Policies in Federal University of affirmative CearÃ: challenges and achievements of education course of differentiated teaching indigenous higher Tremembà - Mitis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11336 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar, sob o olhar dos egressos, fatores que se apresentaram para os desafios e conquistas do Curso de MagistÃrio IndÃgena tremembà Superior (Mits), realizado pela Universidade Federal do CearÃ, nas aldeias de Almofala, Itarema, CearÃ, como polÃtica de aÃÃo afirmativa dirigida aos indÃgenas. A fundamentaÃÃo teÃrica engloba aspectos conceituais de polÃticas de aÃÃes afirmativas, da educaÃÃo intercultural e diferenciada dos povos indÃgenas no Brasil e, por extensÃo, fundamentos da polÃtica nacional para o ensino superior. Descreve ainda caracterÃsticas gerais da etnia tremembà e do Curso (Mits). Caracteriza-se como pesquisa de natureza empÃrica, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos tÃcnicos de coleta de dados, recorreu-se as fontes bibliogrÃficas, documentais e estudo de caso. Os sujeitos participantes da pesquisa sÃo egressos do Mits concluÃdo em 2013, alÃm do Coordenador geral do curso, Josà Mendes Fonteles Filho, e do cacique dos tremembÃs, JoÃo VenÃncio. Os dados coletados por meio de entrevista foram tratados segundo anÃlise de conteÃdo de Bardin. Os resultados da pesquisa revelaram as seguintes categorias: EducaÃÃo diferenciada, Desafios e Dificuldades; BenefÃcios; Protagonismo. Conclui-se que um dos principais desafios do Mits diz respeito à realizaÃÃo na prÃpria aldeia dos indÃgenas tremembÃs, no sentido de atender plenamente ao Projeto PolÃtico PedagÃgico voltado para a realidade dos tremembÃs e com autonomia. Quanto Ãs conquistas, destaca-se à formaÃÃo dos professores tremembÃs, aptos a atuar como educadores, gestores de escolas e cidadÃos conscientes de seus direitos. Registra-se como ponto relevante do Mits, o protagonismo dos tremembÃs na histÃria da educaÃÃo diferenciada e, especialmente no ensino superior. Por outro lado, destaca-se o pioneirismo da UFC ao aprovar e realizar o projeto, pois agregou à sua histÃria o tÃtulo de primeira instituiÃÃo de ensino superior a realizar um curso superior para indÃgenas, inteiramente ministrado em suas aldeias em Itarema, CearÃ. |
id |
UFC_2fd994131c4d2a937f3dda1036dc6622 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7709 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPolicies in Federal University of affirmative CearÃ: challenges and achievements of education course of differentiated teaching indigenous higher Tremembà - MitisPolÃticas afirmativas na Universidade Federal do CearÃ: Desafios e conquistas da educaÃÃo diferenciada no curso de MagistÃrio IndÃgena Tremembà Superior- MITS2013-08-28Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante11916990304http://lattes.cnpq.br/1962466876884560Gerson Augusto de Oliveira Junior25878310325http://lattes.cnpq.br/4511570790619519Josà Mendes Fonteles Filho205005483 15CV: http://lattes.cnpq.br/674578143387442712296236391http://lattes.cnpq.br/7272675483650819Selma Helena Marcos RibeiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBREducaÃÃo indÃgenaMitsProtagonismoTremembÃDifferential Education Mits Protagonism TremembÃOUTROSEsta pesquisa tem como objetivo investigar, sob o olhar dos egressos, fatores que se apresentaram para os desafios e conquistas do Curso de MagistÃrio IndÃgena tremembà Superior (Mits), realizado pela Universidade Federal do CearÃ, nas aldeias de Almofala, Itarema, CearÃ, como polÃtica de aÃÃo afirmativa dirigida aos indÃgenas. A fundamentaÃÃo teÃrica engloba aspectos conceituais de polÃticas de aÃÃes afirmativas, da educaÃÃo intercultural e diferenciada dos povos indÃgenas no Brasil e, por extensÃo, fundamentos da polÃtica nacional para o ensino superior. Descreve ainda caracterÃsticas gerais da etnia tremembà e do Curso (Mits). Caracteriza-se como pesquisa de natureza empÃrica, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos tÃcnicos de coleta de dados, recorreu-se as fontes bibliogrÃficas, documentais e estudo de caso. Os sujeitos participantes da pesquisa sÃo egressos do Mits concluÃdo em 2013, alÃm do Coordenador geral do curso, Josà Mendes Fonteles Filho, e do cacique dos tremembÃs, JoÃo VenÃncio. Os dados coletados por meio de entrevista foram tratados segundo anÃlise de conteÃdo de Bardin. Os resultados da pesquisa revelaram