EducaÃÃo Popular: experiÃncias participativas e formaÃÃo da consciÃncia crÃtica em espaÃos pÃblicos no municÃpio de EusÃbio (CE).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EliÃbia de Abreu Gomes Barbosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9380
Resumo: Atualmente, na sociedade brasileira, encontra-se um celeiro de iniciativas no que diz respeito à ampliaÃÃo da participaÃÃo dos sujeitos nas decisÃes pÃblicas, dentre elas as associaÃÃes e os conselhos de polÃticas pÃblicas. Tais experiÃncias constituem-se como espaÃos educativos. Este trabalho teve como objetivo principal analisar a contribuiÃÃo das experiÃncias participativas e dos aprendizados nelas vivenciados para a formaÃÃo da consciÃncia crÃtica do âhomem simplesâ no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e na AssociaÃÃo de Moradores e Amigos do Cauassu (AMACAUASSU) no municÃpio de EusÃbio (Ce), espaÃos de atuaÃÃo polÃtica da pesquisadora. A opÃÃo por pesquisar minha prÃtica encontra-se apoiada em Paulo Freire (2005; 2006; 2008), para quem o conhecimento deve ter funÃÃo eminentemente libertadora, inclusive nas aÃÃes de EducaÃÃo Popular. O ator principal do estudo à o homem simples (MARTINS, 2010). AlÃm do estudo bibliogrÃfico, a pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou-se para a produÃÃo dos dados (Gonsalves, 2001) de estratÃgias de cunho etnogrÃfico, tais como: observaÃÃo participante; entrevistas semi-estruturadas; diÃrio de campo; fragmentos de histÃria de vida dos sujeitos; dinÃmicas de grupo e o grupo focal. Utilizei-me ainda da anÃlise de documentos oficiais dos espaÃos, e de um questionÃrio com questÃes fechadas para construir o perfil socioeconÃmico dos sujeitos. Foram entrevistados quatro sujeitos do COMDIM, sete da AMACAUASSU, e um grupo focal com a diretoria da AssociaÃÃo. As observaÃÃes se deram em vÃrios momentos: reuniÃes; audiÃncias pÃblicas; assembleias; momentos de formaÃÃo e avaliaÃÃo. Os resultados evidenciam que apesar da emancipaÃÃo de EusÃbio ter se dado atravÃs de um plebiscito, esse nÃo ocorreu por forÃa da organizaÃÃo e mobilizaÃÃo da sociedade civil organizada, mas por forÃas e interesses polÃtico-partidÃrios. Os espaÃos constituem-se em um esforÃo organizacional significativo, mas ainda nÃo se configuram como espaÃos efetivos de politizaÃÃo das questÃes sociais. Destacam-se como dificultadores do processo formativo e, consequentemente, da participaÃÃo e permanÃncia dos sujeitos nesses espaÃos: a prevalÃncia das formas tradicionais de se fazer polÃtica, baseadas no autoritarismo social, personalismo, clientelismo, e na cordialidade brasileira; a concentraÃÃo exagerada das representaÃÃes da sociedade civil junto aos conselhos gestores de polÃticas pÃblicas; a descontinuidade das aÃÃes formativas e, ainda, a influÃncia da formaÃÃo religiosa dos sujeitos - catÃlicos ou evangÃlicos - acarretando uma hierarquizaÃÃo de valores, com a subordinaÃÃo das atividades da AssociaÃÃo Ãs da Igreja, por exemplo. Contudo, apesar das fragilidades, hà nuanÃas de conscientizaÃÃo e aproximaÃÃes gradativas de um modo de ser democrÃtico. O âhomem simplesâ enquanto gente à inacabado, e se faz humano em suas vivÃncias com outros homens. à preciso que se compreenda que esse sujeito, possui uma histÃria anterior a sua chegada a esses espaÃos, e para alÃm deles. Ele à um sujeito de relaÃÃes! E como sujeito de muitas relaÃÃes, que nÃo apenas as de aspectos sociais, por muitas vezes permite que algumas influÃncias se revelem e se sobressaiam Ãs tentativas de conscientizaÃÃo desse homem. A vivÃncia dos princÃpios da EducaÃÃo Popular, a partir das contribuiÃÃes de Paulo Freire, poderia colaborar para que a formaÃÃo da consciÃncia crÃtica do âhomem simplesâ se desse de forma mais significativa, contribuindo para a construÃÃo de uma nova cultura polÃtica.
