A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20353 |
Resumo: | A presente pesquisa procurou compreender as relaÃÃes existentes entre a formaÃÃo dos licenciados em MÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a atuaÃÃo deles como docentes na EducaÃÃo BÃsica. Para tanto, dois parÃmetros fundamentais de anÃlise foram estabelecidos: a formaÃÃo musicolÃgica e a formaÃÃo pedagÃgica. O referencial teÃrico deste trabalho fundamentou-se no tema saberes docentes e formaÃÃo de professores de MÃsica. Essa temÃtica foi tratada a partir das discussÃes sobre o currÃculo e o parÃmetro musicolÃgico e pedagÃgico nos cursos de formaÃÃo de professores de MÃsica. A investigaÃÃo optou por uma pesquisa de cunho qualitativo, constituindo-se um estudo de caso. O foco na âHistÃria de Vida e FormaÃÃoâ dos professores foi a metodologia de pesquisa utilizada. Os dados coletados constituÃram-se das narrativas orais e escritas de nove professores de MÃsica atuantes na EducaÃÃo BÃsica, todos egressos do Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA. A anÃlise desses ocorreu de forma compartilhada entre pesquisadora e membros do grupo. Com base nesta, concluÃmos que as relaÃÃes estabelecidas entre a formaÃÃo proposta pelo Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA e à docÃncia no Ensino BÃsico, se observados os parÃmetros musicolÃgico e o pedagÃgico, estÃo em descompasso. Por um lado, atestamos que a formaÃÃo musicolÃgica, conduzida pelo Curso de MÃsica da UFCA, mostra-se adequada quanto aos conhecimentos musicais necessÃrios à atuaÃÃo de seus egressos nas escolas de EducaÃÃo BÃsica. Por outro lado, verificamos que a formaÃÃo pedagÃgica desenvolvida naquela instituiÃÃo à marcada por algumas deficiÃncias. |
id |
UFC_2fed645f5d532a0664a8a27d722be338 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12144 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos The training of graduates in music from the Federal University of Cariri (UFCA) and their teaching in basic education: the relations revealed by the narratives of the graduates2017-03-30Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Luiz Botelho Albuquerque00200220187Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Henrique SÃrgio BeltrÃo de Castro35537256304http://lattes.cnpq.br/5535501344314304 Cristiane Maria Galdino de Almeida36157520400http://lattes.cnpq.br/756723618057659567735649304http://lattes.cnpq.br/4139328391118531Isaura Rute Gino de AzevÃdoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRFormaÃÃo Docente HistÃria de Vida Ensino de MÃsica EducaÃÃo BÃsicaTeacher Training Life History Music Education Basic EducationEDUCACAOA presente pesquisa procurou compreender as relaÃÃes existentes entre a formaÃÃo dos licenciados em MÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a atuaÃÃo deles como docentes na EducaÃÃo BÃsica. Para tanto, dois parÃmetros fundamentais de anÃlise foram estabelecidos: a formaÃÃo musicolÃgica e a formaÃÃo pedagÃgica. O referencial teÃrico deste trabalho fundamentou-se no tema saberes docentes e formaÃÃo de professores de MÃsica. Essa temÃtica foi tratada a partir das discussÃes sobre o currÃculo e o parÃmetro musicolÃgico e pedagÃgico nos cursos de formaÃÃo de professores de MÃsica. A investigaÃÃo optou por uma pesquisa de cunho qualitativo, constituindo-se um estudo de caso. O foco na âHistÃria de Vida e FormaÃÃoâ dos professores foi a metodologia de pesquisa utilizada. Os dados coletados constituÃram-se das narrativas orais e escritas de nove professores de MÃsica atuantes na EducaÃÃo BÃsica, todos egressos do Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA. A anÃlise desses ocorreu de forma compartilhada entre pesquisadora e membros do grupo. Com base nesta, concluÃmos que as relaÃÃes estabelecidas entre a formaÃÃo proposta pelo Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA e à docÃncia no Ensino BÃsico, se observados os parÃmetros musicolÃgico e o pedagÃgico, estÃo em descompasso. Por um lado, atestamos que a formaÃÃo musicolÃgica, conduzida pelo Curso de MÃsica da UFCA, mostra-se adequada quanto aos conhecimentos musicais necessÃrios à atuaÃÃo de seus egressos nas escolas de EducaÃÃo BÃsica. Por outro lado, verificamos que a formaÃÃo pedagÃgica desenvolvida naquela instituiÃÃo à marcada por algumas deficiÃncias.This thesis sought to understand the relationship between the training of undergraduate students in Music of the Federal University of Cariri (UFCA) and their performance as teachers in basic education. To this end, two basic parameters of analysis were established: musical training and pedagogical training. The theoretical