A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isaura Rute Gino de AzevÃdo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20353
Resumo: A presente pesquisa procurou compreender as relaÃÃes existentes entre a formaÃÃo dos licenciados em MÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a atuaÃÃo deles como docentes na EducaÃÃo BÃsica. Para tanto, dois parÃmetros fundamentais de anÃlise foram estabelecidos: a formaÃÃo musicolÃgica e a formaÃÃo pedagÃgica. O referencial teÃrico deste trabalho fundamentou-se no tema saberes docentes e formaÃÃo de professores de MÃsica. Essa temÃtica foi tratada a partir das discussÃes sobre o currÃculo e o parÃmetro musicolÃgico e pedagÃgico nos cursos de formaÃÃo de professores de MÃsica. A investigaÃÃo optou por uma pesquisa de cunho qualitativo, constituindo-se um estudo de caso. O foco na âHistÃria de Vida e FormaÃÃoâ dos professores foi a metodologia de pesquisa utilizada. Os dados coletados constituÃram-se das narrativas orais e escritas de nove professores de MÃsica atuantes na EducaÃÃo BÃsica, todos egressos do Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA. A anÃlise desses ocorreu de forma compartilhada entre pesquisadora e membros do grupo. Com base nesta, concluÃmos que as relaÃÃes estabelecidas entre a formaÃÃo proposta pelo Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA e à docÃncia no Ensino BÃsico, se observados os parÃmetros musicolÃgico e o pedagÃgico, estÃo em descompasso. Por um lado, atestamos que a formaÃÃo musicolÃgica, conduzida pelo Curso de MÃsica da UFCA, mostra-se adequada quanto aos conhecimentos musicais necessÃrios à atuaÃÃo de seus egressos nas escolas de EducaÃÃo BÃsica. Por outro lado, verificamos que a formaÃÃo pedagÃgica desenvolvida naquela instituiÃÃo à marcada por algumas deficiÃncias.
id UFC_2fed645f5d532a0664a8a27d722be338
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12144
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos The training of graduates in music from the Federal University of Cariri (UFCA) and their teaching in basic education: the relations revealed by the narratives of the graduates2017-03-30Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Luiz Botelho Albuquerque00200220187Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Henrique SÃrgio BeltrÃo de Castro35537256304http://lattes.cnpq.br/5535501344314304 Cristiane Maria Galdino de Almeida36157520400http://lattes.cnpq.br/756723618057659567735649304http://lattes.cnpq.br/4139328391118531Isaura Rute Gino de AzevÃdoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRFormaÃÃo Docente HistÃria de Vida Ensino de MÃsica EducaÃÃo BÃsicaTeacher Training Life History Music Education Basic EducationEDUCACAOA presente pesquisa procurou compreender as relaÃÃes existentes entre a formaÃÃo dos licenciados em MÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a atuaÃÃo deles como docentes na EducaÃÃo BÃsica. Para tanto, dois parÃmetros fundamentais de anÃlise foram estabelecidos: a formaÃÃo musicolÃgica e a formaÃÃo pedagÃgica. O referencial teÃrico deste trabalho fundamentou-se no tema saberes docentes e formaÃÃo de professores de MÃsica. Essa temÃtica foi tratada a partir das discussÃes sobre o currÃculo e o parÃmetro musicolÃgico e pedagÃgico nos cursos de formaÃÃo de professores de MÃsica. A investigaÃÃo optou por uma pesquisa de cunho qualitativo, constituindo-se um estudo de caso. O foco na âHistÃria de Vida e FormaÃÃoâ dos professores foi a metodologia de pesquisa utilizada. Os dados coletados constituÃram-se das narrativas orais e escritas de nove professores de MÃsica atuantes na EducaÃÃo BÃsica, todos egressos do Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA. A anÃlise desses ocorreu de forma compartilhada entre pesquisadora e membros do grupo. Com base nesta, concluÃmos que as relaÃÃes estabelecidas entre a formaÃÃo proposta pelo Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA e à docÃncia no Ensino BÃsico, se observados os parÃmetros musicolÃgico e o pedagÃgico, estÃo em descompasso. Por um lado, atestamos que a formaÃÃo musicolÃgica, conduzida pelo Curso de MÃsica da UFCA, mostra-se adequada quanto aos conhecimentos musicais necessÃrios à atuaÃÃo de seus egressos nas escolas de EducaÃÃo BÃsica. Por outro lado, verificamos que a formaÃÃo pedagÃgica desenvolvida naquela instituiÃÃo à marcada por algumas deficiÃncias.This thesis sought to understand the relationship between the training of undergraduate students in Music of the Federal University of Cariri (UFCA) and their performance as teachers in basic education. To this end, two basic parameters of analysis were