A traduÃÃo do fluxo de consciÃncia literÃrio na trilha musical do filme The Hours

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isadora Meneses Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16489
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o filme The Hours (2002), adaptaÃÃo cinematogrÃfica do romance homÃnimo de Michael Cunningham (1998). No livro, o fluxo de consciÃncia à utilizado para representar a percepÃÃo interior dos personagens. Para a traduÃÃo da tÃcnica, principal desafio do processo de adaptaÃÃo segundo o roteirista David Hare (2002), evitou-se o flashback e voice-over. No lugar da descriÃÃo do pensamento, o filme transforma a subjetividade dos personagens em aÃÃo exterior, por meio dos diÃlogos e da caracterizaÃÃo dos atores. O nosso pressuposto à de que a trilha musical, composta pelo mÃsico norte-americano Philip Glass, à o elemento fÃlmico que sugere a expressÃo de um fluxo de consciÃncia na pelÃcula. NÃo sà pelo estilo da composiÃÃo, pÃs-minimalista, se aproximar de conceitos estÃticos da ficÃÃo de fluxo de consciÃncia, mas tambÃm pelo modo como essa mÃsica se entrelaÃa Ãs imagens. Nesse sentido, procuramos articular autores da teoria literÃria (Wood, 2012; Humphrey, 1979), dos estudos musicais (Gorbman, 1987; Ross,2009) e da cultura visual (Mitchell, 1986; RanciÃre, 2009) para tratar da relaÃÃo entre texto, imagem em movimento e som. Consideramos que esses elementos estÃo em constante convergÃncia na contemporaneidade, jà que a literatura, o cinema e a mÃsica estÃo inseridos em um mundo onde hà um deslocamento contÃnuo entre as instÃncias do dizÃvel e do visÃvel.
id UFC_d8330223e5835e87134137a3d8198206
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9649
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA traduÃÃo do fluxo de consciÃncia literÃrio na trilha musical do filme The HoursThe translation of literary stream of consciousness in the soundtrack of the film The Hours2015-06-16Gabriela Frota Reinaldo44166630300http://lattes.cnpq.br/3885064446506872Antonio Wellington de Oliveira Junior12317691035http://lattes.cnpq.br/5419260227870704Carlos Augusto Viana da Silva47838582334http://lattes.cnpq.br/3316600178531895 Marcel Vieira Barreto Silva05372540486http://lattes.cnpq.br/044268631270775603910643396http://lattes.cnpq.br/7737061468124901Isadora Meneses RodriguesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRFluxo de ConsciÃncia Cinema Literatura TraduÃÃo Trilha MusicalStream of Consciousness Cinema Literature Translation ScoreCOMUNICACAOEste trabalho tem por objetivo analisar o filme The Hours (2002), adaptaÃÃo cinematogrÃfica do romance homÃnimo de Michael Cunningham (1998). No livro, o fluxo de consciÃncia à utilizado para representar a percepÃÃo interior dos personagens. Para a traduÃÃo da tÃcnica, principal desafio do processo de adaptaÃÃo segundo o roteirista David Hare (2002), evitou-se o flashback e voice-over. No lugar da descriÃÃo do pensamento, o filme transforma a subjetividade dos personagens em aÃÃo exterior, por meio dos diÃlogos e da caracterizaÃÃo dos atores. O nosso pressuposto à de que a trilha musical, composta pelo mÃsico norte-americano Philip Glass, à o elemento fÃlmico que sugere a expressÃo de um fluxo de consciÃncia na pelÃcula. NÃo sà pelo estilo da composiÃÃo, pÃs-minimalista, se aproximar de conceitos estÃticos da ficÃÃo de fluxo de consciÃncia, mas tambÃm pelo modo como essa mÃsica se entrelaÃa Ãs imagens. Nesse sentido, procuramos articular autores da teoria literÃria (Wood, 2012; Humphrey, 1979), dos estudos musicais (Gorbman, 1987; Ross,2009) e da cultura visual (Mitchell, 1986; RanciÃre, 2009) para tratar da relaÃÃo entre texto, imagem em movimento e som. Consideramos que esses elementos estÃo em constante convergÃncia na contemporaneidade, jà que a literatura, o cinema e a mÃsica estÃo inseridos em um mundo onde hà um deslocamento contÃnuo entre as instÃncias do dizÃvel e do visÃvel.This dissertation aims to analyze the The Hours (2002), a film adapted from the homonymous novel written by Michael Cunningham (1998). In the book, the stream of consciousness is utilized to represent the inner perception of the characters. To translate the technique, the main challenge in