EtnobotÃnica de plantas medicinais comercializadas em mercados pÃblicos do nordeste brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanessa Maria de Souza Fernandes Vieira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7397
Resumo: Segundo a OrganizaÃÃo Mundial de SaÃde, medicina tradicional à a soma das experiÃncias prÃprias de uma cultura, utilizada para prevenir, tratar e curar doenÃas fÃsicas e mentais. No Nordeste brasileiro, o uso de plantas medicinais como prÃtica terapÃutica està constantemente presente. Nesse contexto, os mercados pÃblicos abrigam os herbanÃrios, orientadores do uso e preparo de plantas, conservando a transmissÃo oral. A etnobotÃnica surge como mediadora entre os discursos cientÃfico e tradicional, envolvendo o fator cultural e sua interpretaÃÃo. O objetivo deste trabalho foi investigar as prÃticas populares e tradicionais de uso de plantas medicinais comercializadas em trÃs mercados pÃblicos do Nordeste brasileiro. Caracterizou-se como observacional, descritivo e exploratÃrio, realizado nos mercados SÃo SebastiÃo, CearÃ, Central de JoÃo Pessoa, ParaÃba e SÃo JosÃ, Pernambuco, no perÃodo de fevereiro a agosto de 2011. Aplicou-se um questionÃrio abordando questÃes socioeconÃmicas, sobre o comÃrcio de plantas e informaÃÃes sobre cada espÃcie vegetal vendida. Participaram 33 herbanÃrios cadastrados nesses mercados, destes, 57,6% do sexo feminino (n=19), 24,2% possuÃam mais de 60 anos de idade e 96,9% eram naturais do Nordeste (n=32). Em relaÃÃo à escolaridade, 42,4% concluÃram o ensino mÃdio (n=14). Vendiam em mÃdia 40 unidades de espÃcies vegetais por dia, sendo a remuneraÃÃo inferior a um salÃrio mÃnimo mensal em 28,5% dos casos (n=6), dentre os que responderam essa questÃo. O tempo mÃdio de trabalho nesse ofÃcio foi de 16 anos. Utilizavam como fonte de conhecimento as relaÃÃes interpessoais 37% (n=29), e 9,63% jà participaram de algum treinamento sobre o manejo de plantas medicinais (n=3). Do total de espÃcies citadas (n=311), chegou-se ao nÃmero de 43 coincidentes nos trÃs mercados. Calculou-se a importÃncia relativa (IR) , sendo as plantas de maior destaque: alecrim (IR=1,87); jatobà (IR=1,72) e eucalipto (IR=1,44). ApÃs identificaÃÃo botÃnica do material-testemunho, confirmou-se a indicaÃÃo popular para o alecrim (Rosmarinus officinalis L.). As amostras de jatobà fornecidas por fornecedores do Mercado Central de JoÃo Pessoa estavam infÃrteis, impossibilitando a identificaÃÃo precisa (Hymenaea aff courbaril.). Jà as do Cearà e Pernambuco, foram identificadas como Hymenea stignocarpa Hayde O eucalipto comercializado era o Eucalyptus citriodora, o qual, segundo à literatura cientÃfica, deveria ser utilizado como desinfetante domÃstico. Foi observado, tambÃm, o Fator do Consenso do Informante (FCI), sendo o tratamento para transtornos do sistema respiratÃrio o mais prevalente (FCI=0,65), apresentando 64 espÃcies citadas e 17 tipos de usos distintos reportados. A ausÃncia de atividades em grupo prejudica a qualidade desse ofÃcio, colocando em risco a saÃde da populaÃÃo que recorre aos herbanÃrios na esperanÃa de cura para seus males. A realizaÃÃo de oficinas educativas sobre o uso adequado de plantas medicinais poderia qualificar essa profissÃo, estimular a entrada de mais pessoas nessa atividade e (re)conquistar da sociedade brasileira o reconhecimento das prÃticas populares e tradicionais do uso de plantas medicinais.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEtnobotÃnica de plantas medicinais comercializadas em mercados pÃblicos do nordeste brasileiroEthnobotany of medicinal plants sold in public markets of the brazilian northeast2012-01-18Marta Maria de FranÃa Fonteles28529839315http://lattes.cnpq.br/0574180390413250Mary Anne Medeiros Bandeira21339791315http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4786779E8Suely Lins Galdino20282125434http://lattes.cnpq.br/390376621002373200350162301http://lattes.cnpq.br/4935578364343361Vanessa Maria de Souza Fernandes VieiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncias FarmacÃuticasUFCBREthnobotany, Publics Markets, Northeast Brazil, Medicinal Plants FARMACIASegundo a OrganizaÃÃo Mundial de SaÃde, medicina tradicional à a soma das experiÃncias prÃprias de uma cultura, utilizada para prevenir, tratar e curar doenÃas fÃsicas e mentais. No Nordeste brasileiro, o