Vivendo e aprendendo...: Um estudo de caso sobre a aprendizagem da docÃncia dos professores de mÃsica na Caucaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ãmerson da Silva Barbosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18893
Resumo: Esta pesquisa de mestrado à referente ao ensino de mÃsica nas escolas regulares de ensino fundamental do municÃpio de Caucaia. O municÃpio realizou em 2009 concurso pÃblico para provimento de cargos efetivos para professor de mÃsica do 6 ao 9 ano do ensino fundamental, fazendo jus a Lei N 11.789 (BRASIL, 2008) que torna a mÃsica conteÃdo obrigatÃrio na educaÃÃo bÃsica. Diante disso procurou-se conhecer a realidade do ensino de mÃsica no municÃpio de Caucaia atravÃs de respostas a seguinte problemÃtica: como os professores de mÃsica aprendem a ensinar mÃsica nas escolas? O objetivo desta pesquisa à conhecer o processo da aprendizagem da docÃncia do professor de mÃsica do municÃpio de Caucaia, procurando responder à questÃo acima atravÃs de uma abordagem qualitativa, utilizando como mÃtodo cientÃfico, um estudo de casos mÃltiplos com seis professores de mÃsica do municÃpio, efetivados atravÃs do concurso de 2009. Esse trabalho traz dados concretos de como os professores de mÃsica aprendem na sala de aula, refletem a sua prÃtica docente e como se articulam entre si para trocar e construir conhecimento. Esta pesquisa tambÃm traz conhecimentos sobre o currÃculo em que esses professores se baseiam para exercer as suas bases pedagÃgicas e por fim, como fazem para viabilizar o ensino de mÃsica em suas escolas e no municÃpio de Caucaia.
id UFC_68f768c0d7f2cbf2b76a4367e62527d4
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12103
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVivendo e aprendendo...: Um estudo de caso sobre a aprendizagem da docÃncia dos professores de mÃsica na Caucaia Living and learning ...: a case study on the teaching of teaching of music teachers in Caucaia2016-07-15Marco AntÃnio Toledo Nascimento02876870665Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Tiago de Quadros Maia Carvalho07185565693http://lattes.cnpq.br/006484890879431161415642320http://lattes.cnpq.br/6431409875342990Ãmerson da Silva BarbosaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESCUFCBREnsino de mÃsica Aprendizagem da docÃncia PrÃticas de ensino Professores de mÃsica de Caucaia - CEMusic Teaching Teacherâs learning Teaching practices Music Teachers of Caucaia â BrazilMUSICAEsta pesquisa de mestrado à referente ao ensino de mÃsica nas escolas regulares de ensino fundamental do municÃpio de Caucaia. O municÃpio realizou em 2009 concurso pÃblico para provimento de cargos efetivos para professor de mÃsica do 6 ao 9 ano do ensino fundamental, fazendo jus a Lei N 11.789 (BRASIL, 2008) que torna a mÃsica conteÃdo obrigatÃrio na educaÃÃo bÃsica. Diante disso procurou-se conhecer a realidade do ensino de mÃsica no municÃpio de Caucaia atravÃs de respostas a seguinte problemÃtica: como os professores de mÃsica aprendem a ensinar mÃsica nas escolas? O objetivo desta pesquisa à conhecer o processo da aprendizagem da docÃncia do professor de mÃsica do municÃpio de Caucaia, procurando responder à questÃo acima atravÃs de uma abordagem qualitativa, utilizando como mÃtodo cientÃfico, um estudo de casos mÃltiplos com seis professores de mÃsica do municÃpio, efetivados atravÃs do concurso de 2009. Esse trabalho traz dados concretos de como os professores de mÃsica aprendem na sala de aula, refletem a sua prÃtica docente e como se articulam entre si para trocar e construir conhecimento. Esta pesquisa tambÃm traz conhecimentos sobre o currÃculo em que esses professores se baseiam para exercer as suas bases pedagÃgicas e por fim, como fazem para viabilizar o ensino de mÃsica em suas escolas e no municÃpio de Caucaia.This paper is about the Music Education in regular basic education schools in the county of Caucaia - Brazil. The county held in 2009 a Public Service Competitive Examination for the provision of effective positions for Music Teacher from 6th to 9th grade of elementary school, living up to the Law No. 11,789 (BRAZIL, 2008), which makes the Music subject mandatory in the Basic Education. The objective of this research is to understand how the Music Teachers learn the subject, so they can teach