established: musical training and pedagogical training. The theoretical framework for this research was based on the theme âpedagogical know how and music teacher trainingâ. This theme was dealt with based on the discussions of the curriculum and the musical and pedagogical parameters in training courses of Music Teachers. The line of research chosen was a qualitative method, which resulted in a case study. A research technique focusing on the "History of Life and Education" of teachers was the methodology used. The collected data were made up of oral and written narratives of nine alumni working as music teachers in basic education, all undergraduates with a degree in Music from UFCA. The analysis took place in a shared process between researcher and group members. Based on this analysis, we concluded that the relationship established between the training offered by the degree in Music at UFCA and the teaching practice in basic education, when observing the musical training and pedagogical practice, are at odds. On the one hand, we agree that the musical training, conducted by the Music Course at UFCA, showed to be adequate as far as the musical knowledge required for the performance of its undergraduates in basic education schools. On the other hand, we find that the teacher training developed in that institution is marked by a number of shortcomings.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20353application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:46Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The training of graduates in music from the Federal University of Cariri (UFCA) and their teaching in basic education: the relations revealed by the narratives of the graduates
title A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos
spellingShingle A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos
Isaura Rute Gino de AzevÃdo
FormaÃÃo Docente
HistÃria de Vida
Ensino de MÃsica
EducaÃÃo BÃsica
Teacher Training
Life History
Music Education
Basic Education
EDUCACAO
title_short A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos
title_full A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos
title_fullStr A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos
title_full_unstemmed A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos
title_sort A formaÃÃo dos licenciados em mÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docÃncia na educaÃÃo bÃsica: as relaÃÃes reveladas pelas narrativas dos egressos
author Isaura Rute Gino de AzevÃdo
author_facet Isaura Rute Gino de AzevÃdo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedro RogÃrio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 30146771320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3061250583032505
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà Albio Moreira de Sales
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 11408588315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5175762444724772
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Henrique SÃrgio BeltrÃo de Castro
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 35537256304
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5535501344314304
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Cristiane Maria Galdino de Almeida
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 36157520400
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7567236180576595
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 67735649304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4139328391118531
dc.contributor.author.fl_str_mv Isaura Rute Gino de AzevÃdo
contributor_str_mv Pedro RogÃrio
Luiz Botelho Albuquerque
Josà Albio Moreira de Sales
Henrique SÃrgio BeltrÃo de Castro
Cristiane Maria Galdino de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv FormaÃÃo Docente
HistÃria de Vida
Ensino de MÃsica
EducaÃÃo BÃsica
topic FormaÃÃo Docente
HistÃria de Vida
Ensino de MÃsica
EducaÃÃo BÃsica
Teacher Training
Life History
Music Education
Basic Education
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher Training
Life History
Music Education