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POPULAR EDUCATION: PARTICIPATORY EXPERIENCES AND BASIC TRAINING ON CRITICAL AWARENESS CONCERNING PUBLIC SPACES IN THE MUNICIPALITY OF EUSÃBIO, LOCATED IN THE STATE OF CEARA, BRAZIL.2013-01-18Sonia Pereira Barreto87536471815CÃlia Maria Machado de Brito06106226334http://lattes.cnpq.br/9308824217772725 Eliane Dayse Pontes Furtado4926422239152581993391EliÃbia de Abreu Gomes BarbosaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Popular ExperiÃncias participativas FormaÃÃo da consciÃncia crÃticaPopular Education Participatory experiences Formation of critical consciousnessEDUCACAOAtualmente, na sociedade brasileira, encontra-se um celeiro de iniciativas no que diz respeito à ampliaÃÃo da participaÃÃo dos sujeitos nas decisÃes pÃblicas, dentre elas as associaÃÃes e os conselhos de polÃticas pÃblicas. Tais experiÃncias constituem-se como espaÃos educativos. Este trabalho teve como objetivo principal analisar a contribuiÃÃo das experiÃncias participativas e dos aprendizados nelas vivenciados para a formaÃÃo da consciÃncia crÃtica do âhomem simplesâ no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e na AssociaÃÃo de Moradores e Amigos do Cauassu (AMACAUASSU) no municÃpio de EusÃbio (Ce), espaÃos de atuaÃÃo polÃtica da pesquisadora. A opÃÃo por pesquisar minha prÃtica encontra-se apoiada em Paulo Freire (2005; 2006; 2008), para quem o conhecimento deve ter funÃÃo eminentemente libertadora, inclusive nas aÃÃes de EducaÃÃo Popular. O ator principal do estudo à o homem simples (MARTINS, 2010). AlÃm do estudo bibliogrÃfico, a pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou-se para a produÃÃo dos dados (Gonsalves, 2001) de estratÃgias de cunho etnogrÃfico, tais como: observaÃÃo participante; entrevistas semi-estruturadas; diÃrio de campo; fragmentos de histÃria de vida dos sujeitos; dinÃmicas de grupo e o grupo focal. Utilizei-me ainda da anÃlise de documentos oficiais dos espaÃos, e de um questionÃrio com questÃes fechadas para construir o perfil socioeconÃmico dos sujeitos. Foram entrevistados quatro sujeitos do COMDIM, sete da AMACAUASSU, e um grupo focal com a diretoria da AssociaÃÃo. As observaÃÃes se deram em vÃrios momentos: reuniÃes; audiÃncias pÃblicas; assembleias; momentos de formaÃÃo e avaliaÃÃo. Os resultados evidenciam que apesar da emancipaÃÃo de EusÃbio ter se dado atravÃs de um plebiscito, esse nÃo ocorreu por forÃa da organizaÃÃo e mobilizaÃÃo da sociedade civil organizada, mas por forÃas e interesses polÃtico-partidÃrios. Os espaÃos constituem-se em um esforÃo organizacional significativo, mas ainda nÃo se configuram como espaÃos efetivos de politizaÃÃo das questÃes sociais. Destacam-se como dificultadores do processo formativo e, consequentemente, da participaÃÃo e permanÃncia dos sujeitos nesses espaÃos: a prevalÃncia das formas tradicionais de se fazer polÃtica, baseadas no autoritarismo social, personalismo, clientelismo, e na cordialidade brasileira; a concentraÃÃo exagerada das representaÃÃes da sociedade civil junto aos conselhos gestores de polÃticas pÃblicas; a descontinuidade das aÃÃes formativas e, ainda, a influÃncia da formaÃÃo religiosa dos sujeitos - catÃlicos ou evangÃlicos - acarretando uma hierarquizaÃÃo de valores, com a subordinaÃÃo das atividades da AssociaÃÃo Ãs da Igreja, por exemplo. Contudo, apesar das fragilidades, hà nuanÃas de conscientizaÃÃo e aproximaÃÃes gradativas de um modo de ser democrÃtico. O âhomem simplesâ enquanto gente à inacabado, e se faz humano em suas vivÃncias com outros homens. à preciso que se compreenda que esse sujeito, possui uma histÃria anterior a sua chegada a esses espaÃos, e para alÃm deles. Ele à um sujeito de relaÃÃes! E como sujeito de muitas relaÃÃes, que nÃo apenas as de aspectos sociais, por muitas vezes permite que algumas influÃncias se revelem e se sobressaiam Ãs tentativas de conscientizaÃÃo desse homem. A vivÃncia dos princÃpios da EducaÃÃo Popular, a partir