uso de plantas medicinais como prÃtica terapÃutica està constantemente presente. Nesse contexto, os mercados pÃblicos abrigam os herbanÃrios, orientadores do uso e preparo de plantas, conservando a transmissÃo oral. A etnobotÃnica surge como mediadora entre os discursos cientÃfico e tradicional, envolvendo o fator cultural e sua interpretaÃÃo. O objetivo deste trabalho foi investigar as prÃticas populares e tradicionais de uso de plantas medicinais comercializadas em trÃs mercados pÃblicos do Nordeste brasileiro. Caracterizou-se como observacional, descritivo e exploratÃrio, realizado nos mercados SÃo SebastiÃo, CearÃ, Central de JoÃo Pessoa, ParaÃba e SÃo JosÃ, Pernambuco, no perÃodo de fevereiro a agosto de 2011. Aplicou-se um questionÃrio abordando questÃes socioeconÃmicas, sobre o comÃrcio de plantas e informaÃÃes sobre cada espÃcie vegetal vendida. 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A realizaÃÃo de oficinas educativas sobre o uso adequado de plantas medicinais poderia qualificar essa profissÃo, estimular a entrada de mais pessoas nessa atividade e (re)conquistar da sociedade brasileira o reconhecimento das prÃticas populares e tradicionais do uso de plantas medicinais. According to the World Health Organization, traditional medicine is the sum of personal experiences of a culture resorted to prevent, treat and cure physical and mental diseases. In northeastern Brazil, the use of medicinal plants as a therapeutic practice is diffusely present. In this context, public markets shelter herbalists, guiding the use and preparation plant, conserving the oral transmission. The Ethnobotany arises as a mediator between scientific and traditional discourses involving the cultural factor and its interpretation. The aim was to investigate the popular and traditional practices of medicinal plants using commercialized in three public markets in Northeast Brazil. It was characterized as observational, descriptive and exploratory, held in SÃo SebastiÃo (CE), Central (PB) and SÃo Josà (PE) markets in the period from February to August 2011. It was applied a questionnaire addressing socioeconomic issues on the trade of plants and information about each species sold. 33 participants registered herbalists, of whom 57.6% were female (n = 19), 24.2% were older than 60 years old and 96.9% were born in the Northeast (n = 32). Regarding education, 42.4% completed high school (n = 14). They sold an average of 40 units per day, and getting less than the minimum monthly wage by 28.5% of cases (n = 6), among those who answered this question. The average working time in this job was 16 years. Used as a source of knowledge the interpersonal relationships 37% (n = 29) and 9.63% have attended some training on the management of medicinal plants (n = 3). Of the species mentioned (n = 311), came to the number of 43 matching the three markets. We calculated the relative importance (RI), and the most outstanding plants: rosemary (RI = 1.87); jatobà (RI = 1.72) and eucalyptus (RI = 1.44). After botanical identification of the material-witness, it was confirmed the nomination popular to rosemary (Rosmarinus officinalis L.). The samples provided by middlemen jatobà Central Market, PB, were infertile, precluding accurate identification (Hymenaea courbaril aff.). The samples from Ceara and Pernambuco were identified as Hymenea stignocarpa Hayde. The Eucalyptus was sold, which, according to scientific literature should be used as a household disinfectant. It was also observed, the Informant Consensus Factor (ICF), and treatment for disorders of the respiratory system the most prevalent (ICF = 0.65), with 64 species listed and 17 different types of uses reported. The absence of group activities affect the quality of that office, putting at risk the health of the population that uses the herbalists hoping the cure for their ills. The educational workshops on the proper use of medicinal plants could qualify these professionals, stimulate the entry of more people in this activity and (re)gain the recognition of Brazilian society practices of popular and traditional use of medicinal plants. Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7397application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:25Zmail@mail.com -
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