A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FlÃvio Muniz Chaves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20585
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_353277db789407e30288c31e0548c3d7
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12966
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 20072018-11-00Francisco Ari de Andrade1657638138778935748965FlÃvio Muniz Chaves Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRHistÃria da EducaÃÃo FormaÃÃo do Pedagogo Ensino Superior HistÃria da EducaÃÃoHistory of Education Education of the Pedagogue Higher educationEDUCACAOnÃo hÃA presente pesquisa procura compreender o processo de formaÃÃo docente na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade Federal do Cearà (FACED/UFC) à luz dos percursos e dos itinerÃrios das versÃes dos Projetos PedagÃgicos do Curso de Pedagogia, no interstÃcio de 1987 a 2007. A FACED/UFC, durante o perÃodo pesquisado, passou por trÃs (3) Planos PedagÃgicos de Curso, e um deles foi direcionado para a criaÃÃo do curso noturno. Nosso objetivo geral à analisar os Projetos PedagÃgicos da Faculdade de EducaÃÃo na perspectiva da formaÃÃo do pedagogo e do perfil deste profissional ao longo da histÃria da EducaÃÃo dessa InstituiÃÃo entre o perÃodo de 1987 a 2007. SÃo os nossos objetivos especÃficos: Compreender e incorporar as mudanÃas ocorridas ao longo da histÃria da EducaÃÃo brasileira influenciaram a formaÃÃo em Pedagogia; Descrever quais foram os motivos ou circunstÃncias pelos quais os projetos pedagÃgicos foram criados ou modificados no perÃodo de 1987 a 2007; Definir o perfil do pedagogo em cada projeto pedagÃgico; Identificar como se deu o processo de mudanÃa de Projetos PedagÃgicos nas perspectivas das ex-coordenadoras do curso. O desenvolvimento dessa pesquisa se deu em trÃs etapas. Na primeira, uma revisÃo bibliogrÃfica dos principais autores nacionais que se debruÃam sobre a temÃtica: Veiga (1997); LibÃneo (2010); Tardiff (2011); Brzezinski (2012); Saviani (2013); and Fernandes (2014). Na segunda, um levantamento de toda documentaÃÃo pertinente ao acervo da Faculdade de EducaÃÃo (FACED), com destaque para as versÃes impressas dos projetos pedagÃgicos do curso diurno e noturno no referido interstÃcio. AlÃm desses documentos, as atas do colegiado do curso e documentos diversos tambÃm foram analisados. Na terceira e Ãltima etapa da execuÃÃo da investigaÃÃo, foram localizadas as trÃs professoras pesquisadas, todas mulheres, que no referido intervalo de tempo ocuparam cargos de gestÃo no curso: as professoras e excoordenadoras do curso. Nesse sentido, aplicaram-se junto a essas acadÃmicas, questionÃrios semiestruturados, visando captar suas principais memÃrias acerca das experiÃncias vividas à frente da gestÃo do curso. Esta escolha pelos questionÃrios ocorreu devido a brevidade de tempo que eu tinha para defender a Tese. Apresentada a proposta, acredita-se que essa pesquisa seja oportuna para aproximar as novas geraÃÃes em torno da reflexÃo crÃtica sobre os caminhos traÃados atà aqui acerca da formaÃÃo em Pedagogia no nosso Estado e na nossa RegiÃo. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20585application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:08Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007
title A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007
spellingShingle A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007
FlÃvio Muniz Chaves
HistÃria da EducaÃÃo
FormaÃÃo do Pedagogo
Ensino Superior
HistÃria da EducaÃÃo
History of Education
Education of the Pedagogue
Higher education
EDUCACAO
title_short A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007
title_full A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007
title_fullStr A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007
title_full_unstemmed A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007
title_sort A formaÃÃo docente nos percursos e itinerÃrios dos projetos pedagÃgicos do curso de Pedagogia da Faculdade de EducaÃÃo â FACED/UFC entre 1987 e 2007
author FlÃvio Muniz Chaves
author_facet FlÃvio Muniz Chaves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Ari de Andrade
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16576381387
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 78935748965
dc.contributor.author.fl_str_mv FlÃvio Muniz Chaves
contributor_str_mv Francisco Ari de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv HistÃria da EducaÃÃo
FormaÃÃo do Pedagogo
Ensino Superior
HistÃria da EducaÃÃo
topic HistÃria da EducaÃÃo
FormaÃÃo do Pedagogo
Ensino Superior
HistÃria da EducaÃÃo
History of Education
Education of the Pedagogue
Higher education
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv History of Education
Education of the Pedagogue
Higher education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa procura compreender o processo de formaÃÃo docente na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade Federal do Cearà (FACED/UFC) à luz dos percursos e dos itinerÃrios das versÃes dos Projetos PedagÃgicos do Curso de Pedagogia, no interstÃcio de 1987 a 2007. A FACED/UFC, durante o perÃodo pesquisado, passou por trÃs (3) Planos PedagÃgicos de Curso, e um deles foi direcionado para a criaÃÃo do curso noturno. Nosso objetivo geral à analisar os Projetos PedagÃgicos da Faculdade de EducaÃÃo na perspectiva da formaÃÃo do pedagogo e do perfil deste profissional ao longo da histÃria da EducaÃÃo dessa InstituiÃÃo entre o perÃodo de 1987 a 2007. SÃo os nossos objetivos especÃficos: Compreender e incorporar as mudanÃas ocorridas ao longo da histÃria da EducaÃÃo brasileira influenciaram a formaÃÃo em Pedagogia; Descrever quais foram os motivos ou circunstÃncias pelos quais os projetos pedagÃgicos foram criados ou modificados no perÃodo de 1987 a 2007; Definir o perfil do pedagogo em cada projeto pedagÃgico; Identificar como se deu o processo de mudanÃa de Projetos PedagÃgicos nas perspectivas das ex-coordenadoras do curso. O desenvolvimento dessa pesquisa se deu em trÃs etapas. Na primeira, uma revisÃo bibliogrÃfica dos principais autores nacionais que se debruÃam sobre a temÃtica: Veiga (1997); LibÃneo (2010); Tardiff (2011); Brzezinski (2012); Saviani (2013); and Fernandes (2014). Na segunda, um levantamento de toda documentaÃÃo pertinente ao acervo da Faculdade de EducaÃÃo (FACED), com destaque para as versÃes impressas dos projetos pedagÃgicos do curso diurno e noturno no referido interstÃcio. AlÃm desses documentos, as atas do colegiado do curso e documentos diversos tambÃm foram analisados. Na terceira e Ãltima etapa da execuÃÃo da investigaÃÃo, foram localizadas as trÃs professoras pesquisadas, todas mulheres, que no referido intervalo de tempo ocuparam cargos de gestÃo no curso: as professoras e excoordenadoras do curso. Nesse sentido, aplicaram-se junto a essas acadÃmicas, questionÃrios semiestruturados, visando captar suas principais memÃrias acerca das experiÃncias vividas à frente da gestÃo do curso. Esta escolha pelos questionÃrios ocorreu devido a brevidade de tempo que eu tinha para defender a Tese. Apresentada a proposta, acredita-se que essa pesquisa seja oportuna para aproximar as novas geraÃÃes em torno da reflexÃo crÃtica sobre os caminhos traÃados atà aqui acerca da formaÃÃo em Pedagogia no nosso Estado e na nossa RegiÃo.
description nÃo hÃ
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20585
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350432202752