as seguintes categorias: EducaÃÃo diferenciada, Desafios e Dificuldades; BenefÃcios; Protagonismo. Conclui-se que um dos principais desafios do Mits diz respeito à realizaÃÃo na prÃpria aldeia dos indÃgenas tremembÃs, no sentido de atender plenamente ao Projeto PolÃtico PedagÃgico voltado para a realidade dos tremembÃs e com autonomia. Quanto Ãs conquistas, destaca-se à formaÃÃo dos professores tremembÃs, aptos a atuar como educadores, gestores de escolas e cidadÃos conscientes de seus direitos. Registra-se como ponto relevante do Mits, o protagonismo dos tremembÃs na histÃria da educaÃÃo diferenciada e, especialmente no ensino superior. Por outro lado, destaca-se o pioneirismo da UFC ao aprovar e realizar o projeto, pois agregou à sua histÃria o tÃtulo de primeira instituiÃÃo de ensino superior a realizar um curso superior para indÃgenas, inteiramente ministrado em suas aldeias em Itarema, CearÃ.This research has as main objective to investigate, according to the point of view of the graduate students, the occurrences concerning the challenges and achievements on the study programme âCurso de MagistÃrio IndÃgena Tremembà Superiorâ (MIts), offered by the Universidade Federal do CearÃ, in the native Indian villages in Almofala Itarema, Cearà ; as an affirmative statement action policy directed towards the native Brazilian indians. The theoretical foundation comprises conceptual aspects of affirmative statement actions policies ,intercultural and differentiated education related to the native Brazilian Indians and, by extension, national policy foundation on higher education. Also it describes general characteristics of the ethnic group Tremembà and the graduation Course (Mits). This research can be characterized as having an empirical nature type of research, also descriptive with a qualitative approach. As for the technical method of procedure for collecting data, were used both bibliographic and documental resources as well as case report method. The participants of the research were graduate students from âMitsâ concluding in 2013, the course general coordinator, Josà Mendes Fonteles Filho and in addition, the leader of the TremembÃs tribe,JoÃo VenÃncio. The data, collected through interviews, revealed the following categories: Differentiated education, Challenges and Obstacles; Benefits; Protagonism. It could be concluded that one of the main challenges faced by MITS course was related to the its realization in the native indians village itself, in the sense of fulfill the Pedagogic Politic project, towards the reality of the TremembÃs Indians and with autonomy. Regarding the achievements, it is remarkable the TremembÃs instructorsâ formation, able to act as educators,school managers and actual citizens conscious of their rights. As the most relevant point of the MITS, comes the TremembÃs protagonism on the history of the differentiated education and specially on the higher education. On the other hand, it is as well remarkable the pioneerism of UFC in approving and developing the project, thus adding to its history the title of being the first higher education institution supporting a university course for native Indians , entirely given in natives Indians villages in Itarema , CearÃ.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11336application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:28Zmail@mail.com - |
dc.title.en.fl_str_mv |
Policies in Federal University of affirmative CearÃ: challenges and achievements of education course of differentiated teaching indigenous higher Tremembà - Mitis |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
PolÃticas afirmativas na Universidade Federal do CearÃ: Desafios e conquistas da educaÃÃo diferenciada no curso de MagistÃrio IndÃgena Tremembà Superior- MITS |
title |
Policies in Federal University of affirmative CearÃ: challenges and achievements of education course of differentiated teaching indigenous higher Tremembà - Mitis |
spellingShingle |
Policies in Federal University of affirmative CearÃ: challenges and achievements of education course of differentiated teaching indigenous higher Tremembà - Mitis Selma Helena Marcos Ribeiro EducaÃÃo indÃgena Mits Protagonismo Tremembà Differential Education Mits Protagonism Tremembà OUTROS |
title_short |
Policies in Federal University of affirmative CearÃ: challenges and achievements of education course of differentiated teaching indigenous higher Tremembà - Mitis |