the adaptation process, according to the screenwriter David Hare (2002), flashback and voice-over were avoided. Instead of describing thoughts, the movie transforms subjectivity in external actions, through dialogues and the characterization of the actors. Our hypothesis is that the score, composed by the American musician Philip Glass, is the filmic element that suggests the expression of the stream of consciousness in the movie. Not only the post-minimalism aesthetic is close to concepts of the stream of consciousness fiction, but also the way the music intertwines itself with images. This way, we try to articulate ideas by authors of literary theory (Wood, 2012; Humphrey, 1979), musical studies (Gorbman, 1987; Ross, 2009) and visual culture (Mitchell, 1986; RanciÃre, 2009) to deal with the relationship between text, moving image and sound. We consider these elements are in constant convergence in contemporaneity, since literature, cinema and music are inserted into a world where there is a constant displacement between the instances of the speakable and of the visible, in which forms and materialities are constantly mixing up. FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16489application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:50Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A traduÃÃo do fluxo de consciÃncia literÃrio na trilha musical do filme The Hours
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The translation of literary stream of consciousness in the soundtrack of the film The Hours
title A traduÃÃo do fluxo de consciÃncia literÃrio na trilha musical do filme The Hours
spellingShingle A traduÃÃo do fluxo de consciÃncia literÃrio na trilha musical do filme The Hours
Isadora Meneses Rodrigues
Fluxo de ConsciÃncia
Cinema
Literatura
TraduÃÃo
Trilha Musical
Stream of Consciousness
Cinema
Literature
Translation
Score
COMUNICACAO
title_short A traduÃÃo do fluxo de consciÃncia literÃrio na trilha musical do filme The Hours
title_full A traduÃÃo do fluxo de consciÃncia literÃrio na trilha musical do filme The Hours
title_fullStr A traduÃÃo do fluxo de consciÃncia literÃrio na trilha musical do filme The Hours
title_full_unstemmed A traduÃÃo do fluxo de consciÃncia literÃrio na trilha musical do filme The Hours
title_sort A traduÃÃo do fluxo de consciÃncia literÃrio na trilha musical do filme The Hours
author Isadora Meneses Rodrigues
author_facet Isadora Meneses Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gabriela Frota Reinaldo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 44166630300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3885064446506872
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Wellington de Oliveira Junior
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12317691035
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5419260227870704
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carlos Augusto Viana da Silva
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 47838582334
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3316600178531895
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marcel Vieira Barreto Silva
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 05372540486
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0442686312707756
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03910643396
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7737061468124901
dc.contributor.author.fl_str_mv Isadora Meneses Rodrigues
contributor_str_mv Gabriela Frota Reinaldo
Antonio Wellington de Oliveira Junior
Carlos Augusto Viana da Silva
Marcel Vieira Barreto Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Fluxo de ConsciÃncia
Cinema
Literatura
TraduÃÃo
Trilha Musical
topic Fluxo de ConsciÃncia
Cinema
Literatura
TraduÃÃo
Trilha Musical
Stream of Consciousness
Cinema
Literature
Translation
Score
COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Stream of Consciousness
Cinema
Literature
Translation
Score