das contribuiÃÃes de Paulo Freire, poderia colaborar para que a formaÃÃo da consciÃncia crÃtica do âhomem simplesâ se desse de forma mais significativa, contribuindo para a construÃÃo de uma nova cultura polÃtica.Currently, in our Brazilian society, we have lots of initiatives regarding the increasing of the participation of individuals in the process of decisions of public issues, among these, we could mention, Associations and Public Policy Councils. Such experiences comprise the educational spaces. This paper aims mainly to investigate the contribution of participatory experiences, as well as, the learning results experienced from them concerning the formation of critical consciousness by the "simple-minded man" in the Municipal Council for Women Rights (COMDIM) and Dwellersâ Association and Friends of Cauassu (AMACAUASSU) in the municipality of EusÃbio - CE, the researcherâs acting policy spaces. The option for the searching of my practice is hereby supported by Paulo Freire (2005, 2006, 2008), to whom knowledge should have eminently a liberating function, including the sharing of Popular Education. The main actor of the study is the simple-minded man (Martins, 2010). Besides the bibliographical study, a qualitative approach was used to produce the data (Gonsalves, 2001) ethnographic strategies, such as the participating observation, semi-structured interviews, field journal; fragments of life history of subjects, group dynamics and focus groups. I also used the analysis of official documents of the spaces, and a questionnaire with closed questions to build the socioeconomic profile of the subjects. We interviewed four subjects of COMDIM, seven of AMACAUASSU, and a focus group with the board of the Association. The observations took place in several stages: meetings, public hearings, meetings, moments of training and evaluation. The results show that despite the emancipation of EusÃbio has been brought forth by means of a referendum, this has not occurred by virtue of the organization and by the mobilization of civil society, but by the forces and interests of political parties. Spaces are on a significant organizational effort, but still not depicted as effective spaces of politicization of social issues. We could highlight as hindrances for the educational process and, consequently, for the participation and retention of subjects in those spaces: the prevalence of the traditional ways of doing politics which are based upon the social authoritarianism, personality, clientele, and Brazilian cordiality; the exaggerated concentration of civil society representatives within the policymakers Councils; discontinuity in training activities, and also the influence of the religious training of the subjects - Catholics or evangelicals - resulting in a hierarchy of values, with the subordination of the activities of the Association of the Church, just to mention a few. However, despite the weaknesses, there are nuances of awareness and gradual approximations of a democratic way of being. The "simple-minded man" as being an unfinished gentry, and they become more human in their experiences with other individuals. You need to understand that this man has a history prior to his insertion into these spaces, and beyond that. He is a fellow of relationships! And as the subject of many relationships, not just out of social aspects, for often allows some influences stand out and prove to attempts to raise awareness of this man. The experience of the principles of Popular Education, based on the contributions of Paulo Freire, which could contribute to the formation of critical consciousness of the "simple-minded man" that has been the most significant one. Thus, contributing to the construction of a new political culture.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9380application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:41Zmail@mail.com -
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