Basic Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa procurou compreender as relaÃÃes existentes entre a formaÃÃo dos licenciados em MÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a atuaÃÃo deles como docentes na EducaÃÃo BÃsica. Para tanto, dois parÃmetros fundamentais de anÃlise foram estabelecidos: a formaÃÃo musicolÃgica e a formaÃÃo pedagÃgica. O referencial teÃrico deste trabalho fundamentou-se no tema saberes docentes e formaÃÃo de professores de MÃsica. Essa temÃtica foi tratada a partir das discussÃes sobre o currÃculo e o parÃmetro musicolÃgico e pedagÃgico nos cursos de formaÃÃo de professores de MÃsica. A investigaÃÃo optou por uma pesquisa de cunho qualitativo, constituindo-se um estudo de caso. O foco na âHistÃria de Vida e FormaÃÃoâ dos professores foi a metodologia de pesquisa utilizada. Os dados coletados constituÃram-se das narrativas orais e escritas de nove professores de MÃsica atuantes na EducaÃÃo BÃsica, todos egressos do Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA. A anÃlise desses ocorreu de forma compartilhada entre pesquisadora e membros do grupo. Com base nesta, concluÃmos que as relaÃÃes estabelecidas entre a formaÃÃo proposta pelo Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA e à docÃncia no Ensino BÃsico, se observados os parÃmetros musicolÃgico e o pedagÃgico, estÃo em descompasso. Por um lado, atestamos que a formaÃÃo musicolÃgica, conduzida pelo Curso de MÃsica da UFCA, mostra-se adequada quanto aos conhecimentos musicais necessÃrios à atuaÃÃo de seus egressos nas escolas de EducaÃÃo BÃsica. Por outro lado, verificamos que a formaÃÃo pedagÃgica desenvolvida naquela instituiÃÃo à marcada por algumas deficiÃncias.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This thesis sought to understand the relationship between the training of undergraduate students in Music of the Federal University of Cariri (UFCA) and their performance as teachers in basic education. To this end, two basic parameters of analysis were established: musical training and pedagogical training. The theoretical framework for this research was based on the theme âpedagogical know how and music teacher trainingâ. This theme was dealt with based on the discussions of the curriculum and the musical and pedagogical parameters in training courses of Music Teachers. The line of research chosen was a qualitative method, which resulted in a case study. A research technique focusing on the "History of Life and Education" of teachers was the methodology used. The collected data were made up of oral and written narratives of nine alumni working as music teachers in basic education, all undergraduates with a degree in Music from UFCA. The analysis took place in a shared process between researcher and group members. Based on this analysis, we concluded that the relationship established between the training offered by the degree in Music at UFCA and the teaching practice in basic education, when observing the musical training and pedagogical practice, are at odds. On the one hand, we agree that the musical training, conducted by the Music Course at UFCA, showed to be adequate as far as the musical knowledge required for the performance of its undergraduates in basic education schools. On the other hand, we find that the teacher training developed in that institution is marked by a number of shortcomings.
description A presente pesquisa procurou compreender as relaÃÃes existentes entre a formaÃÃo dos licenciados em MÃsica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a atuaÃÃo deles como docentes na EducaÃÃo BÃsica. Para tanto, dois parÃmetros fundamentais de anÃlise foram estabelecidos: a formaÃÃo musicolÃgica e a formaÃÃo pedagÃgica. O referencial teÃrico deste trabalho fundamentou-se no tema saberes docentes e formaÃÃo de professores de MÃsica. Essa temÃtica foi tratada a partir das discussÃes sobre o currÃculo e o parÃmetro musicolÃgico e pedagÃgico nos cursos de formaÃÃo de professores de MÃsica. A investigaÃÃo optou por uma pesquisa de cunho qualitativo, constituindo-se um estudo de caso. O foco na âHistÃria de Vida e FormaÃÃoâ dos professores foi a metodologia de pesquisa utilizada. Os dados coletados constituÃram-se das narrativas orais e escritas de nove professores de MÃsica atuantes na EducaÃÃo BÃsica, todos egressos do Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA. A anÃlise desses ocorreu de forma compartilhada entre pesquisadora e membros do grupo. Com base nesta, concluÃmos que as relaÃÃes estabelecidas entre a formaÃÃo proposta pelo Curso de Licenciatura em MÃsica da UFCA e à docÃncia no Ensino BÃsico, se observados os parÃmetros musicolÃgico e o pedagÃgico, estÃo em descompasso. Por um lado, atestamos que a formaÃÃo musicolÃgica, conduzida pelo Curso de MÃsica da UFCA, mostra-se adequada quanto aos conhecimentos musicais necessÃrios à atuaÃÃo de seus egressos nas escolas de EducaÃÃo BÃsica. Por outro lado, verificamos que a formaÃÃo pedagÃgica desenvolvida naquela instituiÃÃo à marcada por algumas deficiÃncias.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20353
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295238658195456