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem por objetivo analisar o filme The Hours (2002), adaptaÃÃo cinematogrÃfica do romance homÃnimo de Michael Cunningham (1998). No livro, o fluxo de consciÃncia à utilizado para representar a percepÃÃo interior dos personagens. Para a traduÃÃo da tÃcnica, principal desafio do processo de adaptaÃÃo segundo o roteirista David Hare (2002), evitou-se o flashback e voice-over. No lugar da descriÃÃo do pensamento, o filme transforma a subjetividade dos personagens em aÃÃo exterior, por meio dos diÃlogos e da caracterizaÃÃo dos atores. O nosso pressuposto à de que a trilha musical, composta pelo mÃsico norte-americano Philip Glass, à o elemento fÃlmico que sugere a expressÃo de um fluxo de consciÃncia na pelÃcula. NÃo sà pelo estilo da composiÃÃo, pÃs-minimalista, se aproximar de conceitos estÃticos da ficÃÃo de fluxo de consciÃncia, mas tambÃm pelo modo como essa mÃsica se entrelaÃa Ãs imagens. Nesse sentido, procuramos articular autores da teoria literÃria (Wood, 2012; Humphrey, 1979), dos estudos musicais (Gorbman, 1987; Ross,2009) e da cultura visual (Mitchell, 1986; RanciÃre, 2009) para tratar da relaÃÃo entre texto, imagem em movimento e som. Consideramos que esses elementos estÃo em constante convergÃncia na contemporaneidade, jà que a literatura, o cinema e a mÃsica estÃo inseridos em um mundo onde hà um deslocamento contÃnuo entre as instÃncias do dizÃvel e do visÃvel.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This dissertation aims to analyze the The Hours (2002), a film adapted from the homonymous novel written by Michael Cunningham (1998). In the book, the stream of consciousness is utilized to represent the inner perception of the characters. To translate the technique, the main challenge in the adaptation process, according to the screenwriter David Hare (2002), flashback and voice-over were avoided. Instead of describing thoughts, the movie transforms subjectivity in external actions, through dialogues and the characterization of the actors. Our hypothesis is that the score, composed by the American musician Philip Glass, is the filmic element that suggests the expression of the stream of consciousness in the movie. Not only the post-minimalism aesthetic is close to concepts of the stream of consciousness fiction, but also the way the music intertwines itself with images. This way, we try to articulate ideas by authors of literary theory (Wood, 2012; Humphrey, 1979), musical studies (Gorbman, 1987; Ross, 2009) and visual culture (Mitchell, 1986; RanciÃre, 2009) to deal with the relationship between text, moving image and sound. We consider these elements are in constant convergence in contemporaneity, since literature, cinema and music are inserted into a world where there is a constant displacement between the instances of the speakable and of the visible, in which forms and materialities are constantly mixing up.
description Este trabalho tem por objetivo analisar o filme The Hours (2002), adaptaÃÃo cinematogrÃfica do romance homÃnimo de Michael Cunningham (1998). No livro, o fluxo de consciÃncia à utilizado para representar a percepÃÃo interior dos personagens. Para a traduÃÃo da tÃcnica, principal desafio do processo de adaptaÃÃo segundo o roteirista David Hare (2002), evitou-se o flashback e voice-over. No lugar da descriÃÃo do pensamento, o filme transforma a subjetividade dos personagens em aÃÃo exterior, por meio dos diÃlogos e da caracterizaÃÃo dos atores. O nosso pressuposto à de que a trilha musical, composta pelo mÃsico norte-americano Philip Glass, à o elemento fÃlmico que sugere a expressÃo de um fluxo de consciÃncia na pelÃcula. NÃo sà pelo estilo da composiÃÃo, pÃs-minimalista, se aproximar de conceitos estÃticos da ficÃÃo de fluxo de consciÃncia, mas tambÃm pelo modo como essa mÃsica se entrelaÃa Ãs imagens. Nesse sentido, procuramos articular autores da teoria literÃria (Wood, 2012; Humphrey, 1979), dos estudos musicais (Gorbman, 1987; Ross,2009) e da cultura visual (Mitchell, 1986; RanciÃre, 2009) para tratar da relaÃÃo entre texto, imagem em movimento e som. Consideramos que esses elementos estÃo em constante convergÃncia na contemporaneidade, jà que a literatura, o cinema e a mÃsica estÃo inseridos em um mundo onde hà um deslocamento contÃnuo entre as instÃncias do dizÃvel e do visÃvel.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16489
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295219219693568