AvaliaÃÃo de desempenho dos servidores tÃcnico-administrativos de um Instituto Federal de EducaÃÃo na perspectiva de tÃcnicos e gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priscilla Uchoa Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20606
Resumo: A avaliaÃÃo do desempenho à ferramenta gerencial utilizada no setor privado para subsidiar planos de desenvolvimento e de remuneraÃÃo variÃvel. No serviÃo pÃblico sua adoÃÃo remonta ao governo inglÃs, com Margaret Tatcher. No Ãmbito da educaÃÃo, hoje, a regulamentaÃÃo do instituto se dà pelo Plano de Carreira dos Cargos TÃcnico-Administrativos em EducaÃÃo â PCCTAE (Lei 11.091/2005) e pela Lei 11.748/2008. O objetivo deste estudo à descrever o modelo de avaliaÃÃo de desempenho dos servidores tÃcnico-administrativos do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE), na perspectiva de tÃcnicos e gestores de pessoas. A pesquisa à aplicada, descritiva e orientada pelo mÃtodo fenomenolÃgico, tratando-se de estudo de caso Ãnico, analisado por meio das abordagens quantitativa e qualitativa. A populaÃÃo total à constituÃda por 1.544 servidores tÃcnicoadministrativos e 47 gestores de pessoas do IFCE. As amostras, de 173 servidores tÃcnicoadministrativos e 9 gestores de pessoas foram obtidas de forma nÃo probabilÃstica, por conveniÃncia. Foi aplicado, via Google Forms, questionÃrio contendo questÃes abertas e fechadas, como forma de conhecer as percepÃÃes dos sujeitos pesquisados. A pesquisa documental teve como resultado a elucidaÃÃo do marco legal da avaliaÃÃo de desempenho no IFCE, a ResoluÃÃo 020/2007/CEFETCE, possibilitando que sejam descritos seu modelo e processo. As anÃlises dos dados empÃricos se deram por meio da anÃlise de conteÃdo descrita por Chizzotti (2013) e pelas descriÃÃes estatÃsticas definidas por Levin e Fox (2009). Os resultados indicam pontos de semelhanÃa e de distinÃÃo entre as categorias dos sujeitos pesquisados, de forma que os gestores de pessoas tÃm uma percepÃÃo geral mais positiva da avaliaÃÃo no IFCE, mas os servidores a descrevem com melhor propriedade. A pesquisa documental indica ainda que o modelo de avaliaÃÃo do IFCE, por objetivos, està obsoleto, por via legal, conquanto seja utilizada na sua instrumentaÃÃo uma metodologia moderna, de 360 graus, ainda que ausentes alguns de seus requisitos teÃricos.
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