A atuaÃÃo do secretÃrio executivo no setor pÃblico: o caso da Universidade Federal do CearÃ.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7159 |
Resumo: | A globalizaÃÃo desafiou as organizaÃÃes sociais e estas, para se adequarem, precisam estabelecer modelos gestores modernos, fato que modifica a cultura das instituiÃÃes. O setor pÃblico tambÃm tenta se adequar a esta realidade. Nessa perspectiva, insere-se o profissional de Secretariado Executivo, que evolui em sua forma de atuaÃÃo e que, recentemente, passou a ingressar nas instituiÃÃes pÃblicas mediante concurso. Esta pesquisa investiga a forma de atuaÃÃo do secretÃrio executivo nestas organizaÃÃes, mais especificamente nas instituiÃÃes federais de ensino superior (IFES), tendo como locus a Universidade Federal do Cearà (UFC). Dessa forma, o objetivo geral deste estudo à investigar a atuaÃÃo do secretÃrio executivo na UFC, identificando de que forma seu trabalho contribui para o melhor desempenho da gestÃo na instituiÃÃo, haja vista as ferramentas gerenciais disponÃveis. Tem como objetivos especÃficos: descrever as atribuiÃÃes do secretÃrio executivo na UFC, identificando pontos positivos e dificuldades; analisar a sua atuaÃÃo, tambÃm, na visÃo do gestor, verificando se ele atende Ãs expectativas da instituiÃÃo. Esta pesquisa à de natureza descritiva e os procedimentos tÃcnicos adotados para a coleta de dados foram anÃlises bibliogrÃficas, documental e de campo, utilizando-se do questionÃrio e da entrevista. Os participantes foram os secretÃrios executivos e gestores da UFC, em amostra estratificada. Para a anÃlise e a interpretaÃÃo dos dados foram empregadas categorias, buscando a compreensÃo dos significados nas respostas obtidas durante as entrevistas e aplicaÃÃo dos questionÃrios. Os resultados alcanÃados oferecem subsÃdios para o alcance dos objetivos propostos, identificando a forma de atuaÃÃo do secretÃrio executivo, os pontos positivos e as dificuldades enfrentadas pelo profissional, bem como a visÃo positiva que os gestores tÃm sobre os profissionais atuantes na instituiÃÃo. ApÃs a anÃlise dos resultados, percebeu-se ser necessÃria maior divulgaÃÃo desse ofÃcio para os gestores e instituiÃÃo, para que nÃo haja equÃvocos ou subutilizaÃÃo do profissional quando da delegaÃÃo de atividades e responsabilidades; que a inserÃÃo de secretÃrios executivos na UFC trouxe aspectos positivos para instituiÃÃo e a possibilidade de debater acerca da necessidade de mais contrataÃÃes, haja vista o nÃmero de ambientes que ainda nÃo possuem secretÃrios executivos. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA atuaÃÃo do secretÃrio executivo no setor pÃblico: o caso da Universidade Federal do CearÃ.The performance of the executive secretary in sector Public: the case of the Federal University of CearÃ2010-12-17Maria do Socorro de Sousa Rodrigues16392809368http://lattes.cnpq.br/4314586241385987Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Isabel Maria Sabino de Farias2843195233461359408304http://lattes.cnpq.br/1248170951930109Francisca Daniele FerreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRSecretariado FormaÃÃo profissional AdministraÃÃo PÃblicaSecretariat Vocational training Public AdministrationCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA globalizaÃÃo desafiou as organizaÃÃes sociais e estas, para se adequarem, precisam estabelecer modelos gestores modernos, fato que modifica a cultura das instituiÃÃes. O setor pÃblico tambÃm tenta se adequar a esta realidade. Nessa perspectiva, insere-se o profissional de Secretariado Executivo, que evolui em sua forma de atuaÃÃo e que, recentemente, passou a ingressar nas instituiÃÃes pÃblicas mediante concurso. Esta pesquisa investiga a forma de atuaÃÃo do secretÃrio executivo nestas organizaÃÃes, mais especificamente nas instituiÃÃes federais de ensino superior (IFES), tendo como locus a Universidade Federal do Cearà (UFC). Dessa forma, o objetivo geral deste estudo à investigar a atuaÃÃo do secretÃrio executivo na UFC, identificando de que forma seu trabalho contribui para o melhor desempenho da gestÃo na instituiÃÃo, haja vista as ferramentas gerenciais disponÃveis. Tem como objetivos especÃficos: descrever as atribuiÃÃes do secretÃrio executivo na UFC, identificando pontos positivos e dificuldades; analisar a sua atuaÃÃo, tambÃm, na visÃo do gestor, verificando se ele atende Ãs expectativas da instituiÃÃo. Esta