O homem atrÃs da mÃquina: um estudo de caso sobre a reconstruÃÃo da identidade do jornalista de impresso diante do uso das novas mÃdias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naiana Rodrigues da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7289
Resumo: Nossa pesquisa investigou em que medida a identidade do jornalista de impresso à influenciada pelo uso de novas mÃdias na rotina de trabalho na redaÃÃo. Para tal, avaliamos como o uso de um celular multifuncional como ferramenta de trabalho desencadeou conflitos e tensÃes entre os repÃrteres do jornal cearense DiÃrio do Nordeste a ponto destes questionarem sua prÃpria identidade enquanto jornalistas de impresso. A escolha do DiÃrio como objeto de anÃlise se justifica pelo fato de o jornal â o segundo maior em circulaÃÃo no Nordeste brasileiro â ser um dos primeiros no cenÃrio local a implementar estratÃgias de convergÃncia jornalÃstica. Adotamos como delineamento de pesquisa o estudo de caso da prÃtica identificada pelo DiÃrio do Nordeste como multimÃdia. Por meio de tÃcnicas de coleta de dados, como a observaÃÃo empÃrica e entrevistas em profundidade, foi possÃvel compreender como o exercÃcio da produÃÃo de conteÃdos multimÃdia desencadeou a construÃÃo de um novo habitus na redaÃÃo do DiÃrio do Nordeste, marcado pelo desenvolvimento de novas competÃncias cognitivas por parte dos jornalistas. Investigamos tambÃm em que medida as transformaÃÃes provenientes com a produÃÃo multimidiÃtica influenciou as relaÃÃes de forÃa e poder presentes no espaÃo social da redaÃÃo. Tomando como ponto de partida a hipÃtese de que os jornalistas que se definem como multimÃdia ocupam a posiÃÃo de dominantes, partimos para a anÃlise dos conflitos e tensÃes instaurados no cotidiano desses profissionais. Do ponto de vista teÃrico, discutimos o conceito de identidade, as consequÃncias da modernidade, fizemos uma revisÃo de correntes teÃricas da comunicaÃÃo e de suas relaÃÃes com discussÃes em torno da presenÃa da tecnologia na contemporaneidade e ainda articulamos reflexÃes de autores como Henry Jenkins (2008), SalaverrÃa e Negredo (2008), Esther Applegren (2005) e Rosely Fragoso (2006) sobre a convergÃncia midiÃtica e jornalÃstica. Ao final, apresentamos como os jornalistas do DiÃrio do Nordeste se definem, se como jornalistas de impresso ou jornalistas multimÃdia e refletimos sobre um novo perfil de profissional delineado no mercado de trabalho, marcado pela convergÃncia de saberes, prÃticas e funÃÃes relativas ao impresso e ao jornalismo on-line.
id UFC_3ecbfd99f00048787441db4b55085321
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4635
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO homem atrÃs da mÃquina: um estudo de caso sobre a reconstruÃÃo da identidade do jornalista de impresso diante do uso das novas mÃdias.The man behind the machine: a case study about the reconstruction of the identity of print journalist face the use of new media.2011-08-08Catarina Tereza Farias de Oliveira46389326300http://lattes.cnpq.br/1135381329909949 InÃs Silvia Vitorino Sampaio25857789320http://lattes.cnpq.br/2277124466176094Casemiro Silva Neto01377809315http://lattes.cnpq.br/7750117281585915 Josà Afonso da Silva JÃnior6501580048791391040368http://lattes.cnpq.br/8588215557191487Naiana Rodrigues da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRConvergÃncia jornalÃstica identidade de jornalista competÃncias profissionais Journalistic convergence journalists identity professional competencesCOMUNICACAONossa pesquisa investigou em que medida a identidade do jornalista de impresso à influenciada pelo uso de novas mÃdias na rotina de trabalho na redaÃÃo. Para tal, avaliamos como o uso de um celular multifuncional como ferramenta de trabalho desencadeou conflitos e tensÃes entre os repÃrteres do jornal cearense DiÃrio do Nordeste a ponto destes questionarem sua prÃpria identidade enquanto jornalistas de impresso. A escolha do DiÃrio como objeto de anÃlise se justifica pelo fato de o jornal â o segundo maior em circulaÃÃo no Nordeste brasileiro â ser um dos primeiros no cenÃrio local a implementar estratÃgias de convergÃncia jornalÃstica. Adotamos como delineamento de pesquisa o estudo de caso da prÃtica identificada pelo DiÃrio do Nordeste como multimÃdia. Por meio de tÃcnicas de coleta de dados, como a observaÃÃo