A Reforma Lei 5692/71: Seus Reflexos na EducaÃÃo Cearense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jeimes Mazza Correia Lima
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=356
Resumo: Nossa pesquisa teve como objetivo central compreender historicamente a elaboraÃÃo da Reforma Educacional de 1971 atravÃs da Lei 5692/71, alÃm de contextualizÃ-la a partir de sua implementaÃÃo dentro do Estado do CearÃ. Para tal finalidade foi feita uma pesquisa que envolveu personalidades cearenses envolvidas diretamente com o tema ligados aos setores pÃblicos, alÃm de entidades classistas ligadas ao segmento empresarial, em funÃÃo da Ãnfase profissionalizante e voltada para o mercado de trabalho, aludidas à reforma. O trabalho tÃm um sentido interpretativo a partir de fontes jornalÃsticas, documentos oficiais alÃm de um leque de autores que abordam este tema. Percebi que a reforma de 1971 chega ao Cearà com poucas possibilidades de ser efetivada em funÃÃo das condiÃÃes precÃrias vivenciadas pela estrutura educacional cearense, alÃm da reduzida participaÃÃo efetiva dos segmentos empresariais nas discussÃes de tais medidas, jà que seriam os maiores beneficiÃrios dessa nova realidade. AlÃm disso o contexto histÃrico que fez parte de sua elaboraÃÃo, a forma como os principais interlocutores do governo tratavam o tema educaÃÃo, foram analisados e interpretados apontando um forte envolvimento ideolÃgico que caracterizava os anos de 1970, refletidos nas questÃes educacionais abordadas a partir da lei em questÃo, perÃodo, por sinal, onde a repressÃo aos movimentos de contestaÃÃo a ditadura militar sÃo mais intensos.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA Reforma Lei 5692/71: Seus Reflexos na EducaÃÃo Cearense.The Reformation Law 5692/71: Its consequences in the pertaining to the state of Cearà Education2006-09-15Josà Arimatea Barros Bezerra26701464300Rui Martinho Rodrigues03733360397Antonio Germano MagalhÃes JÃnior39344037353http://lattes.cnpq.br/6072851473313376 41063813387http://lattes.cnpq.br/4192209722793889Jeimes Mazza Correia LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRHistÃria da EducaÃÃo Reforma educacional Cearà - EducaÃÃo Reform EducationalHistoryEducationHISTORIA DA EDUCACAO Nossa pesquisa teve como objetivo central compreender historicamente a elaboraÃÃo da Reforma Educacional de 1971 atravÃs da Lei 5692/71, alÃm de contextualizÃ-la a partir de sua implementaÃÃo dentro do Estado do CearÃ. Para tal finalidade foi feita uma pesquisa que envolveu personalidades cearenses envolvidas diretamente com o tema ligados aos setores pÃblicos, alÃm de entidades classistas ligadas ao segmento empresarial, em funÃÃo da Ãnfase profissionalizante e voltada para o mercado de trabalho, aludidas à reforma. O trabalho tÃm um sentido interpretativo a partir de fontes jornalÃsticas, documentos oficiais alÃm de um leque de autores que abordam este tema. Percebi que a reforma de 1971 chega ao Cearà com poucas possibilidades de ser efetivada em funÃÃo das condiÃÃes precÃrias vivenciadas pela estrutura educacional cearense, alÃm da reduzida participaÃÃo efetiva dos segmentos empresariais nas discussÃes de tais medidas, jà que seriam os maiores beneficiÃrios dessa nova realidade. AlÃm disso o contexto histÃrico que fez parte de sua elaboraÃÃo, a forma como os principais interlocutores do governo tratavam o tema educaÃÃo, foram analisados e interpretados apontando um forte envolvimento ideolÃgico que caracterizava os anos de 1970, refletidos nas questÃes educacionais abordadas a partir da lei em questÃo, perÃodo, por sinal, onde a repressÃo aos movimentos de contestaÃÃo a ditadura militar sÃo mais intensos. Abstract Our research had as objective central office historically to understand the elaboration of the Educational Reformation of 1971 through Law 5692/71, beyond inside contextualizar it from its implementation of the State of the CearÃ. For such purpose a research was made that directly involved pertaining to the state of Cearà personalities with the subject on to the public sectors, beyond on class representative entities to the enterprise segment, in function of the emphasis professionalizing and directed toward the work market, alluded to the reform. The work has an interpretative direction from journalistic sources, official documents beyond a fan of authors who approach this subject. I perceived that the 1971 reform it arrives at the Cearà with few possibilities of being accomplished in function of the precarious conditions lived deeply by the pertaining to the state of Cearà educational structure, beyond the reduced participation it accomplishes of the enterprise segments in the quarrels of such measures, since they would be the beneficiary greaters of this new reality. Moreover the historical context that was part of its elaboration, the form as the main interlocutors of the government treated the subject education, they had been analyzed and interpreted pointing a strong ideological envolvement that characterized the years of 1970, reflected in the boarded educational questions from the law in question, CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=356application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:37Zmail@mail.com -
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