pesquisa à de natureza descritiva e os procedimentos tÃcnicos adotados para a coleta de dados foram anÃlises bibliogrÃficas, documental e de campo, utilizando-se do questionÃrio e da entrevista. Os participantes foram os secretÃrios executivos e gestores da UFC, em amostra estratificada. Para a anÃlise e a interpretaÃÃo dos dados foram empregadas categorias, buscando a compreensÃo dos significados nas respostas obtidas durante as entrevistas e aplicaÃÃo dos questionÃrios. Os resultados alcanÃados oferecem subsÃdios para o alcance dos objetivos propostos, identificando a forma de atuaÃÃo do secretÃrio executivo, os pontos positivos e as dificuldades enfrentadas pelo profissional, bem como a visÃo positiva que os gestores tÃm sobre os profissionais atuantes na instituiÃÃo. ApÃs a anÃlise dos resultados, percebeu-se ser necessÃria maior divulgaÃÃo desse ofÃcio para os gestores e instituiÃÃo, para que nÃo haja equÃvocos ou subutilizaÃÃo do profissional quando da delegaÃÃo de atividades e responsabilidades; que a inserÃÃo de secretÃrios executivos na UFC trouxe aspectos positivos para instituiÃÃo e a possibilidade de debater acerca da necessidade de mais contrataÃÃes, haja vista o nÃmero de ambientes que ainda nÃo possuem secretÃrios executivos. The globalization challenged the social organizations, which have to stabilish modern standards of management. This fact modifies the culture of the institutions, the public service being also trying to adapt itself to this reality. Under this perspective are the Executive Secretariate professionals, which are evoling in their way to act and, recently, started to enter the public institutions through contests. This research focuses in their way of acting in these organizations, more specifically in the Federal Universities of Higher (IFES), having locus the Federal University of Cearà (UFC). Therefore, the general purpose of this study was to investigate the performance of the executive secretaries at the UFC, identifying in which ways their work contributes to improve the management performance in the institution, considering the available management tools. The specific objectives were to describe the attributions of the executive secretaries at the UFC, identify the positive points and the difficulties, also analyze their performance under the managerâs point of view, verify if they satisfy the expectations of the institution. As a methodological procedure, this research is descriptive and the technical procedures adopted to collect data were the bibliographic, documental and field analysis using questionnaires and interviews. The participants were the executive secretaries and the managers of the UFC in a stratified sample. For the analysis and interpretation of data categories were used that sought to understand the meanings in the responses obtained during the interviews and questionnaires. The results offer information to reach the proposed objectives and identify the way of acting of the executive secretaries, the positive points and the difficulties faced by them and the positive vision that the managers have about the professionals that work in the institution. After analyzing the results, it was felt that greater publicity is needed for the profession and institution managers as a whole, to avoid misunderstandings or underuse of the professional in what concerns the delegation of activities and responsibilities. It was also realized that the insertion of the executive secretaries at the UFC had not only positive aspects for the institution, but also and the possibility of discussion about the need for new hires, given the number of environments that do not have executive secretaries. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7159application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:10Zmail@mail.com - |