it in schools. The main theoretical framework of the research is based on: Mizukami (2004;2005), with his studies on the learning of teaching; Silva (2015), with his research on Curriculum Theories; and Silvino (2007), with the proposal for Music Education. The methodology used, through a qualitative approach, was a multiple cases study. Six County Music Teachers were chosen and interviewed, hired by the said Public Service Competitive Exam. According to the data analysis and the results of research, nothing is ready. The Music Teacher has been building his teaching skills through the reflection on his own practice and the experience exchange in the learning communities, among teachers themselves. The Music Education in the county, alienated to the schoolâs program, has been building its own curricular identity, having as a priority education on: music, aesthetics and integral human aspects of the student. In addition, regarding the viability of Music Education, there is a methodological multiplicity according to the experience and training of each teacher.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18893application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:39Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Vivendo e aprendendo...: Um estudo de caso sobre a aprendizagem da docÃncia dos professores de mÃsica na Caucaia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Living and learning ...: a case study on the teaching of teaching of music teachers in Caucaia
title Vivendo e aprendendo...: Um estudo de caso sobre a aprendizagem da docÃncia dos professores de mÃsica na Caucaia
spellingShingle Vivendo e aprendendo...: Um estudo de caso sobre a aprendizagem da docÃncia dos professores de mÃsica na Caucaia
Ãmerson da Silva Barbosa
Ensino de mÃsica
Aprendizagem da docÃncia
PrÃticas de ensino
Professores de mÃsica de Caucaia - CE
Music Teaching
Teacherâs learning
Teaching practices
Music Teachers of Caucaia â Brazil
MUSICA
title_short Vivendo e aprendendo...: Um estudo de caso sobre a aprendizagem da docÃncia dos professores de mÃsica na Caucaia
title_full Vivendo e aprendendo...: Um estudo de caso sobre a aprendizagem da docÃncia dos professores de mÃsica na Caucaia
title_fullStr Vivendo e aprendendo...: Um estudo de caso sobre a aprendizagem da docÃncia dos professores de mÃsica na Caucaia
title_full_unstemmed Vivendo e aprendendo...: Um estudo de caso sobre a aprendizagem da docÃncia dos professores de mÃsica na Caucaia
title_sort Vivendo e aprendendo...: Um estudo de caso sobre a aprendizagem da docÃncia dos professores de mÃsica na Caucaia
author Ãmerson da Silva Barbosa
author_facet Ãmerson da Silva Barbosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marco AntÃnio Toledo Nascimento
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02876870665
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pedro RogÃrio
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 30146771320
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3061250583032505
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tiago de Quadros Maia Carvalho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 07185565693
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0064848908794311
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 61415642320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6431409875342990
dc.contributor.author.fl_str_mv Ãmerson da Silva Barbosa
contributor_str_mv Marco AntÃnio Toledo Nascimento
Pedro RogÃrio
Tiago de Quadros Maia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de mÃsica
Aprendizagem da docÃncia
PrÃticas de ensino
Professores de mÃsica de Caucaia - CE
topic Ensino de mÃsica
Aprendizagem da docÃncia
PrÃticas de ensino
Professores de mÃsica de Caucaia - CE
Music Teaching
Teacherâs learning
Teaching practices
Music Teachers of Caucaia â Brazil
MUSICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Music Teaching
Teacherâs learning
Teaching practices
Music Teachers of Caucaia â Brazil