empÃrica e entrevistas em profundidade, foi possÃvel compreender como o exercÃcio da produÃÃo de conteÃdos multimÃdia desencadeou a construÃÃo de um novo habitus na redaÃÃo do DiÃrio do Nordeste, marcado pelo desenvolvimento de novas competÃncias cognitivas por parte dos jornalistas. Investigamos tambÃm em que medida as transformaÃÃes provenientes com a produÃÃo multimidiÃtica influenciou as relaÃÃes de forÃa e poder presentes no espaÃo social da redaÃÃo. Tomando como ponto de partida a hipÃtese de que os jornalistas que se definem como multimÃdia ocupam a posiÃÃo de dominantes, partimos para a anÃlise dos conflitos e tensÃes instaurados no cotidiano desses profissionais. Do ponto de vista teÃrico, discutimos o conceito de identidade, as consequÃncias da modernidade, fizemos uma revisÃo de correntes teÃricas da comunicaÃÃo e de suas relaÃÃes com discussÃes em torno da presenÃa da tecnologia na contemporaneidade e ainda articulamos reflexÃes de autores como Henry Jenkins (2008), SalaverrÃa e Negredo (2008), Esther Applegren (2005) e Rosely Fragoso (2006) sobre a convergÃncia midiÃtica e jornalÃstica. Ao final, apresentamos como os jornalistas do DiÃrio do Nordeste se definem, se como jornalistas de impresso ou jornalistas multimÃdia e refletimos sobre um novo perfil de profissional delineado no mercado de trabalho, marcado pela convergÃncia de saberes, prÃticas e funÃÃes relativas ao impresso e ao jornalismo on-line. Our research investigated in which way newspaperâs journalists identity is influenced by the use of new media on their jobs at the newsroom. For this, we evaluated how the use of smartphone as work tools triggered conflicts and tensions among reporters from DiÃrio do Nordeste who started questioning their own identity as newspaperâs journalists. The choice of DiÃrio as the object of this analysis can be explained by the fact that the newspaper Ââ the second in circulation in the northeast of Brazil â is one of the first in the local scenario to implement journalistic convergence strategies. We adopted as the delimitation of the research the case study of what DiÃrio do Nordeste identifies as multimedia practice. Using data collection techniques, as the empirical observation and depth interviews, was possible to comprehend how the production of multimedia content generated the construction of a whole new habitus at DiÃrioâs newsroom, marked by the development of journalistâs new cognitive competences. We also investigated how the transformations descendant from multimediatic production influenced the relation of force and power in the newsroom. Starting from the hypothesis that the journalists which defines themselves as multimedia are in dominance, we initiated the analysis of conflicts and tensions established on the daily routine of these professionals. From theorical point of view, we discussed identity concept, modernity consequences, we also did a communication theories revision and of its relations with discussion about the presence of technology in contemporaneity and yet reflected about mediatic and journalistic convergence, using the ideas from authors like Henry Jenkins (2008), SalaverrÃa e Negredo (2008), Esther Applegren (2005) and Rosely Fragoso (2006). In the end, we presented how DiÃrio do Nordesteâs journalists define themselves, if as newspapers journalists or multimedia ones and reflected about the new professional shape designed on labour market, marked by the knowledge, practice and paginal functions and on-line journalism related functions convergence. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7289application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:40Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O homem atrÃs da mÃquina: um estudo de caso sobre a reconstruÃÃo da identidade do jornalista de impresso diante do uso das novas mÃdias.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The man behind the machine: a case study about the reconstruction of the identity of print journalist face the use of new media.
title O homem atrÃs da mÃquina: um estudo de caso sobre a reconstruÃÃo da identidade do jornalista de impresso diante do uso das novas mÃdias.
spellingShingle O homem atrÃs da mÃquina: um estudo de caso sobre a reconstruÃÃo da identidade do jornalista de impresso diante do uso das novas mÃdias.