title_full |
Policies in Federal University of affirmative CearÃ: challenges and achievements of education course of differentiated teaching indigenous higher Tremembà - Mitis |
title_fullStr |
Policies in Federal University of affirmative CearÃ: challenges and achievements of education course of differentiated teaching indigenous higher Tremembà - Mitis |
title_full_unstemmed |
Policies in Federal University of affirmative CearÃ: challenges and achievements of education course of differentiated teaching indigenous higher Tremembà - Mitis |
title_sort |
Policies in Federal University of affirmative CearÃ: challenges and achievements of education course of differentiated teaching indigenous higher Tremembà - Mitis |
author |
Selma Helena Marcos Ribeiro |
author_facet |
Selma Helena Marcos Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
11916990304 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1962466876884560 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gerson Augusto de Oliveira Junior |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
25878310325 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4511570790619519 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Josà Mendes Fonteles Filho |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
205005483 15 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
CV: http://lattes.cnpq.br/6745781433874427 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
12296236391 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7272675483650819 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Selma Helena Marcos Ribeiro |
contributor_str_mv |
Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante Gerson Augusto de Oliveira Junior Josà Mendes Fonteles Filho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EducaÃÃo indÃgena Mits Protagonismo Tremembà |
topic |
EducaÃÃo indÃgena Mits Protagonismo Tremembà Differential Education Mits Protagonism Tremembà OUTROS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Differential Education Mits Protagonism Tremembà |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
OUTROS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa tem como objetivo investigar, sob o olhar dos egressos, fatores que se apresentaram para os desafios e conquistas do Curso de MagistÃrio IndÃgena tremembà Superior (Mits), realizado pela Universidade Federal do CearÃ, nas aldeias de Almofala, Itarema, CearÃ, como polÃtica de aÃÃo afirmativa dirigida aos indÃgenas. A fundamentaÃÃo teÃrica engloba aspectos conceituais de polÃticas de aÃÃes afirmativas, da educaÃÃo intercultural e diferenciada dos povos indÃgenas no Brasil e, por extensÃo, fundamentos da polÃtica nacional para o ensino superior. Descreve ainda caracterÃsticas gerais da etnia tremembà e do Curso (Mits). Caracteriza-se como pesquisa de natureza empÃrica, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos tÃcnicos de coleta de dados, recorreu-se as fontes bibliogrÃficas, documentais e estudo de caso. Os sujeitos participantes da pesquisa sÃo egressos do Mits concluÃdo em 2013, alÃm do Coordenador geral do curso, Josà Mendes Fonteles Filho, e do cacique dos tremembÃs, JoÃo VenÃncio. Os dados coletados por meio de entrevista foram tratados segundo anÃlise de conteÃdo de Bardin. Os resultados da pesquisa revelaram as seguintes categorias: EducaÃÃo diferenciada, Desafios e Dificuldades; BenefÃcios; Protagonismo. Conclui-se que um dos principais desafios do Mits diz respeito à realizaÃÃo na prÃpria aldeia dos indÃgenas tremembÃs, no sentido de atender plenamente ao Projeto PolÃtico PedagÃgico voltado para a realidade dos tremembÃs e com autonomia. Quanto Ãs conquistas, destaca-se à formaÃÃo dos professores tremembÃs, aptos a atuar como educadores, gestores de escolas e cidadÃos conscientes de seus direitos. Registra-se como ponto relevante do Mits, o protagonismo dos tremembÃs na histÃria da educaÃÃo diferenciada e, especialmente no ensino superior. Por outro lado, destaca-se o pioneirismo da UFC ao aprovar e realizar o projeto, pois agregou à sua histÃria o tÃtulo de primeira instituiÃÃo de ensino superior a realizar um curso superior para indÃgenas, inteiramente ministrado em suas aldeias em Itarema, CearÃ. