ConexÃes entre o Mundo On-line e a "Vida Off-Line": Otakus e Cultura de Consumo na Era da Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JoÃo Paulo Braga Cavalcante
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4788
Resumo: Esta pesquisa teve como meta analisar questÃes relacionadas a mudanÃas na cultura de consumo contemporÃnea decorrentes da interaÃÃo entre agentes sociais e novas mÃdias eletrÃnicas nos moldes da World Wide Web Tal interaÃÃo resultou na crescente autonomia do agente perante os emissores oficiais de produtos e informaÃÃo Constatou-se que redes de consumidores organizadas em subculturas tÃm criado canais nÃo oficiais de compartilhamento de mensagens burlando barreiras legais e territoriais Este fenÃmeno foi observado na subcultura de consumo conhecida como otaku de origem japonesa O termo designa indivÃduos aficionados em animes e mangÃs animaÃÃes e quadrinhos japoneses respectivamente O otakismo à um movimento inerente a globalizaÃÃo cultural e retrata uma forte ligaÃÃo das novas tecnologias digitais com uma juventude pÃs-dÃcada de 1980 mais individualista e mais independe dos meios de comunicaÃÃes oficiais O crescimento do otakismo pÃde ser observado na cidade de Fortaleza onde ocorre todos os anos uma das maiores convenÃÃes de animes do Brasil a Super Amostra Nacional de Animes (SANA) com um nÃmero cada vez maior de freqÃentadores Os mÃtodos de anÃlise foram qualitativos e quantitativos com enquete exploratÃria na ocasiÃo da SANA entrevistas nÃo-estruturadas e etnografia em ambientes virtuais direcionada para a descoberta da natureza das relaÃÃes sociais nestas novas mÃdias multidirecionais (todos os envolvidos sÃo emissores receptores e produtores ao mesmo tempo) Concluiu-se que a subcultura otaku vem adaptando as novas tecnologias digitais particularmente a Internet para seus propÃsitos de consumo e para a ampliaÃÃo das possibilidades de relacionamento interpessoal
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