AnÃlise do Programa de CapacitaÃÃo e AperfeiÃoamento dos Servidores TÃcnico-Administrativos da UFC na Perspectiva dos TÃcnicos e Gestores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telma AraÃjo do Nascimento
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14146
Resumo: Desde a dÃcada de 1990 se verifica grande esforÃo da AdministraÃÃo PÃblica para profissionalizar e modernizar o setor pÃblico brasileiro, modificando sua atuaÃÃo perante a sociedade. A polÃtica de recursos humanos na Ãrea de treinamento à imprescindÃvel para redesenhar um novo perfil de servidor melhor, qualificando-o para o desempenho na prestaÃÃo de serviÃos à sociedade. Este trabalho teve como propÃsito analisar as percepÃÃes e repercussÃes da polÃtica de capacitaÃÃo e aperfeiÃoamento profissional dos servidores tÃcnico-administrativos da UFC nos campi de Fortaleza, apÃs nove anos de implantaÃÃo do Plano de Cargos e Carreira dos Servidores TÃcnico-Administrativos (PCCTAE), na perspectiva dos tÃcnicos e gestores da InstituiÃÃo. Para levar a efeito essa pretensÃo, foram traÃados os seguintes objetivos especÃficos: identificar o perfil dos servidores que participaram dos treinamentos, na perspectiva do levantamento das necessidades de treinamento (LNT) aplicado anualmente, e verificar se, na perspectiva do gestor e dos servidores tÃcnico-administrativos, os processos de capacitaÃÃo melhoraram as rotinas de trabalho e o desempenho profissional do corpo tÃcnico, retratando suas principais mudanÃas educacionais na Ãrea de capacitaÃÃo e aperfeiÃoamento. A metodologia norteadora deste estudo apoia-se na pesquisa exploratÃria, por meio de um estudo de caso, como forma de apreender e compreender as particularidades e complexidades da realidade. A abordagem quantiqualitativa permitiu traduzir, em nÃmeros opiniÃes e informaÃÃes, as percepÃÃes dos servidores e gestores classificando-as e analisando-as. A coleta de dados foi por meio de um questionÃrio, elaborado e aplicado mediante a ferramenta Google Drive. Para a tabulaÃÃo de dados, utilizou-se o programa Microsoft Excel. Alguns resultados mostram que o (PCCTAE) trouxe repercussÃes e avanÃos significativos quanto à capacitaÃÃo e ao aperfeiÃoamento profissional. Reconheceram formalmente a necessidade de o tÃcnico buscar o aperfeiÃoamento contÃnuo para o exercÃcio laboral. Os incentivos à capacitaÃÃo e à qualificaÃÃo na Ãrea de educaÃÃo formal em nÃvel de graduaÃÃo, especializaÃÃo, mestrado e doutorado, com incentivos financeiros, garantidos pela lei para todas as classes e nÃveis, foram relevantes para melhorar o desempenho. Resta incompleto ainda o cumprimento da lei no que respeita à elaboraÃÃo do Plano de Desenvolvimento Institucional da Carreira (PDIC) que trataria do dimensionamento das necessidades institucionais de pessoal, com definiÃÃo de modelos de alocaÃÃo de vagas que privilegie cada realidade da InstituiÃÃo, Programa de CapacitaÃÃo e AperfeiÃoamento e o Programa de AvaliaÃÃo de Desempenho. Evidenciou-se que embora a legislaÃÃo represente ganhos importantes no aperfeiÃoamento dos servidores tÃcnico-administrativos (STa), nÃo avanÃou muito em termos de carreira, pois permite ascensÃo no prÃprio cargo (mudanÃa do nÃvel de capacitaÃÃo), e nÃo a mudanÃa do nÃvel de classificaÃÃo do cargo (ascensÃo funcional). Uma repercussÃo negativa citada pelos tÃcnicos de nÃvel superior da classe E, refere-se à valorizaÃÃo salarial, a qual nÃo reconheceu todos os tÃtulos de qualificaÃÃo desses tÃcnicos na implantaÃÃo do plano. As anÃlises evidenciaram que o Programa de CapacitaÃÃo e AperfeiÃoamento Profissional da UFC atendeu Ãs expectativas pessoais e profissionais dos servidores tÃcnico-administrativos, tornando-os mais conhecedores da dinÃmica acadÃmica e administrativa da InstituiÃÃo e, consequentemente, se mostrando mais capacitados ou qualificados para o desempenho das atividades no trabalho.