Naiana Rodrigues da Silva
ConvergÃncia jornalÃstica
identidade de jornalista
competÃncias profissionais
Journalistic convergence
journalists identity
professional competences
COMUNICACAO
title_short O homem atrÃs da mÃquina: um estudo de caso sobre a reconstruÃÃo da identidade do jornalista de impresso diante do uso das novas mÃdias.
title_full O homem atrÃs da mÃquina: um estudo de caso sobre a reconstruÃÃo da identidade do jornalista de impresso diante do uso das novas mÃdias.
title_fullStr O homem atrÃs da mÃquina: um estudo de caso sobre a reconstruÃÃo da identidade do jornalista de impresso diante do uso das novas mÃdias.
title_full_unstemmed O homem atrÃs da mÃquina: um estudo de caso sobre a reconstruÃÃo da identidade do jornalista de impresso diante do uso das novas mÃdias.
title_sort O homem atrÃs da mÃquina: um estudo de caso sobre a reconstruÃÃo da identidade do jornalista de impresso diante do uso das novas mÃdias.
author Naiana Rodrigues da Silva
author_facet Naiana Rodrigues da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Catarina Tereza Farias de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 46389326300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1135381329909949
dc.contributor.referee1.fl_str_mv InÃs Silvia Vitorino Sampaio
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 25857789320
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2277124466176094
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Casemiro Silva Neto
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 01377809315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7750117281585915
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Josà Afonso da Silva JÃnior
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 65015800487
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 91391040368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8588215557191487
dc.contributor.author.fl_str_mv Naiana Rodrigues da Silva
contributor_str_mv Catarina Tereza Farias de Oliveira
InÃs Silvia Vitorino Sampaio
Casemiro Silva Neto
Josà Afonso da Silva JÃnior
dc.subject.por.fl_str_mv ConvergÃncia jornalÃstica
identidade de jornalista
competÃncias profissionais
topic ConvergÃncia jornalÃstica
identidade de jornalista
competÃncias profissionais
Journalistic convergence
journalists identity
professional competences
COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Journalistic convergence
journalists identity
professional competences
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Nossa pesquisa investigou em que medida a identidade do jornalista de impresso à influenciada pelo uso de novas mÃdias na rotina de trabalho na redaÃÃo. Para tal, avaliamos como o uso de um celular multifuncional como ferramenta de trabalho desencadeou conflitos e tensÃes entre os repÃrteres do jornal cearense DiÃrio do Nordeste a ponto destes questionarem sua prÃpria identidade enquanto jornalistas de impresso. A escolha do DiÃrio como objeto de anÃlise se justifica pelo fato de o jornal â o segundo maior em circulaÃÃo no Nordeste brasileiro â ser um dos primeiros no cenÃrio local a implementar estratÃgias de convergÃncia jornalÃstica. Adotamos como delineamento de pesquisa o estudo de caso da prÃtica identificada pelo DiÃrio do Nordeste como multimÃdia. Por meio de tÃcnicas de coleta de dados, como a observaÃÃo empÃrica e entrevistas em profundidade, foi possÃvel compreender como o exercÃcio da produÃÃo de conteÃdos multimÃdia desencadeou a construÃÃo de um novo habitus na redaÃÃo do DiÃrio do Nordeste, marcado pelo desenvolvimento de novas competÃncias cognitivas por parte dos jornalistas. Investigamos tambÃm em que medida as transformaÃÃes provenientes com a produÃÃo multimidiÃtica influenciou as relaÃÃes de forÃa e poder presentes no espaÃo social da redaÃÃo. Tomando como ponto de partida a hipÃtese de que os jornalistas que se definem como multimÃdia ocupam a posiÃÃo de dominantes, partimos para a anÃlise dos conflitos e tensÃes instaurados no cotidiano desses profissionais. Do ponto de vista teÃrico, discutimos o conceito de identidade, as consequÃncias da modernidade, fizemos uma revisÃo de correntes teÃricas da comunicaÃÃo e de suas relaÃÃes com discussÃes em torno da presenÃa da tecnologia na contemporaneidade e ainda articulamos reflexÃes de autores como Henry Jenkins (2008), SalaverrÃa e Negredo (2008), Esther Applegren (2005) e Rosely Fragoso (2006) sobre a convergÃncia midiÃtica e jornalÃstica. Ao final, apresentamos como os jornalistas do DiÃrio do Nordeste se definem, se como jornalistas de impresso ou jornalistas multimÃdia e refletimos sobre um novo perfil de profissional delineado no mercado de trabalho, marcado pela convergÃncia de saberes, prÃticas e funÃÃes relativas ao impresso e ao jornalismo on-line.