O torÃm como lugar de memÃria e espaÃo de formaÃÃo na educaÃÃo escolar diferenciada indÃgena tremembÃ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16796 |
Resumo: | O TorÃm à uma danÃa de roda ancestral realizada pela populaÃÃo indÃgena Tremembà da localidade de Almofala, distrito de Itarema no CearÃ. Nesta pesquisa buscamos identificar como o TorÃm faz parte do cotidiano escolar da Escola IndÃgena Maria VenÃncia. A ideia foi verificar os contributos da inserÃÃo do TorÃm como prÃtica pedagÃgica e temÃtica de estudo para o fortalecimento da singularidade cultural do povo TremembÃ, considerando os referenciais da colonialidade/descolonialidade. Para tal, nos utilizamos dos referenciais metodolÃgicos da etnografia. Nesse percurso acompanhamos os momentos dedicados à realizaÃÃo do TorÃm na Escola com os alunos do ensino fundamental. Participamos das disciplinas âTorÃm e Espiritualidade TremembÃâ, no ensino mÃdio, e âTorÃm: CiÃncia, Filosofia e Espiritualidade TremembÃâ, no ensino superior, e realizamos entrevistas do tipo narrativa, com a finalidade de compreender o significado que os professores atribuem à danÃa do TorÃm. Verificamos que, atualmente, o TorÃm alÃm de prÃtica social se configura como prÃtica pedagÃgica e disciplina da matriz curricular da EducaÃÃo Escolar Diferenciada IndÃgena TremembÃ. O TorÃm, como pratica pedagÃgica na EEDITE, tem a funÃÃo de ensinar as crianÃas o canto e a danÃa desse ritual. Como disciplina curricular o TorÃm favorece o reconhecimento e a valorizaÃÃo da cultura TremembÃ, pois possibilita discutir temas como polÃtica, espiritualidade, lazer. |
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