A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20585 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_353277db789407e30288c31e0548c3d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12966 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 20072018-11-00Francisco Ari de Andrade1657638138778935748965FlÃvio Muniz Chaves Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRHistÃria da EducaÃÃo FormaÃÃo do Pedagogo Ensino Superior HistÃria da EducaÃÃoHistory of Education Education of the Pedagogue Higher educationEDUCACAOnÃo hÃA presente pesquisa procura compreender o processo de formaÃÃo docente na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade Federal do Cearà (FACED/UFC) à luz dos percursos e dos itinerÃrios das versÃes dos Projetos PedagÃgicos do Curso de Pedagogia, no interstÃcio de 1987 a 2007. A FACED/UFC, durante o perÃodo pesquisado, passou por trÃs (3) Planos PedagÃgicos de Curso, e um deles foi direcionado para a criaÃÃo do curso noturno. Nosso objetivo geral à analisar os Projetos PedagÃgicos da Faculdade de EducaÃÃo na perspectiva da formaÃÃo do pedagogo e do perfil deste profissional ao longo da histÃria da EducaÃÃo dessa InstituiÃÃo entre o perÃodo de 1987 a 2007. SÃo os nossos objetivos especÃficos: Compreender e incorporar as mudanÃas ocorridas ao longo da histÃria da EducaÃÃo brasileira influenciaram a formaÃÃo em Pedagogia; Descrever quais foram os motivos ou circunstÃncias pelos quais os projetos pedagÃgicos foram criados ou modificados no perÃodo de 1987 a 2007; Definir o perfil do pedagogo em cada projeto pedagÃgico; Identificar como se deu o processo de mudanÃa de Projetos PedagÃgicos nas perspectivas das ex-coordenadoras do curso. O desenvolvimento dessa pesquisa se deu em trÃs etapas. Na primeira, uma revisÃo bibliogrÃfica dos principais autores nacionais que se debruÃam sobre a temÃtica: Veiga (1997); LibÃneo (2010); Tardiff (2011); Brzezinski (2012); Saviani (2013); and Fernandes (2014). Na segunda, um levantamento de toda documentaÃÃo pertinente ao acervo da Faculdade de EducaÃÃo (FACED), com destaque para as versÃes impressas dos projetos pedagÃgicos do curso diurno e noturno no referido interstÃcio. AlÃm desses documentos, as atas do colegiado do curso e documentos diversos tambÃm foram analisados. Na terceira e Ãltima etapa da execuÃÃo da investigaÃÃo, foram localizadas as trÃs professoras pesquisadas, todas mulheres, que no referido intervalo de tempo ocuparam cargos de gestÃo no curso: as professoras e excoordenadoras do curso. Nesse sentido, aplicaram-se junto a essas acadÃmicas, questionÃrios semiestruturados, visando captar suas principais memÃrias acerca das experiÃncias vividas à frente da gestÃo do curso. Esta escolha pelos questionÃrios ocorreu devido a brevidade de tempo que eu tinha para defender a Tese. Apresentada a proposta, acredita-se que essa pesquisa seja oportuna para aproximar as novas geraÃÃes em torno da reflexÃo crÃtica sobre os caminhos traÃados atà aqui acerca da formaÃÃo em Pedagogia no nosso Estado e na nossa RegiÃo. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20585application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:08Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007 |
title |
A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007 |
spellingShingle |
A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007 FlÃvio Muniz Chaves HistÃria da EducaÃÃo FormaÃÃo do Pedagogo Ensino Superior HistÃria da EducaÃÃo History of Education Education of the Pedagogue Higher education EDUCACAO |
title_short |
A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007 |
title_full |
A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007 |
title_fullStr |
A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007 |
title_full_unstemmed |
A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007 |
title_sort |
A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007 |
author |
FlÃvio Muniz Chaves |
author_facet |
FlÃvio Muniz Chaves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Francisco Ari de Andrade |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
16576381387 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
78935748965 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FlÃvio Muniz Chaves |
contributor_str_mv |
Francisco Ari de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HistÃria da EducaÃÃo FormaÃÃo do Pedagogo Ensino Superior HistÃria da EducaÃÃo |
topic |
HistÃria da EducaÃÃo FormaÃÃo do Pedagogo Ensino Superior HistÃria da EducaÃÃo History of Education Education of the Pedagogue Higher education EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History of Education Education of the Pedagogue Higher education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente pesquisa procura compreender o processo de formaÃÃo docente na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade Federal do Cearà (FACED/UFC) à luz dos percursos e dos itinerÃrios das versÃes dos Projetos PedagÃgicos do Curso de Pedagogia, no interstÃcio de 1987 a 2007. A FACED/UFC, durante o perÃodo pesquisado, passou por trÃs (3) Planos PedagÃgicos de Curso, e um deles foi direcionado para a criaÃÃo do curso noturno. Nosso objetivo geral à analisar os Projetos PedagÃgicos da Faculdade de EducaÃÃo na perspectiva da formaÃÃo do pedagogo e do perfil deste profissional ao longo da histÃria da EducaÃÃo dessa InstituiÃÃo entre o perÃodo de 1987 a 2007. SÃo os nossos objetivos especÃficos: Compreender e incorporar as mudanÃas ocorridas ao longo da histÃria da EducaÃÃo brasileira influenciaram a formaÃÃo em Pedagogia; Descrever quais foram os motivos ou circunstÃncias pelos quais os projetos pedagÃgicos foram criados ou modificados no perÃodo de 1987 a 2007; Definir o perfil do pedagogo em cada projeto pedagÃgico; Identificar como se deu o processo de mudanÃa de Projetos PedagÃgicos nas perspectivas das ex-coordenadoras do curso. O desenvolvimento dessa pesquisa se deu em trÃs etapas. Na primeira, uma revisÃo bibliogrÃfica dos principais autores nacionais que se debruÃam sobre a temÃtica: Veiga (1997); LibÃneo (2010); Tardiff (2011); Brzezinski (2012); Saviani (2013); and Fernandes (2014). Na segunda, um levantamento de toda documentaÃÃo pertinente ao acervo da Faculdade de EducaÃÃo (FACED), com destaque para as versÃes impressas dos projetos pedagÃgicos do curso diurno e noturno no referido interstÃcio. AlÃm desses documentos, as atas do colegiado do curso e documentos diversos tambÃm foram analisados. Na terceira e Ãltima etapa da execuÃÃo da investigaÃÃo, foram localizadas as trÃs professoras pesquisadas, todas mulheres, que no referido intervalo de tempo ocuparam cargos de gestÃo no curso: as professoras e excoordenadoras do curso. Nesse sentido, aplicaram-se junto a essas acadÃmicas, questionÃrios semiestruturados, visando captar suas principais memÃrias acerca das experiÃncias vividas à frente da gestÃo do curso. Esta escolha pelos questionÃrios ocorreu devido a brevidade de tempo que eu tinha para defender a Tese. Apresentada a proposta, acredita-se que essa pesquisa seja oportuna para aproximar as novas geraÃÃes em torno da reflexÃo crÃtica sobre os caminhos traÃados atà aqui acerca da formaÃÃo em Pedagogia no nosso Estado e na nossa RegiÃo. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20585 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295350432202752 |