Desempenho educacional e desigualdade de renda: uma anÃlise comparativa entre os estados do Cearà e SÃo Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ValÃria Santiago Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14802
Resumo: As questÃes ligadas à educaÃÃo e à desigualdade de renda foram o objeto deste estudo, no qual foram coletados dados da Prova Brasil de 2011 (base de dados do SAEB- Sistema de AvaliaÃÃo da educaÃÃo BÃsica), especificamente sobre os resultados da prova de matemÃtica e lÃngua portuguesa, aplicadas aos alunos do 9 ano do Ensino Fundamental, bem como dados dos Ãndices de Gini e do Ãndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Objetivase com esta pesquisa fazer um paralelo entre o desempenho escolar dos alunos do 9 ano dos estados do Cearà e SÃo Paulo junto à questÃo da desigualdade de renda e desenvolvimento humano, e, para tanto, testa-se a hipÃtese de que existe uma relaÃÃo inversa entre desempenho escolar e desigualdade de renda e positiva entre desempenho escolar e IDH-M para estes estados da federaÃÃo e para o ano da pesquisa. AlÃm disto, um exercÃcio contra factual propÃe verificar a seguinte questÃo: Se o Cearà apresentasse o Ãndice de Gini e IDH de SÃo Paulo, como o modelo explicaria o desempenho dos alunos cearenses medido pela Prova Brasil?
id UFC_3ee836fca27c88a11c564e531df9ea14
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9858
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDesempenho educacional e desigualdade de renda: uma anÃlise comparativa entre os estados do Cearà e SÃo PauloEducational attainment and income inequality: a comparative analysis between the states of Cearà and SÃo Paulo2013-12-19Marcelo de Castro Callado00070000035MaurÃcio Benegas10510899796http://lattes.cnpq.br/6095762582986164Ricardo AntÃnio de Castro Pereira00000000119http://lattes.cnpq.br/507922773994569225906828320ValÃria Santiago GomesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBREducaÃÃo Desigualdade de Renda Desempenho EscolarEducation Wage Inequality School PerformanceCIENCIAS SOCIAIS APLICADASAs questÃes ligadas à educaÃÃo e à desigualdade de renda foram o objeto deste estudo, no qual foram coletados dados da Prova Brasil de 2011 (base de dados do SAEB- Sistema de AvaliaÃÃo da educaÃÃo BÃsica), especificamente sobre os resultados da prova de matemÃtica e lÃngua portuguesa, aplicadas aos alunos do 9 ano do Ensino Fundamental, bem como dados dos Ãndices de Gini e do Ãndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Objetivase com esta pesquisa fazer um paralelo entre o desempenho escolar dos alunos do 9 ano dos estados do Cearà e SÃo Paulo junto à questÃo da desigualdade de renda e desenvolvimento humano, e, para tanto, testa-se a hipÃtese de que existe uma relaÃÃo inversa entre desempenho escolar e desigualdade de renda e positiva entre desempenho escolar e IDH-M para estes estados da federaÃÃo e para o ano da pesquisa. AlÃm disto, um exercÃcio contra factual propÃe verificar a seguinte questÃo: Se o Cearà apresentasse o Ãndice de Gini e IDH de SÃo Paulo, como o modelo explicaria o desempenho dos alunos cearenses medido pela Prova Brasil?The issues related to education and income inequality were the goal of this study, in which data from Prova Brasil 2011 (database Saeb-System Evaluation of Primary education) were collected specifically on the results of math and Portuguese test, applied to students in the 9th grade of elementary school, as well as data and Gini Index Municipal Human development Index (HDI-M). We aim with this research to draw a parallel between the academic performance of students in the 9th grade in the states of Cearà and SÃo Paulo connected to the issue of income inequality and human development, and testing the hypothesis that there is an inverse relationship between performance educational and income inequality between school performance and positive and HDI-M, for these states of the federation and the survey year. Besides, a counterfactual exercise proposes to verify the following question: If Cearà presented the Gini Index and HDI of SÃo Paulo, how the model would explain the performance of Cearà students measured by Prova Brasil?nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14802application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:01Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Desempenho educacional e desigualdade de renda: uma anÃlise comparativa entre os estados do Cearà e SÃo Paulo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educational attainment and income inequality: a comparative analysis between the states of Cearà and SÃo Paulo
title Desempenho educacional e desigualdade de renda: uma anÃlise comparativa entre os estados do Cearà e SÃo Paulo
spellingShingle Desempenho educacional e desigualdade de renda: uma anÃlise comparativa entre os estados do Cearà e SÃo Paulo
ValÃria Santiago Gomes
EducaÃÃo
Desigualdade de Renda
Desempenho Escolar
Education
Wage Inequality
School Performance
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Desempenho educacional e desigualdade de renda: uma anÃlise comparativa entre os estados do Cearà e SÃo Paulo