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This research has as main objective to investigate, according to the point of view of the graduate students, the occurrences concerning the challenges and achievements on the study programme âCurso de MagistÃrio IndÃgena Tremembà Superiorâ (MIts), offered by the Universidade Federal do CearÃ, in the native Indian villages in Almofala Itarema, Cearà ; as an affirmative statement action policy directed towards the native Brazilian indians. The theoretical foundation comprises conceptual aspects of affirmative statement actions policies ,intercultural and differentiated education related to the native Brazilian Indians and, by extension, national policy foundation on higher education. Also it describes general characteristics of the ethnic group Tremembà and the graduation Course (Mits). This research can be characterized as having an empirical nature type of research, also descriptive with a qualitative approach. As for the technical method of procedure for collecting data, were used both bibliographic and documental resources as well as case report method. The participants of the research were graduate students from âMitsâ concluding in 2013, the course general coordinator, Josà Mendes Fonteles Filho and in addition, the leader of the TremembÃs tribe,JoÃo VenÃncio. The data, collected through interviews, revealed the following categories: Differentiated education, Challenges and Obstacles; Benefits; Protagonism. It could be concluded that one of the main challenges faced by MITS course was related to the its realization in the native indians village itself, in the sense of fulfill the Pedagogic Politic project, towards the reality of the TremembÃs Indians and with autonomy. Regarding the achievements, it is remarkable the TremembÃs instructorsâ formation, able to act as educators,school managers and actual citizens conscious of their rights. As the most relevant point of the MITS, comes the TremembÃs protagonism on the history of the differentiated education and specially on the higher education. On the other hand, it is as well remarkable the pioneerism of UFC in approving and developing the project, thus adding to its history the title of being the first higher education institution supporting a university course for native Indians , entirely given in natives Indians villages in Itarema , CearÃ. |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo investigar, sob o olhar dos egressos, fatores que se apresentaram para os desafios e conquistas do Curso de MagistÃrio IndÃgena tremembà Superior (Mits), realizado pela Universidade Federal do CearÃ, nas aldeias de Almofala, Itarema, CearÃ, como polÃtica de aÃÃo afirmativa dirigida aos indÃgenas. A fundamentaÃÃo teÃrica engloba aspectos conceituais de polÃticas de aÃÃes afirmativas, da educaÃÃo intercultural e diferenciada dos povos indÃgenas no Brasil e, por extensÃo, fundamentos da polÃtica nacional para o ensino superior. Descreve ainda caracterÃsticas gerais da etnia tremembà e do Curso (Mits). Caracteriza-se como pesquisa de natureza empÃrica, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos tÃcnicos de coleta de dados, recorreu-se as fontes bibliogrÃficas, documentais e estudo de caso. Os sujeitos participantes da pesquisa sÃo egressos do Mits concluÃdo em 2013, alÃm do Coordenador geral do curso, Josà Mendes Fonteles Filho, e do cacique dos tremembÃs, JoÃo VenÃncio. Os dados coletados por meio de entrevista foram tratados segundo anÃlise de conteÃdo de Bardin. Os resultados da pesquisa revelaram as seguintes categorias: EducaÃÃo diferenciada, Desafios e Dificuldades; BenefÃcios; Protagonismo. Conclui-se que um dos principais desafios do Mits diz respeito à realizaÃÃo na prÃpria aldeia dos indÃgenas tremembÃs, no sentido de atender plenamente ao Projeto PolÃtico PedagÃgico voltado para a realidade dos tremembÃs e com autonomia. Quanto Ãs conquistas, destaca-se à formaÃÃo dos professores tremembÃs, aptos a atuar como educadores, gestores de escolas e cidadÃos conscientes de seus direitos. Registra-se como ponto relevante do Mits, o protagonismo dos tremembÃs na histÃria da educaÃÃo diferenciada e, especialmente no ensino superior. Por outro lado, destaca-se o pioneirismo da UFC ao aprovar e realizar o projeto, pois agregou à sua histÃria o tÃtulo de primeira instituiÃÃo de ensino superior a realizar um curso superior para indÃgenas, inteiramente ministrado em suas aldeias em Itarema, CearÃ. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11336 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295184570548224 |