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MUSICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa de mestrado à referente ao ensino de mÃsica nas escolas regulares de ensino fundamental do municÃpio de Caucaia. O municÃpio realizou em 2009 concurso pÃblico para provimento de cargos efetivos para professor de mÃsica do 6 ao 9 ano do ensino fundamental, fazendo jus a Lei N 11.789 (BRASIL, 2008) que torna a mÃsica conteÃdo obrigatÃrio na educaÃÃo bÃsica. Diante disso procurou-se conhecer a realidade do ensino de mÃsica no municÃpio de Caucaia atravÃs de respostas a seguinte problemÃtica: como os professores de mÃsica aprendem a ensinar mÃsica nas escolas? O objetivo desta pesquisa à conhecer o processo da aprendizagem da docÃncia do professor de mÃsica do municÃpio de Caucaia, procurando responder à questÃo acima atravÃs de uma abordagem qualitativa, utilizando como mÃtodo cientÃfico, um estudo de casos mÃltiplos com seis professores de mÃsica do municÃpio, efetivados atravÃs do concurso de 2009. Esse trabalho traz dados concretos de como os professores de mÃsica aprendem na sala de aula, refletem a sua prÃtica docente e como se articulam entre si para trocar e construir conhecimento. Esta pesquisa tambÃm traz conhecimentos sobre o currÃculo em que esses professores se baseiam para exercer as suas bases pedagÃgicas e por fim, como fazem para viabilizar o ensino de mÃsica em suas escolas e no municÃpio de Caucaia.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This paper is about the Music Education in regular basic education schools in the county of Caucaia - Brazil. The county held in 2009 a Public Service Competitive Examination for the provision of effective positions for Music Teacher from 6th to 9th grade of elementary school, living up to the Law No. 11,789 (BRAZIL, 2008), which makes the Music subject mandatory in the Basic Education. The objective of this research is to understand how the Music Teachers learn the subject, so they can teach it in schools. The main theoretical framework of the research is based on: Mizukami (2004;2005), with his studies on the learning of teaching; Silva (2015), with his research on Curriculum Theories; and Silvino (2007), with the proposal for Music Education. The methodology used, through a qualitative approach, was a multiple cases study. Six County Music Teachers were chosen and interviewed, hired by the said Public Service Competitive Exam. According to the data analysis and the results of research, nothing is ready. The Music Teacher has been building his teaching skills through the reflection on his own practice and the experience exchange in the learning communities, among teachers themselves. The Music Education in the county, alienated to the schoolâs program, has been building its own curricular identity, having as a priority education on: music, aesthetics and integral human aspects of the student. In addition, regarding the viability of Music Education, there is a methodological multiplicity according to the experience and training of each teacher.
description Esta pesquisa de mestrado à referente ao ensino de mÃsica nas escolas regulares de ensino fundamental do municÃpio de Caucaia. O municÃpio realizou em 2009 concurso pÃblico para provimento de cargos efetivos para professor de mÃsica do 6 ao 9 ano do ensino fundamental, fazendo jus a Lei N 11.789 (BRASIL, 2008) que torna a mÃsica conteÃdo obrigatÃrio na educaÃÃo bÃsica. Diante disso procurou-se conhecer a realidade do ensino de mÃsica no municÃpio de Caucaia atravÃs de respostas a seguinte problemÃtica: como os professores de mÃsica aprendem a ensinar mÃsica nas escolas? O objetivo desta pesquisa à conhecer o processo da aprendizagem da docÃncia do professor de mÃsica do municÃpio de Caucaia, procurando responder à questÃo acima atravÃs de uma abordagem qualitativa, utilizando como mÃtodo cientÃfico, um estudo de casos mÃltiplos com seis professores de mÃsica do municÃpio, efetivados atravÃs do concurso de 2009. Esse trabalho traz dados concretos de como os professores de mÃsica aprendem na sala de aula, refletem a sua prÃtica docente e como se articulam entre si para trocar e construir conhecimento. Esta pesquisa tambÃm traz conhecimentos sobre o currÃculo em que esses professores se baseiam para exercer as suas bases pedagÃgicas e por fim, como fazem para viabilizar o ensino de mÃsica em suas escolas e no municÃpio de Caucaia.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18893
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESC
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295232216793088