Joana Paula de Morais: histÃria, memÃria e trajetÃrias educativas (1900-1963)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio Roberto Xavier
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11570
Resumo: Esta à uma pesquisa de Tese Doutoral em HistÃria e tem como escopo geral compreender e ao mesmo tempo explicitar a HistÃria e MemÃria da EducaÃÃo a partir das trajetÃrias educativas implementadas pela educadora leiga Joana Paula de Morais, em locais nÃo formais de ensino-aprendizagem, no perÃodo compreendido entre 1900-1963. A problemÃtica vislumbrada està ancorada no dÃficit de pesquisas locais no campo da educaÃÃo nÃo-formal e na visÃo convencional da histÃria totalitÃria da educaÃÃo brasileira, como se esta contemplasse uma homogeneidade em todos os espaÃos e contextos da naÃÃo nos perÃodos da ColÃnia, Monarquia e RepÃblica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de carÃter histÃrico-biogrÃfico de natureza qualitativa com o uso de fontes escritas e de fontes orais, atravÃs de pesquisa de campo. Na pesquisa de campo as tÃcnicas utilizadas foram as entrevistas abertas ou diretas com a participaÃÃo espontÃnea dos sujeitos sociais. Nessa perspectiva, procurou-se a reconstruÃÃo contextual histÃrica e sua atinente conjuntura somadas a um balanÃo crÃtico peculiar, pois, considera-se esta ser uma condiÃÃo sine qua non, dentro de uma visÃo de crÃtica construtiva. Considera-se valioso nas pesquisas histÃricas a transportaÃÃo, por meio da contextualizaÃÃo, à Ãpoca em que os fatos analisados se deram. PorÃm, sabendo que a reconstruÃÃo tal qual dos fatos passados à algo apenas especulativo e/ou de aproximaÃÃo. O que se pode fazer à revisitÃ-los com a ajuda das fontes disponibilizadas para que venha à tona parte dessa realidade vivida e sentida. Como nem tudo està escrito e nem os documentos comportam todas as histÃrias e memÃrias e, entendendo que a histÃria oficial tradicional, pelo menos atà a dÃcada de 1970, priorizava as fontes escritas da histÃria polÃtica e dos grandes vultos, recorre-se ao recurso metodolÃgico da histÃria oral como fonte merecedora de credibilidade considerada nem de maior nem de menor importÃncia (THOMPSOM, 1992; XAVIER, 2010). Para tanto, foi gravado entrevistas com familiares, ex-alunos e/ou contemporÃneos que pertenceram ao contexto estudado ou prÃximo dele ou ainda que dele sabem noticiar alguma coisa relacionada com a educadora Joana Paula de Morais e suas prÃticas educativas no perÃodo de sua existÃncia material e de aÃÃes educativas. O embasamento teÃrico concentrou-se, entre outros, em: Barros (2011); Martinho Rodrigues (2008, 2009, 2010, 2012); Nietzsche (1986, 1987, 1992 e 2003); Abbagnano (1998); Thompson (1992); Bergson (1999); Bossi (1994); Burke (2009); Le Goff (1976, 1994, 1996); Carretero (2010); Ricoeur (2007); Vasconcelos JÃnior (2006); Vasconcelos e MagalhÃes JÃnior (2001; 2013); Vasconcelos et al. (2002, 2009, 2010, 2011; 2012, 2013); Machado (2010); Machado; Vasconcelos; Vasconcelos JÃnior (2011); Andrade (2010, 2011); Bezerra (2006); Saviani (2011, 2008, 2005); Durkheim (2002, 1978); Vieira (2002); Jucà (2003, 2013); Bessa et. al. (2001); Villa (2000); Meneses (1991-2; 2006); Barroso (2004) e nas narrativas dos sujeitos sociais entrevistados.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisJoana Paula de Morais: histÃria, memÃria e trajetÃrias educativas (1900-1963) Joana Paula Morais: history, memory and educatives trajectories (1900-1963).2014-04-16LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro21417792353http://lattes.cnpq.br/6368042791230986Rui Martinho Rodrigues03733360397Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior12416622315http://lattes.cnpq.br/1622568102591329Jose Gerardo Vasconcelos2613063734901357695748http://lattes.cnpq.br/6041487079855448Antonio Roberto XavierUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRHistÃria MemÃria EducaÃÃo Biografia Joana Paula de MoraisHistory Memory Education Biography Joana Paula de MoraisEDUCACAOEsta à uma pesquisa de Tese Doutoral em HistÃria e tem como escopo geral compreender e ao mesmo tempo explicitar a HistÃria e MemÃria da EducaÃÃo a partir das trajetÃrias educativas implementadas pela educadora leiga Joana Paula de Morais, em locais nÃo formais de ensino-aprendizagem, no perÃodo compreendido entre 1900-1963. 