Professor reflexivo EducaÃÃo musicalHabitus Reflective teacher Music EducationMUSICAEssa pesquisa objetiva explicitar o habitus docente no ensino de mÃsica, analisando os aspectos cognitivos, corporais e Ãticos-polÃticos revelados nos projetos de intervenÃÃo pedagÃgica, de autoria prÃpria, no ensino de mÃsica na EducaÃÃo BÃsica, realizados de 2000 a 2014, sendo eles: âVivenciando e Compreendendo MÃsicaâ; âEnsino de MÃsica: uma experiÃncia com movimento e ritmoâ; âLeitura e ComunicaÃÃo: redimensionando o ato de lerâ e âNossa comunidade em texto, imagem e somâ. Visa distinguir interaÃÃes,contextualizar materiais e tempos de ensino-aprendizagem e identificar atitudes do percurso formativo. Utiliza o mÃtodo de histÃrias de vida e formaÃÃo, adotando um carÃter autobiogrÃfico, delimitada pela exploraÃÃo dos territÃrios do âeu educadorâ, analisando o percurso narrativo com Ãnfase na constituiÃÃo de um habitus musical docente. Toma-se como referÃncia basilar Bourdieu (1983) com o conceito de habitus, e SchÃn (1983) com conceito de professor reflexivo. Dessa pesquisa, espera-se que desvele conhecimentos e saberes,prÃticas e teorias mobilizadas no ensino de mÃsica.This research aims at explaining teachersâs habitus in the teaching of music, analyzing the cognitive, physical and ethical-political revealed in pedagogical intervention projects, from our own experiences, in music teaching in Elementary Education, conducted from 2000 to 2014, as follows: "Experiencing and Understanding Music"; "Music Education: an experience with movement and rhythym"; "Reading and Communication: rethinkink the reading act" and "Our community in text, image and sound". It aims to distinguish interactions, contextualize teaching-learning materials and time and identify attitudes formation. It uses the method of life stories and training, adopting an autobiographical character, bounded by the exploitation of territories of "I educator", analyzing the narrative journey with emphasis on the establishment of a teacher musical habitus. It is taken as a basic reference, Bourdieu (1983) with the concept of habitus and SchÃn (1983), with the concept of reflective teacher. In this research, it is expected which unveil knowledge and expertise, mobilized practices and theories in music education.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19672application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:07Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Habitus docente no ensino de mÃsica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
teaching habitus in music education |
title |
Habitus docente no ensino de mÃsica |
spellingShingle |
Habitus docente no ensino de mÃsica Jassira Braz da Silva Habitus Professor reflexivo EducaÃÃo musical Habitus Reflective teacher Music Education MUSICA |
title_short |
Habitus docente no ensino de mÃsica |
title_full |
Habitus docente no ensino de mÃsica |
title_fullStr |
Habitus docente no ensino de mÃsica |
title_full_unstemmed |
Habitus docente no ensino de mÃsica |
title_sort |
Habitus docente no ensino de mÃsica |
author |
Jassira Braz da Silva |
author_facet |
Jassira Braz da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marco TÃlio Ferreira da Costa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
24342106353 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0686507058305636 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
00200220187 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Joandre Rodrigues Dias de Camargo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
57027471191 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0981771678725798 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
JoÃo Emanoel Ancelmo Benvenuto |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
00368878384 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9340739968024503 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02747868427 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6760779867230048 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jassira Braz da Silva |
contributor_str_mv |
Marco TÃlio Ferreira da Costa Luiz Botelho Albuquerque Joandre Rodrigues Dias de Camargo JoÃo Emanoel Ancelmo Benvenuto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habitus Professor reflexivo EducaÃÃo musical |
topic |
Habitus Professor reflexivo EducaÃÃo musical Habitus Reflective teacher Music Education MUSICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Habitus Reflective teacher Music Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MUSICA |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Essa pesquisa objetiva explicitar o habitus docente no ensino de mÃsica, analisando os aspectos cognitivos, corporais e Ãticos-polÃticos revelados nos projetos de intervenÃÃo pedagÃgica, de autoria prÃpria, no ensino de mÃsica na EducaÃÃo BÃsica, realizados de 2000 a 2014, sendo eles: âVivenciando e Compreendendo MÃsicaâ; âEnsino de MÃsica: uma experiÃncia com movimento e ritmoâ; âLeitura e ComunicaÃÃo: redimensionando o ato de lerâ e âNossa comunidade em texto, imagem e somâ. Visa distinguir interaÃÃes,contextualizar materiais e tempos de ensino-aprendizagem e identificar atitudes do percurso formativo. Utiliza o mÃtodo de histÃrias de vida e formaÃÃo, adotando um carÃter autobiogrÃfico, delimitada pela exploraÃÃo dos territÃrios do âeu educadorâ, analisando o percurso narrativo com Ãnfase na constituiÃÃo de um habitus musical docente. Toma-se como referÃncia basilar Bourdieu (1983) com o conceito de habitus, e SchÃn (1983) com conceito de professor reflexivo. Dessa pesquisa, espera-se que desvele conhecimentos e saberes,prÃticas e teorias mobilizadas no ensino de mÃsica. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This research aims at explaining teachersâs habitus in the teaching of music, analyzing the cognitive, physical and ethical-political revealed in pedagogical intervention projects, from our own experiences, in music teaching in Elementary Education, conducted from 2000 to 2014, as follows: "Experiencing and Understanding Music"; "Music Education: an experience with movement and rhythym"; "Reading and Communication: rethinkink the reading act" and "Our community in text, image and sound". It aims to distinguish interactions, contextualize teaching-learning materials and time and identify attitudes formation. It uses the method of life stories and training, adopting an autobiographical character, bounded by the exploitation of territories of "I educator", analyzing the narrative journey with emphasis on the establishment of a teacher musical habitus. It is taken as a basic reference, Bourdieu (1983) with the concept of habitus and SchÃn (1983), with the concept of reflective teacher. In this research, it is expected which unveil knowledge and expertise, mobilized practices and theories in music education. |
description |
Essa pesquisa objetiva explicitar o habitus docente no ensino de mÃsica, analisando os aspectos cognitivos, corporais e Ãticos-polÃticos revelados nos projetos de intervenÃÃo pedagÃgica, de autoria prÃpria, no ensino de mÃsica na EducaÃÃo BÃsica, realizados de 2000 a 2014, sendo eles: âVivenciando e Compreendendo MÃsicaâ; âEnsino de MÃsica: uma experiÃncia com movimento e ritmoâ; âLeitura e ComunicaÃÃo: redimensionando o ato de lerâ e âNossa comunidade em texto, imagem e somâ. Visa distinguir interaÃÃes,contextualizar materiais e tempos de ensino-aprendizagem e identificar atitudes do percurso formativo. Utiliza o mÃtodo de histÃrias de vida e formaÃÃo, adotando um carÃter autobiogrÃfico, delimitada pela exploraÃÃo dos territÃrios do âeu educadorâ, analisando o percurso narrativo com Ãnfase na constituiÃÃo de um habitus musical docente. Toma-se como referÃncia basilar Bourdieu (1983) com o conceito de habitus, e SchÃn (1983) com conceito de professor reflexivo. Dessa pesquisa, espera-se que desvele conhecimentos e saberes,prÃticas e teorias mobilizadas no ensino de mÃsica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19672 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESC |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295234458648576 |