ElaboraÃÃo e descriÃÃo de situaÃÃes didÃticas com amparo na sequÃncia Fedathi: o caso da integral imprÃpria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alessandro MendonÃa Nasserala
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13525
Resumo: Esta pesquisa elaborou e descreveu situaÃÃes didÃticas sobre Integrais ImprÃprias ou Generalizadas, tendo como suporte a SequÃncia Fedathi que utilizamos como metodologia de ensino e a Engenharia DidÃtica como metodologia de pesquisa. Vale ressaltar que desta empregamos apenas duas fases (anÃlise preliminar e anÃlise a posteriori) de modo completo. AlÃm de usar o software GeoGebra como ferramenta para elaborar e descrever situaÃÃes didÃticas, tambÃm realizamos anÃlise de conteÃdo na perspectiva de Bardin (1977, 2009) dos livros de Guidorizzi (1998) e Stewart (2011) sobre Integrais ImprÃprias. Por ser um mestrado profissional produzimos como produto educacional, vÃdeoaulas e um blog para divulgaÃÃo de materiais sobre Integrais ImprÃprias. Essa pesquisa apontou que o ensino e aprendizagem das Integrais ImprÃprias pode ter como aliado Ãs novas tecnologias, fazendo uso da geometria dinÃmica sem perder o rigor matemÃtico, e que os alunos de instituiÃÃes superiores, principalmente os que tÃm o CÃlculo II como disciplina em alguns cursos como MatemÃtica e as Engenharias podem ganhar em metodologias e ferramentas de ensino e aprendizagem, com isso terÃamos uma melhoria no ensino da disciplina de CÃlculo II, em especial o conteÃdo de Integrais ImprÃprias.
id UFC_30a2d58cbcff950e3a061f718f4c5758
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9045
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisElaboraÃÃo e descriÃÃo de situaÃÃes didÃticas com amparo na sequÃncia Fedathi: o caso da integral imprÃpriaPreparation and description of situations with teaching amparo following fedathi: the case of improper integral2014-12-15Francisco Regis Vieira Alves42397162334http://lattes.cnpq.br/3288513376230522 Maria Josà Costa dos Santos Barros26779617334http://lattes.cnpq.br/3144508981197442Ana Carolina Costa Pereira82941530363http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753468D959811455287http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138150A0Alessandro MendonÃa NasseralaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRsituaÃÃo didÃtica sequÃncia Fedathi integral imprÃpria software GeoGebrateaching situation Fedathi sequence improper integral GeoGebra softwarepedagogical practicesMATEMATICAEsta pesquisa elaborou e descreveu situaÃÃes didÃticas sobre Integrais ImprÃprias ou Generalizadas, tendo como suporte a SequÃncia Fedathi que utilizamos como metodologia de ensino e a Engenharia DidÃtica como metodologia de pesquisa. Vale ressaltar que desta empregamos apenas duas fases (anÃlise preliminar e anÃlise a posteriori) de modo completo. AlÃm de usar o software GeoGebra como ferramenta para elaborar e descrever situaÃÃes didÃticas, tambÃm realizamos anÃlise de conteÃdo na perspectiva de Bardin (1977, 2009) dos livros de Guidorizzi (1998) e Stewart (2011) sobre Integrais ImprÃprias. Por ser um mestrado profissional produzimos como produto educacional, vÃdeoaulas e um blog para divulgaÃÃo de materiais sobre Integrais ImprÃprias. Essa pesquisa apontou que o ensino e aprendizagem das Integrais ImprÃprias pode ter como aliado Ãs novas tecnologias, fazendo uso da geometria dinÃmica sem perder o rigor matemÃtico, e que os alunos de instituiÃÃes superiores, principalmente os que tÃm o CÃlculo II como disciplina em alguns cursos como MatemÃtica e as Engenharias podem ganhar em metodologias e ferramentas de ensino e aprendizagem, com isso terÃamos uma melhoria no ensino da disciplina de CÃlculo II, em especial o conteÃdo de Integrais ImprÃprias. This research developed and described didactic situations on Improper integrals or generalized, supported the Fedathi sequence that we use as teaching methodology and the Didactic Engineering as a research methodology. Note that this only employ two phases (preliminary analysis and a posteriori analysis) comprehensively. In addition to using GeoGebra software as a tool to develop and report didactic situations, we also content analysis from the perspective of Bardin (1977, 2009) of books Guidorizzi (1998) and Stewart (2011) on Improper integrals. Being a professional master produced as an educational product, video classes and a blog to disseminate materials on Improper integrals. This research pointed out that the teaching and learning of the Improper integral may have as an ally to new technologies, using the dynamic geometry without losing the mathematical rigor, and that students of higher institutions, especially those with the Calculus II as a discipline in some courses as Mathematics and Engineering can earn in methodologies and teaching and learning tools, with that we would have an improvement in the teaching of the discipline of Calculus II, in particular the content of the Improper integral.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13525application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:45Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ElaboraÃÃo e descriÃÃo de situaÃÃes didÃticas com amparo na sequÃncia Fedathi: o caso da integral imprÃpria
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Preparation and description of situations with teaching amparo following fedathi: the case of improper integral
title ElaboraÃÃo e descriÃÃo de situaÃÃes didÃticas com amparo na sequÃncia Fedathi: o caso da integral imprÃpria
spellingShingle ElaboraÃÃo e descriÃÃo de situaÃÃes didÃticas com amparo na sequÃncia Fedathi: o caso da integral imprÃpria
Alessandro MendonÃa Nasserala
situaÃÃo didÃtica
sequÃncia Fedathi
integral imprÃpria
software GeoGebra
teaching situation
Fedathi sequence
improper integral
GeoGebra software
pedagogical practices
MATEMATICA
title_short ElaboraÃÃo e descriÃÃo de situaÃÃes didÃticas com amparo na sequÃncia Fedathi: o caso da integral imprÃpria