title_full Desempenho educacional e desigualdade de renda: uma anÃlise comparativa entre os estados do Cearà e SÃo Paulo
title_fullStr Desempenho educacional e desigualdade de renda: uma anÃlise comparativa entre os estados do Cearà e SÃo Paulo
title_full_unstemmed Desempenho educacional e desigualdade de renda: uma anÃlise comparativa entre os estados do Cearà e SÃo Paulo
title_sort Desempenho educacional e desigualdade de renda: uma anÃlise comparativa entre os estados do Cearà e SÃo Paulo
author ValÃria Santiago Gomes
author_facet ValÃria Santiago Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcelo de Castro Callado
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00070000035
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MaurÃcio Benegas
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 10510899796
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6095762582986164
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ricardo AntÃnio de Castro Pereira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00000000119
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5079227739945692
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 25906828320
dc.contributor.author.fl_str_mv ValÃria Santiago Gomes
contributor_str_mv Marcelo de Castro Callado
MaurÃcio Benegas
Ricardo AntÃnio de Castro Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo
Desigualdade de Renda
Desempenho Escolar
topic EducaÃÃo
Desigualdade de Renda
Desempenho Escolar
Education
Wage Inequality
School Performance
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Wage Inequality
School Performance
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv As questÃes ligadas à educaÃÃo e à desigualdade de renda foram o objeto deste estudo, no qual foram coletados dados da Prova Brasil de 2011 (base de dados do SAEB- Sistema de AvaliaÃÃo da educaÃÃo BÃsica), especificamente sobre os resultados da prova de matemÃtica e lÃngua portuguesa, aplicadas aos alunos do 9 ano do Ensino Fundamental, bem como dados dos Ãndices de Gini e do Ãndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Objetivase com esta pesquisa fazer um paralelo entre o desempenho escolar dos alunos do 9 ano dos estados do Cearà e SÃo Paulo junto à questÃo da desigualdade de renda e desenvolvimento humano, e, para tanto, testa-se a hipÃtese de que existe uma relaÃÃo inversa entre desempenho escolar e desigualdade de renda e positiva entre desempenho escolar e IDH-M para estes estados da federaÃÃo e para o ano da pesquisa. AlÃm disto, um exercÃcio contra factual propÃe verificar a seguinte questÃo: Se o Cearà apresentasse o Ãndice de Gini e IDH de SÃo Paulo, como o modelo explicaria o desempenho dos alunos cearenses medido pela Prova Brasil?
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The issues related to education and income inequality were the goal of this study, in which data from Prova Brasil 2011 (database Saeb-System Evaluation of Primary education) were collected specifically on the results of math and Portuguese test, applied to students in the 9th grade of elementary school, as well as data and Gini Index Municipal Human development Index (HDI-M). We aim with this research to draw a parallel between the academic performance of students in the 9th grade in the states of Cearà and SÃo Paulo connected to the issue of income inequality and human development, and testing the hypothesis that there is an inverse relationship between performance educational and income inequality between school performance and positive and HDI-M, for these states of the federation and the survey year. Besides, a counterfactual exercise proposes to verify the following question: If Cearà presented the Gini Index and HDI of SÃo Paulo, how the model would explain the performance of Cearà students measured by Prova Brasil?
description As questÃes ligadas à educaÃÃo e à desigualdade de renda foram o objeto deste estudo, no qual foram coletados dados da Prova Brasil de 2011 (base de dados do SAEB- Sistema de AvaliaÃÃo da educaÃÃo BÃsica), especificamente sobre os resultados da prova de matemÃtica e lÃngua portuguesa, aplicadas aos alunos do 9 ano do Ensino Fundamental, bem como dados dos Ãndices de Gini e do Ãndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Objetivase com esta pesquisa fazer um paralelo entre o desempenho escolar dos alunos do 9 ano dos estados do Cearà e SÃo Paulo junto à questÃo da desigualdade de renda e desenvolvimento humano, e, para tanto, testa-se a hipÃtese de que existe uma relaÃÃo inversa entre desempenho escolar e desigualdade de renda e positiva entre desempenho escolar e IDH-M para estes estados da federaÃÃo e para o ano da pesquisa. AlÃm disto, um exercÃcio contra factual propÃe verificar a seguinte questÃo: Se o Cearà apresentasse o Ãndice de Gini e IDH de SÃo Paulo, como o modelo explicaria o desempenho dos alunos cearenses medido pela Prova Brasil?
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14802
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295206638878720