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The globalization challenged the social organizations, which have to stabilish modern standards of management. This fact modifies the culture of the institutions, the public service being also trying to adapt itself to this reality. Under this perspective are the Executive Secretariate professionals, which are evoling in their way to act and, recently, started to enter the public institutions through contests. This research focuses in their way of acting in these organizations, more specifically in the Federal Universities of Higher (IFES), having locus the Federal University of Cearà (UFC). Therefore, the general purpose of this study was to investigate the performance of the executive secretaries at the UFC, identifying in which ways their work contributes to improve the management performance in the institution, considering the available management tools. The specific objectives were to describe the attributions of the executive secretaries at the UFC, identify the positive points and the difficulties, also analyze their performance under the managerâs point of view, verify if they satisfy the expectations of the institution. As a methodological procedure, this research is descriptive and the technical procedures adopted to collect data were the bibliographic, documental and field analysis using questionnaires and interviews. The participants were the executive secretaries and the managers of the UFC in a stratified sample. For the analysis and interpretation of data categories were used that sought to understand the meanings in the responses obtained during the interviews and questionnaires. The results offer information to reach the proposed objectives and identify the way of acting of the executive secretaries, the positive points and the difficulties faced by them and the positive vision that the managers have about the professionals that work in the institution. After analyzing the results, it was felt that greater publicity is needed for the profession and institution managers as a whole, to avoid misunderstandings or underuse of the professional in what concerns the delegation of activities and responsibilities. It was also realized that the insertion of the executive secretaries at the UFC had not only positive aspects for the institution, but also and the possibility of discussion about the need for new hires, given the number of environments that do not have executive secretaries. |
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A globalizaÃÃo desafiou as organizaÃÃes sociais e estas, para se adequarem, precisam estabelecer modelos gestores modernos, fato que modifica a cultura das instituiÃÃes. O setor pÃblico tambÃm tenta se adequar a esta realidade. Nessa perspectiva, insere-se o profissional de Secretariado Executivo, que evolui em sua forma de atuaÃÃo e que, recentemente, passou a ingressar nas instituiÃÃes pÃblicas mediante concurso. Esta pesquisa investiga a forma de atuaÃÃo do secretÃrio executivo nestas organizaÃÃes, mais especificamente nas instituiÃÃes federais de ensino superior (IFES), tendo como locus a Universidade Federal do Cearà (UFC). Dessa forma, o objetivo geral deste estudo à investigar a atuaÃÃo do secretÃrio executivo na UFC, identificando de que forma seu trabalho contribui para o melhor desempenho da gestÃo na instituiÃÃo, haja vista as ferramentas gerenciais disponÃveis. Tem como objetivos especÃficos: descrever as atribuiÃÃes do secretÃrio executivo na UFC, identificando pontos positivos e dificuldades; analisar a sua atuaÃÃo, tambÃm, na visÃo do gestor, verificando se ele atende Ãs expectativas da instituiÃÃo. Esta pesquisa à de natureza descritiva e os procedimentos tÃcnicos adotados para a coleta de dados foram anÃlises bibliogrÃficas, documental e de campo, utilizando-se do questionÃrio e da entrevista. Os participantes foram os secretÃrios executivos e gestores da UFC, em amostra estratificada. Para a anÃlise e a interpretaÃÃo dos dados foram empregadas categorias, buscando a compreensÃo dos significados nas respostas obtidas durante as entrevistas e aplicaÃÃo dos questionÃrios. Os resultados alcanÃados oferecem subsÃdios para o alcance dos objetivos propostos, identificando a forma de atuaÃÃo do secretÃrio executivo, os pontos positivos e as dificuldades enfrentadas pelo profissional, bem como a visÃo positiva que os gestores tÃm sobre os profissionais atuantes na instituiÃÃo. ApÃs a anÃlise dos resultados, percebeu-se ser necessÃria maior divulgaÃÃo desse ofÃcio para os gestores e instituiÃÃo, para que nÃo haja equÃvocos ou subutilizaÃÃo do profissional quando da delegaÃÃo de atividades e responsabilidades; que a inserÃÃo de secretÃrios executivos na UFC trouxe aspectos positivos para instituiÃÃo e a possibilidade de debater acerca da necessidade de mais contrataÃÃes, haja vista o nÃmero de ambientes que ainda nÃo possuem secretÃrios executivos. |
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