title_full ElaboraÃÃo e descriÃÃo de situaÃÃes didÃticas com amparo na sequÃncia Fedathi: o caso da integral imprÃpria
title_fullStr ElaboraÃÃo e descriÃÃo de situaÃÃes didÃticas com amparo na sequÃncia Fedathi: o caso da integral imprÃpria
title_full_unstemmed ElaboraÃÃo e descriÃÃo de situaÃÃes didÃticas com amparo na sequÃncia Fedathi: o caso da integral imprÃpria
title_sort ElaboraÃÃo e descriÃÃo de situaÃÃes didÃticas com amparo na sequÃncia Fedathi: o caso da integral imprÃpria
author Alessandro MendonÃa Nasserala
author_facet Alessandro MendonÃa Nasserala
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Regis Vieira Alves
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 42397162334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3288513376230522
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Josà Costa dos Santos Barros
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 26779617334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3144508981197442
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Carolina Costa Pereira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 82941530363
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753468D9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 59811455287
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138150A0
dc.contributor.author.fl_str_mv Alessandro MendonÃa Nasserala
contributor_str_mv Francisco Regis Vieira Alves
Maria Josà Costa dos Santos Barros
Ana Carolina Costa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv situaÃÃo didÃtica
sequÃncia Fedathi
integral imprÃpria
software GeoGebra
topic situaÃÃo didÃtica
sequÃncia Fedathi
integral imprÃpria
software GeoGebra
teaching situation
Fedathi sequence
improper integral
GeoGebra software
pedagogical practices
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv teaching situation
Fedathi sequence
improper integral
GeoGebra software
pedagogical practices
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa elaborou e descreveu situaÃÃes didÃticas sobre Integrais ImprÃprias ou Generalizadas, tendo como suporte a SequÃncia Fedathi que utilizamos como metodologia de ensino e a Engenharia DidÃtica como metodologia de pesquisa. Vale ressaltar que desta empregamos apenas duas fases (anÃlise preliminar e anÃlise a posteriori) de modo completo. AlÃm de usar o software GeoGebra como ferramenta para elaborar e descrever situaÃÃes didÃticas, tambÃm realizamos anÃlise de conteÃdo na perspectiva de Bardin (1977, 2009) dos livros de Guidorizzi (1998) e Stewart (2011) sobre Integrais ImprÃprias. Por ser um mestrado profissional produzimos como produto educacional, vÃdeoaulas e um blog para divulgaÃÃo de materiais sobre Integrais ImprÃprias. Essa pesquisa apontou que o ensino e aprendizagem das Integrais ImprÃprias pode ter como aliado Ãs novas tecnologias, fazendo uso da geometria dinÃmica sem perder o rigor matemÃtico, e que os alunos de instituiÃÃes superiores, principalmente os que tÃm o CÃlculo II como disciplina em alguns cursos como MatemÃtica e as Engenharias podem ganhar em metodologias e ferramentas de ensino e aprendizagem, com isso terÃamos uma melhoria no ensino da disciplina de CÃlculo II, em especial o conteÃdo de Integrais ImprÃprias.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research developed and described didactic situations on Improper integrals or generalized, supported the Fedathi sequence that we use as teaching methodology and the Didactic Engineering as a research methodology. Note that this only employ two phases (preliminary analysis and a posteriori analysis) comprehensively. In addition to using GeoGebra software as a tool to develop and report didactic situations, we also content analysis from the perspective of Bardin (1977, 2009) of books Guidorizzi (1998) and Stewart (2011) on Improper integrals. Being a professional master produced as an educational product, video classes and a blog to disseminate materials on Improper integrals. This research pointed out that the teaching and learning of the Improper integral may have as an ally to new technologies, using the dynamic geometry without losing the mathematical rigor, and that students of higher institutions, especially those with the Calculus II as a discipline in some courses as Mathematics and Engineering can earn in methodologies and teaching and learning tools, with that we would have an improvement in the teaching of the discipline of Calculus II, in particular the content of the Improper integral.
description Esta pesquisa elaborou e descreveu situaÃÃes didÃticas sobre Integrais ImprÃprias ou Generalizadas, tendo como suporte a SequÃncia Fedathi que utilizamos como metodologia de ensino e a Engenharia DidÃtica como metodologia de pesquisa. Vale ressaltar que desta empregamos apenas duas fases (anÃlise preliminar e anÃlise a posteriori) de modo completo. AlÃm de usar o software GeoGebra como ferramenta para elaborar e descrever situaÃÃes didÃticas, tambÃm realizamos anÃlise de conteÃdo na perspectiva de Bardin (1977, 2009) dos livros de Guidorizzi (1998) e Stewart (2011) sobre Integrais ImprÃprias. Por ser um mestrado profissional produzimos como produto educacional, vÃdeoaulas e um blog para divulgaÃÃo de materiais sobre Integrais ImprÃprias. Essa pesquisa apontou que o ensino e aprendizagem das Integrais ImprÃprias pode ter como aliado Ãs novas tecnologias, fazendo uso da geometria dinÃmica sem perder o rigor matemÃtico, e que os alunos de instituiÃÃes superiores, principalmente os que tÃm o CÃlculo II como disciplina em alguns cursos como MatemÃtica e as Engenharias podem ganhar em metodologias e ferramentas de ensino e aprendizagem, com isso terÃamos uma melhoria no ensino da disciplina de CÃlculo II, em especial o conteÃdo de Integrais ImprÃprias.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13525
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295199757074432