framework for this research was based on the theme âpedagogical know how and music teacher trainingâ. This theme was dealt with based on the discussions of the curriculum and the musical and pedagogical parameters in training courses of Music Teachers. The line of research chosen was a qualitative method, which resulted in a case study. A research technique focusing on the "History of Life and Education" of teachers was the methodology used. The collected data were made up of oral and written narratives of nine alumni working as music teachers in basic education, all undergraduates with a degree in Music from UFCA. The analysis took place in a shared process between researcher and group members. Based on this analysis, we concluded that the relationship established between the training offered by the degree in Music at UFCA and the teaching practice in basic education, when observing the musical training and pedagogical practice, are at odds. On the one hand, we agree that the musical training, conducted by the Music Course at UFCA, showed to be adequate as far as the musical knowledge required for the performance of its undergraduates in basic education schools. On the other hand, we find that the teacher training developed in that institution is marked by a number of shortcomings.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20353application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:46Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The training of graduates in music from the Federal University of Cariri (UFCA) and their teaching in basic education: the relations revealed by the narratives of the graduates |
title |
A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos |
spellingShingle |
A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos Isaura Rute Gino de AzevÃdo FormaÃÃo Docente HistÃria de Vida Ensino de MÃsica EducaÃÃo BÃsica Teacher Training Life History Music Education Basic Education EDUCACAO |
title_short |
A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos |
title_full |
A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos |
title_fullStr |
A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos |
title_full_unstemmed |
A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos |
title_sort |
A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos |
author |
Isaura Rute Gino de AzevÃdo |
author_facet |
Isaura Rute Gino de AzevÃdo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pedro RogÃrio |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
30146771320 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3061250583032505 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
00200220187 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Josà Albio Moreira de Sales |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
11408588315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5175762444724772 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Henrique SÃrgio BeltrÃo de Castro |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
35537256304 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5535501344314304 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Cristiane Maria Galdino de Almeida |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
36157520400 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7567236180576595 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
67735649304 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4139328391118531 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isaura Rute Gino de AzevÃdo |
contributor_str_mv |
Pedro RogÃrio Luiz Botelho Albuquerque Josà Albio Moreira de Sales Henrique SÃrgio BeltrÃo de Castro Cristiane Maria Galdino de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FormaÃÃo Docente HistÃria de Vida Ensino de MÃsica EducaÃÃo BÃsica |
topic |
FormaÃÃo Docente HistÃria de Vida Ensino de MÃsica EducaÃÃo BÃsica Teacher Training Life History Music Education Basic Education EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher Training Life History Music Education Basic Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente pesquisa procurou compreender as relaÃÃes existentes entre a formaÃÃo dos licenciados em MÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a atuaÃÃo deles como docentes na EducaÃÃo BÃsica. Para tanto, dois parÃmetros fundamentais de anÃlise foram estabelecidos: a formaÃÃo musicolÃgica e a formaÃÃo pedagÃgica. O referencial teÃrico deste trabalho fundamentou-se no tema saberes docentes e formaÃÃo de professores de MÃsica. Essa temÃtica foi tratada a partir das discussÃes sobre o currÃculo e o