EspetÃculo inconveniente para qualquer horÃrio: a censura e a recepÃÃo das telenovelas na ditadura militar brasileira (1970-1980)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiago de Sales Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17336
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEspetÃculo inconveniente para qualquer horÃrio: a censura e a recepÃÃo das telenovelas na ditadura militar brasileira (1970-1980)Inconvenient de lunettes pour tout temps: le censure et reception de sÃrie tÃlÃvisÃe en dictature militaire brÃsilien2016-07-04Ana Rita Fonteles Duarte76612899387://lattes.cnpq.br/1294847348263407 Meize Regina de Lucena Lucas40990559300 http://lattes.cnpq.br/0794377504173120Edmilson Maia Alves Junior61718300387http://lattes.cnpq.br/871245217468833304092571330 http://lattes.cnpq.br/3817345989705519Thiago de Sales SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em HistoriaUFCBRDictature militaire Censure RÃception SÃrie tÃlÃvisÃeDitadura militar Censura RecepÃÃo TelenovelasHISTORIACoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior A presente pesquisa propÃe-se a analisar o perÃodo da Ditadura Civil-Militar pÃs-64 no Brasil, lanÃando um olhar sobre o advento da televisÃo como veÃculo de comunicaÃÃo de massa e sua relaÃÃo com um pÃblico que ainda se constituÃa como telespectador ao longo da dÃcada de 1970. à nesse momento em que o Estado passa a investir acentuadamente na construÃÃo e solidificaÃÃo da indÃstria cultural do paÃs, apostando no processo de integraÃÃo nacional atravÃs, dentre outras coisas, da popularizaÃÃo dos veÃculos televisivos. Por outro lado, a constituiÃÃo do aparato censÃrio integra o conjunto de aÃÃes repressivas que deram sustentaÃÃo ao funcionamento do regime, tornando as programaÃÃes da TV objetos privilegiados de intervenÃÃo. Discutimos, portanto, a natureza conservadora desta modernizaÃÃo atravÃs da censura Ãs telenovelas, programa que se torna uma das produÃÃes mais lucrativas e renomadas da TV desde entÃo. Nesse sentido, debruÃamo-nos sobre os processos de censura das telenovelas, objetivando compreender a materialidade dessa massa documental, suas transformaÃÃes, bem como os elementos motivadores da aÃÃo censÃria. AlÃm disso, analisando um conjunto de cartas encaminhadas ao ÃrgÃo de censura, buscamos compreender o processo de recepÃÃo à televisÃo por parte destes missivistas. Tais correspondÃncias, enviadas por pais e mÃes de famÃlia, entidades cÃvicas e grupos religiosos, evidenciam uma forte preocupaÃÃo dos missivistas com relaÃÃo Ãs questÃes relativas à moral e aos âbons costumesâ nos conteÃdos abordados pelas telenovelas exibidas na Ãpoca. Constituindo-se como um problema, a televisÃo aparece nessas cartas como uma ameaÃa, que precisa ser vigiada e regulada, corroborando, inclusive, com a proposta de atuaÃÃo da censura naquele momento de exceÃÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17336application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:43Zmail@mail.com -
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