Habitus docente no ensino de mÃsica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jassira Braz da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19672
Resumo: Essa pesquisa objetiva explicitar o habitus docente no ensino de mÃsica, analisando os aspectos cognitivos, corporais e Ãticos-polÃticos revelados nos projetos de intervenÃÃo pedagÃgica, de autoria prÃpria, no ensino de mÃsica na EducaÃÃo BÃsica, realizados de 2000 a 2014, sendo eles: âVivenciando e Compreendendo MÃsicaâ; âEnsino de MÃsica: uma experiÃncia com movimento e ritmoâ; âLeitura e ComunicaÃÃo: redimensionando o ato de lerâ e âNossa comunidade em texto, imagem e somâ. Visa distinguir interaÃÃes,contextualizar materiais e tempos de ensino-aprendizagem e identificar atitudes do percurso formativo. Utiliza o mÃtodo de histÃrias de vida e formaÃÃo, adotando um carÃter autobiogrÃfico, delimitada pela exploraÃÃo dos territÃrios do âeu educadorâ, analisando o percurso narrativo com Ãnfase na constituiÃÃo de um habitus musical docente. Toma-se como referÃncia basilar Bourdieu (1983) com o conceito de habitus, e SchÃn (1983) com conceito de professor reflexivo. Dessa pesquisa, espera-se que desvele conhecimentos e saberes,prÃticas e teorias mobilizadas no ensino de mÃsica.
id UFC_86bdd3507f246526b823984502539e52
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11509
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHabitus docente no ensino de mÃsicateaching habitus in music education2016-07-15Marco TÃlio Ferreira da Costa24342106353http://lattes.cnpq.br/0686507058305636Luiz Botelho Albuquerque00200220187Joandre Rodrigues Dias de Camargo57027471191 http://lattes.cnpq.br/0981771678725798JoÃo Emanoel Ancelmo Benvenuto00368878384http://lattes.cnpq.br/934073996802450302747868427 http://lattes.cnpq.br/6760779867230048Jassira Braz da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESCUFCBRHabitus Professor reflexivo EducaÃÃo musicalHabitus Reflective teacher Music EducationMUSICAEssa pesquisa objetiva explicitar o habitus docente no ensino de mÃsica, analisando os aspectos cognitivos, corporais e Ãticos-polÃticos revelados nos projetos de intervenÃÃo pedagÃgica, de autoria prÃpria, no ensino de mÃsica na EducaÃÃo BÃsica, realizados de 2000 a 2014, sendo eles: âVivenciando e Compreendendo MÃsicaâ; âEnsino de MÃsica: uma experiÃncia com movimento e ritmoâ; âLeitura e ComunicaÃÃo: redimensionando o ato de lerâ e âNossa comunidade em texto, imagem e somâ. Visa distinguir interaÃÃes,contextualizar materiais e tempos de ensino-aprendizagem e identificar atitudes do percurso formativo. Utiliza o mÃtodo de histÃrias de vida e formaÃÃo, adotando um carÃter autobiogrÃfico, delimitada pela exploraÃÃo dos territÃrios do âeu educadorâ, analisando o percurso narrativo com Ãnfase na constituiÃÃo de um habitus musical docente. Toma-se como referÃncia basilar Bourdieu (1983) com o conceito de habitus, e SchÃn (1983) com conceito de professor reflexivo. Dessa pesquisa, espera-se que desvele conhecimentos e saberes,prÃticas e teorias mobilizadas no ensino de mÃsica.This research aims at explaining teachersâs habitus in the teaching of music, analyzing the cognitive, physical and ethical-political revealed in pedagogical intervention projects, from our own experiences, in music teaching in Elementary Education, conducted from 2000 to 2014, as follows: "Experiencing and Understanding Music"; "Music Education: an experience with movement and rhythym"; "Reading and Communication: rethinkink the reading act" and "Our community in text, image and sound". It aims to distinguish interactions, contextualize teaching-learning materials and time and identify attitudes formation. It uses the method of life stories and training, adopting an autobiographical character, bounded by the exploitation of territories of "I educator", analyzing the narrative journey with emphasis on the establishment of a teacher musical habitus. It is taken as a basic reference, Bourdieu (1983) with the concept of habitus and SchÃn (1983), with the concept of reflective teacher. In this research, it is expected which unveil knowledge and expertise, mobilized practices and theories in music education.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19672application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:07Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Habitus docente no ensino de mÃsica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv teaching habitus in music education
title Habitus docente no ensino de mÃsica
spellingShingle Habitus docente no ensino de mÃsica
Jassira Braz da Silva
Habitus
Professor reflexivo
EducaÃÃo musical
Habitus
Reflective teacher
Music Education
MUSICA
title_short Habitus docente no ensino de mÃsica
title_full Habitus docente no ensino de mÃsica
title_fullStr Habitus docente no ensino de mÃsica
title_full_unstemmed Habitus docente no ensino de mÃsica
title_sort Habitus docente no ensino de mÃsica