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Our research investigated in which way newspaperâs journalists identity is influenced by the use of new media on their jobs at the newsroom. For this, we evaluated how the use of smartphone as work tools triggered conflicts and tensions among reporters from DiÃrio do Nordeste who started questioning their own identity as newspaperâs journalists. The choice of DiÃrio as the object of this analysis can be explained by the fact that the newspaper Ââ the second in circulation in the northeast of Brazil â is one of the first in the local scenario to implement journalistic convergence strategies. We adopted as the delimitation of the research the case study of what DiÃrio do Nordeste identifies as multimedia practice. Using data collection techniques, as the empirical observation and depth interviews, was possible to comprehend how the production of multimedia content generated the construction of a whole new habitus at DiÃrioâs newsroom, marked by the development of journalistâs new cognitive competences. We also investigated how the transformations descendant from multimediatic production influenced the relation of force and power in the newsroom. Starting from the hypothesis that the journalists which defines themselves as multimedia are in dominance, we initiated the analysis of conflicts and tensions established on the daily routine of these professionals. From theorical point of view, we discussed identity concept, modernity consequences, we also did a communication theories revision and of its relations with discussion about the presence of technology in contemporaneity and yet reflected about mediatic and journalistic convergence, using the ideas from authors like Henry Jenkins (2008), SalaverrÃa e Negredo (2008), Esther Applegren (2005) and Rosely Fragoso (2006). In the end, we presented how DiÃrio do Nordesteâs journalists define themselves, if as newspapers journalists or multimedia ones and reflected about the new professional shape designed on labour market, marked by the knowledge, practice and paginal functions and on-line journalism related functions convergence.
description Nossa pesquisa investigou em que medida a identidade do jornalista de impresso à influenciada pelo uso de novas mÃdias na rotina de trabalho na redaÃÃo. Para tal, avaliamos como o uso de um celular multifuncional como ferramenta de trabalho desencadeou conflitos e tensÃes entre os repÃrteres do jornal cearense DiÃrio do Nordeste a ponto destes questionarem sua prÃpria identidade enquanto jornalistas de impresso. A escolha do DiÃrio como objeto de anÃlise se justifica pelo fato de o jornal â o segundo maior em circulaÃÃo no Nordeste brasileiro â ser um dos primeiros no cenÃrio local a implementar estratÃgias de convergÃncia jornalÃstica. Adotamos como delineamento de pesquisa o estudo de caso da prÃtica identificada pelo DiÃrio do Nordeste como multimÃdia. Por meio de tÃcnicas de coleta de dados, como a observaÃÃo empÃrica e entrevistas em profundidade, foi possÃvel compreender como o exercÃcio da produÃÃo de conteÃdos multimÃdia desencadeou a construÃÃo de um novo habitus na redaÃÃo do DiÃrio do Nordeste, marcado pelo desenvolvimento de novas competÃncias cognitivas por parte dos jornalistas. Investigamos tambÃm em que medida as transformaÃÃes provenientes com a produÃÃo multimidiÃtica influenciou as relaÃÃes de forÃa e poder presentes no espaÃo social da redaÃÃo. Tomando como ponto de partida a hipÃtese de que os jornalistas que se definem como multimÃdia ocupam a posiÃÃo de dominantes, partimos para a anÃlise dos conflitos e tensÃes instaurados no cotidiano desses profissionais. Do ponto de vista teÃrico, discutimos o conceito de identidade, as consequÃncias da modernidade, fizemos uma revisÃo de correntes teÃricas da comunicaÃÃo e de suas relaÃÃes com discussÃes em torno da presenÃa da tecnologia na contemporaneidade e ainda articulamos reflexÃes de autores como Henry Jenkins (2008), SalaverrÃa e Negredo (2008), Esther Applegren (2005) e Rosely Fragoso (2006) sobre a convergÃncia midiÃtica e jornalÃstica. Ao final, apresentamos como os jornalistas do DiÃrio do Nordeste se definem, se como jornalistas de impresso ou jornalistas multimÃdia e refletimos sobre um novo perfil de profissional delineado no mercado de trabalho, marcado pela convergÃncia de saberes, prÃticas e funÃÃes relativas ao impresso e ao jornalismo on-line.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7289
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295158794452992