Forma educaÃÃo e forma direito: a especificidade da relaÃÃo concreta conformadora do momento educacional nas relaÃÃes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David Albuquerque de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20752
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisForma educaÃÃo e forma direito: a especificidade da relaÃÃo concreta conformadora do momento educacional nas relaÃÃes sociais2018-12-00Josefa Jackline Rabelo1942682832088996666666David Albuquerque de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRFormais sociais EducaÃÃo DireitoEDUCACAOnÃo hÃO objeto de nosso estudo à a forma educaÃÃo em sua relaÃÃo com a forma direito. A metodologia utilizada à a anÃlise das formas sociais por meio da dialÃtica materialista histÃrica de Karl Marx. NÃo nos interessa tomar as formas educaÃÃo e direito enquanto expressÃes genÃricas, abstratas, idealistas e imutÃveis, mas aquilo que lhes sÃo especificamente derivaÃÃo do atual modo de produÃÃo, seus desdobramentos e acabamentos na sociedade capitalista. EducaÃÃo e direito como e enquanto forma. A forma educaÃÃo e a forma direito, aproximadas e distintas, tanto das demais interaÃÃes sociais, como uma da outra. E para tanto: a filosofia dos conceitos da forma educaÃÃo e da forma direito. Para se compreender a teoria das formas sociais à necessÃrio perpassar o debate do materialismo histÃrico. Desta maneira, a exposiÃÃo da educaÃÃo e do direito enquanto momento especÃfico da sociabilidade geral acompanha o debate da totalidade social composta por formas ao mesmo tempo aproximadas e distintas. Por serem componentes do todo as formas dialogam entre si sem se perderem como uniformes. Por isso as formas podem ser discernÃveis ao se realizarem na totalidade, refletindo-se como componentes de algo maior, que as organiza e as permite fruiÃÃo. Donde se conclui que a totalidade do ser social à maior que a soma de suas partes. As formas sÃo distinguÃveis ao serem perscrutadas pelo olhar metodolÃgico da contraposiÃÃo. A forma reflete o todo em partes, garantindo ser um especÃfico momento de algo mais complexo e multiplamente conformado. Na interaÃÃo desses complexos, sempre sob o ditame das forÃas de produÃÃo, determinadas formas aproximam-se umas das outras mais que a mediania. à nossa pesquisa interessa a proximidade existente entre as formas educaÃÃo e direito, tanto por ser a educaÃÃo externalizada na forma de lei, como o debate educacional, na nossa atualidade polÃtica, estar localizado sobremaneira no Ãmbito polÃtico institucional. E o cume desse sufoco causado à educaÃÃo pelo direito se expressa nas propostas de intervenÃÃo, ou captura da educaÃÃo pela agenda polÃtica das forÃas econÃmicas sociais dominantes, que transportam o debate da educaÃÃo desde a Ãrea pedagÃgica à autoridade da pretensa neutralidade da lei. Sob esse domÃnio a educaÃÃo passa a responder de modo oficial à interesses alheados do debate da ciÃncia pedagÃgica, assumindo subordinaÃÃo aos ditames da legalidade imposta. A soma do lÃcito e do ilÃcito do direito reveste a educaÃÃo e a molda de maneira a esgotar o debate metodolÃgico mais acurado, deixando como estrutura da educaÃÃo mecanicista mediaÃÃo entre o supostamente legal e pertinente, regulado pelo direito e pela normatividade, e o subjetivo, utilizando da puniÃÃo como aprisionamento da crÃtica em prol do desenvolvimento intelectual. A terminologia âescola sem partidoâ à apenas sua mais recente manifestaÃÃo. Ao invÃs de criticÃ-la diretamente apontamos os fundamentos que permitem a forÃa de tais propostas e sua propagaÃÃo. Deslocamos, assim, o debate para o palco da real superaÃÃo da problemÃtica, qual seja â o fenecimento da forma direito como pressuposto do fim da constriÃÃo da legalidade por sobre a forma educaÃÃo. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20752application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-27T10:14:48Zmail@mail.com -
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