author Jassira Braz da Silva
author_facet Jassira Braz da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marco TÃlio Ferreira da Costa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 24342106353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0686507058305636
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Joandre Rodrigues Dias de Camargo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 57027471191
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0981771678725798
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JoÃo Emanoel Ancelmo Benvenuto
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 00368878384
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9340739968024503
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02747868427
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6760779867230048
dc.contributor.author.fl_str_mv Jassira Braz da Silva
contributor_str_mv Marco TÃlio Ferreira da Costa
Luiz Botelho Albuquerque
Joandre Rodrigues Dias de Camargo
JoÃo Emanoel Ancelmo Benvenuto
dc.subject.por.fl_str_mv Habitus
Professor reflexivo
EducaÃÃo musical
topic Habitus
Professor reflexivo
EducaÃÃo musical
Habitus
Reflective teacher
Music Education
MUSICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Habitus
Reflective teacher
Music Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MUSICA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Essa pesquisa objetiva explicitar o habitus docente no ensino de mÃsica, analisando os aspectos cognitivos, corporais e Ãticos-polÃticos revelados nos projetos de intervenÃÃo pedagÃgica, de autoria prÃpria, no ensino de mÃsica na EducaÃÃo BÃsica, realizados de 2000 a 2014, sendo eles: âVivenciando e Compreendendo MÃsicaâ; âEnsino de MÃsica: uma experiÃncia com movimento e ritmoâ; âLeitura e ComunicaÃÃo: redimensionando o ato de lerâ e âNossa comunidade em texto, imagem e somâ. Visa distinguir interaÃÃes,contextualizar materiais e tempos de ensino-aprendizagem e identificar atitudes do percurso formativo. Utiliza o mÃtodo de histÃrias de vida e formaÃÃo, adotando um carÃter autobiogrÃfico, delimitada pela exploraÃÃo dos territÃrios do âeu educadorâ, analisando o percurso narrativo com Ãnfase na constituiÃÃo de um habitus musical docente. Toma-se como referÃncia basilar Bourdieu (1983) com o conceito de habitus, e SchÃn (1983) com conceito de professor reflexivo. Dessa pesquisa, espera-se que desvele conhecimentos e saberes,prÃticas e teorias mobilizadas no ensino de mÃsica.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research aims at explaining teachersâs habitus in the teaching of music, analyzing the cognitive, physical and ethical-political revealed in pedagogical intervention projects, from our own experiences, in music teaching in Elementary Education, conducted from 2000 to 2014, as follows: "Experiencing and Understanding Music"; "Music Education: an experience with movement and rhythym"; "Reading and Communication: rethinkink the reading act" and "Our community in text, image and sound". It aims to distinguish interactions, contextualize teaching-learning materials and time and identify attitudes formation. It uses the method of life stories and training, adopting an autobiographical character, bounded by the exploitation of territories of "I educator", analyzing the narrative journey with emphasis on the establishment of a teacher musical habitus. It is taken as a basic reference, Bourdieu (1983) with the concept of habitus and SchÃn (1983), with the concept of reflective teacher. In this research, it is expected which unveil knowledge and expertise, mobilized practices and theories in music education.
description Essa pesquisa objetiva explicitar o habitus docente no ensino de mÃsica, analisando os aspectos cognitivos, corporais e Ãticos-polÃticos revelados nos projetos de intervenÃÃo pedagÃgica, de autoria prÃpria, no ensino de mÃsica na EducaÃÃo BÃsica, realizados de 2000 a 2014, sendo eles: âVivenciando e Compreendendo MÃsicaâ; âEnsino de MÃsica: uma experiÃncia com movimento e ritmoâ; âLeitura e ComunicaÃÃo: redimensionando o ato de lerâ e âNossa comunidade em texto, imagem e somâ. Visa distinguir interaÃÃes,contextualizar materiais e tempos de ensino-aprendizagem e identificar atitudes do percurso formativo. Utiliza o mÃtodo de histÃrias de vida e formaÃÃo, adotando um carÃter autobiogrÃfico, delimitada pela exploraÃÃo dos territÃrios do âeu educadorâ, analisando o percurso narrativo com Ãnfase na constituiÃÃo de um habitus musical docente. Toma-se como referÃncia basilar Bourdieu (1983) com o conceito de habitus, e SchÃn (1983) com conceito de professor reflexivo. Dessa pesquisa, espera-se que desvele conhecimentos e saberes,prÃticas e teorias mobilizadas no ensino de mÃsica.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19672
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESC
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295234458648576