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A polÃtica de recursos humanos na Ãrea de treinamento à imprescindÃvel para redesenhar um novo perfil de servidor melhor, qualificando-o para o desempenho na prestaÃÃo de serviÃos à sociedade. Este trabalho teve como propÃsito analisar as percepÃÃes e repercussÃes da polÃtica de capacitaÃÃo e aperfeiÃoamento profissional dos servidores tÃcnico-administrativos da UFC nos campi de Fortaleza, apÃs nove anos de implantaÃÃo do Plano de Cargos e Carreira dos Servidores TÃcnico-Administrativos (PCCTAE), na perspectiva dos tÃcnicos e gestores da InstituiÃÃo. Para levar a efeito essa pretensÃo, foram traÃados os seguintes objetivos especÃficos: identificar o perfil dos servidores que participaram dos treinamentos, na perspectiva do levantamento das necessidades de treinamento (LNT) aplicado anualmente, e verificar se, na perspectiva do gestor e dos servidores tÃcnico-administrativos, os processos de capacitaÃÃo melhoraram as rotinas de trabalho e o desempenho profissional do corpo tÃcnico, retratando suas principais mudanÃas educacionais na Ãrea de capacitaÃÃo e aperfeiÃoamento. A metodologia norteadora deste estudo apoia-se na pesquisa exploratÃria, por meio de um estudo de caso, como forma de apreender e compreender as particularidades e complexidades da realidade. A abordagem quantiqualitativa permitiu traduzir, em nÃmeros opiniÃes e informaÃÃes, as percepÃÃes dos servidores e gestores classificando-as e analisando-as. A coleta de dados foi por meio de um questionÃrio, elaborado e aplicado mediante a ferramenta Google Drive. Para a tabulaÃÃo de dados, utilizou-se o programa Microsoft Excel. Alguns resultados mostram que o (PCCTAE) trouxe repercussÃes e avanÃos significativos quanto à capacitaÃÃo e ao aperfeiÃoamento profissional. Reconheceram formalmente a necessidade de o tÃcnico buscar o aperfeiÃoamento contÃnuo para o exercÃcio laboral. Os incentivos à capacitaÃÃo e à qualificaÃÃo na Ãrea de educaÃÃo formal em nÃvel de graduaÃÃo, especializaÃÃo, mestrado e doutorado, com incentivos financeiros, garantidos pela lei para todas as classes e nÃveis, foram relevantes para melhorar o desempenho. Resta incompleto ainda o cumprimento da lei no que respeita à elaboraÃÃo do Plano de Desenvolvimento Institucional da Carreira (PDIC) que trataria do dimensionamento das necessidades institucionais de pessoal, com definiÃÃo de modelos de alocaÃÃo de vagas que privilegie cada realidade da InstituiÃÃo, Programa de CapacitaÃÃo e AperfeiÃoamento e o Programa de AvaliaÃÃo de Desempenho. Evidenciou-se que embora a legislaÃÃo represente ganhos importantes no aperfeiÃoamento dos servidores tÃcnico-administrativos (STa), nÃo avanÃou muito em termos de carreira, pois permite ascensÃo no prÃprio cargo (mudanÃa do nÃvel de capacitaÃÃo), e nÃo a mudanÃa do nÃvel de classificaÃÃo do cargo (ascensÃo funcional). Uma repercussÃo negativa citada pelos tÃcnicos de nÃvel superior da classe E, refere-se à valorizaÃÃo salarial, a qual nÃo reconheceu todos os tÃtulos de qualificaÃÃo desses tÃcnicos na implantaÃÃo do plano. As anÃlises evidenciaram que o Programa de CapacitaÃÃo e AperfeiÃoamento Profissional da UFC atendeu Ãs expectativas pessoais e profissionais dos servidores tÃcnico-administrativos, tornando-os mais conhecedores da dinÃmica acadÃmica e administrativa da InstituiÃÃo e, consequentemente, se mostrando mais capacitados ou qualificados para o desempenho das atividades no trabalho.From the 1990s there have been great efforts of the publica dministration to professionalize and modernize the Brazilian public sector by modifying its operations in society. The human resources policy in the area of training is essential to redesign a new public servantâs profile, and its goal is to qualify this public servantâs performance in providing services to society. This study aimed to analyze the perceptions and impacts of training policy and professional development of technical and administrative staff of the UFC on the campus of Fortaleza, after nine years of implementation of the Positions and Career Plan of Technical and Administrative Staff (PCCTAE is the acronym in Portuguese), in view of the technical and management staff of the institution. Toachieve this purpose there were outlined the following specific objectives: to identify the profile of the public servants who attended the trainings, in view of the survey of training needs applied annually, and observe whether - in the manager's and the technical and administrative staff perspectives - the training processes have improved work routines and job performance of staff, portraying its major educational changes in the area of training and improvement. The guiding methodology of this study is based on exploratory research through a case study as a way to learn and understand the particularities and complexities of reality. The public servantsâ opinions, perceptions and information were classified and analysed, which allowed a translation of them into numbers - a qualitative and quantitative approach. Data collection was by means of a questionnaire, which was applied using Google Drive tool. For entering data, it was used the Microsoft Excel program. Some results show that PCCTAE brought significant repercussions and advances in the training and professional development. It was formally recognized the public servantsâ need for a continuous training for his/herlabor improvement. Incentives for training and qualification in formal education area - at the undergraduate level, specialization, master's and doctorate, with financial incentives, guaranteed by law for all classes and levels - were relevant to improve performance. Although there is still the need of the law enforcement related to the preparation of the Career Institutional Development Plan (PDIC, the acronym in Portuguese). This plan would deal with the design of institutional personnel needs, defining spaces allocation models covering each reality of the institution, training program and improvement and performance assessment program. It was observed that although legislation represents significant gains in improving the technical public servants, there wasnât much progress in terms of career, because it allowed the rise in office itself (the training level change), and not the change of the position (job promotion) . A negative effect cited by public servants of the technical class E level refers to the wage recovery, which did not recognize all their qualifying titles during the implementation of the plan. The analyzes showed that the training program and professional development of the UFC has met the personal and professional expectations of the technical and administrative staff, making it possible to them to betterknow the academic and administrative dynamics of the institution, and therefore, making them more skilled or qualified for the performance of work activities.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14146application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:21Zmail@mail.com -
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