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O embasamento teÃrico concentrou-se, entre outros, em: Barros (2011); Martinho Rodrigues (2008, 2009, 2010, 2012); Nietzsche (1986, 1987, 1992 e 2003); Abbagnano (1998); Thompson (1992); Bergson (1999); Bossi (1994); Burke (2009); Le Goff (1976, 1994, 1996); Carretero (2010); Ricoeur (2007); Vasconcelos JÃnior (2006); Vasconcelos e MagalhÃes JÃnior (2001; 2013); Vasconcelos et al. (2002, 2009, 2010, 2011; 2012, 2013); Machado (2010); Machado; Vasconcelos; Vasconcelos JÃnior (2011); Andrade (2010, 2011); Bezerra (2006); Saviani (2011, 2008, 2005); Durkheim (2002, 1978); Vieira (2002); Jucà (2003, 2013); Bessa et. al. (2001); Villa (2000); Meneses (1991-2; 2006); Barroso (2004) e nas narrativas dos sujeitos sociais entrevistados.This is a research to Doctoral Thesis in History and have, like general scope, understand and while explain the History and Education Memory from the educational trajectories implemented by laic educator Joana Paula Morais in not-formal places of teaching and learning, in period from 1900 to 1963. The problematic glimpsed is anchored in the deficit of local researches in the field of not-formal education and in the conventional totalitarian view of brazilian education history, like if this history contemplate an homogeneity in all the spaces and contexts of the nation in the periods of Colony, Monarchy and Republic. Methodologically, it is a research of historical-biographical character of qualitative nature with the use of written sources and oral sources, through field research. In field research, the techniques used were open or direct interviews with the spontaneous participation of the social subjects. In this perspective, sought to the historical context reconstruction and it on situation add to a peculiar critical balance, therefore its considered this is a sine qua non condition inside a critical constructive view. It is considered valuable in the historical researches the transporting, through the contextualizationat at time the analyzed facts have given. However, knowing to that the reconstruction the past of events as it is only something speculative and/or approach. What can be made is revisit them with the help of the sources avaliable to come afloat part to this reality lived and felt. As neither everything is written and neither the documents involve all the stories and memories and, understanding that the official traditional history, at least until the 1970s, prioritized the written sources of political history and of the great figures, it resort to a methodological resource of the oral history as a trusted source of credibility considered neither greater or of less importance. (THOMPSOM, 1992; XAVIER, 2010).Therefore, it was recorded interviews with relatives, past pupils and/or contemporaries that belongs to the studied context or near it or even that it know any anuncement something related to educator Joana Paula de Morais and her educational practices in the period of her material existence and educational activities. The theoretical basis it concentrated, among others in: Barros (2011); Martinho Rodrigues (2008, 2009, 2010, 2012); Dosse (2003); Nietzsche (1986, 1987, 1992 and 2003); Abbagnano (1998); Thompson (1992); Bergson (1999); Bossi (1994); Burke (2009); Le Goff (1976, 1994, 1996); Carretero (2010); Ricoeur (2007); Vasconcelos JÃnior (2006); Vasconcelos and MagalhÃes JÃnior (2001; 2013); Vasconcelos et al. (2002, 2009, 2010, 2011; 2012, 2013); Machado (2010); Machado; Vasconcelos; Vasconcelos JÃnior (2011); Andrade (2010, 2011); Bezerra (2006); Manacorda (2006); Saviani (2011, 2008, 2005); Durkheim (1978); Vieira (2002); Jucà (2003, 2013); Bessa et. al. 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