parÃmetro musicolÃgico e pedagÃgico nos cursos de formaÃÃo de professores de MÃsica. A investigaÃÃo optou por uma pesquisa de cunho qualitativo, constituindo-se um estudo de caso. O foco na âHistÃria de Vida e FormaÃÃoâ dos professores foi a metodologia de pesquisa utilizada. Os dados coletados constituÃram-se das narrativas orais e escritas de nove professores de MÃsica atuantes na EducaÃÃo BÃsica, todos egressos do Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA. A anÃlise desses ocorreu de forma compartilhada entre pesquisadora e membros do grupo. Com base nesta, concluÃmos que as relaÃÃes estabelecidas entre a formaÃÃo proposta pelo Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA e à docÃncia no Ensino BÃsico, se observados os parÃmetros musicolÃgico e o pedagÃgico, estÃo em descompasso. Por um lado, atestamos que a formaÃÃo musicolÃgica, conduzida pelo Curso de MÃsica da UFCA, mostra-se adequada quanto aos conhecimentos musicais necessÃrios à atuaÃÃo de seus egressos nas escolas de EducaÃÃo BÃsica. Por outro lado, verificamos que a formaÃÃo pedagÃgica desenvolvida naquela instituiÃÃo à marcada por algumas deficiÃncias. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This thesis sought to understand the relationship between the training of undergraduate students in Music of the Federal University of Cariri (UFCA) and their performance as teachers in basic education. To this end, two basic parameters of analysis were established: musical training and pedagogical training. The theoretical framework for this research was based on the theme âpedagogical know how and music teacher trainingâ. This theme was dealt with based on the discussions of the curriculum and the musical and pedagogical parameters in training courses of Music Teachers. The line of research chosen was a qualitative method, which resulted in a case study. A research technique focusing on the "History of Life and Education" of teachers was the methodology used. The collected data were made up of oral and written narratives of nine alumni working as music teachers in basic education, all undergraduates with a degree in Music from UFCA. The analysis took place in a shared process between researcher and group members. Based on this analysis, we concluded that the relationship established between the training offered by the degree in Music at UFCA and the teaching practice in basic education, when observing the musical training and pedagogical practice, are at odds. On the one hand, we agree that the musical training, conducted by the Music Course at UFCA, showed to be adequate as far as the musical knowledge required for the performance of its undergraduates in basic education schools. On the other hand, we find that the teacher training developed in that institution is marked by a number of shortcomings. |
description |
A presente pesquisa procurou compreender as relaÃÃes existentes entre a formaÃÃo dos licenciados em MÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a atuaÃÃo deles como docentes na EducaÃÃo BÃsica. Para tanto, dois parÃmetros fundamentais de anÃlise foram estabelecidos: a formaÃÃo musicolÃgica e a formaÃÃo pedagÃgica. O referencial teÃrico deste trabalho fundamentou-se no tema saberes docentes e formaÃÃo de professores de MÃsica. Essa temÃtica foi tratada a partir das discussÃes sobre o currÃculo e o parÃmetro musicolÃgico e pedagÃgico nos cursos de formaÃÃo de professores de MÃsica. A investigaÃÃo optou por uma pesquisa de cunho qualitativo, constituindo-se um estudo de caso. O foco na âHistÃria de Vida e FormaÃÃoâ dos professores foi a metodologia de pesquisa utilizada. Os dados coletados constituÃram-se das narrativas orais e escritas de nove professores de MÃsica atuantes na EducaÃÃo BÃsica, todos egressos do Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA. A anÃlise desses ocorreu de forma compartilhada entre pesquisadora e membros do grupo. Com base nesta, concluÃmos que as relaÃÃes estabelecidas entre a formaÃÃo proposta pelo Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA e à docÃncia no Ensino BÃsico, se observados os parÃmetros musicolÃgico e o pedagÃgico, estÃo em descompasso. Por um lado, atestamos que a formaÃÃo musicolÃgica, conduzida pelo Curso de MÃsica da UFCA, mostra-se adequada quanto aos conhecimentos musicais necessÃrios à atuaÃÃo de seus egressos nas escolas de EducaÃÃo BÃsica. Por outro lado, verificamos que a formaÃÃo pedagÃgica desenvolvida naquela instituiÃÃo à marcada por algumas deficiÃncias. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20353 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295238658195456 |